Ir para conteúdo

Solicitação de Ajuda para compra de conjunto.


Posts Recomendados

Senhores. Considerando a experiência e sensibilidade de vários companheiros da Turma do Biguá, solicito que me ajudem na escolha do equipamento que estou a adquirir. Sou de Mato Grosso e há mais de 40 anos sou fissurado em pescarias e acampamentos. Inclusive assim criei os meus filhos. Tive oportunidade de ter barcos e lanchas. Dos meus equipamentos e traias, me restam hoje, a coleção completa da Daiwa série ouro. Tenho desde o BG10 ao BG90. Todos originais Made in Japan, alem de carretilhas de porte. Mas o que interessa é o seguinte. Eu e minha esposa resolvemos voltar aos finais de semanas  fazermos o que sempre fizemos a vida toda quando das oportunidades. Pescar. Pretendo adquirir um equipamento que nos ofereça segurança e principalmente conforto. Nossas pescarias sempre consistiram no que o ambiente pode oferecer. Se ali sabemos que tem probabilidade de fisgarmos uma cachara, um jaú, tamos nesta, mas se sómente der bagres, tamos nesta tambem. E para horror de muitos, só não soltamos o que vamos consumir no período que estivermos por alí. Como agora sómente nós dois, pois os filhos estão em outras pradarias, e mais um cabra para ajudar, já vi uns pares de opções. Estou pensando na Apolo Fishing com um motor Yamaha 40. Considerando que iremos para estas aventuras, no máximo duas vezes por mes, que acham para baratear o custo, ao invés de um motor 40 hp 04 tempos, com power trim, colocar um motor 40 hp 02 tempos. Que problemas terei com isto. A economia será substancial. Por favor, dêem suas opiniões e se possivel outras sugestões. Pela ajuda, antecipo meu muito obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- vai andar onde?

2- onde vc vai, tem rampa? rampa boa?

3- que tipo de peixe costumam pegar?

4- quais necessidades vcs tem ? (conforto, pesca, espaco, passeio, capota, som, churrasqueira, etc)

5- vai ficar o conjunto onde? Casa, marina, etc?

6- Tem espaco de sobra pra barco + carreta + barco? qto de espaco?

7- vao pescar só os dois?

8- onde vcs pescam costumam ter ventanias? chuvas etc?

9- o que nao pode faltar no barco de voces?

10- qto tempo disponivel pra comprar (ao todo)?

11- qual carro vcs usarao para o transporte?

12- vcs podem carregar peso? Tem forca e corpo pra isso?

13- a pescaria pode gastar com combustivel , oleo etc ou qto amis barato melhor?

14- vcs tem prioridade por velocidade?

15- vcs tem usado algum barco ultimamente? como é esse barco e qual motor?

16- o motor vai ficar fixo no barco ou nao? (pra guardar o barco com motor fixo, considere de 1 a 1.5 a mais no conjunto total)

17- ficando fora do casco o motor, vcs tem alguem pra erguer mais de 75 kilos facilmente a um metro ou mais de altura?

18- quanto tempo costumam ou pretendem navegar?

20- responderam todas essas questoes sem nem pestanejar? 

21- ja pensou em alugar um barco e motor? sai muito mais barato se vc tiver que pegar estrada, pagar pedagio, ou uma marina

22- pq ter um barco seu? vc é metodico? 

23- esta ciente que terao gastos com manutencoes eventualmente?

24- vc ja levou a esposa e ela adorou de verdade a ponto de ir toda vez ou só gostou ou nem gostou ou nem levou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Benedito, com todo respeito, mas o seu perfil indica 65 anos, vc mesmo disse  que seus filhos foram pra outros lados.  Sinceramente eu particularmente não investiria num conjunto de barco motor, custo de aquisição,  manutenção, risco de roubo, perigo nas nossas péssimas estradas, fora o trabalho de carregar, de descarregar, panes, etc,  ainda mais fazendo isso vc e sua esposa sozinhos , mesmo um conjunto leve de 5m com 15hp dá trabalho.

 Hj tem várias pousadas de pesca que oferecem de tudo até as mais simples , aí mesmo no Rio Cuiabá tem umas ótimas pousadas com barcos tops e um conforto de 5 estrelas( lembre se que sua esposa vai junto) . Conheça outras regiões,  Pantanal,  Xingu, Amazonia Etc.  Vai se divertir muito mais, não vai  te acabar com a coluna nem te dar aborrecimento e se botar no lápis vai gastar menos. Eu mesmo hoje só uso meus motores e barcos aqui no Rio Pardo que são 10km da porta de casa, pescaria longe de uns tempos pra cá só levo minhas varas e minhas roupas e mais nada , hehehehehe

Agora caso o intuito é mais navegar , curtir e não pescar , se for pra ter um rancho pra ir todo fim de semana no mesmo lugar e usar seu barco, primeiro veja a necessidade local de deslocamento e estilo de pesca e principalmente o acesso do barco ao rio.  Não adianta ter um barco com console motor grande e não ter onde descer e do mesmo modo um 15hp pra andar 2h zunindo na sua orelha pra chegar no ponto de pesca.  Quanto ao motor 40, na minha opinão motor 40 é  pilotagem no manche, se pensa em barco com comando já parta pra no minimo um 50hp com power trim e tds acessórios e nessa potencia os 4T são bem melhores.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Benedito Costa a dica do nosso experiente @Guto Pinto foi espetacular. Ele foi exatamente no que podemos dizer X da questão. Aliou conforto e benefício na dica dele. Concordo plenamente com que o Guto disse, se vc investir o valor que vai gastar na aquisição deste conjunto e pensando no trabalho e na manutenção que ele vai dá, viajando por ai, conhecendo lugares fantástico que tem em nosso país para pesca vai ser muito mais saudável e com a esposa junto então torna tudo muito melhor.

Abraço e sucesso na sua escolha seja qual ela for.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, contra fatos e argumentos não existem defesas convincentes. Eu tinha certea que algo não estava certo em minhas aspirações pois não me convenciam plenamente. Sempre havia um apertozinho lá no fundo do coração. Precisa sim conversar com pessoas com sensatez aguçada. Os companheiros que aqui registraram suas opniões, para mim foi o bastante para me convencer. Está confirmado o porque da minha indecisão, uma vez que o mercado oferece dezenas de opções. Possivelmente já soubesse a causa da indecisão mas precisava de um lembrete conforme os acima registrado. Vou sim adquirir um conjunto para a partir de fevereiro com o término da piracema, estar lá dando vazão ao que quero. Só que com os " dois pés no chão" e com certeza absoluta que estarei feliz no que estiver fazendo. Vou comprar um barco Squalo e um motor 25hp, que por esta região há dezenas de pousadas que descem este conjunto para os pescadores e os tiram da água com a maior facilidade e por preços convidativos. E quando realmente quiser participar de uma pescaria mais "sofisticada" é só escolher o pacote e correr para o abraço. Realmente voces todos estão acobertados de razões. Não sou proprietário de rancho. Eu e a Gina somamos 125 anos de vida. Não temos mais aquelas condições fisicas de outrora e se for continuar enumerando todos "nãos" e "talvez" vamos passar a tarde. Muito obrigado de coração pelos registros e o mundo Brasileiro de pescadores e afins devem saber que a Turma do Biguá existe e vale quanto pesa. Muito Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí Benadito, esse ano tive oportunidade de conhecer o Rio Cuiabá aí em Leverger, gostei tanto que voltarei ano que vem. E pelo aspecto do Rio um barco de 5m com um 15hp dá e sobra pra  se for pescar 2 pessoas, além de ser leve e prático.  Sugestão pense num Tohatsu 18hp, motor que anda bem mais que um 15 normal , não gasta nada e pesa 10kg menos que um 25hp , manutenção fácil pois utiliza as mesmas peças da Mercury.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Benedito Costa disse:

Senhores. Considerando a experiência e sensibilidade de vários companheiros da Turma do Biguá, solicito que me ajudem na escolha do equipamento que estou a adquirir. Sou de Mato Grosso e há mais de 40 anos sou fissurado em pescarias e acampamentos. Inclusive assim criei os meus filhos. Tive oportunidade de ter barcos e lanchas. Dos meus equipamentos e traias, me restam hoje, a coleção completa da Daiwa série ouro. Tenho desde o BG10 ao BG90. Todos originais Made in Japan, alem de carretilhas de porte. Mas o que interessa é o seguinte. Eu e minha esposa resolvemos voltar aos finais de semanas  fazermos o que sempre fizemos a vida toda quando das oportunidades. Pescar. Pretendo adquirir um equipamento que nos ofereça segurança e principalmente conforto. Nossas pescarias sempre consistiram no que o ambiente pode oferecer. Se ali sabemos que tem probabilidade de fisgarmos uma cachara, um jaú, tamos nesta, mas se sómente der bagres, tamos nesta tambem. E para horror de muitos, só não soltamos o que vamos consumir no período que estivermos por alí. Como agora sómente nós dois, pois os filhos estão em outras pradarias, e mais um cabra para ajudar, já vi uns pares de opções. Estou pensando na Apolo Fishing com um motor Yamaha 40. Considerando que iremos para estas aventuras, no máximo duas vezes por mes, que acham para baratear o custo, ao invés de um motor 40 hp 04 tempos, com power trim, colocar um motor 40 hp 02 tempos. Que problemas terei com isto. A economia será substancial. Por favor, dêem suas opiniões e se possivel outras sugestões. Pela ajuda, antecipo meu muito obrigado.Comprei 

 

Cuiabano (permita-me chamá-lo assim),

Já fui dessas paragens, pesquei muito no Pantanal, hoje moro em Roraima, a 100 metros do Rio Branco. Tenho alguns barcos, principalmente lanchas, pois viajo bastante entre a cidade e a região do Rio Negro. Recentemente, comprei uma Marajó 17" usada (é a menorzinha das minhas), para ver se consigo reduzir os gastos com gasolina. Decidi por colocar nela um Mercury 40 EO 2 Tempos, que consome 14 litros por hora no top do RPM. Creio que em cruzeiro deve gastar entre 10 e 12 litros. Estou muito satisfeito. Onde comprei (Manaus) paguei 15 pila, veio com o kit de comando, instrumentos de painel e tanque de gasolina. Só não vieram cabos de comando, já que cada barco exige um certo comprimento. A velocidade top com a carga que você descreveu (3 pessoas mais tralhas), deve ficar na casa dos 40, 45 km por hora. Acho que atende muito bem o que você quer.

Desejo sorte, e se puder ajudar em mais alguma coisa, é só pedir.

Abraço do Gilbertinho, pescador da Amazônia  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde! Seu Benedito, sei como é querer ter nosso próprio barco bem cuidado e a nossa disposição sempre q der na telha, esse negocio de dor de cabeça com transporte roubo etc.., pod até ser levado em consideração no caso de algumas pessoas q usam esporadicamente, mas mesmo assim pra nos amantes da pesca é um sonho adquirir um conjunto top, bonitão q fica ali a sua disposição ! Eu acho q o senhor deve comprar sim, se nós não realizarmos nossos sonhos a vida não passa de uma rotina!!

Eu mesmo passei por isso a pouco tempo, pesco uma vez a cada 2 meses no paranazão e mesmo assim comprei meu conjunto, não tem nada melhor q vc engatar seu barco e ajeitar suas tralhas e partir pra uma semana de pesca kkk e melhor sem depender de ninguem !

SE for optar por lancha eu ia de 60 4 tempos pra cima com td q tem direito! mas se quiser uma coisa mas barata e ficar no manche vai de 40 yamaha 2 tempos mesmo! Eu comprei o barco da fluvimar, Boto piapara! Barco show, largo, confortavel, popa fechada, plataforma na proa com porta treco ou bateria! Resumindo adorei o barco ele é bem parecido com o marfim da leve forte, esse o bom dele q ele da pra fazer pesca apoiatada e dar uns pinchos tbm! Mas tem o modelo boto tucunare tbm q ja é todo plataformado!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Angelo Vieira disse:

Boa tarde! Seu Benedito, sei como é querer ter nosso próprio barco bem cuidado e a nossa disposição sempre q der na telha, esse negocio de dor de cabeça com transporte roubo etc.., pod até ser levado em consideração no caso de algumas pessoas q usam esporadicamente, mas mesmo assim pra nos amantes da pesca é um sonho adquirir um conjunto top, bonitão q fica ali a sua disposição ! Eu acho q o senhor deve comprar sim, se nós não realizarmos nossos sonhos a vida não passa de uma rotina!!

Eu mesmo passei por isso a pouco tempo, pesco uma vez a cada 2 meses no paranazão e mesmo assim comprei meu conjunto, não tem nada melhor q vc engatar seu barco e ajeitar suas tralhas e partir pra uma semana de pesca kkk e melhor sem depender de ninguem !

SE for optar por lancha eu ia de 60 4 tempos pra cima com td q tem direito! mas se quiser uma coisa mas barata e ficar no manche vai de 40 yamaha 2 tempos mesmo! Eu comprei o barco da fluvimar, Boto piapara! Barco show, largo, confortavel, popa fechada, plataforma na proa com porta treco ou bateria! Resumindo adorei o barco ele é bem parecido com o marfim da leve forte, esse o bom dele q ele da pra fazer pesca apoiatada e dar uns pinchos tbm! Mas tem o modelo boto tucunare tbm q ja é todo plataformado!

