Ir para conteúdo

Pintura motor de popa


Posts Recomendados

galera meu motor esta com a rabeta toda riscada e a canela do motor tambem ! sei q e para ir para o rio nao tem muita frescura mais por estetica mesmo kkk alguem ja pintou fico bom ??

 pretendo desmontar e levar essas duas partes q esta mais feia para um pessoal q meche com roda de carros pintar aplicar um primer depois a tinta e invernizar ! meu medo e se ficar muito facio de sair a tinta e ficar pior q esta pq tive um yamaha 15 hp velinho q era pintado nao podia passar a unha q ja saia a tinta  kkkk axo q o cara lixo taco a tinta sem o fundo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, basicamente a pintura é a mesma que a automotiva, porem o processo feito em fábrica eh diferente do processo feito em oficina. mesmo em carros, a durabilidade é muito menor, seja por causa do material (que nunca é o mesmo), seja pela preparacao, eletricidade (na fabrica as peças sao eletrificadas para aderirem ao metal), cozimento, demaos etc... por isso nao fica igual, visualmente fica, mas na pratica nao.

o q vc pode fazer eh tentar uma senhora preparacao , tipo fundo, primer, lixada, novo primer, etc, umas 4 demaos de tinta, sempre bem lixada uma da outra, e outroas 4 ou 5 demaos de verniz, sempre bem lixado do novo, nao fica perfeito mas fica lindo e vai durar beeem mais que uma simples pintura. mas vai custar tao caro que vc vai desistir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pintura eletrostatica nao eh qqr lugar que faz, nao raro é um ou outro numa regiao inteira... ter opcao de cor é mais dificil ainda (normalmente vc vai achar preto, cinza, amarelo , verde e azul) , achando a sua cor desejado, vai ser mais dificil ainda bater as cores, ou seja, o novo e o velho.

 

mas sem duvida eh uma pintura quase eterna, pode meter uma marreta no motor q no maximo risca um pedacinho, pintura eletrostatica eh animal, gosto muito, mas tb eh cara e dificil quem faca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo velho, 

Considere em primeiro lugar que vamos falar de pintura que até você mesmo pode fazer em casa.

Basicamente, há 3 tipos de tinta automotiva que você pode utilizar.

A primeira, mais "vagabunda", é o esmalte sintético, embora bem brilhoso (ou brilhante). É como a garota da obra de Osvaldo Rodrigues, Bonitinha mas Ordinária.

A segunda, mais moderninha e de base acrílica, é a  PU, que vem acompanhada de um pequeno frasco de calatisador, que você vai adicionando à tinta para que ela seque num maior ou menor tempo, depende da quantidade que você coloque. Essa propriedade química impõe que nunca dever catalisar tinta PU para usar noutra oportunidade. Catalise sempre o que vai usar, dispense o que sobrar da catalisada. É bem mais resistente e bem brilhosa que a sintética, e você pode acentuar seu brilho misturando a última camada (ou demão) de tinta uma igual porcentagem de verniz PU, tudo catalisado. Seca bem rápido e fica 10.

A terceira, é a tradicional Duco, da Dupont, é laca a base de nitrocelulose. Não tem brilho, mas seca rápido e é bem resistente, talvez mais que a PU. Se resolver seguir por esse caminho, observo que após a pintura de 5 ou 6 demãos alternadas (camadas), você deve lixá-la com lixa d'água 800 ou 1.000 e aplicar algumas demãos do verniz Duco, polindo em seguida (polindo, não encerando, são coisas diferentes).

Elimine a primeira opção, que só mencionei por se tratar de tinta bem comum e bem barata. Mas o importante para o sucesso da pintura é sua preparação e o uso de materiais corretos. A preparação requer o desengraxamento de tudo que será pintado (gasolina quebra o galho), o lixamento com lixa d'água 300, e a aplicação de fundo (ou primer) do mesmo tipo da tinta que será utilizada. Aplique de 3 a 4 demãos de primer e lixe tudo de novo com lixa 600. Lave após o lixamento e deixe secar, se quiser acelerar o processo e atingir pontos de secagem mais demorados, um jato de ar ajuda bastante. A seguir, pregue fogo na pintura, tomando cuidado para ir cobrindo aos poucos e alternando o curso da pintura, uma na vertical, outra na horizontal, e sempre assim. Não dê menos de 5 demãos, independente da tinta que usará. O macete da mistura do verniz PU na tinta PU (última camada) já foi dado também por amigos do Fórum. Importante ainda é que você utilize os solventes de acordo com a tinta que vai usar, caso contrário o resultado pode ser decepcionante.

Quanto ao capô ou tampa do motor, a receita é a mesma, exceto no que respeita aos adesivos (marca, potência, tipo, etc), que você compra pela Web. Opte por aqueles que podem receber verniz automotivo pós colagem.

Finalmente, desde que goste de aprender e fazer coisas em casa, como eu, veja que o que você vai gastar em mão-de-obra paga um compressor portátil tipo Tufão e uma pistola de pintura de baixa pressão, oportunizando que você mesmo faça suas cagadas em casa, sem ter de pagar ninguém para fazê-las. Pode ser que os resultados às vezes sejam apenas razoáveis, mas lhe trarão enorme satisfação e orgulho. Vamos em frente, o Universo é o limite!

Qualquer coisa, estou por aqui.

