Ir para conteúdo

Duvida com motor elétrico


Posts Recomendados

Pintou a oportunidade de comprar um motor eletrico por aqui,porém tenho algumas duvidas sobre ele. 

1-É dispensável arrais independente da força do motor eletrico?Se não,até qual libragem é permitida?

2-Deve-se utilizar somente uma bateria própria para motor de pesca?(achei o preço um absurdo...600 reais!)

 

No meu caso,tenho somente um bote inflável que cabe até 4 pessoas,porem utilizo ele tranquilamente com 2-3 pessoas somente em represa e lagos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arrais é obrigatória em qualquer embarcação movida a tração mecânica.. seja motor de popa ou elétrico... (foi isso que estudei), e como vai colocar motor no inflável, provavelmente precise registrá-lo na marinha... um despachante náutico pode lhe ajudar melhor...

Não precisa ser bateria própria.. porém.. a própria custa 600 conto, se utilizada direitinho, vai durar 5 anos... a automotiva.. se ficar zerando a carga dela muito.. 5 vezes que zerar, já vai ter que trocar... um barato que sai caro, no fim das contas... Experiência própria em ambas as questões.. tenho um bote inflável que usava com motor elétrico com uma bateria automotiva de 80 Amperes.. zerou 5 vezes.. bateria nova... 

Fora o carregador de baterias.. se pegar um qualquer.. vai destruir a bateria na carga.. e não por zerar... 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação à bateria, tem outras opções mais baratas. As estacionárias por exemplo, que podem ficar praticamente sem carga e serem recarregadas novamente. Não custam tão caro e são fáceis de encontrar. Tenho duas, uma de 45 A (Tudor) e uma de 105 A (Freedon), faço a escolha dependendo do quanto vou usar de motor elétrico (e peso que to disposto a carregar tambem). Paguei numa promoção R$ 250,00 na 105 e R$ 180,00 na 45 joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Andrey W disse:

Com relação à bateria, tem outras opções mais baratas. As estacionárias por exemplo, que podem ficar praticamente sem carga e serem recarregadas novamente. Não custam tão caro e são fáceis de encontrar. Tenho duas, uma de 45 A (Tudor) e uma de 105 A (Freedon), faço a escolha dependendo do quanto vou usar de motor elétrico (e peso que to disposto a carregar tambem). Paguei numa promoção R$ 250,00 na 105 e R$ 180,00 na 45 joia:::

R$ 250 numa Freedon 105?? baita promoção... por aqui menos que 600,00 só se for usada.. e usada é fria!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala amigo, seguinte

 

tenho uma opnião contraria ao do pessoal ai de cima, estou tirando minha arraiz amador, e conversando com o professor fui informado que nem todas embarcações necessitam ser registradas na marinha (bote inflável não se encaixa nelas) e para impulsões que não são movidas a combustão  e a partir de uma determinada potencia não é necessário arraiz. Então acho que é o caso de pesquisar em uns três despachantes para ter a informação mais confiável possível. Particularmente pelo preço que é o registro de uma embarcação e pelo preço para tirar uma arraiz hoje, no seu caso eu não faria nenhum dos dois (opinião minha).

 

Quanto a bateria eu partiria do seguinte pressuposto se ela arriar o que você vai ter que fazer, remar ou nadar kkkk veja o consumo médio do seu motor, veja quanto tempo você navega sem dar carga e veja se você corre o risco de ficar na mão. As vezes uma amperagem menor ja te atenda e são baterias mais baratas.

 

Att

João Leonello

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts,não vi nada sobre documentar a embarcação(ela é inflável po!) Quanto a necessitar o arrais,vi em outra publicação aqui do próprio fórum,em que um membro comentou parte da lei e ela diz curto e grosso que embarcações com motor necessitam de arrais(não especifica a combustão,eletrico etc) então acho que realmente precisará! 

Mas desanimei só pela bateria mesmo kkkk....600 reais mais um carregador+ motor+ suporte do bote inflavel....Ja soma quase um caiaque top de pesca hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A lei é complicada. Mas a principio qualquer motorização tem que ter Arrais.   Mas concordo com o Leonardo, vai navegar em rio que tem fiscalização da marinha? vai jogar o pequeno bote no meio de hidrovia? Então esquece negócio de arrais ou ir atras despachante , bota o bichnho na água ,  manda ver e vai ser feliz, ninguém vai te importunar por isso.  Bom essa minha opinião.  Agora a outra opinião é mais complicada, td mundo que conheço que fez esses conjuntos de bote de entrada motor elétrico desistiram logo, bote é fragil, fura , é mole vai ter que fazer customização pra ficar com fundo firme se for pescar em pe, aí já vai pesar, etc...  um bote mais motor eletrico bateria carregador vai chegar a 3 conto ,  invista num caiaque ou se quiser se aventurar mais  junte um $$ e compre um barco de aluminio leve  com motor pequeno usado em bom estado que é mas negócio.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, boa tarde!

Resolvi te contar minha experiência, pois vivi exatamente o que você relatou no post.

Tinha (ainda tenho) um bote inflável modelo Mariner 4, que hoje já não uso mais. Quando comprei o bote, entrei em contato por email com a captania dos portos da minha região, que foi taxativa em dizer que "saiu do remo precisa de arrais". Mas o que o Guto disse faz muito sentido: se ocorrer, o que é muito dificil, a marinha lhe abordar, acredito que não vá ter problemas em função da simples análise do bom senso. Você em um bote inflável, geralmente perto da margem, com um motor elétrico que nem pode ser muito potente, também acredito que nunca dê nenhum problema. E acima de tudo, não se esqueça sempre do colete salva vidas, principalmente no bote.

E considere também o que o Guto falou sobre comprar um barco de alumínio, mesmo que for pequeno, em função de te dar menos trabalho e dor de cabeça. Lhe digo por experiência própria...

Abraço e boas pescarias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoa pelas dicas,

atualmente fica meio dificil comprar algo maior(barco ou caiaque) pelo motivo armazenagem hehehe. Se eu pegar mais uma tralha,minha família me mata! 

Mas obrigado mesmo por exclarecerem essas duvidas! E Guto,compartilho 100% da sua opinião!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...