 

 

 

IMG_4445.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Benedito Costa disse:

Senhores, contra fatos e argumentos não existem defesas convincentes. Eu tinha certea que algo não estava certo em minhas aspirações pois não me convenciam plenamente. Sempre havia um apertozinho lá no fundo do coração. Precisa sim conversar com pessoas com sensatez aguçada. Os companheiros que aqui registraram suas opniões, para mim foi o bastante para me convencer. Está confirmado o porque da minha indecisão, uma vez que o mercado oferece dezenas de opções. Possivelmente já soubesse a causa da indecisão mas precisava de um lembrete conforme os acima registrado. Vou sim adquirir um conjunto para a partir de fevereiro com o término da piracema, estar lá dando vazão ao que quero. Só que com os " dois pés no chão" e com certeza absoluta que estarei feliz no que estiver fazendo. Vou comprar um barco Squalo e um motor 25hp, que por esta região há dezenas de pousadas que descem este conjunto para os pescadores e os tiram da água com a maior facilidade e por preços convidativos. E quando realmente quiser participar de uma pescaria mais "sofisticada" é só escolher o pacote e correr para o abraço. Realmente voces todos estão acobertados de razões. Não sou proprietário de rancho. Eu e a Gina somamos 125 anos de vida. Não temos mais aquelas condições fisicas de outrora e se for continuar enumerando todos "nãos" e "talvez" vamos passar a tarde. Muito obrigado de coração pelos registros e o mundo Brasileiro de pescadores e afins devem saber que a Turma do Biguá existe e vale quanto pesa. Muito Obrigado.

Se o senho já se decidiu eu vou dar uma atrapalhada na sua mente ak kkk! 

1 squalus eu na minha opnião, já tive um começou entrar água levei em 3 caras diferente ak na minha região e ninguém arrumou, ouvi dizer q eles começam entrar água pelo viveiro e é dificil pra arrumar!! Mas pod ser sorte nosso amigo Guto tem um não sei quantos anos e ta bom ainda! Bom eu não compraria outro, tanto q nem cogitei esse barco!

2 25hp e muito pouca a diferença de preço pro 40, e acho q o senhor não vai lombar o motor como disse tem varias pousadas q o fazem! depois pousadas normalmente contrata-se um piloteiro, 3 no barco+ tralha+ distancia longa, tempo ruim etc.. prefiro q sobre motor do q falte!!

Espero ter ajudado em vez de embananar mais sua cabeça kkk

Mas eu ia de 40tão sem duvidas! Mas se for optar pelo 25 mesmo eu tenho um 2008 super conservado ak, tirei zero e fiz todas revisões!! Se procurar nas minhas publicações vai ver as fotos e o video dele! Caso interessar so dar um alo! abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr. Benedito, bem vindo ao forum e traga sempre suas duvidas.

Voce já deve ter percebido que não existe unanimidade entre os pescadores, alguns amam umas coisas outros odeiam, e nem sempre o que é bom pra vc , é bom pra outro.

Quando eu coloquei aquele monte de perguntas, não foi pra brincar ou zuar. longe disso, mas sao perguntas que feitas isoladamente ou com respostas dúbias, irão modificar incrivelmente sua escolha, ainda que 90% dos barcos da regiao sejam os mesmos, pode ser que pro seu uso, nao vai servir.

Um exemplo disso , é que as perguntas 15 em diante, sao justamente para se adequar ao que o Guto pensa e colocou logo abaixo de mim.

Diante dessa epopéia, um squalus com motor 25, pode ser um tiro de bazuca bem no meio do alvo: vc acertou e ainda ta sobrando e muito pro teu uso.

mas tambem pode ser uma tremenda besteira.

Por exemplo o barco do angelo é maravilhoso, um belissimo conjunto de trazer inveja a 90% do fórum. Inclusive a mim ! 

Só que pro meu uso, ou seja, esporádico, ando pouco até os pontos de pesca, meu carro é 4x2, meu pai não carrega nada mais pesado que uma varinha e um molinete e ainda fica reclamando que eu to gordo e sedentario, nem sempre eu tenho rampa asfaltada disponivel, etc. Infelizmente, um barco desse tipo pra mim é inviável. Eu preciso de algo mais leve, mais prático.

Meu maior sonho é um motor yamaha 25. Sinceramente, o 40 pra mim é besteira. Tipo carro esportivo, todo mundo quer, mas o dono ta louco pra vender ehhehe

Mas eqto eu nao tiver alguem pra me ajudar a por e tirar o motor do barco, nao compro um 25. 

Tenho 34 anos e esse ano fui 2x na oficina tentar levantar um 25 pra ver se eu comprava um: peidei as duas vezes, quase meu coracao explode, a vista ficou turva e a coluna ficou horas repuxando.  Ou seja, pode ser meu sonho, seria o ideal pro meu barco, nao custa caro, nao bebe muito, me deixa feliz da vida, só que nao serve pra mim.

Ter um motor 40hp entao é completamente fora de cogitacao, onde guardo meu barco nao posso deixa-lo fixo com motor, bascular 80kilos é impensável para um cara que peidou pra levantar 56 kilos. Simples assim.

Entao responder aquele monte de perguntas, irá nos permitir te ajudar da melhor forma possivel.

Agora se vc vai deixar o motor fixo no barco, tem rampa facil, pesca longe, etc, etc, talvez um 40 seja uma excelente opcao ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Astra- Taranis, abaixo as respostas com toda a sinceridade às suas perguntas. Agradeço imensamente na sua ajuda e opinião. Muito Obrigado.

1- vai andar onde?

Com certeza 90% no Rio Cuiaba. Em férias ou feriados prolongados , serão situações do momento. Possivelmente Rio Paraguai em Cáceres e barragem do Rio Manso.

2- onde vc vai, tem rampa? rampa boa?

Em nossa região temos várias opções de descidas ao Rio. Rampas que descem e puxam as embarcações com cabos de aço.

3- que tipo de peixe costumam pegar?

Nossa região é rica em peixes de escamas de pequeno e médio porte, como também os de couro. Mas as maiorias de nossas pescarias se resumem nos pacus, peraputangas, bagres, barbados e outros. Claro que no Rio Paraguai e outras regiões do Pantanal o alvo são os Pintados e Cacharas. Dourados também são abundantes, porem pela proibição da sua pesca, quando fisgados são soltos.

4 -quais necessidades vcs tem ? (conforto, pesca, espaco, passeio, capota, som, churrasqueira, etc)

Astra – Taranis, teve sim um período em minha vida que pescarias para mim era sinônimo de pic nic. Se pudesse levava até chuveiro elétrico. Era a época que todos os finais de semanas acampava com a Gina e nossos três filhos. Hoje a pretensão maior é aquela pescaria básica . Adoro fazer aquele peixinho na beira do rio e no entardecer voltarmos para subir a embarcação. Se tiver tudo legal, podemos até pensar em dormir na pousada e no outro dia após o almoço voltarmos pra casa. Pensei em conforto mínimo, por causa da Gina, daí a menção em adquirir um barco com console e etc, etc.

5 -vai ficar o conjunto onde? Casa, marina, etc

Com certeza em casa. Preço médio mensal de Marinas por aqui é quase um salário mínimo ao mês. Se for perguntar mais na frente, já vou responder. Minha garagem tem 5,00 por 4,50 metros. O carro Gol, hoje estaciona com tranquilidade, mas dependendo da embarcação um dos dois vai ter que dormir por aí. Kkkk

6 - Tem espaco de sobra pra barco + carreta + barco? qto de espaco?

