Ir para conteúdo

Linhas Multifilamento...Quais as melhores?


Jean

Posts Recomendados

Boa Galera...

Vendo a dúvida do Dino (Carlos Guilherme) sobre a linha Sumax X-8 postada a um certo tempo... percebi que seria interessante perguntar aos amigos quais as linhas de multifilamento que vocês já usaram e quais as vantagens e desvantagens percebidas sobre cada material utilizado???

Bom!!! Até hoje só usei Vexter 0,25mm(30lbs) e Intergreen 0,20mm(30lbs)... Então, espero as experiências dos colegas!!!

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando que uma linha de fibra Spectra precisa ter 0,381 mm para alcançar 50 lb; eu fiz as contas e cheguei à equivalência de 0,241935 mm = 30 Lb. (Mais detalhes em: http://www.propesca.com.br/forum/viewtopic.php?t=2645)

Apenas achei oportuno comentar que eu não acredito que uma linha de multi com 0,20 mm possa ter 30 lb de resistência. Ou ela não tem 0,20 mm (tendo mais que isso); e/ou ela não tem 30 lb...

...

Sobre linhas (no meu caso, mais usadas com molinete), tem marcas que eu já usei muito e gostaria de expor minha opinião:

Mighty (da Marury): linha muito macia mesmo (mais macia que a Vexter, eu adorei!), mas que não apresentou grande durabilidade. Os "fiapos bem finos" se rompem após algum tempo de uso pelo atrito com passadores (como qualquer linha de multi uhrm:: )... O silicone deu uma boa ajuda para preservar a linha por mais tempo. Apesar disso, seu custo-benefício foi favorável (linha barata) e eu gostei da linha por sua grande maciêz. Sua maciêz é particularmente proficiente para arremessos longos (eu uso esta linha até hoje).

Spiderwire Stealth (revestida por teflon): linha meio dura, que melhora um pouco esta dureza inicial após algum uso; mas que nunca chega a ficar macia. Se mostrou um pouco mais durável devido a esse revestimento, mas não muito porque o revestimento logo se desgasta com o atrito com os passadores. Este revestimento não se dá bem com o silicone porque ele acaba se dissolvendo em parte (a linha fica mais macia com o uso do silicone..., mas o revestimento vai embora mais rápido ainda).

Seu custo-benefício foi favorável por conta de sua maior durabilidade (exceto para dourados em corredeiras, onde o atrito da linha com as pedras logo me convenceu a voltar a usar mono). Assim como qualquer linha com revestimento de teflon, eu recomendo usar com iscas mais pesadas para que sua falta de maciêz não comprometa os arremessos.

Vexter (MS): gostei da linha. Equilibra maciêz e durabilidade por um custo acessível.

No mais, só me falta parabenizar a interessante iniciativa deste tópico!

Valeu Jean!

Aquele abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gyro: Fraca odiei... foi minha primeira, cai naquele velho conto "O barato sai caro" usei um mês e troquei. Ela encharca, perde a tinta, fica mais grossa do que era e desfia...

Mighty (da Marury): Muito boa, bem melhor que a vexter, continuo usando até hoje em um molinete que tenho...

Power PRO: Sem dúvida a melhor das que usei. A fibra de spectra é mais dura que as de dynema, estou usando até hoje nas minhas carretilhas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Intergreen: Gostei, macia, porém, com pouco tempo ela parece que fica podre...qualquer coisa arrebenta.....

Tuff Line: Usei só na AM, horrível, ela é macia, mas principalmente pra Rip Roller, ela torce demais.... e toda hora vc tem que tirar a isca e esticar a linha.

Power Pro: A que uso, pra mim, ainda não usei nada melhor, ela só tem um problema, muita cera... os primeiros arremessos, ela vaui folgando no carretel. Depois ela fica massa!!! Ela tb solta muita tinta... mas to com uma de 40 lbs no meu carretel que não soltou nenhuma vez a tinta....!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou deixar aqui minha opinião certo, não observo muitos detalhes mais tem coisas que me atrapalham....hehhehe

Power Pro : Usei emprestada do Fabrício Biguá, alegou que era a melhor até o momento heheheh.... achei uma linha resistente, macia, porém ela toca uma canção ao passar pelos passadores.... isso tirava minha concetração, por isso não uso ela de forma alguma mais...

Tuff Line: Parece que foi ligada a hélice do motor elétrico, sem perceber ela vai torcendo, torcendo quando cuida que não ela tá toda enrolada.... acaba estourando quando embola.... não gostei também.

Spider Wire: Muita seca, depois de muito trabalho melhora, mas não tão resistente, fácil de estourar quando da trancos...

Herculine: Macia, boa, não é a melhor para arremessos longos, mais a melhor custo benefício... usei a primeira vez que fui na Amazônia.... suportou blz...

