Ir para conteúdo

Posts Recomendados

p/ compartilhar c/  toda tripulaçao  e p/ nosso acervo  :good:

p/  todos que curtem  ok  pessoal joia:::

estas  canoas  acabaram de ser contruidas  por sr. dito  ( ditinho  ) ;   pescador;   e construtor de canoas  artesanais = NATIVO  DO SERTAO  UBATUBA   

essa semana passada ;  fui  levar um motores  no litoral   ;

qdo  cheguei  em =   prumirim  no rio quiriri  =  mata  fechada msmo  =  = olha oq tinha acabado de sair do forno  =  ZERO  BALA ;  ::bassboat::

 

FEITA  DE TRONCO  DE JACA  /  

o local  tem muito jaca  / pupunha / açai  / peixe  =  um paraiso  ainda preservado ;  e mantendo= se  a cultura indigena / caiçara  

abraço :good:

 

 

IMG01909.jpg

IMG01910.jpg

IMG01911 - Cópia.jpg

IMG01912 - Cópia.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se vc curte essa arte em madeira, de uma googleada em canoa pauba, tinha uma por decadas na orla, sem medo de errar, dava 2.5 dessa ai, em tamanho, altura, largura, era muito bonita, com o tempo foram parando de usa-la, a madeira foi apodrecendo e o pessoal usava ela como um ponto turistico, sempre repintavam ela , faziam pinturas bonitas, mas o tempo é cruel com tudo, ainda mais a beira mar, estava ja com partes podres e tal, ate q um bando de retardado noiado botou fogo nela (ou no que restou dela). tenho muitas fotos dela mas tem que procurar.

 

thumb_FOTO_DE_PA_BA_04_CANOA_PESCADOR.jp

 

praia-de-pauba-sao-sebastiao.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito antigamente aqui na minha cidade também tinha dessas canoas , coisa que não existe mais , uma pena . 

É  bom saber que ainda tem quem as construam . Na cidade vizinha aqui tem uma canoa assim muito antiga que ficou de enfeite de praça na beira do rio Iguaçu , quase na mesma situação desta que o Astra menciona , já bem apodrecida . Só não sei se está lá ainda , é no município de União Da Vitória PR .

Triste fim desta canoa aí né Astra ::nada:: . Uma pena mesmo .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essas canoas dao muito trabalho pro dono, todo ano tem que limpar bem, as vezes lixar, aplicar varias demaos de oleos pra impermeabilizar, nao pode deixar agua parada dentro mas tb nao pode deixar a madeira secar (tem que ta quase todo dia na agua pra madeira se manter hidratada), nao pode deixar ter rachaduras (nao pelos vazamentos mas q elas abrem o barco inteiro).

 

Essas canoas menores o pessoal usa no remo mesmo, anda ate que bem, nao tem leme etc, mas as maiores tem que por um leme, mas vezes colocam motores, isso destroi o barco, vibra, trinca, tem pontos que fixam em parafusos que enferruja o parafuso e isso acaba apodrecendo mais rapido a madeira... é bem complicadinho, lembro que essa canoa de pauba teve leme, retiraram, colocaram, tiraram,.. recoloracam... teve motor, tiraram... é muuuito pesado pra rolar sobre a areia, muito grande etc...

 

as menores ainda se vem com certa frequencia mas hoje bote e barco de aluminio ou fibra eh muito mais usado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leandro amigao  é o sr, dito do puruba  sim  joia:::

mas  que  eu saiba  ; sr.  dito  = sempre foi pescador   ok  = homem forte   ; alto  bigodao ;  e grisalho  = adora contar ;  causos de pescador  :gorfei:

conheço  porq ja morei la´ tambem ok /  

só pescadores  msmo  ::bassboat::

olha o local  ai   = repare  onde o rio;  desagua no mar  = acho que o lugar que vç diz = travessia  =  é ai ;  ok  leandro  

 as outras fotos =   no quintal  da casa do sr dito ok   /

abraço :good:

 

 

 

 

IMG01903.jpg

IMG01928.jpg

IMG01929.jpg

IMG01930.jpg

IMG01931.jpg

IMG01932.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Fabio Giovanoni disse:

leandro amigao  é o sr, dito do puruba  sim  joia:::

mas  que  eu saiba  ; sr.  dito  = sempre foi pescador   ok  = homem forte   ; alto  bigodao ;  e grisalho  = adora contar ;  causos de pescador  :gorfei:

conheço  porq ja morei la´ tambem ok /  

só pescadores  msmo  ::bassboat::

olha o local  ai   = repare  onde o rio;  desagua no mar  = acho que o lugar que vç diz = travessia  =  é ai ;  ok  leandro  

 as outras fotos =   no quintal  da casa do sr dito ok   /

abraço :good:

 

 

 

 

IMG01903.jpg

IMG01928.jpg

IMG01929.jpg

IMG01930.jpg

IMG01931.jpg

IMG01932.jpg

 

Legal Fábio bom saber! Obrigado por enviar essas fotos.

