Ir para conteúdo

CARRO POPULAR X BARRO COM CARRETINHA E MOTOR


Vinicius Fialho

Posts Recomendados

Vinicius...meu irmão tinha exatamente o mesmo carro q o seu. Chegamos a puxar uma lanchinha Tucunabass de 5.5m com motor 60hp no asfalto e sem carga.

Não era o ideal, mas puxou bem. Para chão/lama, recomendo sempre carro maior.

Agora, uma canoa de até 6m (150kg) com motor até 40hp...vai bem sim. Pode puxar sem medo, mas andando no limite de velocidade...joia:::

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na manha, vai bem sim. Eu tenho um siena 1.4 e vou todo ano para barreiras na bahia (ida e volta mais de 2.000 km) passando dentro de brasília na hora do rush, puxando mais de 800 kg :black_eye:, e vai que vai... Unico senão que te falo nem é na estrada, mas na hora de tirar o conjunto de dentro da água. Dependendo do lugar, dá trabalho, patina, come a embreagem e se não tiver paciencia... paciencia mesmo e não ficar afundando o pé no acelerador, tira da água, senão vai precisar de ajuda... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Andrey W disse:

Na manha, vai bem sim. Eu tenho um siena 1.4 e vou todo ano para barreiras na bahia (ida e volta mais de 2.000 km) passando dentro de brasília na hora do rush, puxando mais de 800 kg :black_eye:, e vai que vai... Unico senão que te falo nem é na estrada, mas na hora de tirar o conjunto de dentro da água. Dependendo do lugar, dá trabalho, patina, come a embreagem e se não tiver paciencia... paciencia mesmo e não ficar afundando o pé no acelerador, tira da água, senão vai precisar de ajuda... 

Exagerei no peso que puxo... fora a carreta, deve dar uns 500 kg... :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- leia o manual do carro, todo carro tem especificado duas formas de reboca, com ou sem freio inercial, baseie-se por ele, carros iguais mas com diferenciacao entre modelos tem níveis diferentes de carga puxada, por exemplo, um carro Abobora 1.6 XL, pode carregar mais ou menos peso em relacao ao Abobora 1.6 XLS, devido a freios, pneus, rodas e ate diferenciais mecanicos . 

Siga o que o manual diz.

2- Segundo a lei, a carga total passou de 750kg, obrigatoriamente vc precisa de reboque dotado de freios independente do veículo, ou na pratica, freio inercial. 

Na pratica, o carro que aguenta puxar 500 kg sem freio, sobe pra mais de 1.000 com freio. Obviamente se o fabricante assim determinar.

3- Calcule o peso final do reboque com o peso do reboque junto, na NF do reboque tem o peso dele, mas via de regra, uma carretinha de barco pesa proximo de 250-300 kg, uma reforcada pra lancha de 350 a 600kg. Adcione todos os pesos (motores, barcos, cabos, tranqueira, sogra, etc) e verifique o peso total.

4- nunca vi alguem fazer isso mas o correto é pegar o peso total acima e subtrair ao peso total que o carro consegue carregar, ou seja, ao inves de vc poder carregar 5 adultos + bagagens, provavelmente, vai poder carregar quando muito 2 adultos magros e bagagem leve... Esse é o correto e o que prega qualquer manual de carro e lei vigente... Mas como eu disse, nunca vi alguem fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usava um Astra 2.0 pra puxar meu barquinho... TOP nas viagens.. mas pra descer ou subir barco no rio... a rampa tem que ser muito boa... senão, só sofrimento...

Mesmo a rampa sendo boa.. o gasto com freio, embreagem, e se bobear na hora de tirar, PNEUS... a embreagem sofre muito...

Numa época ruim, onde a água tá baixa, ai que num tem rampa boa... já fui pescar e tive que usar quase 30 metros de corda.. tanto pra descer a carreta no rio, quanto para tirá-la.. muito sofrimento....

Como não consigo ter uma Camionete boa pra isso.. comprei uma TR4 e acabou meus problemas.. tanto pra colocar e tirar barco da água, quanto com gastos de manutenção... é possível que se tiver que descer e subir numa parede puxando barco, a bixinha aguenta!!! único problema.. 9km/l de gasolina!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dependendo do lugar, a corda é a salvacao ate pra carros 4x4, hoje eu acho q corda é mais que necessario, vc desce a carretinha na mao com a roda boba, carro fica la longe no seco, onde tem tracao, se atolar vc tira ele facil e tem espaco pra manobrar e recomecar... ate pra lugares com rampa concretada, a corda vai muito bem obrigado.

risco zero de dar problema no carro, afundar, entrar agua, virar submarino, sei la o q mais... fora q eh inteligente ! uma boa corda, sem problemas, vc tira ate lancha do rio sem forçar nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, e além da corda, se tiver a catraca na carretinha (e roda louca)  fica mais fácil ainda. Deixa o carro ha 20, 30 metros, com uma corda mais a fita ou cabo de aço da catraca é so ir tocando a catraca para aproximar o conjunto até o carro. Ja tive de fazer isso algumas vezes, principalmente quando o lago esta muito baixo com muito barro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 08/11/2016 at 11:57, Andrey W disse:

Ah, e além da corda, se tiver a catraca na carretinha (e roda louca)  fica mais fácil ainda. Deixa o carro ha 20, 30 metros, com uma corda mais a fita ou cabo de aço da catraca é so ir tocando a catraca para aproximar o conjunto até o carro. Ja tive de fazer isso algumas vezes, principalmente quando o lago esta muito baixo com muito barro.

OBRIGADO PELA DICA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma lanchinha 5 metros, motor 40 4 tempos, mais motor elétrico, baterias, poltronas, etc... peso aproximado de 400 kg, carreta morini para lancha.

Puxo com um fiesta sedan 2011. Anda na boa, claro que a 80 a 100km, na subida a velocidade cai mesmo.

Ja para embarque e desembarque vou em lugares onde tem um trator, tira do carro e o trator leva e busca na agua.

Nada impede de tentar com o carro, mas para carregar vai judiar do veiculo e às vezes nem sai da beira do rio kkkkkk. Outra solução é deixar o carro longe da margem e puxr a carreta com corda até um local seco e ai sim engatar o carro novamente.

Ja puxei uma lancha de 6 metros com motor 115.

Outra lógica é.. você compra um conjunto, engata numa f350 e sai arrastando igual a um doiso pela estrada, vai acabar com o conjunto, portanto com "seu carrinho" você vai chegar um pouquinho depois, mas vai chegar sim.

Já em estradas de terra quando chove, dificulta um pouco mais, mas já vi camionetes (4x2) atoladas...  

Pé na estrada amigo.... de 1.0, 1.4, 1.6, 1.8, 2.0, etc..... você chega sempre.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...