Ir para conteúdo

Uatumã-AM 04-08/10/2016


Posts Recomendados

Fala pessoal. Venho relatar minha primeira pescaria em águas amazônicas. Um amigo de Campinas-SP me convidou em agosto para completar a canoa com ele nessa pescaria que dois amigos dele vão todos os anos. Nos dois estaríamos indo pescar pela primeira vez na região. Minha já antiga vontade de conhecer Manaus aliada ao convite para pescar e passagem em bom preço (Palmas-Manaus R$ 750 ida e volta com taxas), não tive saída hehehe 

Fui uns dias antes para conhecer a cidade e gostei bastante. Os passeios tradicionais são bem interessantes, o pessoal é muito receptivo e a culinária é top. 

Esse convite foi para uma pescaria low cost e irei detalhar todos os detalhes e valores que me recordo, para caso alguém tenha curiosidade de fazer o mesmo tenha acesso a todas as informações necessárias.

Combinei de encontrar o restante do grupo na segunda-feira (03/10) meio dia no aeroporto de Manaus. Alugamos carro (um carro para cada dupla,na Álamo,540 reais de segunda a domingo com seguro) Depois,passamos no mercado,fizemos as compras de comida e bebidas e pegamos a estrada rumo a Presidente Figueiredo. Cerca de 105km de asfalto - ótima estrada,mas com bastante radar até a polícia rodoviária,lá pelo km 30,salvo engano - e chegamos ao trevo de Presidente Figueiredo,onde entramos a direita para Balbina/Ramal da morena. De lá seguimos para o Porto da morena,125km,dos quais em torno de 35km são estrada de chão (cerca de 1h de trajeto,tem bastante buraco). No total são 230km de Manaus até o porto,onde chegamos às 18h,3h de percurso. Breu total,pegamos o barco as 20h e descemos o rio,levamos 2h para chegar à pousada do Dica nas voadeiras motor 25 e 30hp carregadas. Preparamos a tralha, jantamos e dormimos. 

Enfim,a pescaria: partimos pros pontos de pesca 06h. No primeiro dia ficamos mais próximo a pousada e voltamos para almoçar. Nos outros 3 fomos mais longe (cerca de 40min a 1h da pousada) 3 almoçamos na beira do rio pra pescar por lá a tarde tb. O rio estava bem seco - de acordo com os colegas que frequentam há 4 anos e os ribeirinhos -,alguns lagos já sem acesso e outros com menos de 50cm de água. Pesquei 99% do tempo com iscas de superfície (hélices Sasaki, João pepino, Firestick e Chug Bug), e minha expectativa era de uma pescaria mais produtiva, sendo que contei todos os peixes capturados por mim e foi uma média de 15 tucunarés por dia, a maioria abaixo de 2kg, maior produtividade pela manhã. Meu parceiro tb ficou nessa média. A quantidade de ações foi baixa. Meu maior Peixe foi um paca 4,5kg na firestick e peguei outro tucunaré bom na hélice mas que,tendo sido aos 20min de pescaria,na adrenalina esqueci de pesar kkkk. Meu parceiro pegou um açu de 5,5kg na meia água. A outra dupla embarcou cerca de 6 Peixes acima de 4kg, a maioria na meia água, trairão e João pepino, sendo o maior da pescaria um açu de 6kg que o Nelson pegou de barranco na manhã do sábado nos últimos 15min de pescaria,onde pescamos ao lado da pousada. Dos perdidos,dois grandes (que vi pulando fora da água) soltaram minha isca, um arrancou o split e outro estourou meu líder 0.70mm na primeira corrida. Apesar da baixa produtividade foi uma ótima pescaria, fazendo novos amigos, curtindo a natureza e pegando os primeiros açus e pacas (e como esse briga,heim?!). Nossos guias foram o Ezequias (Kia) e o Nando. No mais,só agradecer o convite dos amigos Marcel, Nelson e Eduardo e preparar para a próxima!

Equipamento utilizado por mim:

Vara MS new Green Bass 5'8 12-25lb + Shimano Metanium HG + linha PP 4 fios 65lb e líder 0.70mm

Vara MS Green Bass 5'5 8-17lb + Venator gts + PP 4 fios 65lb

Vara Enzo I 8-17lb + Daiwa Alphas 103L (roxinha) com carbontex + Spiderwire Stealth 40lb

 

Custos:

Pousada: 60/dia

Mercado (comida e bebida): 280

Barco/guia: 350/dia

Gasolina temperada: 5/L

Cozinheira: 70/dia

Carro: 550/dupla 6 dias 

Gas.Carro: 200/carro (entrega tanque cheio) + 20 lavagem

Traslado porto/pousada: 80/pessoa

Taxa para pescar na reserva: 25/pessoa

Gelo: 80 reais total 

 

Seguem as fotos!