Respondido acima

7 - vao pescar só os dois?

99 % sim. Possivelmente um sobrinho que também gosta muito de pescar, pensando já em ajudar no considerado pesado.

8 - onde vcs pescam costumam ter ventanias? chuvas etc?

Astra – Taranis, que me lembre, sómente uma vez na vida que peguei uma tempestade no meio do Rio. Há muitos anos no Rio Paraguai, no Forte Coimbra, abaixo de Corumbá em MS. No nosso Cuiabá é tranquilo. Vejo falar muito em problemas neste sentido na Barragem do Rio Manso, aqui na região e muito bom para pescarias.

9 - o que nao pode faltar no barco de voces?

Alem da traia (varas, molinetes, caixas de anzóis), iscas, água, algumas panelas e temperos para o tradiconal caldo, o principal. Isopor com gelo, cervejas, água e refrigerantes. Por causa do motor elétrico, também a bateria.

10-qto tempo disponivel pra comprar (ao todo)?

A Piracema em nossa região se encerra em 28 de fevereiro próximo, se não tiver prorrogação. No máximo 31 de março 2017. Até lá se Deus quiser quero estar com o meu equipamento.

11-qual carro vcs usarao para o transporte?

Será o meu Gol ou a Ecosport do meu sobrinho.

12-vcs podem carregar peso? Tem forca e corpo pra isso?

Não. Com certeza que não estamos mais com esta vitalidade. Juntos somamos 125 anos.

13 a pescaria pode gastar com combustivel , oleo etc ou qto amis barato melhor?

Não sou milionário, porem sei que a vida útil destes equipamentos consistem em excelentes aditivos. Boa gasolina. Manutenções periódicas em casas especializadas e etc. Alem de que cada locomoção desta terei despesas, alem do barco e motor, com combustível para o veiculo, rampas, gelos, bebidas, iscas, etc.

14-vcs tem prioridade por velocidade?

Absolutamente não. Claro que não quero navegar como uma tartaruga porem com segurança e velocidade condizente.

15-vcs tem usado algum barco ultimamente? como é esse barco e qual motor?

Excelente pergunta. Não. Fazem mais de 08 anos que não navegamos. A ultima vez quando ainda era prorprietário de uma 19 com motor 115 02 tempos. O máximo que fizemos foi retornar aos locais que outrora frequentávamos a título de passeio.

16-o motor vai ficar fixo no barco ou nao? (pra guardar o barco com motor fixo, considere de 1 a 1.5 a mais no conjunto total)

Claro que vai depender do equipamento a ser adquirido. Se for com motor de 25HP e abaixo, não ficará fixo e de 40hp e  acima, sim, ficará fixo.

17-ficando fora do casco o motor, vcs tem alguem pra erguer mais de 75 kilos facilmente a um metro ou mais de altura?

Não. Terei que apelar para spbrinhos, vizinhos, etc

18- quanto tempo costumam ou pretendem navegar?

A pretensão inicial é no máximo duas vezes ao mês.

19-responderam todas essas questoes sem nem pestanejar?

Não. Tive em algumas delas perguntar a mim e à Gina o que fazíamos e o que queremos.

20-ja pensou em alugar um barco e motor? sai muito mais barato se vc tiver que pegar estrada, pagar pedagio, ou uma marina

Lendo o que GUTO PINTO registrou, me rendi sim a esta realidade entre aspas. Principalmente quendo vi a foto do barco que ANGELO VIEIRA, postou. Não sei se entendeu. Sinto falta sim de algo zunindo nos ouvidos voltando para a pousada. Poderia procurar por aí uma 17 ou 19 em bom estado, porem vem todos estes fatores que estamos discutindo. 30 a 40 litros de combustível por hora. Aluguel da Marina, um salário mínimo por mês. Já não teria um veículo confiável para puxá La. E mil outros fatores que me fizeram colocar os pés no chão. Mas que este barco do Angelo Vieira, tira do sério qualquer um.Tira sim. Eu acho que algo assim com uma poltrona confortável pra Gina e mais uns arranjos, creio que substituiria uma Apolo Fishing que estava quedado inicialmente.

21 pq ter um barco seu? vc é metodico?-

Creio que sou sim, metódico. Já vi pessoas chegarem em Marinas e não terem nenhuma embarcação à ser alugada, mesmo ele tendo o motor e vice verso. Naturalmente que você pode falar, ligue e reserve antes. Sei lá de repente ficarei mais satisfeito em chegar lá e ter apenas como preocupação fiscalizar a descida e subida do meu equipamento. Não ter que dar satisfação aonde vou e se vou ter que obedecer horário para voltar. Mais ou menos isto.

22-esta ciente que terao gastos com manutencoes eventualmente?-

Sim. Conforme já respondi anteriormente sou sabedor que todos equipamentos exigem manutenções periódicas.

23- vc ja levou a esposa e ela adorou de verdade a ponto de ir toda vez ou só gostou ou nem gostou ou nem levou?

Esta pergunta foi literalmente respondia pela Gina. ”Meu maior problema é o Sr. Benedito, não ter paradeiro. Todos os lugares não tem peixe. O peixe sempre está do lado de lá nunca de cá. Pescaria não é tour é insistência.”

Kkkkk Entendeu. Prometi que vou ficar doravante quieto, sem esta mais de toda hora vai prá lá e volta pra cá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Benedito Costa disse:

Caro Astra- Taranis, abaixo as respostas com toda a sinceridade às suas perguntas. Agradeço imensamente na sua ajuda e opinião. Muito Obrigado.

1- vai andar onde?

 

Com certeza 90% no Rio Cuiaba. Em férias ou feriados prolongados , serão situações do momento. Possivelmente Rio Paraguai em Cáceres e barragem do Rio Manso.

Ok, faz muitos anos que não vou no Cuiabá e não conheco o Manso, mas pelo que ano lendo a respeito, são bons rios, de boa profundidade e ótimos peixes, por eqto, tanto barcos bico fino quanto semi chatas são apropriadas e bastante fácil de encontrar boas opções ai onde mora.

2- onde vc vai, tem rampa? rampa boa?

 

Em nossa região temos várias opções de descidas ao Rio. Rampas que descem e puxam as embarcações com cabos de aço.

Ter rampas boas, e esses elevadores são fundamentais, isso te abre possibilidade de ter um motor maior e tb barcos maiores no caso das rampas, mas em caso de elevadores, muitas vezes eles tem limitacoes de largura e peso, logo, antes de sair procurando X ou Y, é interessante dar uma ligadinha nas pousadas que tem em mente e saber como é o procedimento. Nao raro, algumas descem apenas o barco e o motor tem que ser colocado la no rio, o que praticamente inviabiliza qualquer motor acima de 25 hp.

Aqui por si só já temos uma enorme facilidade ou uma enorme encrenca pra resolver. Se informar com propriedade é interessante.

3- que tipo de peixe costumam pegar?