Sabe dizer como está hoje lá na barra? Ouvi dizer que estava ficando perigoso frequentar a região, e que o numero de pescadores também havia aumentado muito (consequentemente menos peixe)...

Grande abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

perigoso  msmo  rapaz  ....

bom minha opiniao  = como vç disse  =  muito batido (  pescadores  )  na barra   ;nem perdo meu tempo  /  

oq posso dizer p/ vç é  =  tive semana passada  =  muita parati  de cardume  no rio  ; batendo  na hora certa ;  e na mare  = batia muitos robalinhos  tambem ok /

mar estava mexido e chuva corria por fora  = muita chuvaaaaa .....  mas de qualquer forma  agua doce ou salgada =  ñ faltou peixe  ok / 

tiramos muito  mexilhao ;   muito msmo  = só criado  ; ñ deu p/ tirar ;  umas ostras   que  achei  ; por falta de tempo  tambem  /

mas sr dito  pegou  uns 5 robalo  gigante  umas arraiaz  ; uns peixe galo  e um e outro  = mar nervoso  = pegamos duas frente fria  subindo  =  uma no começo da semana  e outra no fim /

uma dica p/ todos  que  frequenta o lugar  leandro  =  

a uns  2 meses  teve um surto  da mare vermelha  por la´ ok  

entao ñ beba nenhum tipo de agua de la´ =  SÓ  GARRAFA POTAVEL  OK  

  qto a mare vermelaha  -  TÁ TUDO NORMALIZADO   ; E  DE BOA OK  AMIGAO /

espero ter ajudado  ; abraço :good:

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Toda vez que vejo algo assim fico furioso comigo mesmo, porque nunca cultivei o hábito de fotografar coisas super interessantes como essa. Se tiver alguma foto do meu casamento e dos meus filhos, é por que alguém se lembrou disso. Sou uma catástrofe nesse sentido.

Mas isso não significa dizer que não tenho fotos históricas de canoas e barcos muito antigos, a exemplo da caravana do presidente Roosevelt na Amazônia. Ele esteve aqui em Roraima junto com o marechal Rondon e um amigo me passou algumas fotos em que eles e suas comitivas posaram junto a embarcações da época. Prometo encontrá-las e postá-las para seu deleite. Parte delas são de balsas de madeira que foram utilizadas na hidrovia Amazonas-Roraima até os idos de 1950.

Sobre canoas aqui na Amazônia, ainda há quem as utilize para vencer até 300 km de navegação numa única viagem, sem utilizar motor algum, somente na base do remo tipo rabo-de-boto, que tem a pá grande e arredondada, própria para águas profundas. Um desses de quando em vez eu via, tratava-se de um Calafati, que é o cara que faz a calafetagem dos grande barcos de itaúba preta, que ainda fazem as linhas do Rio Negro. Mesmo morando em Manaus, o cara ia e voltada de Novo Airão montado numa canoa de 5 ou 6 metros, latinha à mão para drenar a água que invadia nos banzeiros do rio. Interessante é que ninguém daqui pilota canoas como nós da cidade, fazemos, sentados na popa. O ribeirinho se senta no banco bem a frente na proa e dali rema e controla a direção do barco, e constatei que é bem mais fácil e producente.

Tive duas que já se mandaram, uma de louro abacatirana e outra de itaúba preta, como barcos de suporte quando nas incursões em igarapés e lagos de boca franca. São silenciosos e versáteis, ótimos para pegar os peixes de surpresa, e olhe que estou falando de pirarucus e peixes-boi. Aqui na região usam muito o piquiá para fazer canoas. Essa madeira verga muito sem rachar, e é bem oleosa, o que a faz durar bastante no contato com a água. Contudo, embora as melhores madeiras sejam abundantes aqui na Amazônia Ocidental, quem precisar delas terá de percorrer distâncias cada vez maiores, porque os ribeirinhos já deitaram aquelas situadas num raio de 5 a 20 km, dependendo da região e da demanda.

Mas enfim, saboreei cada imagem postada, que nos remetem diretamente a um passado hoje impossível de ver retornar, o que é uma pena. Parabéns pela postagem.