Vexter Super Braid ( carretel cinza ): No momento é a que estou usando, bem macia, resistente, não gera ruidos com os passadores, barata!!!!!!!.... enfim, achei a linha perfeita...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Herculine: Minha primeira linha de Multi-filamento. Gostei bastante, usei por muito tempo. Só troquei mesmo por modismo.

Whiplash: Comprei por se tratar de uma linha mais fina e mais resistente, tb gostei dela. Só que quando arremessa isca maiores e mais pesadas, se der um tranco. Arrebenta.

Power Pro: Atualmente é a que ando usando, gosto muito. Uso ela de 30 Lbs para o Centro Oeste e usei recentemente de 65 Lbs na Amazônia. Não tenho o que reclamar, mas ela tb. dependendo do tamanho da isca, arrebenta quando um tranco. Mas isso na minha opinião não problema da Linha e sim perebagem do Pescador que as vezes não presta atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba gosto é gosto pelo jeito... mais a Power pro, fora o Fabiano que disse que ela canta muito, só vi elogios....

Joelson, to achando que a sua Intergreen aconteceu o que o Marquinhos disse, ela apodrece e ficou fraca será? Lembra aqueles arremessos seus que a isca saiu vuando? A ponta devia estar podre... eu acho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em uns 10 anos pescando com carretilha, deve ter me acontecido umas 10 vezes de a linha arrebentar no arremesso, e 6 delas foi em dois dias de pesca com power pro, eu fiquei foi muito puto, era primeira vez que tava usando a linha tão recomendada. Usei mais uma vez e a coisa melhorou um pouco, só arrebentou uma vez, e como tanta gente fala bem dela vou insistir mais um tempo.

A linha que mais gosto atualmente é a da intergreen, pena que seu custo é bem mais elevado que da power pro, pois com ela nunca tive o problema relatado acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando que uma linha de fibra Spectra precisa ter 0,381 mm para alcançar 50 lb; eu fiz as contas e cheguei à equivalência de 0,241935 mm = 30 Lb. (Mais detalhes em: http://www.propesca.com.br/forum/viewtopic.php?t=2645)

Apenas achei oportuno comentar que eu não acredito que uma linha de multi com 0,20 mm possa ter 30 lb de resistência. Ou ela não tem 0,20 mm (tendo mais que isso); e/ou ela não tem 30 lb...

...

Sobre linhas (no meu caso, mais usadas com molinete), tem marcas que eu já usei muito e gostaria de expor minha opinião:

Mighty (da Marury): linha muito macia mesmo (mais macia que a Vexter, eu adorei!), mas que não apresentou grande durabilidade. Os "fiapos bem finos" se rompem após algum tempo de uso pelo atrito com passadores (como qualquer linha de multi uhrm:: )... O silicone deu uma boa ajuda para preservar a linha por mais tempo. Apesar disso, seu custo-benefício foi favorável (linha barata) e eu gostei da linha por sua grande maciêz. Sua maciêz é particularmente proficiente para arremessos longos (eu uso esta linha até hoje).

Spiderwire Stealth (revestida por teflon): linha meio dura, que melhora um pouco esta dureza inicial após algum uso; mas que nunca chega a ficar macia. Se mostrou um pouco mais durável devido a esse revestimento, mas não muito porque o revestimento logo se desgasta com o atrito com os passadores. Este revestimento não se dá bem com o silicone porque ele acaba se dissolvendo em parte (a linha fica mais macia com o uso do silicone..., mas o revestimento vai embora mais rápido ainda).

Seu custo-benefício foi favorável por conta de sua maior durabilidade (exceto para dourados em corredeiras, onde o atrito da linha com as pedras logo me convenceu a voltar a usar mono). Assim como qualquer linha com revestimento de teflon, eu recomendo usar com iscas mais pesadas para que sua falta de maciêz não comprometa os arremessos.

Vexter (MS): gostei da linha. Equilibra maciêz e durabilidade por um custo acessível.

No mais, só me falta parabenizar a interessante iniciativa deste tópico!

Valeu Jean!

Aquele abraço a todos!

Valeu Moacyr!!!

A intenção é tornar claro p/ os que ainda não usam multifilamento as vantagens de desvantagens de cada uma, aliadas ao custo x benefício!!!

Nem sempre o que é caro é melhor ou, muito das vezes, é melhor gastar um pouco mais por um equipamento de qualidade!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Power Pro - é a que venho usando há tempos...

Esse ano vou testar ( num dos molinetes ) uma "wiplash" ( Berkley ) que é assustadoramente muito mais fina... ( multi )

Vamos ver no que vai dar ! uhrm::

Estamos esperando o teste c/ a wiplash!!!