 

Nossa região é rica em peixes de escamas de pequeno e médio porte, como também os de couro. Mas as maiorias de nossas pescarias se resumem nos pacus, peraputangas, bagres, barbados e outros. Claro que no Rio Paraguai e outras regiões do Pantanal o alvo são os Pintados e Cacharas. Dourados também são abundantes, porem pela proibição da sua pesca, quando fisgados são soltos.

Imagino que o tipo de pesca mais interessante na regiao sejam as de espera (rodada, espera, linguica, pingadinha, rodadinha etc), nesse ponto, um barco bico fino porem largo é uma excelente pedida, pirmiero pq vcs não sao garotos, e a estabilidade de um barco largo ajuda bastante , segundo pq pescas de espera normalmente precisa apoitar o que para alguns tipos de semi chatas (nem todas) é um perigo, terceiro pq o bico fino parado apoitado, faz menos barulho. 

Um barco com 1.10 de fundo e 6 metros ATE AGORA é o que mais me chama a atençao para voces, veremos até o final ok?

4 -quais necessidades vcs tem ? (conforto, pesca, espaco, passeio, capota, som, churrasqueira, etc)

 

Astra – Taranis, teve sim um período em minha vida que pescarias para mim era sinônimo de pic nic. Se pudesse levava até chuveiro elétrico. Era a época que todos os finais de semanas acampava com a Gina e nossos três filhos. Hoje a pretensão maior é aquela pescaria básica . Adoro fazer aquele peixinho na beira do rio e no entardecer voltarmos para subir a embarcação. Se tiver tudo legal, podemos até pensar em dormir na pousada e no outro dia após o almoço voltarmos pra casa. Pensei em conforto mínimo, por causa da Gina, daí a menção em adquirir um barco com console e etc, etc.

traduzindo: vcs precisam de um barco prático! preferencialmente leve, mas sem abrir mao do conforto, log um barco mais largo é o ideal, mas sem grandes firulas, cheio de detalhes, peso etc. A idéia daquele barco de 6 metros fica mais evidente ainda...

5 -vai ficar o conjunto onde? Casa, marina, etc

 

Com certeza em casa. Preço médio mensal de Marinas por aqui é quase um salário mínimo ao mês. Se for perguntar mais na frente, já vou responder. Minha garagem tem 5,00 por 4,50 metros. O carro Gol, hoje estaciona com tranquilidade, mas dependendo da embarcação um dos dois vai ter que dormir por aí. Kkkk

Agora complicou, pq só a carreta vc precisa obrigatoriamente acrescentar de 1 a 1.5 de espaco a mais que o barco, mesmo que vc deixe o barco empinado, apoiado num telhado etc, ele vai ocupar um espaço gigantesco. Um espaço que atrapalha MUITO e é quase morto. Se o seu carro é um gol, esqueça um barco pesadao, console, cheio de tranqueira, plataformas gigantes,e tc. Nao que o carro nao puxe,mas vc vai sofrer, vai ser dificil tirar da agua, vai logo logo virar um estorvo, alem do que, nao é só o barco, a carreta para motor 40hp pra cima tem que ser reforcada, mais parruda o que vai agregando peso aqui e acolá, tornando um pesadelo. Se tivesse uma picape, a conversa era outra, então vamos ao que temos né!

6 - Tem espaco de sobra pra barco + carreta + barco? qto de espaco?

 

Respondido acima

traduzindo: ferrou ! A falta de espaço é um enorme impecilho, hoje meu barco está na garagem do vizinho do predio, embora eu tenho uma garagem sobrando, ficaria com a ponta da carreta pra fora do limite, imagina a encrenca que é? Meus pais fizeram uma reforma na casa deles pra guardar o barco.... Pensa no transtornO! Pagar pra ficar, mesmo que fosse num estacionamento na cidade, custaria pelo menos R$120 por mes, o que ao final do ano ou dois anos, custaria muito caro perto do preco de um barco, pra pescar pouquissimas vezes ao ano literalmente nao comepnsa.

7 - vao pescar só os dois?

 

99 % sim. Possivelmente um sobrinho que também gosta muito de pescar, pensando já em ajudar no considerado pesado.

Sr benedito, sendo bastante prático, embora meu barco tenha 5 metros, hoje eu nao recomendo pra ninguem um barco abaixo de 6 metros. Mas quando nao tem outra opcao por causa do espaco, o de 5 resolve muito bem pra pescar 2 pessoas. PAra 3 pessoas, mesmo em pesca de espera, o recomendado sao 6 metros mesmo. O 5 ainda vai na pesca de espera mas o desempenho do motor cai muito, gasta muito, balanca muito, enfim, é uma gambiarra hehehe

8 - onde vcs pescam costumam ter ventanias? chuvas etc?

 

Astra – Taranis, que me lembre, sómente uma vez na vida que peguei uma tempestade no meio do Rio. Há muitos anos no Rio Paraguai, no Forte Coimbra, abaixo de Corumbá em MS. No nosso Cuiabá é tranquilo. Vejo falar muito em problemas neste sentido na Barragem do Rio Manso, aqui na região e muito bom para pescarias.

Veja só ! Se nao tem ventanias, isso nao é um problema, o rio nao forma marolas em lugar nenhum, uma semi chata começa a brilhar com muita força pra vcs, perde um pouco em silencio mas ganha-se conforto, espaço, etc. Pensaremos nisso mais adiante.

9 - o que nao pode faltar no barco de voces?

 

Alem da traia (varas, molinetes, caixas de anzóis), iscas, água, algumas panelas e temperos para o tradiconal caldo, o principal. Isopor com gelo, cervejas, água e refrigerantes. Por causa do motor elétrico, também a bateria.

Veja como detalhes pequenos fazem muita diferenca... Qdo falamos numa tralha leve, duas pessoas, talvez um dia ou outro sozinho, um barco de 1.40 de boca ja resolve muito bem, quando falamos em panelas, isopores com gelo grandes, aguas, refrigerantes, eletricos, baterias, eventualmente um terceiro com sua tralha etc, o peso aumenta consideravelmente. e tb a necessidade de espaço. QUando fui comprar meu barco, minha necessidade básica e latente era um barco mais espaçoso, nao sou magrelo, nem eu nem meu pai, somos altos, ele tem problema de coluna e eu de paciencia... Locomover-se num barco estreito, com essas dificuldade se torna um suplicio, um simples pegar agua num cantil, tem que ser pensado e repensado 10x, do contrario, vc pode cair na agua ou jogar o outro na agua, Sem contar que tem q ficar apoiando na cabeca do pai pra passa pra la e pra ca, pernas encolhidas o dia todo , enfim, um barco pequeno, estreito tem suas vantagens mas tb desvantagens, assim para mim e para meu pai, era necessario um barco estavel , espacoso e confortavel. Do contrario, ele nao iria mais pescar. Entendo que na sua idade e da vossa esposa, isso seja tambem importante, logo, reforça mais ainda a necessidade de um barco mais estavel e espacoso.

