Ir para conteúdo

Sashimi Tucunaré Açu x Vermes


Posts Recomendados

3 horas atrás, Guto Pinto disse:

Minha especialidade não é infectologia.  Mas sim existe o risco de contrair verminose ingerindo carne crua de peixe.  É a Difilobotríase ou Tênia do Peixe, muito comum no Oriente onde se tem costume de se comer peixe cru.  A tênia ou solitária é mas comum aqui no Brasil a de Porco( Solium) e a de Vaca( Saginata), um verme que pode chegar até seus 10 metros, é a maior complicação é o ovo( cisticerco) se instantar no cérebro causando convulsões .  

O Tratamento é simples , mas ultimamente tem se aumentado o índice dessa doença aqui devido a febre de restaurantes japoneses e o maior causador é o Salmão vindo do Chile.  Eu tb como sashimi, mas de vez enquando o ideal é fazer um exames de fezes ou tomar um vermífogo .   A boa notíca é que essa doença em sua maioria é devido a peixes que fazem  migração da água salgada pra doce ( Salmão por exemplo), não em nossos peixes do nossos  Rio .   Agora aquelas fotos que rolam na net de um monte de verme espalhado é tudo fake. 

Complementando:

Peixe de água gelada ...

Deve-se deixar o peixe a -28 graus C por ... esqueci o tempo ...:girl_prepare_fish:

O problema ocorry já há alguns anos em SP ...

:good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Estive pescando no rio Xingu Medio MT/PA agora em setembro/2017, pegamos algumas especies la que estavam lotadas de vermes.

numero 1 = trairão

numero 2 =tucunaré

numero 3 = cachorra

pesquisei um pouco sobre o assunto e descobri que esses vermes não são típicos de peixes,mais sim de aves, as aves defecam no rio o peixe pequeno come e se contamina ,dai o peixe grande come o pequeno e se contamina tbm, outro hospedeiro deste verme são as minhocas que se alimentam das fezes de aves, e os peixes a comem, é mais comum se encontrar peixes infectados em época de seca pois os peixes se alimentam mais no raso e bem na beiradinha onde tem mais insciência de tal pois as aves ficam muito na beirada e em pedras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Turma o Fábio Neves aqui do FTB é infectologista e em nossas pescarias ele não come de jeito nenhum ! disse que uma vez um dos parceiros contraiu uma doença em função destes vermes e deu ruim pro cara....na dúvida, não estou arriscando mais ...mais que é bom é !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os piloteiros que já pesquei na minha vida, que não são poucos  nenhum come peixe cru... Eu particularmente não como de jeito nenhum. Já vi muitos tucunaré na serra da mesa com vermes... na real que sashimi só como de atum. Nem de salmao eu como. Pois eu não como peixe de cativeiro. Nem cru e nem assado. 

Peixe para mim só nativo...  acho muito arriscado comer peixe com vermes e ter problemas de saúde...  se os piloteiro que vivem do Rio não comem eu sigo o mesmo caminho..

Uma vez pescando na ilha do banana. Dois amigos meu. Comiam todos os dias muitos sashimi de tucuna. Quando agente chegou os dois pegaram uma bactéria no estômago que tiveram que tomar 3 meses de remédios... não sei se foi por causa do sashimi... Eu não tive nada. Só comia fruto e assado... depois disso eles nunca mais comeram

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/10/2016 em 19:53, Guto Pinto disse:

Minha especialidade não é infectologia.  Mas sim existe o risco de contrair verminose ingerindo carne crua de peixe.  É a Difilobotríase ou Tênia do Peixe, muito comum no Oriente onde se tem costume de se comer peixe cru.  A tênia ou solitária é mas comum aqui no Brasil a de Porco( Solium) e a de Vaca( Saginata), um verme que pode chegar até seus 10 metros, é a maior complicação é o ovo( cisticerco) se instantar no cérebro causando convulsões .  

