Ir para conteúdo

Posts Recomendados

A minha pescaria na Amazônia esse ano, 2016, foi uma pescaria marcada pela dificuldade. Esse ano foi um ano atípico, tanto para fechamento do grupo como na pescaria. Dos amigos que costumam pescar comigo, apenas dois estavam certos no grupo, éramos apenas três. Encontrar outros três estava um verdadeiro parto. Acredito que devido a crise econômica que o país enfrenta essa missão se tornou ainda mais difícil. Porém consegui mais um interessa por meio do Fórum Turma do Biguá, e o operador encaixou mais um pescador. Assim ficou o grupo até a data da pescaria: cinco pescadores (o barco hotel era para seis pescadores).

O grupo era formado por mim, Leonardo Martelli de Araraquara SP, Felipe Souza também de Araraquara SP, Nei Muniz e Rodrigo Xingu de Rio Bonito RJ e Yuri Picanço, morador da capital cearense. Do grupo eu conheço e sou amigo pessoal do Nei e do Felipe, os demais conhecemos no aeroporto. Mas quem pesca sabe, geralmente o pescador esportiva é gente boa. Pelo menos sempre dou sorte de ter ótimas pessoas nos meus grupos de pesca.

O barco que escolhemos para pescaria em 2016 é o barco de um amigo pessoal também, grande pescador esportivo e figura conhecida aqui no Fórum Turma do Biguá: Ramon Paz - Barco Explorer.

Eu trabalhei com Ramon no desenvolvimento do nome do barco e também desenvolvi o logotipo do barco.


A pescaria

Chegando em Barcelos as notícias não eram assim tão animadoras, as águas do Rio Negro e dos afluentes estavam sempre com o nível flutuando, hora baixando um pouco, hora subindo bem. Assim como vem acontecendo até então nessa temporada, a pescaria seria difícil. Mas sinceramente, até hoje não fiz pescaria fácil, então, bóra trabalhar.

Subimos o rio Demeni até certo ponto onde achamos que as águas estavam em um nível melhor e lá começamos a pescar.

No primeiro dia de pesca sai para pescar com o Yuri, jovem estudante de medicina que estava estreando na região de Barcelos. Nesse dia o guia nos levou até um lago, lugar muito bonito, com muita estrutura. A primeira ação de peixe de porte médio/grande foi na isca do Yuri. Estávamos pescando próximo a uma árvore caída quando um grande rebojo se formou na isca do tipo zara que o Yuri estava usando. Mais do que depressa eu que estava no meio da voadeira arremessei minha Curisco e pronto "roubei" o Tucunaré do Yuri. Foi risada demais, pois não perdi tempo, não queria perder a chance de capturarmos esse peixe, uma vez que a pescaria estava muito difícil. Yuri disse: "cabra safado, você pegou meu peixe!" Posteriormente na boca de um igarapé vimos peixe grande atacando as bicudinhas. Essa cena traz até brilho nos olhos de quem pesca na Amazônia. Arremessamos iscas de meia-água e jigs mas os peixes não quiseram nossas iscas. Realmente essa pescaria seria bem difícil. Yuri ainda capturou um bom Tucunaré esse dia. Foi nos mesmos moldes da minha captura, o peixe rebojou na minha isca e ele mandou o jig na cara do peixe que não recusou proporcionou uma linda briga com tomadas de linha de tirar o fôlego e saltos espetaculares. O Tucunaré do Médio Rio Negro é um oponente sensacional, quem não conhece tem que conhecer.

Assim seguiu a pescaria, peixe muito manhoso, peixe no igapó com baratinha na boca, mas com muito trabalho os peixes foram saindo.

Um dia pescando com o Felipe, meu amigo de Araraquara, o guia nos levou a uma ponta de praia, eu estava na proa da voadeira, trabalhando uma ZigZara de maneira bem provocativa, bem rápido, sem um padrão definido. Nessa ponta de praia estava tendo ação de peixe bom. Dei um lance milimétrico entre dois troncos, numa parte rasa dessa ponta de praia, parece que a isca caiu dentro da boca do Tucunaré; voraz como sempre o peixe se arremessou pra cima da isca numa cena de filme de ação e dá-lhe briga. Por sorte consegui segurar o bicho para ele não se entranhar nos troncos e na parte limpa das águas tivemos ótimas tomadas de linha, saltos, até que conseguimos tirar o peixe para as fotos. Eita coisa boa que é o Tucunaré! Nesse ponto capturamos por volta de uns quinze peixes cada um. Para mim, foi o dia mais produtivo em relação a qualidade de peixe.

No penúltimo dia de pescaria, já voltando para o Rio Negro, pescamos em um lago do Rio Aracá. Nesse dia estava pescando com o Nei. Eu tive a ação de lindo um Tucunaré Açu. Com certeza, seria o maior peixe capturado por mim nessa pescaria, mas ... como sempre dizemos e, até parece história de pescador, o peixe escapou, em um salto ele se livrou da isca ... Palmas para ele! A voracidade/força do Tucunaré é demais!

Mesmo passando por uma semana difícil para encontrar o peixe a pescaria foi muito boa. O grupo foi nota 10 em todos os sentidos. Sempre insisto sobre a importância de se pescar com um grupo legal, que haja respeito, companheirismo, cuidado e principalmente que saiba que uma pescaria na Amazônia não é sinônimo pescaria fácil ou fartura de peixes. Outra qualidade importante do grupo é que todos praticaram pesque, fotografe e solte e sempre com muito respeito e cuidado com os Tucunarés fisgados, principalmente no momento da soltura. Felipe ainda realizou o sonho de capturar sua primeira Pirarara em ambiente natural, por sinal, uma linda Pirarara.
Para o barco Explorer dou nota 10! Barco zerado, tripulação top, ótimos piloteiros, comida sensacional (engordei 3kg durante a pescaria).

