Ir para conteúdo

Dúvidas sobre raios


Beto-BH

Posts Recomendados

Lendo o post sobre raios me veio uma dúvida.

A água pode ser boa condutora, principalmente água salgada ou salobra.

Se um raio cai numa destas árvores que ficam no emio de uma represa, ou num poste no mar por exemplo.....os peixes em volta todos morrem eletrocutados? O raio pode cair dentro dágua (na superfície plana da água)? Se cair no mar num tende àser conduzido por um longo caminho?

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O choque ocorre pela diferença de potencial elétrico gerada (voltagem), e não pelo potencial elétrico em si...

Por exemplo; a terra pode não conduzir bem a eletricidade e, conforme a distância entre os pés de uma pessoa que esteja em pé haverá uma diferença de voltagem entre o chão que toca cada um de seus pés (de onde vem a dica de manter os pés juntos para evitar receber o choque de um raio).

Outro exemplo disso são os pássaros que pousam nos fios elétricos e não recebem choque algum! O potencial elétrico é enorme, mas a diferença de potencial não será relevante enquanto o pássaro não tocar em 2 fios ao mesmo tempo...

Um carro, ao contrário do que pensa a maioria, não é um bom lugar para se proteger de raios por ter pneus de borracha (um raio não teria dificuldade em vencer esta resistência elétrica, até porque o pneu está molhado!), mas sim por ser de metal que facilmente conduz a eletricidade e assim não permite a formação de grandes diferenciais elétricos!

Agora; se você estiver em um barco de alumínio, você estará protegido contra a eletricidade vinda da água... Mas não dos raios que atijam sua vara de carbono ou outro material qualquer!

...

A água conduz bem a eletricidade (embora a água pura não seja boa condutora, sempre há eletrólitos dissolvidos e acaba que ela conduz bem a eletricidade; especialmente a água salgada). Com isso, a diferença de potencial elétrico é relativamente pequena; propvavelmente seja o suficiente para atordoar ou "dar um susto", mas que provavelmente não mate peixe algum.

Com certeza a corrente elétrica será conduzida por um longo caminho... Mas exatamente por isso a diferença de potencial será grandemente reduzida (ou ?amortecida?).

Um pescador com uma vara de carbono tem maior chance de ser eletrocutado pela altura da vara em relação ao solo, com isso ele e a vara podem funcionar como um pára-raios...

Se a vara estiver abaixada e fechar circuito com algo mais, em acordo com a distância entre a ponta da vara e seus pés poderá ser gerada uma grande diferença de potencial elétrico...

...

Agora, aprofundando um pouco mais no assunto...

O lugar exato que um raio atinge sempre terá um grande diferencial elétrico porque ali haverá o aporte direto de elétrons, o que ocorre em um tempo extremamente curto! Quem gera este potencial é o ar, que não é bom condutor; e por isso há uma grande diferença de potencial...

No geral, como ocorre em fios elétricos; uma corrente elétrica é formada por uma ?pertubação (campo elétromagnético)? que faz com que os elétrons se movam com velocidades comparáveis à velocidade da luz; mas estes elétrons que se movem são os elétrons que já estavam por ali mesmo! Portanto, o número de elétrons em um corpo não sofrerá grande variação numérica desde que sua resistência elétrica seja baixa; se esta resistência elétrica for alta e a voltagem suficiente (não existe um isolante perfeito, sempre haverá uma voltagem que pode vencer esta resistência!)...

Faz o seguinte, vou parando de viajar por aqui mesmo! Afinal, nem sei se estou sendo claro o suficiente...

Qualquer coisa, ?tamos aí!

Aquele abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela explicação Moacyr.....

Vê se entendi então;

Na prática

Se eu estiver no meio do lago e desandar a cair raio é preferivel eu ficar dentro do barco e meio que agachadinho é isso?

Ou ainda.....se eu etiver num descampado à beira dágua, é preferível eu entrar na água e deixar só o cucuruto de fora do que ficar em pé do lado de fora servindo de para-raio ou debaixo de uma das poucas árvores do ponto.... é isso?

O choque ocorre pela diferença de potencial elétrico gerada (voltagem), e não pelo potencial elétrico em si...

