Ir para conteúdo

Reforma/Customização de barco de aluminio


Posts Recomendados

Bom dia pessoal,

Tenho um Metalglass big fish 6016 acho o barco muito bom e estável, mas gostaria de fazer uma manutenção nele (está entrando um pouco de agua) e também customizar algumas coisas, como uma plataforma de popa, caixas secas, porta vara na lateral e ai por diante.

Tentei contato com a Metalglass mas me passaram que não estão fazendo isso por enquanto.

Aguem conhece alguma empresa de confiança que faça esse tipo de trabalho? Pode ser no interior de SP ou Sul de minas.

Quem puder indicar agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo velho,

As fábricas de renome em geral não gostam de fazer o que você precisa, notadamente quando se fala em customização. Os fabricantes se utilizam de gabaritos (moldes) para cada modelo que produzem, e daí qualquer coisa diferente os submetem a exigências estranhas. Creio que a melhor solução é levar o assunto a pequenos fabricantes ou oficinas de sua região. Beneficiar chapas de alumínio, incluindo dobras, curvas e soldas não é bicho de sete cabeças. Aliás, as infiltrações de seu barco devem ser eliminadas através de soldagem ou, noutra hipótese, pela substituição de rebites, o que nem sempre é possível em função do local da infiltração.

O que você quer fazer eu tenho feito em meu quintal, considerando a dificuldade em encontrar quem tenha equipamentos, insumos e técnicas para esse tipo de trabalho. Tive de aquirir soldadora específica, fabricar dobradeira e calandra e comprar ferramental de corte, além de outras coisas mais. Mas valeu a pena, hoje estou fabricando meus próprios barcos, é meu hobby favorito, e tenho tempo disponível e nenhuma pressa. Falando nisso, estou concluindo a reforma e customização de uma Marajó 17". Eliminei os bancos transversais, que adoram dar tombos e caneladas na gente e incluí uma estrutura cabinada em alumínio, com janelas e parabrisas em acrílico. Não é por frescura, é que viajo por até 800 km em cada viagem de trabalho de faço aqui na região, e não dá pra aguentar sol, chuva, reflexos e vento na cara o dia inteiro. Vai dar até pra dormir e cozinhar nela. Sou suspeito, mas está ficando muito maluca, um verdadeiro apartamento de japonês.       

Infelizmente estamos distantes demais um do outro, caso contrário faria o que você precisa cobrando só as custos, a mão-de-obra seria de graça, e você ficaria me devendo uma, por assim dizer. Diante da inviabilidade, sugiro que veja com amigos da vizinhança e outros colegas se consegue uma solução tranquila. Os colegas do Fórum deram algumas sugestões que talvez produzam resultados favoráveis. Torço para que dê tudo certo, inclusive em relação a custos.

Abraço do Gilbertinho, pescador da Amazônia.

 

        

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

joao, aqui em ribeirao, da uma ligda na martinelli ve qm eles indicam, nao conheco ng, mas ha fabricas de barcos que podem fazer isso pra vc na regiao, sem duvida, ou em mirassol tem duas , tb tem em mococa a multibarcos.com.br que tem feito esse servico, eles estao sempre aki em ribeirao e poderiam levar e trazer .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera a verdade é a seguinte. Tem que comprar barco de empresa que realmente se preocupa com o cliente. Na verdade isso está em extinção, mas vamos aos fatos.

tem que comprar d uma fábrica que pode te atender no futuro. 

Comprei uma Brazuca da metal forte e quiz customizar, de prontidão eles me atenderam. Então te digo, compre algo de quem vc conhece. 

Assim tera sucesso sempre.

abracos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tambem conheço a mogi mirim;  a tempo no mercado  ; trabalhando junto c/ o cliente ; e seus projetos  ok  palmas::

LEV FORT   ;   E     MOGI MIRIM   = UM CONCEITO  ; E PIONEIRISMO ;  DE FABRICAÇAO DE BARCOS  ALUMINIO NA REGIAO  joia:::

na  mogi mirim  =   a turma   ;  é  de responsa msmo      =  e faz oq vç quer   ;  de acordo c/ seu projeto  ;;;;::bassboat::

   LEV FORT  Ñ FAZ   ; nem muda um rebite de lugar  ok  ......    

 minha opiniao   joao  =   tem que ser alguem que faça o serviço    ; mas de sua regiao (  perto  do  ; seu BARCO ;  E DA OFICINA ) 

agora  adquar  = lugar ; frete ; serviço profissional  ; e outros fatores   = pesa bem na balança amigao ??/

boa sorte  ; abraço :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, João Perez disse:

@Astra-Taranis falei com o Livaldo lá e ele disse para ligar na levefort ou metalglass mesmo, mas a levefort não faz em barco de outras empresas.

Vou tentar com outras empresas.

 

Valeu rapaziada

Em uberlandia tem que a uberfort também, da uma ligada pra eles.

