Ir para conteúdo

Ajuda . Cama de linha na carretilha


Posts Recomendados

Olá Marcos, olha, muitas carretilhas de "carretel raso" , cabem pouca linha, justamente porque estamos lançando o tempo todo e a distancia sera quase sempre aquela mesmo, trocamos a linha toda e não precisamos de "cama",,,, a cama ajuda a encher o carretel profundo e "ÓBVIO" se pegar um peixe de grande porte tu terás linha extra para as corridas ! ! !

Eu mesmo aprendi a colocar uns 100 metros somente, de multifilamento, encima da cama !!! a cama não toma sol, não sofre abrasões,,, o difícil é aprender a julgar o qto de "cama" vç colocou e depois preencher com o resto da linha desejada !!!

Espero ter ajudado um pouco...

Tente explicar qual o alvo de peixes que te apetece, fica mais fácil de te ajudar !! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Ricardo Arrais disse:

Olá Marcos, olha, muitas carretilhas de "carretel raso" , cabem pouca linha, justamente porque estamos lançando o tempo todo e a distancia sera quase sempre aquela mesmo, trocamos a linha toda e não precisamos de "cama",,,, a cama ajuda a encher o carretel profundo e "ÓBVIO" se pegar um peixe de grande porte tu terás linha extra para as corridas ! ! !

Eu mesmo aprendi a colocar uns 100 metros somente, de multifilamento, encima da cama !!! a cama não toma sol, não sofre abrasões,,, o difícil é aprender a julgar o qto de "cama" vç colocou e depois preencher com o resto da linha desejada !!!

Espero ter ajudado um pouco...

Tente explicar qual o alvo de peixes que te apetece, fica mais fácil de te ajudar !! joia:::

Ricardo, obrigado pela atencao

a intenção é pescar dourados no corrico e rodada na Argentina em outubro.

no corrico usarei uma carretilha titan big game e linha multi berkley 0.23mm ( a capacidade da carretilha e de 210m de 0,35mm)

 

na rodada usarei uma abu garcia 6600 com linha Miño 0,45 ( acho q cabe 160m)

 

valeu 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Marcos Juliano disse:

Ricardo, obrigado pela atencao

a intenção é pescar dourados no corrico e rodada na Argentina em outubro.

no corrico usarei uma carretilha titan big game e linha multi berkley 0.23mm ( a capacidade da carretilha e de 210m de 0,35mm)

 

na rodada usarei uma abu garcia 6600 com linha Miño 0,45 ( acho q cabe 160m)

 

valeu 

Então, é mais ou menos assim que eu faço,,, compro um carretel de 300 (ou 270mts) e consigo usá-lo 3 vezes (dividindo-o em 3 partes) por isso uso "cama" ...

acho que não vai precisar da "cama" para este tipo de pescaria!! como eu citei antes, a cama é muito utilizada para "preencher" o carretel de forma que não necessite colocar toda linha (geralmente multifilamento) na carreta.....

aí no caso da Big Game, aconselharia uma linha de pelo menos 0.30 , de boa qualidade, e um bom e longo LEADER de Fluorcabono ! ! !

Já a Abú Garcia  parece estar de bom tamanho.

0.23 multi eu acho muito fina ! facilita em mandar a isca mais ao fundo mas acho boa para Piaparas por exemplo,,, eu nunca fui lá corricar Dourados na Argentina, tenho certeza que vai aparecer gente com mais experiencia que eu por aqui...

Boa sorte ! :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Juliano, A BIG GAME realmente é uma carretilha bem grande (entendo não estar falando da SW correto?). Sem dúvidas para preenchê-la toda como mono, teria que utilizar 0,60 ou 0,50 pra Dourado. Minha sugestão é utilizar uma Multi com libragem boa (tipo 60lbs no mínimo). Isso seria uma Multi com 0,40mm. Se estamos falando da Titan normal, cabe 160mts. Eu deixaria esses 160 numa boa, ainda mais em pescaria de currico.

Mesmo assim, se quiser economizar linha e colocar uma mono, eu usaria uma maior (0,47 ou 0,50mm).

 

Como a conta Multi + Mono nunca bate, dá um pouco de trabalho saber quanto dá pra utilizar (a não ser que queira fazer uma matemática de paridade).

Eu faço assim, coloco 100% da linha de Mulit na carretilha e depois junto com a linha de mono até preencher todo o carretel. Separo a linha de mono e retiro a Multi. (se tiver duas carretas, ajuda muito). Só assim pra saber exatamente quanto de cama colocar. Ou vai no chute mesmo! A escolha é sua. Depois me conta.

 

abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Wandeco.Jr disse:

@Marcos Juliano, A BIG GAME realmente é uma carretilha bem grande (entendo não estar falando da SW correto?). Sem dúvidas para preenchê-la toda como mono, teria que utilizar 0,60 ou 0,50 pra Dourado. Minha sugestão é utilizar uma Multi com libragem boa (tipo 60lbs no mínimo). Isso seria uma Multi com 0,40mm. Se estamos falando da Titan normal, cabe 160mts. Eu deixaria esses 160 numa boa, ainda mais em pescaria de currico.