 

IMG_0570.JPG

IMG_0627.JPG

 IMG_0644.JPG

IMG_0717.JPG

IMG_0724.JPG

IMG_0725.JPG

IMG_0816.JPG

Vista da varanda

IMG_0954.JPG

IMG_0967.JPG

IMG_0969.JPG

IMG_0983.JPG

IMG_0988.JPG

IMG_1006.JPG

IMG_0992.JPG

Marcel, Kia e eu

IMG_0955.JPG

IMG_1018.JPG

IMG_1030.JPG

Paca de 4,5kg

IMG_1059.JPG

IMG_1069.JPG

IMG_1091.JPG

IMG_1094.JPG

IMG_1097.JPG

IMG_1102.JPG

IMG_1104.JPG

IMG_1189.JPG

Tucunas do Eduardo

IMG_1234.JPG

IMG_1238.JPG

IMG_1239.JPG

Nelson com o açu de 6kg e um paca de 5,5kg

IMG_1235.JPG

IMG_1240.JPG

Marcel com açu de 5,5kg

IMG_1044.JPG

Final de pescaria: Eduardo, Marcel, eu e Nelson.

IMG_1186.JPG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto parabéns pelo relato top. Vlw meu like não só pelos peixes, mas principalmente pela riqueza de detalhes e principalmente por mostrar um detalhamento dos custos que sem dúvida vão ajudar muitos como eu por exemplo.

Estimar os custos de uma pescaria na amazônia é um parto 

 Abraço e boas pescarias 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BetoLaureto palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::

Essa metanium ae ta dando alegrias e viajando demais hein ! :gorfei::gorfei:

Show de Relato, parabens! consegue dar uma boa noção para os de primeira viagem que querem conhecer o UATUMA...

Boa pescaria!!!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal! 

@João Perez,como o meu maior foi na faixa de 5kg, a enzo 17lb deu conta tranquilo. Lá é difícil sair acima de 6kg mas,como vários colegas daqui me alertaram,há essa possibilidade (inclusive,o recorde do Nelson lá foi um de 8kg em 2014). Eu,particularmente,acho que as 17lb são suficientes para tirar o Peixe. Contudo,as 25lb são necessárias principalmente por causa do casting,possibilitando o uso de iscas maiores/pesadas. Utilizei a 25lb 80% do tempo,alternando com as 17lb qd queria dar uma descansada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/10/2016 at 13:03, Julio C Rodrigues disse:

@BetoLaureto palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::

Essa metanium ae ta dando alegrias e viajando demais hein ! :gorfei::gorfei:

Show de Relato, parabens! consegue dar uma boa noção para os de primeira viagem que querem conhecer o UATUMA...

Boa pescaria!!!

abraço

Rapaz, essa trabalhou pesado nas hélices e voltou zero bala kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Que belo Relato, parabéns, eu também pequei próximo a Manaus(fui para pescar, mas não peguei nada) segundo os Piloteiros, também por o rio estar muito baixo, teve três colegas que pegam uns Bocudo grande, saiu um de 12 kg, outro de 9 e um de 8, mas eu particularmente pesquei 4 tucunarés em 5 dias de pesca, teve dia de não pegar nada, voltei decepcionado, de me falaram a época boa é de 01 até 20 de outubro, será verdade?

Eu também foi a minha primeira vez na Região.

 

Abraço

 

Mas voltaremos e não sei se vou para o Uatumã ou para Barcelos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BetoLaureto parabéns pela pescaria. O Uatumã é uma ótima alternativa em termos de custo para quem quer pegar os açus.

Estive lá no Uatumã em Fevereiro porém em outra pousada, fomos fora de época mas conseguimos (eu e meu marido) pegar 2 peixes de 4Kg, 2 de 6Kg e 1 de 7Kg em 4 dias e meio de pesca, além dos menores, mas no total dia também não dava mais de 15 por pescador, acho que demos sorte de pegar uns grandes para a região.

É um pescaria financeiramente viável mesmo, também gastamos bem pouco, no total 2000 por pessoa por 4 dias e meio, fora o aéreo.

Vocês deixaram o carro no porto mesmo? Não tem perigo nenhum não? Quando fui pagamos um motorista pra levar do aeroporto no porto e trazer de volta, ele cobrou 700.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BetoLaureto  fiquei na pousada do seu Donato, o preço é bem similar, pagamos 90/dia incluso jantar e café da manhã.

Realmente o aluguel do carro não ficou caro pela quantidade de dias que vocês ficaram, eu quando fui pensei nisto mas fiquei com medo de deixar o carro lá sozinho no porto pois não conhecíamos a região, então negociei com o filho do guia para que ele nos buscasse e levasse de volta ao aeroporto. Agora já sabendo que é tranquilo deixar o carro lá, da próxima já posso tentar fazer desta forma e aproveitar para conhecer Manaus, pois quando fui nem vi a cidade direito, chegamos de madrugada e na volta pro aeroporto já era noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...