Boa sorte Kid!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gyro: Fraca odiei... foi minha primeira, cai naquele velho conto "O barato sai caro" usei um mês e troquei. Ela encharca, perde a tinta, fica mais grossa do que era e desfia...

Mighty (da Marury): Muito boa, bem melhor que a vexter, continuo usando até hoje em um molinete que tenho...

Power PRO: Sem dúvida a melhor das que usei. A fibra de spectra é mais dura que as de dynema, estou usando até hoje nas minhas carretilhas...

A Gyro eu não usaria por, até mesmo antes de usar multi em minhas carretas escutar só reclamação e a Mighty eu não cheguei a usar por não encontrá-la aqui em BH com um diâmetro inferior a 0,35mm!!!

Bom saber que a linha da Marury não é das piores!!!

Valeu Bruno!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Intergreen: Gostei, macia, porém, com pouco tempo ela parece que fica podre...qualquer coisa arrebenta.....

Tuff Line: Usei só na AM, horrível, ela é macia, mas principalmente pra Rip Roller, ela torce demais.... e toda hora vc tem que tirar a isca e esticar a linha.

Power Pro: A que uso, pra mim, ainda não usei nada melhor, ela só tem um problema, muita cera... os primeiros arremessos, ela vaui folgando no carretel. Depois ela fica massa!!! Ela tb solta muita tinta... mas to com uma de 40 lbs no meu carretel que não soltou nenhuma vez a tinta....!!!

Me deixou preocupado Marquinhos!!!

Uso a Intergreen e não fazia idéia desse detalhe de que a linha apodrece!!!

Quanto a Tuff Line... Tinha uma outra visão do produto!!!

Power Pro é a que tenho interesse em adiquirir de agora em diante!!!

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou deixar aqui minha opinião certo, não observo muitos detalhes mais tem coisas que me atrapalham....hehhehe

Power Pro : Usei emprestada do Fabrício Biguá, alegou que era a melhor até o momento heheheh.... achei uma linha resistente, macia, porém ela toca uma canção ao passar pelos passadores.... isso tirava minha concetração, por isso não uso ela de forma alguma mais...

Tuff Line: Parece que foi ligada a hélice do motor elétrico, sem perceber ela vai torcendo, torcendo quando cuida que não ela tá toda enrolada.... acaba estourando quando embola.... não gostei também.

Spider Wire: Muita seca, depois de muito trabalho melhora, mas não tão resistente, fácil de estourar quando da trancos...

Herculine: Macia, boa, não é a melhor para arremessos longos, mais a melhor custo benefício... usei a primeira vez que fui na Amazônia.... suportou blz...

Vexter Super Braid ( carretel cinza ): No momento é a que estou usando, bem macia, resistente, não gera ruidos com os passadores, barata!!!!!!!.... enfim, achei a linha perfeita...

Boas Fabiano!!!

Linha cantora... KKKKKKKKKKKKKKKKKKK... muito engraçado!!!(Power Pro)

A Tuff Line apresentando o mesmo problema que o Marquinhos citou!!!

A Spider Wire c/ o mesmo problema citado pelo Moacyr!!!

Herculine surpreendendo!!!

Quanto a Vexter cinza(Super Braid)... não consegui comprá-la aqui no mercado em BH e acabei colocando uma 0,29mm (40lbs) verde mesmo na carreta Zillion!!!

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Herculine: Minha primeira linha de Multi-filamento. Gostei bastante, usei por muito tempo. Só troquei mesmo por modismo.

Whiplash: Comprei por se tratar de uma linha mais fina e mais resistente, tb gostei dela. Só que quando arremessa isca maiores e mais pesadas, se der um tranco. Arrebenta.

Power Pro: Atualmente é a que ando usando, gosto muito. Uso ela de 30 Lbs para o Centro Oeste e usei recentemente de 65 Lbs na Amazônia. Não tenho o que reclamar, mas ela tb. dependendo do tamanho da isca, arrebenta quando um tranco. Mas isso na minha opinião não problema da Linha e sim perebagem do Pescador que as vezes não presta atenção.

Boas Marco!!!

A Herculine surpreendendo!!!

A Whiplash se mostrando boa, porém, fraca ao tranco!!!

Power Pro... parece a eleita por todos...

Vamos esperar mais opiniões!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vexter Dyneema "verdinha" - Custo benefício otímo, linha muita boa, macia e dura muito tempo. E sem falar no preço

Power Pro - Ainda em teste

Fala pangaré!!!

Uso a Vexter verde também!!!

Comprei dela pra carreta Zillion!!! Posso dizer que minhas espectativas quanto a durabilidade ficaram bem abaixo, devido ao fato que em 02 pescarias de mais de 10 dias cada a linha demonstrar desgaste excessivo com surgimento de fiapinhos... Só comprei novamente dela por não encotrar Power Pro aqui em BH!!!

