Ir para conteúdo

ATENÇÃO - Cuidado com os raios


Madeira

Posts Recomendados

Raio mata 37 bois no interior de São Paulo

Quarta-feira, 12/11/2008

Veja o vídeo:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM910032-7823-RAIO+MATA+BOIS+NO+INTERIOR+DE+SAO+PAULO,00.html

Por volta de 17 horas, fechou o tempo e veio a chuva. Os bois se esconderam debaixo de uma árvore e foram atingidos por uma descarga elétrica. O prejuízo é de mais de R$ 30 mil.

É perigoso. Sempre digo pra galera que gosta de sair pra curtir uma aventura na natureza ter bastante cuidado. Prova disso foi que morreu o pai do meu amigo em janeiro deste ano por um raio.

Vale lembrar que nós pescadores corremos um risco elevado por pescarmos em lagoas e geralmente em locais descampados. Outra coisa é que um raio cai em um ponto, um árvore por exemplo, e tudo que estiver próximo receberá um pouco de descarga desse raio para a dispersão de eletróns. Fiquem espertos!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PUTS!!!!

E eu nessa ultima pescaria no paranã, quando começou a chover fui me esconder sabe aonde?

Debaixo duma árvore rsrsrsrsrsrsrs medo:: medo::

Imagina o BRUCA tostadim? Ia ficar igual ao muçum :) gorfei:: gorfei::

CACILDIS...... viola:: viola::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Semana passada morreu um pescador vítima de raio em Serra da Mesa, outros dois estão feridos, vou tentar achar a notícia.

AVVVVVEEEEEE MARRIIIIIIIIAAAAAAA!!!

Mais no meio da mata acho que não tem problemas... mais perigoso são aquelas árvores isoladas no pasto... né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uns cara mais elétricos também que costumam atrair raios com mais facilidade...brincadeiras à parte, sempre é bom encostar a canoa, deixar as varas na mesma e se refugirar em algum lugar de preferência longe das árvores, agora, dificil é encontrar um lugar menos propício a caida de um raio quando se esta no meio do lago.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é algo a se preocupar. Mas Madeira, pelo menos eu nunca pesquei durante uma tempestade e muito menos tendo Raios. E também nunca fui ao pasto comer grama e durante a chuva ter que me proteger de baixo de uma árvore. lingua:: lingua:: lingua:: lingua::

MAs vai o aviso para quem tem constume de fazer isso. Faça com botas de borracha. ninja:: ninja:: ninja:: ninja::

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Mas realmente é mais aconselhado não pescar durante tempestades e chuva fortes. Ainda mais se estiver tendo raios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não somente chuva, muitas vezes temos algumas descargas (elétricas) apenas com a passagem de uma nuvem carregada...

Sobre o piercing no umbigo do Madeira que os amigos relataram, não tem problema, no programa do Discovery Channel chamado MythBusters (Caçadores de Mito), fizeram esse teste se uma pessoa com piercing é atrativo pras descargas mais que as outras e não fez diferença nenhuma, pois, ela não tem tamanho suficiente para gerar uma diferença de potencial.

Não sei se vara de pesca estaria na mesma situação. Porém, não pode arriscar, nem se não estiver pescando...

Já tive uma experiência de ver um raio que caiu no pára raio de um colégio a 200 m de onde eu estava, é simplesmente ESCROTO, a explosão do som dele é sinistro... cheguei a "estalo" do raio.... ::medo:: ::medo:: ::medo:: ::medo:: ::medo::

Um linkzinho bacana!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Raio_(meteorologia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não somente chuva, muitas vezes temos algumas descargas (elétricas) apenas com a passagem de uma nuvem carregada...

Sobre o piercing no umbigo do Madeira que os amigos relataram, não tem problema, no programa do Discovery Channel chamado MythBusters (Caçadores de Mito), fizeram esse teste se uma pessoa com piercing é atrativo pras descargas mais que as outras e não fez diferença nenhuma, pois, ela não tem tamanho suficiente para gerar uma diferença de potencial.

Não sei se vara de pesca estaria na mesma situação. Porém, não pode arriscar, nem se não estiver pescando...

Já tive uma experiência de ver um raio que caiu no pára raio de um colégio a 200 m de onde eu estava, é simplesmente ESCROTO, a explosão do som dele é sinistro... cheguei a "estalo" do raio.... ::medo:: ::medo:: ::medo:: ::medo:: ::medo::

Marquinho, a vara é condutora sim e a forma da danada, se apontada para cima é execelente para encurtar a passagem de uma descarga elétrica, veja que muitas marcas icnclusive vinham com adesivos de advertência para redes elétricas e dias de chuva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não somente chuva, muitas vezes temos algumas descargas (elétricas) apenas com a passagem de uma nuvem carregada...