 

Meu equipamento:

Carretilhas: Daiwa Tatula Type R, Team Daiwa Zillion, Quantum EXO.

Varas: Team Daiwa Procyon e Team Daiwa Team T

Linha: Power Pro 50 libras 4 fios e Power Pro 65 libras 8 fios

Iscas: Nelson Nakamura basicamente

 

Seguem fotos da pescaria!

Espero que os amigos gostem!

Forte abraço a todos os amigos do Fórum Turma do Biguá!

 

Barco 2.jpg

Duble.jpg

Fula 1.jpg

Iscas.jpg

Leo 1.jpg

Leo 2.jpg

Leo 3.jpg

Leo 4.jpg

Leo 5.jpg

Leo 6.jpg

Leo 7.jpg

Leo 8.jpg

Leo 9.jpg

Leo 10.jpg

Leo 11.jpg

Leo 12.jpg

Navegando.jpg

Nei 1.jpg

Peixe 1.jpg

Petisco.jpg

Por do Sol 1.jpg

Por do Sol 2.jpg

Varando Lago.jpg

Xarutada 1.jpg

Xarutada 2.jpg

Xingu 1.jpg

Xingu 2.jpg

Xingu 3.jpg

Xingu Nei 1.jpg

Yuri 1.jpg

Yuri 2.jpg

01.jpg

02.jpg

03.jpg

04.jpg

05.jpg

Agradecimento.jpg

Aruana.jpg

Assado.jpg

Turma.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que show Léo, muito top!!! testemunhei como foi difícil a montagem do grupo

parabéns para toda turma!!! Com muito trabalho fizeram uma excelente aventura!!

Com água ou sem água, difícil é ficar aqui longe desse paraíso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Fabrício Biguá disse:

Show Léo...Mais um belíssimo registro em imagens.

Bom demais ver q a operação do Ramon tá dando certo. O bicho tá atrás do toco e nunca posta nada...:blum3:

Parabéns e traga essa turma pra cá ...palmas::

Hahaha, boa Biguá!!! Gostei do atrás do toco ... joia:::

Valeu mesmo maninho, forte abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rodrigo Ferreira Cordeiro disse:

Que show Léo, muito top!!! testemunhei como foi difícil a montagem do grupo

parabéns para toda turma!!! Com muito trabalho fizeram uma excelente aventura!!

Com água ou sem água, difícil é ficar aqui longe desse paraíso. 

Obrigado Rodrigo! Foi osso mesmo parceiro!!! Forte abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, João_Medeiros disse:

Show Leonardo, parabéns! Belíssimas imagens e peixes.

 

Deixo aqui também meu parabéns ao Ramon pelo barco e desejo muito sucesso.

 

Abraços!

Grande João! Valeu mesmo! Obrigado! Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara culto é outra conversa !! HAHAHAHA  Parabéns Leo, ótimo relato e belas fotos. 
Parabens ao Ramon pelo barco, e o nome ficou top !!
obs: Você e o Felipe estão precisando de uma academia hehehe não adianta cuidar só do cérebro. 

Abraço Amigo, fica com Deus.  :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Gabriel M disse:

Cara culto é outra conversa !! HAHAHAHA  Parabéns Leo, ótimo relato e belas fotos. 
Parabens ao Ramon pelo barco, e o nome ficou top !!
obs: Você e o Felipe estão precisando de uma academia hehehe não adianta cuidar só do cérebro. 

Abraço Amigo, fica com Deus.  :good:

Viu só né Gabriel!!! Obrigado parceiro!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Eder Nascimento disse:

Parabéns belíssima pescaria, imagens fantásticas.

Barco show de bola.

Muito bom mesmo, grande abraço.

Muito obrigado pelas palavras Eder!!! Valeu mesmo parceiro!!!
A natureza e os peixes ajudam nas fotos né ... rssssss
Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marcelo Pupim disse:

Pelo Amor de DEuuuuuussss

Esse Janeiro que não chega :suicide:

Excelente pescaria, mesmo na dificuldade.

Obrigado por compartilhar.

Abraços.

 

Eita agonia boa heim Marcelo!!! Aguenta ai parceiro, com certeza fará boa pescaria!!!

Obrigado, abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Francisco Jr disse:

Parabéns Léo...

Belo Relato...Faço das suas palavras as minhas também em ambas as dificuldades dessa temporada...

Abraço irmão...

Grande Chicão!!! Foi muito legal a gente ir na mesma semana!!! Obrigado meu amigo!!! Forte abraço!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Anderson Luis Ribeiro Blas disse:

Maravilha esse lugar , tirando as dificuldades a pescaria parece e foi nota 1000 parabéns !!

Anderson é sempre bom né, poderia ser melhor, mas estamos contentes! Sempre bom estar na Amazônia!!! Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Ibrahim disse:

Leonardo,

 

Parabéns, muito bom relato, pescaria top, também passei esta dificuldade me SIRN.

É Ibrahim, esse ano está um osso duro de roer viu, mas faz parte, por isso é sempre bom, valorizamos mais cada captura!!! Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...