10-qto tempo disponivel pra comprar (ao todo)?

 

A Piracema em nossa região se encerra em 28 de fevereiro próximo, se não tiver prorrogação. No máximo 31 de março 2017. Até lá se Deus quiser quero estar com o meu equipamento.

Desculpe, eu devo ter digitado errado e nao percebi, minha pergunta nao era quanto ao TEMPO e sim ao dinheiro disponivel: quanto tem di$ponivel para comprar (ao todo, com carreta, engate, barco, motor, documentacao etc)?

11-qual carro vcs usarao para o transporte?

 

Será o meu Gol ou a Ecosport do meu sobrinho.

gol ou ecosport na beira do rio e puxando na estrada, dá quase no mesmo. Um pouco melhor a eco por causa dos pneus e relacao, mas é bem pouco mesmo. Ja comentamos sobre isso la em cima.

12-vcs podem carregar peso? Tem forca e corpo pra isso?

 

Não. Com certeza que não estamos mais com esta vitalidade. Juntos somamos 125 anos.

Entao vamos combinar, vamos ser praticos , leves e felizes, deixa os barcos grandes, motores pesados para os outros.

13 a pescaria pode gastar com combustivel , oleo etc ou qto amis barato melhor?

 

Não sou milionário, porem sei que a vida útil destes equipamentos consistem em excelentes aditivos. Boa gasolina. Manutenções periódicas em casas especializadas e etc. Alem de que cada locomoção desta terei despesas, alem do barco e motor, com combustível para o veiculo, rampas, gelos, bebidas, iscas, etc.

Talvez eu novamente nao tenha sido claro, quando me referi a ser o mais barato melhor, dizia na questao do conjunto final. Veja um barco e motor 15, com 10 litros vc pesca 2 dias, gasta quase nada de oleo e gasolina, o carro gasta pouco, etc. Com um 25, vai ter que por mais gasolina, pesa mais, o carro consome mais, um 40 piora bem a coisa... A questao nao é quanto tem pra comprar e sim se 100 ou 200 reais a mais no fim da pescaria nao farao a menor falta ou talvez da metade do mes em diante ira te proibir de ir pescar rapidinho num sabado de manha e voltar a tarde .

14-vcs tem prioridade por velocidade?

 

Absolutamente não. Claro que não quero navegar como uma tartaruga porem com segurança e velocidade condizente.

ótimo

15-vcs tem usado algum barco ultimamente? como é esse barco e qual motor?

 

Excelente pergunta. Não. Fazem mais de 08 anos que não navegamos. A ultima vez quando ainda era prorprietário de uma 19 com motor 115 02 tempos. O máximo que fizemos foi retornar aos locais que outrora frequentávamos a título de passeio.

mesmo que pegue um barco de 60hp, a diferenca sera absurda frente ao 115hp, mas isso o sr. deve estar considerando. Seria muito interessante poder fazer 2 ou 3 pescaria com barcos diferentes, bico fino, semi chata, motor 15 e 25 hp, mesmo alugados, sentir diferencas de balanceio, estbailidade, peso e principalmente conforto quando entrar num barco mais largo. isso vai diminuir suas pesquisas em 80% de opcoes.

16-o motor vai ficar fixo no barco ou nao? (pra guardar o barco com motor fixo, considere de 1 a 1.5 a mais no conjunto total)

 

Claro que vai depender do equipamento a ser adquirido. Se for com motor de 25HP e abaixo, não ficará fixo e de 40hp e  acima, sim, ficará fixo.

Sendo bastante realista, 18 hp hoje eh o maximo que tende a ficar fixo no barco, 25 pra cima, maioria ja deixa fixo, um motor 25 hoje pesa no minimo 52 kilos, é pesado pacas! Mas nao é impossivel de retirar, muitos retiram, mas pra isso precisam de 2 ou mais pesssoas ajudando. ë um estorvo sendo bastante sincero. 40 hp, ja descartei visto que ate agora nao tem pq pensar nele ok?

17-ficando fora do casco o motor, vcs tem alguem pra erguer mais de 75 kilos facilmente a um metro ou mais de altura?

 

Não. Terei que apelar para spbrinhos, vizinhos, etc

entao vamos esquecer o 40 definitivamente e comecar a pensar que ate um 25 seja um estorvo! vc acha os sobrinhos, primos, vizinhos, uma ou duas vezes, depois ate pra pedir ajuda deles cansa...

18- quanto tempo costumam ou pretendem navegar?

 

A pretensão inicial é no máximo duas vezes ao mês.

Novamente nao fui claro na minha pergunta, desculpe. Via de regra, os motores tem seu uso adequado por duas variaveis: peso a ser transportado e tempo a ser utilizado.

Quando falamos em peso, quanto mais peso no barco, mais hp precisa, isso é meio obvio.

Mas quando falamos em tempo de navegacao, nada impede de vc ter um motor 5 hp e navegar 5 horas, só vai precisar de muita paciencia. Porem temos aqui uma regrinha empírica que leva em consideracao tempo gasto versus consumo versus tempo pescando. Traduzindo, um motor 15 hp pode ser muito economico, mas se ele gasta o dobro de tempo pra chegar num ponto, vai gastar o mesmod e combustivel que um outro maior e vc tera metade do tempo pra pescar. Logo nao compensa o 15 .

Dessa forma, gosto de ver da seguinte forma:

em aceleracao maxima, navegar ate uns 45 minutos: 15 hp

de 45 a 1 hora, 1 hora e pouquinho: 25 hp

Passou de 1 hora: 40 hp.

Isso se da pela economia , barulho, conforto , tempo de navegacao etc. nao eh uma regra. Para quem vai pescar 2 ou 4 x no ano, pouco importa o tempo de navegacao, faz como eu : acorda mais cedo. PAra quem vai todo mes ou a cada 40 dias ou toda semana, tempo de navegacao com o motor na orelha zunindo, faz muita diferença.

19-responderam todas essas questoes sem nem pestanejar?

 

Não. Tive em algumas delas perguntar a mim e à Gina o que fazíamos e o que queremos.

Se tiveram que pensar, chamar os universitarios, entao esta na hora de pescar mais antes de sair comprando algo, ate pq, um conjunto, por menor que seja, vai beirar ou passar os 20 mil reais. É muito dinheiro pra se deparar em 3 ou 4 saídas que fez besteira. E pra vender perde muito.

20-ja pensou em alugar um barco e motor? sai muito mais barato se vc tiver que pegar estrada, pagar pedagio, ou uma marina

 

Lendo o que GUTO PINTO registrou, me rendi sim a esta realidade entre aspas. Principalmente quendo vi a foto do barco que ANGELO VIEIRA, postou. Não sei se entendeu. Sinto falta sim de algo zunindo nos ouvidos voltando para a pousada. Poderia procurar por aí uma 17 ou 19 em bom estado, porem vem todos estes fatores que estamos discutindo. 30 a 40 litros de combustível por hora. Aluguel da Marina, um salário mínimo por mês. Já não teria um veículo confiável para puxá La. E mil outros fatores que me fizeram colocar os pés no chão. Mas que este barco do Angelo Vieira, tira do sério qualquer um.Tira sim. Eu acho que algo assim com uma poltrona confortável pra Gina e mais uns arranjos, creio que substituiria uma Apolo Fishing que estava quedado inicialmente.

