Ir para conteúdo

DIFICULDADE ACERTO XTREME X1


Posts Recomendados

Boa noite galera.

Vamos lá......

Casco - xtreme x1
Motor - Mercury 150L EFI
Jack - 8" mecanico
Hélice - Mirage 23"

Hoje foi o primeiro dia que fui pra água e não tive muito tempo para fazer todos o testes e filmagens!
Como eu já sabia, (pois o pessoal da xtreme já havia me alertado, o acerto do casco+motor não será fácil) não consegui um desempenho satisfatório.
Andei com 2 pessoas a 40mph e 4000 rpm e depois, levantando um pouco mais o trim, a 48mph com 4600rpm.
Acima dessa rotação o chine é terrível.....ninguém segura o barco.
O planeio do barco é bem rápido
O Trim do motor não deu pra levantar totalmente devido ao barco ficar muito arisco acima de 4500rpm. De 1 a 5.....levantou no máximo até o 3. (E olha lá viu!!!!!!!)
O JACK está no limite e isso pode estar atrapalhando.
Ainda não medi, mas pelo que li em outros tópicos me parece que o motor deve estar muito alto em relação ao PAD.
Quando passa das 4000 rotações percebi que a popa está alta e a proa baixa.

Na foto abaixo fiz duas linhas que medi durante a montagem.
A distancia entre a linha vermelha (placa anti cavitação) e a linha verde (fundo do casco) é de 1 1/2" (+-3,8cm)
Já dá pra ajudar a ter uma idéia.....

O mecânico que montou o barco disse que a solução é mudar o hélice e diminuir o passo. Passar de 23 para 21 ou 19 pra conseguir chegar na rotação certa.
Sinceramente acho que não é o caso ainda. Quero fazer outros testes antes de trocar o hélice, pois é muito caro um hélice novo e o motor ainda tem muito TRIM pra dar e não tenho dúvida que se levantar o trim, vai chegar na rotação.
O X da questão é que o barco está dando muito chine walk numa velocidade relativamente baixa (48mph).
O antigo dono me passou a informação que o casco estava com um 90HP carburado, dando 53mph e totalmente na mão.
É insano deixar esse barco chegar a 53mph do jeito que está hj....

Amanhã vou pra água novamente com o motor um pouco mais baixo em relação ao PAD.
Não tenho dúvidas que quando o barco estiver acertado, vai passar das 62mph (pra quem tiver braço e coragem!!kkkkkkk) danca:: 

Quem puder e quiser dá um pitaco....ficarei grato!

Abraço a todos!!

bass 2.jpg

BASS 5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz pura, Lindomar?!?!

Uhhmmm...acredito q a primeira coisa q vc deva fazer antes de comprar qualquer coisa, seja colocar quem já tem o costume de pilotar bassboat em alta para ele testar o seu barco.

Vc já viu alguém usar um motor tão pesado como o seu na traseira de um X1? (mas isso não tem nada a ver com o chine)...é só uma curiosidade mesmo.

Se vc não consegue domar o balanço do barco, vc nunca conseguirá tirar tudo do conjunto. Acho até bom ele começar a dar chine com apenas 48mph...em baixa velocidade vc estará mais seguro para aprender a domar o barco.

O q posso te recomendar a fazer, por enquanto, é ir pescando e acelerando aos poucos até domar o chine...Depois partimos para os ajustes finos...joia:::

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Blz pura, Lindomar?!?!

Uhhmmm...acredito q a primeira coisa q vc deva fazer antes de comprar qualquer coisa, seja colocar quem já tem o costume de pilotar bassboat em alta para ele testar o seu barco.

Vc já viu alguém usar um motor tão pesado como o seu na traseira de um X1? (mas isso não tem nada a ver com o chine)...é só uma curiosidade mesmo.

Se vc não consegue domar o balanço do barco, vc nunca conseguirá tirar tudo do conjunto. Acho até bom ele começar a dar chine com apenas 48mph...em baixa velocidade vc estará mais seguro para aprender a domar o barco.