 

22 horas atrás, Marcelo Pupim disse:

Galera a verdade é a seguinte. Tem que comprar barco de empresa que realmente se preocupa com o cliente. Na verdade isso está em extinção, mas vamos aos fatos.

tem que comprar d uma fábrica que pode te atender no futuro. 

Comprei uma Brazuca da metal forte e quiz customizar, de prontidão eles me atenderam. Então te digo, compre algo de quem vc conhece. 

Assim tera sucesso sempre.

abracos 

Pupim, nao discordo de vc, tb concordo que devemos comprar barcos (e todo resto) de empresas quem se preocupam com seu cliente. Especialmente te atender caso der um problema no futuro.

Mas o que é atender no futuro? 

Se você comprar um Gol (na minha opiniao o pior carro nacional, com a pior empresa de carros nacional) e comprar uma mercedes classe S, você terá a mesma realidade, ou seja, pode ter o dinheiro que for, a fábrica não irá atender uma necessidade de manutenção ou menos ainda uma customização depois que saiu da linha de montagem.

Mesma coisa para qualquer outro produto, por que barcos seriam diferentes? Pq sao empresas pqnas? Pq o contato é mais próximo? Nao vejo dessa forma.

Caso der problema na garantia, as empresas terão que resolver para você, passou disso você obrigatoriamente ou terá que resolver com as próprias mãos ou usufruir de uma oficina (seja ela autorizada como uma concessionaria ou paralela como o Zé Tonim na esquina).

Se as empresas de barcos hoje não tem oficina autorizada, é um caso a parte, mas durante o tempo de garantia não vi até hoje um relato que de fato não foi resolvido (alguns com muita briga!).

Entao temos que ser práticos e realistas: você só pode contar com as fábricas durante o tempo de garantia. Depois disso só se for de agrado do dono. 

Se eu tivesse uma fábrica de barcos, iria atender produtos fora da garantia, customizações, etc, etc, etc até no máximo 2 anos depois de aberto a fábrica, motivo é simples: qualquer 1 real que entre nesse período é muito importante, se após 2 anos ainda é necessário pegar qualquer tipo de serviço, dinheiro, etc, é melhor pensar num plano B pro teu negócio, pois qualquer movimentação no mercado fatalmente sua empresa perecerá. Simples assim.

Quando uma fabricante resolve dar um talento num barco usado (fora da garantia, de outras fábricas, etc), eu vejo de duas formas:

a) essa empresa não tem a menor idéia, planejamento, estrutura, organização, gestão de processos. Ou seja, o que pintar ela faz, se isso for parar 15 min ou 15 dias a produção, tanto faz, pois o dono não sabe quanto custo o produto, a hora trabalhada, a ruptura da produção ou pior, 

b) essa empresa está com capacidade ociosa altíssima, isso é um problema imenso que pode ser comercial, gestão, RH, etc, de qualquer forma, ela ta com tempo ocioso o que gera custos que serão pagos usando a margem e o capital de giro dela, ou seja, logo a empresa estará em sérias dificuldades (ou já está e não sabe).

De qualquer forma, é bastante preocupante na minha visão de gestor. 

Ok ela pode resolver, conquistar um cliente, deixar você feliz e talvez você compre um barco dela na próxima vez que quiser um novo produto. Eu disse talvez. Só talvez. E isso pode demorar 15 dias ou 15 anos e convenhamos, está mais próximo dos 15 anos... Não é algo lógico na minha visão.

AHHH mas se pensar assim, nunca iremos agradar o cliente, etc, menos ainda teremos venda futura etc.

Isso depende, se a empresa tiver uma área só pra reparos, customizações a parte ,etc, show de bola, vai lá e faz. Só que duvido que alguma tenha isso, mesmo as mais improtantes como Levefort, simplesmente porque isso é quase inviável no país atualmente.

O que o consumidor brasileiro tem que estar ciente e preparado é que você adquire um produto, seja ele qual for, esse produto tem a obrigação ética, moral, legal de ser funcional durante o período de garantia. Independente se ele é caro ou barato. Passou disso, estamos falando de prolongar a vida dele.

É uma realidade triste, cruel, etc, mas é a realidade.

Voce compra um brinquedo Made in China, paga R$50 e sabe que ele nao vai durar nem os 90 dias de garantia. Você compra um nacional paga R$100 e sabe que vai durar uns 2 anos.

Se voce se sujeitou a pagar um e outro, está implícito seu julgamento sobre o valor versus benefício versus uso. Isso nao quer dizer que esses R$50 a mais serão garantia de que vai durar.

Basicamente, vc paga mais caro por JULGAR que aquilo é melhor e vai servir por mais tempo, mas nao que a fabrica eh obrigada a fazer manutencao ou reformas depois que expirou a garantia.