Esse é um ponto importantíssimo, o guto ja meio que disse uma enorme verdade. Talvez um grande soco no peito de quem quer comprar um barco. Vale muito a pena repensar nisso. Sendo novamente sincero e prático, ter um barco hoje é uma questao de :

a) morar ao lado ou muito próximo do rio (no maaaaaximo 50km, talvez 30!)

b) ter um rancho pra facilitar

c) gostar muito de pescar, passear etc num rio, a ponto de dar na telha no meio da semana depois do almoco, engatar no carro e ir pro rio rapidinho com a esposa e voltar a tarde. Se isso é algo dificil por N razoes de acontecer, começa a complicar.

d) vc gostar do que é seu, explico isso logo abaixo na pergunta 21

21 pq ter um barco seu? vc é metodico?-

 

Creio que sou sim, metódico. Já vi pessoas chegarem em Marinas e não terem nenhuma embarcação à ser alugada, mesmo ele tendo o motor e vice verso. Naturalmente que você pode falar, ligue e reserve antes. Sei lá de repente ficarei mais satisfeito em chegar lá e ter apenas como preocupação fiscalizar a descida e subida do meu equipamento. Não ter que dar satisfação aonde vou e se vou ter que obedecer horário para voltar. Mais ou menos isto.

Esse é um ponto importante que apenas sua consciencia vai poder ter resposta e nao uma justificativa. Para algumas pessoas, eu me incluo nessas, ter o proprio barco, do seu proprio jeito, liberdade, gosto, tesao, desejo, bem, etc, tem muita importancia.

PEssoas metodicas, tendem a ser visuais e serem chatos com limpeza, organizacao, etc. Logo, ter seu próprio barco tem um peso grande, pode ser a diferenca entre sair ou nao pra passear ou pescar. 

Outras pessoas, como o Guto por exemplo, estão se importando apenas com o peixe, curtir, etc. Se o barco ta sujo, fedendo, riscado, se o guarda sol ta do lado direito ou esquerdo, ele nao está nem aí. Então , alugar um barco e economizar 50 reais é algo tao logico e racional que nao deveria nem ser debatido. 

Já para o metódico, algumas variaveis valem mais que alguns reais. Isso só você e a esposa junto poderão responder.

Por exemplo, eu comprei o barco e iria ficar num rancho, nao ficou, agora pra ir pra absolutamente qualquer rio ou represa por mais perto que seja de casa, eu vou gastar mais que alugar um barco por 2 dias. Só em pedágios e combustivel. Mas eu gosto, tenho prazer em ter o barco, limpar, arrumar, sonhar com ele, imaginar q eu estou la navegando, meu pai, etc. Sei que o conforto do meu pai sentar no barco dele durante o dia inteiro é impagável. Se ele sentar num alugado, vai passar o dia reparando nos riscos, sujeira, na hora de voltar, se pode ir pra la e pra ca , se ocorrer algum acidente etc....

Enfim, vc pode ate responder essa questao mas talvez nao vai conseguir justificar. PEnse nisso.

22-esta ciente que terao gastos com manutencoes eventualmente?-

 

Sim. Conforme já respondi anteriormente sou sabedor que todos equipamentos exigem manutenções periódicas.

 

23- vc ja levou a esposa e ela adorou de verdade a ponto de ir toda vez ou só gostou ou nem gostou ou nem levou?

 

Esta pergunta foi literalmente respondia pela Gina. ”Meu maior problema é o Sr. Benedito, não ter paradeiro. Todos os lugares não tem peixe. O peixe sempre está do lado de lá nunca de cá. Pescaria não é tour é insistência.”

É acho que ela já caiu na realidade ... E esse é o tesao da pescaria, ficar 5 horas sem pegar nada e insistir e tb em 10 minutos levantar ancora e ir pra outro lugar... Se ela esta ciente, manda ver!

Kkkkk Entendeu. Prometi que vou ficar doravante quieto, sem esta mais de toda hora vai prá lá e volta pra cá.

Sr. Benedito, acredito que agora o Sr. tenha um pouco mais parametro pra comecar a fazer suas pesquisas, já percebemos que um barcão, motorzão, tudo ão, será um enorme problemão com um dinheirão jogados no ralão... Também vimos que talvez seja mais interessante fazer algumas pescarias alugando tudo para sentir as diferencas antes de sair inventando receita de bolo que nem sempre sao as ideias para sua realidade. Tem também a questao do espaço que o Sr. precisa inventar uma mágica para resolver onde vai por o barco com carreta e motor (lembrando q se o motor for ficar fixo, seja o motor que for, considere mais 1.5 de espaco atras da carreta, entao um barco de 5 metros, rapidinho te exige de 7 a 7.5 metros de espaco horizontal). 

Agora é começar a peneirar o que você tem disponivel $$, o que espera, quais opcionais terá que acrescentar (por exemplo, no meu caso, cadeiras almofadas e giratorias eram tao importantes que foi a primeira coisa que eu pedi pra vir com o barco), 

Feito todas as ponderacoes, pesqusias, ai iremos falar sobre motores, etc, se ele vai casar com o barco desejado, se tera que abrir mao de alguma coisa ou nao e por aí vai. 

um grande abraco e nao desanime! melhor pesquisar com calma e corretamente do que sair que nem louco comprando coisas por ai e no fim nao servir.

Sr. Benedito, primeiro, parabens! Senti muita sinceridade em suas respostas, normalmente, ninguem é tao sincero assim, especialmente, qdo nos deparamos com uma realidade que nao podemos cumprir.

Lendo suas respostas, talvez eu nao fui exatamente claro em duas ou tres perguntas, por isso irei refaze-las ok? Sua resposta foi eximia, o interrogador aqui que foi relapso, perdoe-me.

Vou colocar minhas considerações PESSOAIS a respeito em outra cor em cada resposta e acho que o Sr. irá conseguir subtrair meu modo de pensar a respeito e o que é o melhor pra voces dois e assim direcionar melhor ao final desses vários dias de gente opinando e ajudando. 

Longe de mim querer ser um finalizador ou imprimir uma idéia final, só vou tentar ser mais racional com base no que eu tenho, vivi e vejo por ai . 

Abracao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando fui ao Rio Cuiabá a pousada usava Lanchas 6m com motores 60 a 90 h 4T, mas isso pra dar conforto e  lógico cobrar  mais dos clientes, não vi necessidade nenhuma em termos de navegação pra usar aquelas lanchas, visto que o rio tem no máximo 100m de largura, é raso , tem pedras e os pontos de pesca são próximos .    Percebi que a maioria dos barcos usados pelo pessoal dos ranchos eram semichatas de 5 a 6m com motores 15hp, não vi nenhum 25 ou 40.