O Tratamento é simples , mas ultimamente tem se aumentado o índice dessa doença aqui devido a febre de restaurantes japoneses e o maior causador é o Salmão vindo do Chile.  Eu tb como sashimi, mas de vez enquando o ideal é fazer um exames de fezes ou tomar um vermífogo .   A boa notíca é que essa doença em sua maioria é devido a peixes que fazem  migração da água salgada pra doce ( Salmão por exemplo), não em nossos peixes do nossos  Rio .   Agora aquelas fotos que rolam na net de um monte de verme espalhado é tudo fake. 

Já vi muitos vermes em tucunaré. Traíra... E posso te afirmar que não era fake. Pois eu mesmo abrir o peixe para limpar e tinha muitos. Já contei para mais de 15 vermes em um único tucunaré que parecia que os vermes era de estimação rsrsrs. Lá na serra da mesa ja peguei tantos com vermes que vc  nem imagina... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos devemos tomar vermifugo todos os anos, eu so tinha tomado quando muleque, nunca mais, mas o pediatra do meu filho que falou, que comemos muita coisa de restaurante, salada, sucos, e as vezes a limpeza nao é das melhores (ou pode ocorrer so uma falha na limpeza normal), vc pega e nao sabe. Eu tive problemas no comeco do ano, tomei vermifugo pra kct, meu filho tomou, esposa, fiz ate meus pais e irmaos tomarem ehehhe mas é Phodis pq cada médico fala uma dosagem, e a maioria dos remedios nao sao confiáveis (normalmente sao genericos ou mesmo os originais se vc pesquisar na net vera que a anvisa aplicou multa recentemente por nao cumprirem o resultado).

 

em resumo, eu tomei pra caramba isso , e la pra fevereiro depois que chegar da praia, tomo de novo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos que ficar sempre alertas quando se fala em sashimi ou afins

Acho que quem gosta como eu corre sempre o risco, até mesmo nas comidas japonesas..

Nunca vi nenhum presente em carne de peixes, mas na minha área da medicina veterinária e creio que na medicina também um parasita importante é o Diphyllobothrium latum. 

No fim das contas, vermifugaçao anual, de preferência vermifugo com bases compostas..principalmente tomando as aguas que tomamos em algumas pescarias nao podemos facilitar  kkkk

abraços!! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

quais sao os vermifugos com bases compostas? e qual posologia e tempo?

Boa tarde meu amigo, minha praia são apenas os medicamentos veterinários, tente consultar o seu médico ou vamos aguardar a recomendação de algum dos pescadores aii :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Amigo,

Tive sérios problemas com vermes ao ingerir sashimi de Tucunarés e Trairões no norte do MT ... sérios mesmo! A detecção do verme é terrível! Médico batendo cabeça para todo o lado (não é critica)... enquanto isso as dores de barriga eram insuportáveis! Diarreia e náuseas são a cereja do bolo.

Éramos um grupo de 4 pescadores e todos tiveram os mesmos sintomas.

Entre os 4 abundaram diagnósticos errados, procedimentos inúteis que só tenho coragem de falar pessoalmente.

Depois de dias de sofrimento (sofrimento mesmo! a coisa é séria! dói a barriga nível master), minha cunhada que é medica, olhou bem na minha cara e falou: Vc tomou vermifugo? Eu disse não... ela falou, Pow, não acredito que não receitaram?

Após uma checagem nos meus exames, ela me indicou um remédio chamado ANITA. Impressionante! Dores e sintomas acabaram em 48 horas.

Após o acontecido, tomei algumas precauções independente do local da pescaria:

1) Nunca como traira/ão (nem frito)

2) No primeiro dia de civilização é desintoxicação, então, eu tomo vermifugo que já vai na mala.

3) Passei a ingerir sashimi apenas nos últimos 3 dias de pescaria, isso porque reparei que as dores começaram cerca de 3 dias após a ingestão do famigerado sashimi (isso é analise "pessoal", é só uma precaução), assim não estrago a pescaria.

Espero que tenha ajudado.