 

Claro que todos queremos produtos que duram uma vida inteira e mais 2 se possível. Entao pra isso, deveremos buscar (e exigir) as melhores práticas e nos garantir de que seja o melhor executado possivel, no caso de barcos, exigir soldagem, vedacoes boas, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Astra-Taranis vc está correto. Porém quando me referi a empresa que conhece. Praticamente engloba tudo que vc descreve. Recentemente o dono da Metalforte disse que não gosta de ver os barcos da fábrica dele em péssimas condições. Isso talvez faça com que ele faça a customização. Mas concordo quando do que reparou em barcos muito velhos não vale apena para nenhuma empresa. Mas a palavra customização já tira isso. Pois entendo que customização é algo como colocar banco de couro em um carro. Tudo está certo mas queremos algo mais do produto. Isso acho que todas as fábricas tem que realizar. O meu barco mesmo tem 7 meses e já está na fábrica denovo, para customização. 

Mas isso depende muito de nossas empresas que realmente não olham para que o cliente realmente quer sobre atendimento e pós venda. 

Nós também como clientes nos contentamos com o básico. Achamos o maximo quando a fábrica entrega o barco no tempo combinado, sendo que isso não poderia  ser algo especial e sim obrigação. Nos contentamos com pouco.

mas vamos em frente.

Na minha opinião vc está totalmente certo em dizer que temos que pensas em localização, pois isso faz diferença. 

Abracos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

show de bola!

 

eu vejo dois problemas em customizacoes depois de pronto..

a) maioria das fabricas nao tem gabaritos, qdo tem, sao imprecisos , qdo sao minimamente precisos no meio da producao ha tanta gambiarra, alternativas, peao fazendo merda ou diferente do especificado que quando vc poe a mao, mesmo sendo seu produto, pode agravar consideravelmente o resultado final.

b) vc ser prejudicado por algo que nao tem culpa ou estava oculto, ou seja, vc vai la, arruma o espelho de popa (manutencao basica) ou altera um banco de lugar ou coloca uma plataforma diferente, coisas que basicamente nao mexem na estrutura do casco, etc, so que tem um defeito oculto, entrega o barco pro cliente e na hora de por na agua aparece o defeito. Entra agua, rompe rebite etc.. Isso nao é dificil, basta um ou outro rebite mal colocado q qdo vc altera o projeto ele se move ou abre o bico, vc nao ta sabendo (e nem tem como), sai da fabrica , no transporte agrava, ai vem o cliente exigindo q vc pare sua fabrica pra arrumar algo q nao tem culpa...

o ruim desses dois itens é ficar com um abacaxi nas maos, nao ser seu produto, e ainda ter que ficar com um nome mal visto na praca por isso...

 

mais um motivo das fabricas nao executarem servicos extras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Boa Noite a todos os amigos,eu passava noites e noites por aqui nos fóruns,lendo as postagens sobre reforma de barcos de aluminio.Eu possuo um barco de aluminio de 6 metros e comprei ele dum vizinho que ja tinha ele a 10 anos,ja estou a 10 anos com ele.E acreditem....não vaza uma gota de água nele,transporto ele na mão 2 pessoas o carregam...sem o motor...obvio.

Moro em Angra dos Reis interior do rio de janeiro e por aqui é tudo muito caro e dificil,não possui empresas nesse ramo de ALUMINIO.

Então após muito ler e pesquizar decidi fazer uma reforma por minha conta no barco ao qual amo de paixão.

Segue os detalhes.....Iniciei removendo toda a tinta com removedores STRIPTEASE,depois lavei com maquina de hidrojato....removi os arrebites frouxos,e substitui por arrebites comuns,era o que eu tinha,visto que não tenho arrebitadeira pneumatica,então após substituir todos,impermeabilizei todo o barco por dentro e por fora,com a massa epoxy da TUBOLITE (R$ 400,00 os 2 baldes...massa e componente),dei 3 demãos em ambos os lados.Depois 3 demãos de PRIMER PU,LIXEI E EMASSEI O UNICO AMASSADO FEIO QUE EXISTIA NA PROA,depois lixei o primer e fiz a pintura em PU.Ficou muito lindo,minha vontade é lixar tudo e pintar...pintar...pintar...mas a fissura de pescar não deixa...rsrsrs sei que faria melhor da próxima vez!!!!Agora acabou de chegar os adesivos que mandei fazer,to instalando e em seguida,vou instalar os estofados novos (Adesivo R$ 200,00,toldo só a lona ferragens reaproveitei R$ 250,00...estofados R$ 350,00....fiz um pupito de proa de aluminio para segurar a ancora...R$ 50,00 + R$ 18,00 da rondana de teflon) Esse casco trabalhava com um motor yamaha de 8 hp e acreditem...andava bem com 3 pessoas....comprei um BRANCO MARINER DE 15 HP 4 TEMPOS,e agora comprei um MERCURY DE 30 HP to doido pra testar a NAVE.

Vou fazer a parte elétrica depois dum mergulho....rs to fissurado...3 meses sem barco dói

Qualquer duvidas....só me contactar...vale a pena FAZER VOCÊ MESMO!!!!!

É INCRÍVEL A SATISFAÇÃO!!!!!!

20170901_120720.jpg

20170902_114552.jpg

20170909_173511.jpg

20170915_190359.jpg

20170923_153204.jpg

20171004_133509.jpg

20171011_112221.jpg

20171019_110640.jpg

20171020_134139.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...