Sobre o piercing no umbigo do Madeira que os amigos relataram, não tem problema, no programa do Discovery Channel chamado MythBusters (Caçadores de Mito), fizeram esse teste se uma pessoa com piercing é atrativo pras descargas mais que as outras e não fez diferença nenhuma, pois, ela não tem tamanho suficiente para gerar uma diferença de potencial.

Não sei se vara de pesca estaria na mesma situação. Porém, não pode arriscar, nem se não estiver pescando...

Já tive uma experiência de ver um raio que caiu no pára raio de um colégio a 200 m de onde eu estava, é simplesmente ESCROTO, a explosão do som dele é sinistro... cheguei a "estalo" do raio.... ::medo:: ::medo:: ::medo:: ::medo:: ::medo::

Marquinho, a vara é condutora sim e a forma da danada, se apontada para cima é execelente para encurtar a passagem de uma descarga elétrica, veja que muitas marcas icnclusive vinham com adesivos de advertência para redes elétricas e dias de chuva.

Xande, que é condutora tudo bem..até por que o carbono é um elemento altamente conditor, a questão é se ele por si só ajuda a atrair um raio... já que depende de uma carga bem forte pra atrair das nuvens.. por conta de sua massa...

Diferente de um pára raio que é totalmente projetado para atrair....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xande,

Realmente objetos com pontas de metal ou condutores atrem mesmo!! sono:: sono::

Regras de proteção pessoal

As regras de proteção pessoal são um conjunto de medidas, baseadas em conceitos da Física, com o mesmo objetivo dos sistemas de proteção. Nesta seção, citaremos as mais importantes.

Durante uma tempestade, se recomenda não sair de casa e não permanecer nas ruas. Em casa, as chances de ocorrer acidentes diminuem, devido a prédios, árvores e outras residências com proteção, atrativos em potencial para as descargas. Em casa, não se deve usar o telefone, com exceção do tipo "sem fio", nem se aproximar de objetos metálicos (janelas, grades ou tomadas). Os eletrodomésticos devem ser desligados da rede elétrica. Essas diretrizes evitam os efeitos indiretos das descargas, pois a boa condutividade dos materiais presentes nesses objetos podem provocar acidentes.

Se realmente for necessário permanecer nas ruas, deve-se evitar segurar objetos metálicos longos, como tripés, varas de pesca ou guarda-chuvas. Não se deve empinar papagaio ou aviõezinhos com fio. Franklin, por pura sorte, escapou da morte em seu experimento com a pipa. Andar a cavalo também é uma atividade de risco. O cavaleiro comporta-se como uma ponta e poderá atrair o raio. Não se deve nadar. Relãmpagos ocorrem nessas superfícies, aso contrário do que se pensa. Alguns locais podem servir de esconderijos numa tempestade: ônibus, veículos fechados metálicos, prédios e moradias com proteção, construções com estrutura metálica, barcos e navios metálicos fechados, abrigos subterrâneos, como túneis e metrôs, vales, desfiladeiros ou depressões no solo. Nunca se deve ficar no interior de celeiros, barracos e tendas, que facilmente incendeiam ou se destróem pela força da descarga, tampouco próximo a linhas de energia elétrica ou árvores isoladas.

As últmas regras relacionam-se aos locais onde é extremamente perigoso permanecer: topos de morros, cordilheiras, prédios, áreas abertas (como campos de futebol), estacionamentos abertos, quadras de tênis, cercados de arame, varais de metal, linhas aéreas, trilhos, torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.

Quando não for possível realizar nenhum dos procedimentos acima citados, ainda há uma maneira de escapar de um acidente. Momentos antes de ocorrer a descarga, pessoas que estejam nessas proximidades sentem seu pêlos arrepiados ou a pele coçando, indícios da atividade elétrica. Não se deve entrar em pânico. Pode-se ficar na seguinte posição: ajoelhado, curvado para frente, com as mãos colocadas nos joelhos e a cabeça entre eles. Imita-se, desse modo, uma esfera e não uma ponta, como na posição de pé. Jamais se deve deitar no chão, pois a descarga atingirá diretamente essa superfície.

Texto retirado do Site http://www.ufpa.br/ccen/fisica/aplicada/protec.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera uma coisa:

Evite tocar em arames de cercas em fazendas.

Vai a história:

Certa vez na fazenda que temos em Rubiataba-GO tive que ir procurar meu avó (na época 89 anos) que tinha saído pra ir arrumar um cocho, véi rabugento as vezes ia fazer o serviço da peãozada pois ficava agoniado em deixar as coisas quebradas.

Por ser surdo o véi não tinha notado a tempestade que vinha por de trás da serra onde ele estava. Cheguei perto do véi e falei que deveríamos ir, apontando para o céu e mostrando as nuvens ele riu e falou:

? ? Que bom né! Vai chover!?

E falei novamente que deveríamos ir, ele me olhou e foi andando com seus passos vagarosos da idade e de repente um raio cai a uma distancia que so foi o tempo do estalo e depois um barulho. Paramos na hora, pois estávamos com as vistas ofuscadas. Quando ficou normal as vistas vi o véi já com um passo mais acelerado me deixando pra trás.

