Ir para conteúdo

Manutenção yamaha 60hp 4t


Posts Recomendados

Pessoal,

Estou adquirindo um motor yamaha 60 4t, modelo CETL, jan/2013.

Gostaria de fazer uma manutenção preventiva inicial, quais itens devo trocar/ checar?  conheco apenas motores 2t menores!

Oleo Carter / filtro e oleo de rabeta irei trocar.

O QUE MAIS?

Li sobre velas, rotor de bomba dagua. Basta inspecionar ou troco de uma vez? 

Helice esta perfeita, mas checarei se esta adequada ao barco.

Gostaria de um check list para seguir ,  se possível!

Obrigado aos amigos!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém?

Pessoal, umas dicas, por favor!  Fico preocupado em ser enrolado ao ir direto numa loja, pois manjo muito pouco.

Me falaram do óleo da rabeta, cárter, rotor, filtro combustível, filtro óleo, um outro filtro de combustível que não sei o nome, velas, limpeza de bicos, reengraxar (através dos pontos), e por aí vai!

Só de mão de obra, em caraguatatuba, querem R$660.00

Por isso pedi ajuda! A falta de experiência me deixa numa posição bastante desconfortável ao conversar com os prestadores de serviço.

Obrigado mais uma vez,

Abraços,

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Chicão, os 660 de mão de obra é de a autorizada. Achei abusivo, visto ué fazem o trabalho em 4 horas no máximo, conforme me explicaram.

Rabeta e Carter consigo trocar, filtro de óleo também. E velas.

O resto não sei, teria que me informar. Rotor é bem chato, pelo que dizem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

R$660 só de mao de obra??? Tá loooco! R$150 já é muito caro!

Oleo de rabeta e rotor o cara faz o mesmo procedimento do 2t , absolutamente nada a mais. 

Filtro do motor, é igual de moto, solta um parafuso, deixa escorrer , aperta e repoe o oleo.

Vela em motor 4t dura muito, mas convem trocar pq vc nao sabe como está e custa pouco.

Reengraxar é de altissima complexidade, ate um retardado mental consegue fazer: vc vai pegar a engraxadeira, enxer de graxa, olhar o motor e se não tiver nenhum problema com parkinson, vai conseguir encaixar a mangueira da engraxadeira no bico de graxa. Feito esse procedimento descomunal, vc como um super-herói, irá apertar algumas vezes a bombinha até começar a sair a graxa velha e depois a graxa nova pelos retentores. Deve ter uns 3 ou 4 bicos no máximo.

Rotor procura no youtube: water pump yamaha outboard, que vc vai ver uns 50 videos ensinando. Igual de motor 2t, nenhuma dificuldade, desde que tenha as ferramentas corretas, vc mesmo faz com 2 latinhas de cerveja e um som do lado. A troca será necessária se estiver em mal estado, td torto, desinforme, rachado, seco, faltando pedaco. do contrario, lubrifique, feche e finge que nao viu nada.

 

Eu diria que a R$500 seria um valor já bem pago para alguem fazer essa revisao inteira, ja com os oleos e filtros inclusos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

R$660 só de mao de obra??? Tá loooco! R$150 já é muito caro!

Oleo de rabeta e rotor o cara faz o mesmo procedimento do 2t , absolutamente nada a mais. 

Filtro do motor, é igual de moto, solta um parafuso, deixa escorrer , aperta e repoe o oleo.

Vela em motor 4t dura muito, mas convem trocar pq vc nao sabe como está e custa pouco.

Reengraxar é de altissima complexidade, ate um retardado mental consegue fazer: vc vai pegar a engraxadeira, enxer de graxa, olhar o motor e se não tiver nenhum problema com parkinson, vai conseguir encaixar a mangueira da engraxadeira no bico de graxa. Feito esse procedimento descomunal, vc como um super-herói, irá apertar algumas vezes a bombinha até começar a sair a graxa velha e depois a graxa nova pelos retentores. Deve ter uns 3 ou 4 bicos no máximo.

Rotor procura no youtube: water pump yamaha outboard, que vc vai ver uns 50 videos ensinando. Igual de motor 2t, nenhuma dificuldade, desde que tenha as ferramentas corretas, vc mesmo faz com 2 latinhas de cerveja e um som do lado. A troca será necessária se estiver em mal estado, td torto, desinforme, rachado, seco, faltando pedaco. do contrario, lubrifique, feche e finge que nao viu nada.

 

Eu diria que a R$500 seria um valor já bem pago para alguem fazer essa revisao inteira, ja com os oleos e filtros inclusos.

MUITO OBRIGADO,

Como era 4 tempos estava assustado!

Sabendo que essas são as coisas principais eu mesmo farei!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma coisa que ficou faltando, eh q esses motores sao eletronicos, ou seja, vc pluga eles num scanner q fara a leitura de muitas coisas pra vc, isso vc nao consegue fazer em casa facilmente, nesse ponto é muito valido pagar uns 150 200 reais pro cara ler pra vc, ficar tranquilo, ali vai constar as horas trabalhadas, algum defeito que nao esteja vendo, verificar estado dos bicos, temperatura, enfim, uma checagem completa. nesse ponto é legal levar num mecanico. mas pagar R$660 so de MO é risível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, caro demais.

O motor tem boa procedência. Na última  revisão  essa checagem foi feita, tudo certo. De qualquer maneira vou procurar algum lugar com preço justo, em sao sebastiao ou ubatuba. 

Obrigado novamente !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

vc vai pescar em mar sempre? pq na boa, motor de mar eu nao aconselho nunca. pode ter a melhor manutencao do mundo, eu nao pego.

Concordo 100%, tanto é que comprei em Minas, 600km do mar, kkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo desses motores eu não entendo muito,  só acho excelentes , usei um por 4 dias no Rio Cuiabá , silencioso , econômico, bom desempenho.    Quanta a manutenção acho que não tem muito segredo veja o manual e quantas horas tem  o motor, basicamente  acredito que seja troca do filtro do oleo do motor  e  do oleo do carter de diferente dos 2T, e vela com antigo dono o que ele fez e quando, pra que vai trocar o oleo filtros rotor se ele fez a isso a pouco tempo? .  Quanta a limpeza de bicos não sei se procede.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é caro!!! Veja porque: são 33 itens recomendados mais filtro  de  linha que tem que subt. refil  mais reaperto em todos os parafusos e limpeza no eixo do helíce ... não é muito fácil não tem que saber... Não esquecer de que tem que o ter o  SCANNER! O motor é novo e merece carinho, sem ele não tem pescaria! Abração rapaziada!!!

14639633_1155004404586166_8649694226777710387_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...