Gilbertinho, pescador da Amazônia 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Fabio Giovanoni disse:

perigoso  msmo  rapaz  ....

bom minha opiniao  = como vç disse  =  muito batido (  pescadores  )  na barra   ;nem perdo meu tempo  /  

oq posso dizer p/ vç é  =  tive semana passada  =  muita parati  de cardume  no rio  ; batendo  na hora certa ;  e na mare  = batia muitos robalinhos  tambem ok /

mar estava mexido e chuva corria por fora  = muita chuvaaaaa .....  mas de qualquer forma  agua doce ou salgada =  ñ faltou peixe  ok / 

tiramos muito  mexilhao ;   muito msmo  = só criado  ; ñ deu p/ tirar ;  umas ostras   que  achei  ; por falta de tempo  tambem  /

mas sr dito  pegou  uns 5 robalo  gigante  umas arraiaz  ; uns peixe galo  e um e outro  = mar nervoso  = pegamos duas frente fria  subindo  =  uma no começo da semana  e outra no fim /

uma dica p/ todos  que  frequenta o lugar  leandro  =  

a uns  2 meses  teve um surto  da mare vermelha  por la´ ok  

entao ñ beba nenhum tipo de agua de la´ =  SÓ  GARRAFA POTAVEL  OK  

  qto a mare vermelaha  -  TÁ TUDO NORMALIZADO   ; E  DE BOA OK  AMIGAO /

espero ter ajudado  ; abraço :good:

 

 

 

 

 

Olá Fábio agradeço por todas as informações amigo.

Grande abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Gilbertinho disse:

Pessoal,

Toda vez que vejo algo assim fico furioso comigo mesmo, porque nunca cultivei o hábito de fotografar coisas super interessantes como essa. Se tiver alguma foto do meu casamento e dos meus filhos, é por que alguém se lembrou disso. Sou uma catástrofe nesse sentido.

Mas isso não significa dizer que não tenho fotos históricas de canoas e barcos muito antigos, a exemplo da caravana do presidente Roosevelt na Amazônia. Ele esteve aqui em Roraima junto com o marechal Rondon e um amigo me passou algumas fotos em que eles e suas comitivas posaram junto a embarcações da época. Prometo encontrá-las e postá-las para seu deleite. Parte delas são de balsas de madeira que foram utilizadas na hidrovia Amazonas-Roraima até os idos de 1950.

Sobre canoas aqui na Amazônia, ainda há quem as utilize para vencer até 300 km de navegação numa única viagem, sem utilizar motor algum, somente na base do remo tipo rabo-de-boto, que tem a pá grande e arredondada, própria para águas profundas. Um desses de quando em vez eu via, tratava-se de um Calafati, que é o cara que faz a calafetagem dos grande barcos de itaúba preta, que ainda fazem as linhas do Rio Negro. Mesmo morando em Manaus, o cara ia e voltada de Novo Airão montado numa canoa de 5 ou 6 metros, latinha à mão para drenar a água que invadia nos banzeiros do rio. Interessante é que ninguém daqui pilota canoas como nós da cidade, fazemos, sentados na popa. O ribeirinho se senta no banco bem a frente na proa e dali rema e controla a direção do barco, e constatei que é bem mais fácil e producente.

Tive duas que já se mandaram, uma de louro abacatirana e outra de itaúba preta, como barcos de suporte quando nas incursões em igarapés e lagos de boca franca. São silenciosos e versáteis, ótimos para pegar os peixes de surpresa, e olhe que estou falando de pirarucus e peixes-boi. Aqui na região usam muito o piquiá para fazer canoas. Essa madeira verga muito sem rachar, e é bem oleosa, o que a faz durar bastante no contato com a água. Contudo, embora as melhores madeiras sejam abundantes aqui na Amazônia Ocidental, quem precisar delas terá de percorrer distâncias cada vez maiores, porque os ribeirinhos já deitaram aquelas situadas num raio de 5 a 20 km, dependendo da região e da demanda.

Mas enfim, saboreei cada imagem postada, que nos remetem diretamente a um passado hoje impossível de ver retornar, o que é uma pena. Parabéns pela postagem.

Gilbertinho, pescador da Amazônia 

 

Essas fotos da expedição de Roosevelt e Rondon eu também gostaria de ver. São relíquias! 

Abraço Gilbertinho 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sr gilbertinho   = por acaso  conheçe;  ou ouviu falar =   do sr. bira  ???  

contrutor  ; e projetista   ; de varios barcos ;  hospital  ; e outras  ;  embarcaçoes  = usada no amazonas ;  a  tempos atraz ?/  

se ñ me engano  ;  construiu barcos p/ rondon  ;  tambem  ; e irmaos vilas lobos  e tals  = algo do genero  ;  ñ é da minha epoca  /

ja perguntei sobre o sr, bira  ;  e seu filho birinha   ; aqui  no forum   = ninguem soube me dizer =  mais informaçoes  ok ??

ultima vez que estive trocando umas palavras c/ eles ;  foi em ubutaba  = onde morava / 

a muito anos ;  ñ tenho noticia  ???  

abraço :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...