Por exemplo; a terra pode não conduzir bem a eletricidade e, conforme a distância entre os pés de uma pessoa que esteja em pé haverá uma diferença de voltagem entre o chão que toca cada um de seus pés (de onde vem a dica de manter os pés juntos para evitar receber o choque de um raio).

Outro exemplo disso são os pássaros que pousam nos fios elétricos e não recebem choque algum! O potencial elétrico é enorme, mas a diferença de potencial não será relevante enquanto o pássaro não tocar em 2 fios ao mesmo tempo...

Um carro, ao contrário do que pensa a maioria, não é um bom lugar para se proteger de raios por ter pneus de borracha (um raio não teria dificuldade em vencer esta resistência elétrica, até porque o pneu está molhado!), mas sim por ser de metal que facilmente conduz a eletricidade e assim não permite a formação de grandes diferenciais elétricos!

Agora; se você estiver em um barco de alumínio, você estará protegido contra a eletricidade vinda da água... Mas não dos raios que atijam sua vara de carbono ou outro material qualquer!

...

A água conduz bem a eletricidade (embora a água pura não seja boa condutora, sempre há eletrólitos dissolvidos e acaba que ela conduz bem a eletricidade; especialmente a água salgada). Com isso, a diferença de potencial elétrico é relativamente pequena; propvavelmente seja o suficiente para atordoar ou "dar um susto", mas que provavelmente não mate peixe algum.

Com certeza a corrente elétrica será conduzida por um longo caminho... Mas exatamente por isso a diferença de potencial será grandemente reduzida (ou ?amortecida?).

Um pescador com uma vara de carbono tem maior chance de ser eletrocutado pela altura da vara em relação ao solo, com isso ele e a vara podem funcionar como um pára-raios...

Se a vara estiver abaixada e fechar circuito com algo mais, em acordo com a distância entre a ponta da vara e seus pés poderá ser gerada uma grande diferença de potencial elétrico...

...

Agora, aprofundando um pouco mais no assunto...

O lugar exato que um raio atinge sempre terá um grande diferencial elétrico porque ali haverá o aporte direto de elétrons, o que ocorre em um tempo extremamente curto! Quem gera este potencial é o ar, que não é bom condutor; e por isso há uma grande diferença de potencial...

No geral, como ocorre em fios elétricos; uma corrente elétrica é formada por uma ?pertubação (campo elétromagnético)? que faz com que os elétrons se movam com velocidades comparáveis à velocidade da luz; mas estes elétrons que se movem são os elétrons que já estavam por ali mesmo! Portanto, o número de elétrons em um corpo não sofrerá grande variação numérica desde que sua resistência elétrica seja baixa; se esta resistência elétrica for alta e a voltagem suficiente (não existe um isolante perfeito, sempre haverá uma voltagem que pode vencer esta resistência!)...

Faz o seguinte, vou parando de viajar por aqui mesmo! Afinal, nem sei se estou sendo claro o suficiente...

Qualquer coisa, ?tamos aí!

Aquele abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela explicação Moacyr.....

Vê se entendi então;

Na prática

Se eu estiver no meio do lago e desandar a cair raio é preferivel eu ficar dentro do barco e meio que agachadinho é isso?

Ou ainda.....se eu etiver num descampado à beira dágua, é preferível eu entrar na água e deixar só o cucuruto de fora do que ficar em pé do lado de fora servindo de para-raio ou debaixo de uma das poucas árvores do ponto.... é isso?

NÃO BETO - O QUE O MOACIR QUIS DIZER É QUE O RAIO VAI ACERTAR O PONTO MAIS ALTO DO LOCAL - PORTANTO MANDA O PILOTEIRO FICAR DE PÉ NO BARCO babei:: babei:: babei:: babei:: babei:: babei:: babei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela explicação Moacyr.....

Vê se entendi então;

Na prática

Se eu estiver no meio do lago e desandar a cair raio é preferivel eu ficar dentro do barco e meio que agachadinho é isso?

Ou ainda.....se eu etiver num descampado à beira dágua, é preferível eu entrar na água e deixar só o cucuruto de fora do que ficar em pé do lado de fora servindo de para-raio ou debaixo de uma das poucas árvores do ponto.... é isso?