Grande Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Miron Júnior disse:

vish...a coisa é seria entao mesmo

esse ANITA parece que é o melhor vermifugo que tem...

só nao entendi uma coisa,porque nem frito??

acho que é pq traira tem muito verme. ja vi muito relato e video mostrando verme demais nas trairas. mas com certeza absoluta, se o peixe tiver bem frito nao tem problema algum.

 

o que eu nao entendi muito bem é como que come sashimi de traíra kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/10/2017 em 22:42, Rogério Araujo Pinheiro disse:

Olha Amigo,

Tive sérios problemas com vermes ao ingerir sashimi de Tucunarés e Trairões no norte do MT ... sérios mesmo! A detecção do verme é terrível! Médico batendo cabeça para todo o lado (não é critica)... enquanto isso as dores de barriga eram insuportáveis! Diarreia e náuseas são a cereja do bolo.

Éramos um grupo de 4 pescadores e todos tiveram os mesmos sintomas.

Entre os 4 abundaram diagnósticos errados, procedimentos inúteis que só tenho coragem de falar pessoalmente.

Depois de dias de sofrimento (sofrimento mesmo! a coisa é séria! dói a barriga nível master), minha cunhada que é medica, olhou bem na minha cara e falou: Vc tomou vermifugo? Eu disse não... ela falou, Pow, não acredito que não receitaram?

Após uma checagem nos meus exames, ela me indicou um remédio chamado ANITA. Impressionante! Dores e sintomas acabaram em 48 horas.

Após o acontecido, tomei algumas precauções independente do local da pescaria:

1) Nunca como traira/ão (nem frito)

2) No primeiro dia de civilização é desintoxicação, então, eu tomo vermifugo que já vai na mala.

3) Passei a ingerir sashimi apenas nos últimos 3 dias de pescaria, isso porque reparei que as dores começaram cerca de 3 dias após a ingestão do famigerado sashimi (isso é analise "pessoal", é só uma precaução), assim não estrago a pescaria.

Espero que tenha ajudado.

Grande Abraço.

Rogério, eu sou médico, porém anestesiologista, então faz mais de 10 anos que não tenho contato direto  com essas infecções. Que me lembre o Anita era usado para Giardíase, isso decorrente de ingestão de alimento ou água contaminado. Vc viu como forma preparados e lavados esses peixes? O problema de sashimi em peixes dos nossos rios que o pessoal lava com água do rio, os guias sem higiene alguma preparam, usam água, tábuas,  todas contaminadas. Ao meu ver não foram os  prováveis vermes que causaram isso em vcs, mas sim a forma e como foi preparado, normalmente a verminose não dá um surto de sintomas assim tão rápido.  Eu quando vou comer um sashimi de tucunaré ou curvina, eu acondiciono o que peixe que  quero no gelo no barco mesmo,  eu mesmo limpo, lavo em água potável, dou uma gelada nele e tempero com limão, shoyo , gengibre e cebola antes e deixo descansar( sashimi caipira)  , nunca como nos moldes de restaurante japoneses  ou seja peixe cru direto, sem dar uma cozinhada no limão ou uma gelada. 

Agora o pessoal deixa o peixe morto lá no fundo do barco, chega na hora do almoço na beira do rio naquele sol escaldante ,  dá uma limpada nele com água do rio , corta as fatias no remo do barco, joga um shoyo e manda ver, é pra dar m... mesmo, os vermes dos peixes são os menos culpados.   Todo peixe predador tem verme, já vi em todas espécies, Dourado, tucunaré, curvina, etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda bem que não como sashimi, só a velha e boa porção a milenesa e com limãozinho de acompanhamento.

É sempre bom tomar um vermifugo pra aniquilar os vermes. 