Abraço do Gilbertinho, pescador da Amazônia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixxxxx, o Gilbertinho já falou tudo !!! só vou adicionar o seguinte,,, se a falta da tinta ocorre simplesmente por causa de raspar na areia (hélice e Rabeta) ,,, lave muito bem, lixe, lave, lixe e taca spray, aguarde, lixe, spray..... baratinho e dura um tempão, principalmente porque qdo fazemos nós mesmos, começamos a evitar que arraste na areia e tals ... joia::: 

Só meus 2 centavos...

Rabeta motor de popa mercury 40 e 50hp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sintetica = ja´erá 

duco = ja´era´

ainda  hj  aqui  = PU  ok  =por  enquanto  :gorfei:....

mas = quem conheçe ;  e  sabe ;  é profissional     =  NADA SE COMPARA  ;  A ELETROSTATICA /

AINDA MAIS =   SENDO A RABETA = ABRASAO  ; E ARRASTO ; pancada ;  riscos ;  e tals    /

outra coisa =   em aluminio  = Ñ SE USA LIXA ;  DEPENDENDO DO CASO  OK / 

abraço :good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta riscadao bem feio kkkk essa foto dessa rabeta ai q o amigo posto ta um luxo perto da minha porem nao tem marca de batida no leme o antigo dono era um porcao e eu por ja ta riscada acabei relaxando mais ainda kkkk mais o problema maior de tudo é  q a unica tinta q o pessoal aqui faz para bater a cor e sintentica e é a pior q tem entao o negocio e cuida da mecanica e aparencia decha para la kkkk apesar q da do é um motor 2001 ta na situacao q esta de pintura funcionamento dele e igual de motor zero da ate gosto de usar !

 pensei em pintar ele de preto e colocar as faixas nova ai ia pintar ele inteiro com tinta boa mais o probelma e aquelas partes do trin aquilo deve ser chato para lixar q so vendo entao e sem conta q os adesivos tao salgado kkk e melhor decha do geito q esta kkkkkkk vo fazer uma revisao geral nele agora e esperar a pescaria abrir e ja era heheehheeh valew pelas dicas dos amigos foi bem aproveitada a opiniao de todos ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o fabio falou uma verdade, em aluminio nao se usa lixa, a nao ser lixa especial e mesmo assim 99% das vezes estraga, aluminio nao aceita lixamento. 

sintetica, duco? vixi isso nao se usa há decadas. nem PU o pessoal usa mais , hj tem a base de agua que é muito melhor , mais ecologico, seca melhor e a cobertura é outra coisa.. mas o correto pra rabeta seria sintetica.. outra coisa, se vc for vender, nao pinte, pois deprecia mais pintado que riscado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu mestre chicao  palmas::

tinha esquecido  do processo  = dessa tinta epox fedida  = detesto o =  fedo dessa tinta  doeu::

muito rezistente msmo ; e duravel  tambbem  ok ::bassboat::

   agora  ;  é questao  de  valores $$  ;  e custo beneficio  né joia:::

pelo que conheço e sei  = oq temos de melhor no brasil ; ate o momento = 

ELETROSTATICA   ;   E     EPOXI      TOP  DE LINHA ;;;;

otima dica chico  palmas::

abraçao :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

galera pesquisei bastante na net sobre pintura em aluminio no caso do motor de popa e trabalhoso porem nao e bixo de 7 cabeças nao da um trabalhao mais axo q se fizer bem feito fica legal e nao sai facio a tinta nao !

  meu amigo tem um yamaha 15 e ele diz ter repintado a bota dele falo q so deu uma lixada e taco tinta depois verniz e ja faz tempo e nao saiu nem o verniz ! o correto seria ter passado um wash primer 2 ou 3 demaos de tinta edepois 2 demaos de verniz !

 o rio em q a genti pesca tem poco o nada de sedimento na agua (areia) pq os motores usados aqui nao sai a tinta nem do helice nem do leme ja no rio parana q tem muita areia os motores semi novos ja estao saindo a  tinta na helice e no leme . axo q vo tenta a esperiencia da pintura vou pintar so a rabeta e a canela ta feio demais kkkkk 

 vou usar tinta poliester e a unica q da  na cor do motor e como e so um retoque nao posso usar outra tinta de cor diferente como uma tinta pu q peçllo oq eu li e mais resistente q a poliester !

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caso um serviço  total  chikkkk  ... top  de linha  =

  preenchimentos  de riscos fundos ; ou quebraduras  ; mordidas ;  e tals  =  solda de aluminio  =  bem feito sem aqueçer a peça  /

depois acabamento = pintura = verniz    .....

abraço :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

energa  pelo q citou ai  sobre seu caso ( motor ) =

oq entnedi é = vç quer dar retoques;  e fazer só  a rabeta inferior  ok  

entao ;  vç ja disse  que =  acertou a tinta ;  e cor/ tom  ok 

agora ; só tentei dar um tok  = sobre os riscos =   q vç msmo disse??

se tentar cobrir riscos  fundos =   c/ tinta   vai aparecer ;  depis de pronto ok  

se esta´tentando igualar  todo o conjunto;   tem que acertar  a cor antiga;  c/ oq vç vai fazer ( nova ) ;  e por ai vai=   polimentos ; e outras etapas  ok ;;;;

mas =  como  vç disse;  só p/ rabetinha   = tá otimo oq vai fazer  ok  joia:::

abraço:good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...