NÃO BETO - O QUE O MOACIR QUIS DIZER É QUE O RAIO VAI ACERTAR O PONTO MAIS ALTO DO LOCAL - PORTANTO MANDA O PILOTEIRO FICAR DE PÉ NO BARCO babei:: babei:: babei:: babei:: babei:: babei:: babei::

Puuuuuuuuuutz!!!!!!! oloko:: oloko:: oloko:: oloko:: oloko:: oloko:: oloko::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ô rapaiz.....cê num tava querendo pescar com a gente? Experimenta essa varinha nova que eu trouxe....olha que show.......já vai parar? Pára não sô, experimenta essa outra aqui ó........KZZZZZZ!!!!

Quero morrer amigo docês

Bela explicação Moacyr.....

Vê se entendi então;

Na prática

Se eu estiver no meio do lago e desandar a cair raio é preferivel eu ficar dentro do barco e meio que agachadinho é isso?

Ou ainda.....se eu etiver num descampado à beira dágua, é preferível eu entrar na água e deixar só o cucuruto de fora do que ficar em pé do lado de fora servindo de para-raio ou debaixo de uma das poucas árvores do ponto.... é isso?

NÃO BETO - O QUE O MOACIR QUIS DIZER É QUE O RAIO VAI ACERTAR O PONTO MAIS ALTO DO LOCAL - PORTANTO MANDA O PILOTEIRO FICAR DE PÉ NO BARCO babei:: babei:: babei:: babei:: babei:: babei:: babei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela explicação Moacyr.....

Vê se entendi então;

Na prática

Se eu estiver no meio do lago e desandar a cair raio é preferivel eu ficar dentro do barco e meio que agachadinho é isso?

Ou ainda.....se eu etiver num descampado à beira dágua, é preferível eu entrar na água e deixar só o cucuruto de fora do que ficar em pé do lado de fora servindo de para-raio ou debaixo de uma das poucas árvores do ponto.... é isso?

Se você ficar meio agachadinho, você ainda será o ponto mais alto para o raio ?procurar?; como se você fosse o pára-raios de uma área formada por um círculo com 2 vezes sua altura relativa como raio (da circunferência então formada).

Imagem Postada

Na figura, temos parte de um cone formado pela rotação do triângulo.

A linha vermelha representa uma região com aproximadamente 90% de proteção relativa contra raios, 2 vezes a altura do "pára-raios (ou o quê esteja fazendo esta função)".

Fique com seu corpo totalmente abaixo da borda do barco... Ou melhor ainda, dê um tempinho na pescaria e procure uma margem!

A água é relativamente boa condutora, mas acho que não chega a tanto...; uma coisa é um excelente condutor como o metal, e outra é um "bom condutor" como a água. Exemplo de um bom condutor é a resistência de um chuveiro, mas ser um bom condutor não livra a resistência de uma diferença de potencial elétrico significativa...

Nosso corpo é bem maior que os dos peixes, e por isso acaba havendo uma diferença significativa de potencial elétrico entre as extremidades...

Sem contar que você ou o barco próximo continuam sendo os pontos mais altos (servindo como pára-raios)...

Melhor sair do barco e permanecer em terra com os pés juntos (agachado ou não), tendo o cuidado de ter uma estrutura qualquer lhe servindo como pára-raios (pode ser uma árvore alta, ou um morro...). Nunca é demais lembrar que se você ficar muito perto desta estrutura, como seria o caso de uma árvore, você não será diretamente atingido pelo raio, mas ainda receberá parte da descarga elétrica!

Bela explicação Moacyr.....

Vê se entendi então;

Na prática

Se eu estiver no meio do lago e desandar a cair raio é preferivel eu ficar dentro do barco e meio que agachadinho é isso?

Ou ainda.....se eu etiver num descampado à beira dágua, é preferível eu entrar na água e deixar só o cucuruto de fora do que ficar em pé do lado de fora servindo de para-raio ou debaixo de uma das poucas árvores do ponto.... é isso?