No momento que ele ia tocar no arame da cerca para passar algo me alertou dizendo que eu deveria levantar o arame. Na hora que peguei no arame, deu um pipoco e fez com que minha mão soltasse do arame, meu pulso passou a doer e meu avó passou pelos arames parecendo gato de tão rápido, eu já mais puto pela descarga taquei a mão de novo e passei. Voltando pra fazendo percebi que a descarga tinha aberto o pulso. E pensei:

Se fosse meu avó com uma idade de 89 anos a descarga certamente ia fazer estrago no véi.

Creio que as cercas fiquem com alguma descarga, mesmo que pequenas mas da pra dar um susto. Deve agir como um poste os arames, so sei que perto de tempestade ou em chuvas o melhor lugar é em casa debaixo do edredon.

Saudades do Véi Lauro! anjo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem meninos, estão procurando e vendo ações serias e modos de agir.

Eu que estou escrevendo ta! Conhecimento adquirido na escola.

Com já foi relatado à cima, tem mais umas observações:

A descarga elétrica ocorre pelo simples rompimento da barreira isolante fornecida pelo ar. Isso ocorre entre os pontos mais próximos, a terra com carga negativa e a nuvem devido aos atritos e choques entre elas se carregam com carga positiva, com a quebra da barreira ocorre à descarga que sobe pelo corpo que esta ligado a terra e mais próximo do ponto de contato entre as cargas positivas e negativas, o estrondo e a quebra do isolamento oferecido pelo oxigênio da atmosfera, outra observação o que corre e a corrente negativa a positiva não corre, portanto o raio não cai e sim sobe.

Se estiver errado favor fazer as devidas correções, pois isto e da época em que escola não ensinava só português, aprendia-se a viver no meio ambiente e entender o porquê das coisas, hoje pessoas que concluem o segundo grau não sabe nem o que e positivo ou negativo, ou sabe que a lâmpada acende porque apertou o interruptor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não somente chuva, muitas vezes temos algumas descargas (elétricas) apenas com a passagem de uma nuvem carregada...

Sobre o piercing no umbigo do Madeira ...

KKKKKK... só vocês mesmos heim. gorfei:: gorfei:: Qual é, eu não tenho piercing no umbigo não. ::evil:: ::evil::

Mas é como o Marquinho falou, não é só em chuva não, tem as núvens carregadas que acho que são tão perigosas quanto na hora da chuva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xande,

Realmente objetos com pontas de metal ou condutores atrem mesmo!! sono:: sono::

Quando não for possível realizar nenhum dos procedimentos acima citados, ainda há uma maneira de escapar de um acidente. Momentos antes de ocorrer a descarga, pessoas que estejam nessas proximidades sentem seu pêlos arrepiados ou a pele coçando, indícios da atividade elétrica...

Eu vi algo sobre isso uma vez, e pesquisei aqui e vi esse caso que aconteceu nos EUA, no Parque Nacional de Sequória.

Imagem Postada

Enquanto apreciava o Parque Nacional de Sequóia (Sequoia National Park) de uma plataforma panorâmica, esta mulher percebeu que seus cabelos estavam se levantando. Achando divertido, seu irmão tirou esta foto. Cinco minutos após terem saído do local, um relâmpago atingiu a plataforma, matando uma pessoa e ferindo outras sete.

O que é que fez com que o cabelo da mulher se levantasse?

Quando as nuvens estão muito densas, as moléculas de água do seu interior ficam muito próximas umas das outras, ocasionando atrito entre elas. Com o atrito, estas moléculas vão se carregando eletricamente. Conforme esta nuvem vai se carregando, forma-se um campo elétrico ao seu redor. Como o ar é um isolante, este não deixa que estas cargas em excesso da nuvem escoem para a Terra. Porém, como não existe um isolante perfeito, vai chegar um determinado valor deste campo elétrico, que a rigidez dielétrica do ar vai ser quebrada, ocasionando o raio.

Na foto, o que fez com que os cabelos da moça levantassem foi o intenso campo elétrico que se situava ao redor do parque. Para entender melhor, suponha que as nuvens tivessem uma carga em excesso de sinal positivo, isso ocasionaria uma atração das cargas negativas do corpo da moça, ficando sua cabeça eletrizada negativamente por indução. Logo, isso implicaria que seus cabelos se levantariam, pois a força de atração elétrica das nuvens com seus cabelos é maior que a força peso que puxa os cabelos para baixo.

Como ninguém percebeu o perigo iminente, o desastre ocorreu.

Veja porque não é certo ficar embaixo de árvores:

http-~~-//br.youtube.com/watch?v=gKPwkau0Dh0

link do youtube: http://br.youtube.com/watch?v=gKPwkau0Dh0

É melhor se previnir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...