Quanto ao barco, vi mutos da marca Karranca feito na região, pode ser uma boa opção pois dá pra ver o barco ao vivo e dependendo da fábrica personalizar do jeito que queira, visto que isso é difícil de se fazer em barcos de grandes marcas como Levefort, Metalglass, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí ó ! olha a resposta do gutao, eu com a idéia de que o cuiaba era um rio maior e mais profundo, só com a resposta dele, já dá pra ter uma ideia muito forte do que irá encontrar. rios estreitos, com pedras etc, praticamente inviabilizam motores 25hp pra cima, pois sao pesados pra bascular, perde praticidade, compensa muito mais um motor 15 e 18hp, especialmente se os pontos de pesca forem proximos.

se a maioria dos usuarios optam por barcos semi chatas, é pq pra pesca da regiao é um barco que se adapta muito bem, possivelmente o rio nao corre muito rapido, apoitar nao sera um problema, com 100metros de largura, certamente o pessoal corrica muito ou amarra os barcos em boias ou arvores, ai uma semi chata brilha com força.

Essas informacoes sao improtantes, pois dao um norte muito interessante pra comecar a pesquisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rio Cuiabá é de boa não precisa barcão e motorzão, não tem marola, ao não ser se a questão gosto ou conforto de ter um barco grande, pois necessidade devido a segurança  nao há. 

Largura do Rio, e percebe-se que o barranco é bem ingreme o que acho que justifica porque os rancheiros usam 15 e não 25 ou 40  :

13413740_1012252562215875_40283881252832

 

Pousada usava essas lanchas, mas um conjunto desse  hoje custa fácil uns R$50mil fora a carreta, um barco de 5m a 6m com motor 15 a 25hp vai gastar  entre R$15 a 20 mil com carreta e tudo.  Eu iria de Barco de 5.5 m , do estilo semichata pois são mais estáveis que o bico fino , 5.5 m pois é melhor que o 5m caso pesque em 3 e não é ruim de manobrar e é um pouco mais leve que um de 6m , motor aí vai da vontade 15, 18 ou 25, lembrando que os 25 hj tem 30hp tanto o Mercury Seapro quanto o Yamaha, o contra dos 25 é o peso e apartida mais pesada, se afogar judia um pouco do peão, já um conjunto com 40hp como pessoal disse tem que ficar fixo no barco, necessita de um barco mas reforçado e como o Sr tem 65 anos uma partida eletrica seria o ideal, na região  pelo que me falaram tem duas marinas que descem barcos. 

13407111_1012247395549725_56273453873530

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra-Taranis, não sei ainda sua profissão, mas se não for psicólogo faça o curso, monte um escritório voltado a testes vocacionais e ficará milionário. Acabei de fechar um consórcio do motor Yamaha 25 e quando decidir qual o barco darei um lance "irrecusavel" para receber o motor. Agora que está definido vou começar as pesquisas o que adquirir de 06 metros. Muito obrigado a voce e s todos que registraram suas brilhantes e decisivas sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkk

Sr benedito, boa tarde. eu sou consultor empresarial. obrigado pelas palavras ehehhe qm sabe um dia eu fico milionario, pq no momento so to com um sabugo de milhao nas costas ehehehhe

Yamaha 25 ;e meu maior sonho, um senhor motor, de verdade, mas é pesado! Eu pensaria num yamaha 15 pelo peso ou num meio termo que é o tohatsu 18, um excelente motor que pesa 40 e poucos quilos, ou seja, fica entre o 15 e o 25 mas anda muiot proximo de um 25 e bebe menos que um 15. 

grande abraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A perturbação ainda está longe de terminar.kkk Por favor Astrs Taranis, Gito Pinto, Angelo Vieira e demais companheiros, me perdoem inclusive por não nominar a todos. O motor ja está decidido e encomendado via consorcio com entrega imediata por lance. Agora vem o barco. Conforme tudo explanado, quero um barco de 5,5 metros a 6,00. Algo parecido com a foto fo barco do Angelo, porem aparenta ser curto. Quero solicitar modificação no banco após o do piloto para que se acople uma poltrona mais confortavel. Tenho motor elétrico e tambem solicitarei espaço fechado na proa para a bateria. O restante creio ser perfumaria desnecessaria e cara. Oque os Senhores acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

benedito, se o 25 eh o escolhido, escolheu um baita motor, sem duvida, so reafirmo, eh pesado! mas isso o sr. q deve ter ideia.

Quanto ao barco, haverão muiiiitasss opcoes, muiiiitas mesmo.

Eu começaria a escolha por uma semi chata, que já é bem usada por aí. COmo o sr vai levar esposa, conforto é uma obrigacao, eu pensaria com carinho em uma flasbass ou gran flashbass da calaca www.calaca.com.br

Peça pra ir com alguns acessorios, como bancos giratorios almofadados, capota, capa de protecao, e tera um barco magnifico pra usar por ai. Depois outros detalhes a gente vai ajudando, ja que temos tempo pra lapidar .

Assim tera um barco muito bonito, atual, diferente, gostoso, leve e que andara mutio bem com o 25

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Angelo Vieira, este barco seu é lindão. Qual o fabricante? Oque significa aquele cabo no meio do barco. Alem daqueles dois bancos há um terceiro para o piloto? Aquele espaço vazio até proa,

não facilita o barco "cavalgar" ou as traias são o bastante para o equilibrio. Que motor voce usa.Observei suporte na proa para motor elétrico e na popa tambem tem? Na proa plataformada tem

espaço destinado para a bateria? Aguardo ansioso as suas respostas. Viu como estou ficando bom? Aprendi com o Astra-Taranis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Benedito Costa disse:

Angelo Vieira, este barco seu é lindão. Qual o fabricante? Oque significa aquele cabo no meio do barco. Alem daqueles dois bancos há um terceiro para o piloto? Aquele espaço vazio até proa,

não facilita o barco "cavalgar" ou as traias são o bastante para o equilibrio. Que motor voce usa.Observei suporte na proa para motor elétrico e na popa tambem tem? Na proa plataformada tem

espaço destinado para a bateria? Aguardo ansioso as suas respostas. Viu como estou ficando bom? Aprendi com o Astra-Taranis.

Vlw parceiro!

Fabricante: Fluvimar 

Nome do barco: Boto piapara

Essa cabo q vc ta falando não sei q q pod ser, se for aquelela travessa cromada é um suporte de vara, se for fita preta em cima do bando do piloto é a fita com catraca q trava o barco!

Ele só tem 2 bancos, do piloto e o do meio q é o viveiro ond esta as cadeiras, a proa não conto como banco, ela tem um metro e meio de comprimento e tem porta bateria grande!

Eu uso motor 40 hp yamaha, a questão de cavalgar não muda nada para os outros barcos, só regular o peso no barco e o trim do motor!!

A popa é fechada, banco do píloto tem porta bateria tbm e porta tanque td fechado!

 

suporte de motor elétrico só na proa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...