NÃO BETO - O QUE O MOACIR QUIS DIZER É QUE O RAIO VAI ACERTAR O PONTO MAIS ALTO DO LOCAL - PORTANTO MANDA O PILOTEIRO FICAR DE PÉ NO BARCO babei:: babei:: babei:: babei:: babei:: babei:: babei::

Pensando bem... ::excl::

Sabe que isto não seria suficiente para protegê-lo dos raios? blink::

E se o pescador estiver com a vara na mão... medo::

A vara (e o pescador) será o pára-raios! blink::

Isso só será útil (ao pescador, e não ao piloteiro seila:: ) se ele permanecer dentro do cone de proteção fornecido pelo "piloteiro-pára-raios"... uhrm::

Agora...

Sylvio;

É Moacyr!

Com "Y"!!!

Argh!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

::evil:: ::evil:: Ô PAPAY - DAQUI A POUCO O SENHOR VAI FALAR QUE QUANDO CHOVE O PESCADOR TEM QUE FAZER UM " FIO TERRA" ::evil:: ahh:: ahh:: TÔ FORA ahh:: PREFIRO O RAIO babei:: babei::

Hoje em dia tá cada vez mais difícil educar os fylhos... medo::

Agente ensina o certo... wink

Mas eles aprendem na rua, ainda mais rápido, o que não presta! ::evil::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente a explicação do Moacyr. Lá na Amazônia já pegamos vários temporais durante a pescaria. Normalmente, a gente ia para a margem do lago que ficava a favor do vento, se enfiava debaixo da mata (dentro da canoa) e esperava até o temporal passar.

A explicação lógica é a seguinte: sobre a mata compacta o raio não cai, ele vai procurar um lugar mais alto.

Ficando na margem a favor do vento nenhuma árvorte que cair vai atingir você.

Esta semana um fazendeiro, se não me engano, do Estado do Paraná, perdeu 28 bois que se abrigaram debaixo de uma árvore que foi atingida por um raio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta semana um fazendeiro, se não me engano, do Estado do Paraná, perdeu 28 bois que se abrigaram debaixo de uma árvore que foi atingida por um raio.

Perguntinha besta mas estou numa dúvida seila:: seila::

"Esses bois que morrem eletrocutados, agente pode comer a carne? Será que a picanha fica mais macia? UHAUAHUAHAUH" e o Filé miau? gorfei:: gorfei::

seila:: seila::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta semana um fazendeiro, se não me engano, do Estado do Paraná, perdeu 28 bois que se abrigaram debaixo de uma árvore que foi atingida por um raio.

Perguntinha besta mas estou numa dúvida seila:: seila::

"Esses bois que morrem eletrocutados, agente pode comer a carne? Será que a picanha fica mais macia? UHAUAHUAHAUH" e o Filé miau? gorfei:: gorfei::

seila:: seila::

Devem ficar torrados, heheeee.....

Raios não são brincadeira, melhor é prevenir, porque não dá chance pra remediar.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaiz,

o negocio é parar o barco na margem, descer correndo da canoa, ir pro descampado, tirar tudo que tiver com metal, inclusive calças com aqueles pequenos botões, ajoelhar, pegar um terço "DE MADEIRA" e rezar, mas rezar muito...

Quando é a hora o raio ate entra dentro de casa pra te pegar... gorfei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para não deixar dúvidas;

Se você ficar muito perto de uma árvore (ou outra estrutura qualquer) que seja a mais alta do lugar, você estará em risco de receber uma descarga elétrica...

Mas se você mantiver uma distância razoável desta árvore (mais que uns 30 metros) e se mantiver dentro do cone de proteção relativa citado, você estará protegido! Proteção esta suficiente para dispensar outros cuidados..., desde que você se mantenha dentro do cone de proteção!

Por exemplo, fique a uns 40 ou 50 metros (pode ser dentro do barco, pescando...; ou não) de uma árvore com uns 30 metros de altura (ou melhor, que sua copa fique a esta altura acima de você).

Fácil, não é?

É só manter em mente que um lugar qualquer protege, contra 90% dos raios, uma área formada por um cone com um raio de duas vezes sua altura relativa.

Se você estiver a uma distância igual a sua altura, torna-se quase impossível (proteção acima de 99%) que um raio caia diretamente sobre você!

Aquele abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...