Mesmo assim, se quiser economizar linha e colocar uma mono, eu usaria uma maior (0,47 ou 0,50mm).

 

Como a conta Multi + Mono nunca bate, dá um pouco de trabalho saber quanto dá pra utilizar (a não ser que queira fazer uma matemática de paridade).

Eu faço assim, coloco 100% da linha de Mulit na carretilha e depois junto com a linha de mono até preencher todo o carretel. Separo a linha de mono e retiro a Multi. (se tiver duas carretas, ajuda muito). Só assim pra saber exatamente quanto de cama colocar. Ou vai no chute mesmo! A escolha é sua. Depois me conta.

 

abraço

 

 

Entendi

entao o objetivo é economizar linha.

Por exemplo: no corrico ao invés de carregar o carretel com 275 m de multi 0,25mm posso colocar uma cama de monofilamento e depois colocar só 180 - 200m. Seria isso??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver usar cama só peixes que se pesca com isca Artificial de arremesso, como Traíras Tucunarés, Dourados, Tabaranas, etc. arremessos que dificilmente vc ultrapassa 30m , os peixes dificilmente vão tomar mais que 20m de linha e enrosco normalmente vai ao local tirar a isca não perdendo linha .  Por exemplo vc tem uma carretilha perfil baixo que pegue 150m de multi 30/40 lbs e vc tem um carretel de 150 ou 300 dessa muti.  Vc faz uma cama e coloca 70 a 90m de linha, pos não vai precisar mais que isso, portanto seu carretel dá pra 2 a 4 "cargas" na sua carretilha.  Agora pescaria de espera, ou corrico onde se pode entrar um peixe grande ou perder muita linha devido a enroscos eu colocaria a capacidade que a carretilha suporte, pois um "estouro" no meio do carretel usando cama ainda vc terá que trocar a linha toda.  

No caso do corrico na Argentna se usa linha multi fina para isca chegar em profundidade maiores, e não é raro entrar Pintados de mais de 30kg e na maioria das vezes pegos pelo rabo então é bom ter seus 300m de linha sim. 

Bom essa é minha opinião . 

Lembrando o intuito da cama além economizar linha é principalmente  deixar o carretel cheio que ajuda na velocidade do  recolhimento e no arremesso 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Ao meu ver usar cama só peixes que se pesca com isca Artificial de arremesso, como Traíras Tucunarés, Dourados, Tabaranas, etc. arremessos que dificilmente vc ultrapassa 30m , os peixes dificilmente vão tomar mais que 20m de linha e enrosco normalmente vai ao local tirar a isca não perdendo linha .  Por exemplo vc tem uma carretilha perfil baixo que pegue 150m de multi 30/40 lbs e vc tem um carretel de 150 ou 300 dessa muti.  Vc faz uma cama e coloca 70 a 90m de linha, pos não vai precisar mais que isso, portanto seu carretel dá pra 2 a 4 "cargas" na sua carretilha.  Agora pescaria de espera, ou corrico onde se pode entrar um peixe grande ou perder muita linha devido a enroscos eu colocaria a capacidade que a carretilha suporte, pois um "estouro" no meio do carretel usando cama ainda vc terá que trocar a linha toda.  

No caso do corrico na Argentna se usa linha multi fina para isca chegar em profundidade maiores, e não é raro entrar Pintados de mais de 30kg e na maioria das vezes pegos pelo rabo então é bom ter seus 300m de linha sim. 

Bom essa é minha opinião . 

Lembrando o intuito da cama além economizar linha é principalmente  deixar o carretel cheio que ajuda na velocidade do  recolhimento e no arremesso 

Entendi. Como. Ao tenho experiência , bem com cama de linha , e será minha primeira vez na Argentina, acho q vou no arroz com feijão. 

Aproveitando o assunto , que varas utilizaram para rodada lá ultimamente. ??

muito obrigado pela ajuda !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos 0.23 é o limite de linha multi pra se pescar de corrico, esqueça linhas mais grossas eu utilizo 0.18 sufix 832 carretel 250 metros, se colocar uma linha mais grossa a isca não vai chegar ao fundo, as iscas para pesca na Argentina geralmente é de fundo alfers, cucu e raptors ai a linha é fundamntal ser fina, já na meia água as super shad rap 14 da rapala são imbativeis ai a linha pode ser mais grossa um pouco que não vai fazer muita diferença.. valeu.. Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Marcos Juliano disse:

Entendi

entao o objetivo é economizar linha.

Por exemplo: no corrico ao invés de carregar o carretel com 275 m de multi 0,25mm posso colocar uma cama de monofilamento e depois colocar só 180 - 200m. Seria isso??

A ideia na verdade seria não desperdiçar linha no fundo do carretel, pois não vai utilizar. Conforme o pessoal ta falando, arremessos com artificiais não são tão longos (a não ser na pesca marítima), por isso a cama é válida.

 

Pra pesca de Currico meu conselho (em concordância com a galera) é realmente preencher toda a capacidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...