Nas minhas próximas pescarias levarei uma caixa de Anita por precaução. Só espero que não seja ruim que nem a cantora pq ai terei dor de ouvido ao invés de dor de estomago.:gorfei:

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Guto Pinto disse:

Rogério, eu sou médico, porém anestesiologista, então faz mais de 10 anos que não tenho contato direto  com essas infecções. Que me lembre o Anita era usado para Giardíase, isso decorrente de ingestão de alimento ou água contaminado. Vc viu como forma preparados e lavados esses peixes? O problema de sashimi em peixes dos nossos rios que o pessoal lava com água do rio, os guias sem higiene alguma preparam, usam água, tábuas,  todas contaminadas. Ao meu ver não foram os  prováveis vermes que causaram isso em vcs, mas sim a forma e como foi preparado, normalmente a verminose não dá um surto de sintomas assim tão rápido.  Eu quando vou comer um sashimi de tucunaré ou curvina, eu acondiciono o que peixe que  quero no gelo no barco mesmo,  eu mesmo limpo, lavo em água potável, dou uma gelada nele e tempero com limão, shoyo , gengibre e cebola antes e deixo descansar( sashimi caipira)  , nunca como nos moldes de restaurante japoneses  ou seja peixe cru direto, sem dar uma cozinhada no limão ou uma gelada. 

Agora o pessoal deixa o peixe morto lá no fundo do barco, chega na hora do almoço na beira do rio naquele sol escaldante ,  dá uma limpada nele com água do rio , corta as fatias no remo do barco, joga um shoyo e manda ver, é pra dar m... mesmo, os vermes dos peixes são os menos culpados.   Todo peixe predador tem verme, já vi em todas espécies, Dourado, tucunaré, curvina, etc

Oi Guto, beleza?

Então, respondendo a questão das condições de preparo, rs , basicamente o que vc citou acima.

Matamos 1 trairão e 2 Tucunarés, ele juntou tudo na pia onde todos limpavam os peixes no final da tarde, tirou filet, lavou na água encanada (que provavelmente é bombeada do rio), colocou um pouco na geladeira e mandou pra mesa.

Na hora não me incomodei pois adoro sashimi e já comi bastante na beira do rio (rs... até no remo conforme vc citou) sem maiores consequências.

Dessa pescaria que aconteceu em 2009, meu pai trouxe um trairão que ficou no freezer dele por um período e após o acontecido íriamos descartar (não temos conhecimento suficiente para arriscar a ingestão dele).

Então resolvi descongelar e checar a carne dele. Basicamente a pele interna da barrigada possuía centenas de pontos pretos do tamanho de um grão gergilin... ao apertar estes pontos, explodia "de dentro da carne" (como uma acne) um pequeno verme que se desenrolava (claro que já estava morto). Então, parti do pressuposto que os peixes do local estavam contaminados.

No ano seguinte, voltei ao mesmo local do acontecido... mais dessa vez não matei peixes, porem, todo final de tarde tive o cuidado de acompanhar a limpeza dos peixes que outros turistas traziam... basicamente, "todos" os tucunarés e trairões que vi possuíam o tal vermezinho.

Me assustei com o que vi e criei meu próprio manual de sobrevivência ao sashimi.kkkkkkkk

Com relação a medicação, não sei te informar pois não sou médico... posso perguntar para minha cunhada que é infectologista e na sequencia postar sobre o assunto.

O que sei é que funcionou não só para mim mais para meus parceiros que estiveram nessa pescaria (meu pai também).

A propósito, a ingestão pós pescaria do ANITa "tambem é" por conta de higiene pois já me peguei até escovando os dentes com agua do rio em barcos hotéis da Amazônia , então, tem sido uma prevenção.

De positivo disso tudo foi a propaganda negativa que tenho feito que entendo que possa ajudar a preservar essas incríveis maquinas de caçar.

Grande abraço.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde, sou médico e já atendi alguns  casos de uma doença chamada de gnatostomíase! Se trata de uma patologia causada pela ingestão de peixe cru ou mal cozido contaminado com vermes!! O paciente apresenta após alguns dias da ingestão, dores e vermelhidão no subcutâneo com uma característica migratória (estes sintomas vão mudando de lugar) devido a movimentação do parasita. O diagnóstico é difícil e o tratamento feito com vermífugos, porém não nas doses usuais , mas em doses bem mais prolongadas!! Assim, sugiro, muito cuidado ao ingerir sashimis de peixes contaminados!!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...