A Intergreen minha está praticamente zerada... Com apenas 03 pescarias de 02 dias cada!!!(muito cedo pra falar alguma coisa!!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tem cabeça aqui.. mestre:: mestre:: mestre:: .

Primeira linha que usei acho que foi a Power pro...

Gostei Muito... logon em seguida peguei emprestada com um amigo que usava 65 Lbs... numa carretilha titan 6000, não entendia do assunto... e ficou uma caca... coloquei culpa na linha!!! Amador

Depois parti para uma pior ainda, tal de Gyro!!! Melhor nem comentar!!!

Acertei com a Intergreen e gostei muito!!! Observei que ela arrebenta com o tranco... e rapido ela começa a ficar puida!!!

Estou usando em uma das minhas carretilhas a Tuff Line, como esta numa carretilha que nao costumo usar!! ainda não avaliei ainda com detalhes!!

Boas Joelson!!!

Tô c/ a Intergreen também em 02 carretas... porém, com pouco uso!!! Ainda não tive problemas c/ a linha mas não tive tempo suficiente pra testar!!!

A Gyro... sem comentários!!!

A Tuff Line, melhor esperar o teste pra ter uma noção do que é realmente a linha!!!

Quanto a sua indefinição se era ou não Power Pro... melhor não comentar!!!

Valeu Pangaré!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse...

Ainda estou na fase de testes...

Até hoje só usei linhas Gyro, Spiderwire, Scorpion 8x e Whiplash...

Na semana q vem estou inda pra Roraima e irei usar Power pro pela 1ª vez...

Até agora a whiplash foi a q mais me agradou..

absss

Boas Dino!!!

Como você ainda está testando as linhas... esperamos uma melhor avaliação!!!

Estamos esperando a avaliação da Power Pro em Roraima... Boa sorte!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já filosofando (ou seria "viajando na maionese"?)...

Todas as linhas de multi são feitas do mesmo material, PE ou polietileno..., ou melhor ainda, plástico! E esse plástico é fornecido por apenas 2 fabricantes: Dynnema e Spectra (nos EUA temos a Dacron, que em minha opinião não oferece vantagens...)...

Para terem maciêz, as linhas de multi precisam ser feitas por fiapos finos e estes fiapos são trançados.

Quanto mais finos estes fios, mais macia e melhor pro arremesso (e "menos cantora") fica a linha.

Quanto mais grossos estes fios, mais durável; porque "caberá" mais plástico em uma mesma espessura de linha, e ficará mais difícil romper cada um destes fios. E também mais resistente fica a linha em relação a sua bitola pela mesma razão.

Acho que a questão é equilibrar as vantagens dos fios mais finos e mais grossos!

Eu continuo querendo ver testes de resistência de cada uma das marcas; mas como eu acho que não haveria grandes diferenças de resistência (ao menos, nos testes padronizados), acho que os fabricantes não têm interesse em "matar a cobra e mostrar o pau"!

A prática, esta sim pode mostrar grandes diferenças! Faz muita diferença a forma como uma linha é tratada por seu fabricante... Assunto este tratado por este tópico (a quem faço questão de agradecer novamente ao Jean!).

Só não vale esquecer do silicone na linha...

Não tem multi que aguente muito sem um silicone!

Aquele abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal aproveitando o topico e lendo as opinioes dos pescadores sobre cada linha pude perceber que ninguem comentou sobre a TRIUMPH Dyneeema , ja vi ela em algumas lojas, mas conversando com alguns pescadores ninguem me deu informaçoes detalhadas sobre ela.

Alguem pode me falar algo sobre essa linha ? Se ja usou , o que achou?

Ai vai a foto

http://www.ciadapesca.com/includes/imgs_produtosG.asp?img=image_4615trium300-t25.jpg&height=250

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal aproveitando o topico e lendo as opinioes dos pescadores sobre cada linha pude perceber que ninguem comentou sobre a TRIUMPH Dyneeema , ja vi ela em algumas lojas, mas conversando com alguns pescadores ninguem me deu informaçoes detalhadas sobre ela.

Alguem pode me falar algo sobre essa linha ? Se ja usou , o que achou?

Ai vai a foto

http://www.ciadapesca.com/includes/imgs_produtosG.asp?img=image_4615trium300-t25.jpg&height=250

Não sei porque mas essa linha na cor cinza parece muito com a Vexter... inclusive apresenta as mesmas características quando comparamos as bitolas e libragens!!!

Exemplos são: linha 0,25mm / 30lbs, linha 0,29mm / 40lbs, linha 0,35mm / 50lbs... Estranho isso???

São iguais na Vexter e na Triumph...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...