O q posso te recomendar a fazer, por enquanto, é ir pescando e acelerando aos poucos até domar o chine...Depois partimos para os ajustes finos...joia:::

 

Fabrício, hj fui pra agua novamente  abaixei 1 1/2" o motor.
Consegui 54mph com 4900 RPM, mas foi só um pico de máxima, pq logo após eu tirei a mão por causa do chine!!  kkkk
A 50mph com 4350 rpm o barco fica totalmente na mão. Acima das 4500 o chine ainda é terrivel para mim. KKKKKK 
Hoje estava com um companheiro de pesca e preferi não colocar nossas vidas em risco!!kkkkkkkkkkkkk
A manha quero ir novamente para testar com mais 1/2" o motor abaixado.

Gostaria de aproveitar a deixa pra fazer uma pergunta.....Qual o consumo de um motor desses?
Navegamos praticamente o tempo todo a 4000rpm e umas 50mph e o consumo foi terrivel ao meu ver. Gastamos mais de 50L pra navegar uma distancia de 50km.
20 litros não dá pra navegar 15 minutos. MEU DEUS se realmente for isso!!

KKkkkkkk

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehe...para ajustar o jack faça o seguinte:
 - Levante o jack até q o motor comece a aquecer. A temperatura geralmente fica parada...se subir 2, 3 graus e tals, é pq não tá captando água...Daí tu desce só um pouquinho o motor e pronto. Tá na altura máxima. A pressão da água (no relógio) deve ficar próximo a 10.

- Quanto ao consumo...os motores 2T injetados....normalmente consomem 300 / 320 ml de combustível por cilindrada.
Ex: motor de 100hp consome 32 litros por hora, andando na máxima velocidade.
Quanto maior a cilindrada, maior o consumo na máxima...Agora, quando vc estiver andando a 3000RPM vc conseguirá andar em boa velocidade, consumindo pouco.

O seu motor já não é mais fabricado...e uma das causas da saída de linha dele, foi justamente o consumo.

Esses Optimax atuais consomem 01 litro para cada 2km / 1.8km...ou seja, o seu está consumindo 1 pra 1. Tá bebendo demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Lindomar

Primeiramente parabéns pelo barco.

Vou tentar ajuda-ló um pouco.

Primeiro a medida é em relação do PAD ao eixo do hélice.

O hélice mirage não se aplica tão bem para os BassBoat. (só para seu conhecimento).

Baixe o motor para 6" abaixo do PAD e faça um equilíbrio interno de tudo que está dentro do barco. 

Uma dia: Coloque um nivél de pedreiro entre os dois consoles (barco dentro da água) e sente no seu banco e veja como está o equilíbrio.

Se ajusta-ló com você somente, acelere sozinho.

Sempre deixe um leve peso para o lado esquerdo, quando estiver em alta velocidade ficará mais fácil de controtar o chine.

Faça um passo de cada vez, sinta-se seguro sempre.

Grande abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/10/2016 at 16:12, Alex Prime disse:

Boa tarde Lindomar

Primeiramente parabéns pelo barco.

Vou tentar ajuda-ló um pouco.

Primeiro a medida é em relação do PAD ao eixo do hélice.

O hélice mirage não se aplica tão bem para os BassBoat. (só para seu conhecimento).

Baixe o motor para 6" abaixo do PAD e faça um equilíbrio interno de tudo que está dentro do barco. 

Uma dia: Coloque um nivél de pedreiro entre os dois consoles (barco dentro da água) e sente no seu banco e veja como está o equilíbrio.

Se ajusta-ló com você somente, acelere sozinho.

Sempre deixe um leve peso para o lado esquerdo, quando estiver em alta velocidade ficará mais fácil de controtar o chine.

Faça um passo de cada vez, sinta-se seguro sempre.

Grande abraço

 

Grande mestre Alex.
Esse hélice veio junto com o motor. Bom saber que não é o ideal!
Poderia me dar alguma sugestão?
Vou ir pra agua na quarta com esses ajustes que me disse.

Valeu! Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...