Ir para conteúdo

vara para carretilha


PedroFabris

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal. Sou iniciante aqui no forúm, é o seguinte, comprei e estou esperando chegar, uma tatula ct type r, gostaria de saber quais varas seriam ideais para peixes de 1 a 3kg, e de 3 a 8kg. de quantas libras cada vara deve ser, que linha usar em cada uma. de já agradeço quem possa ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas Pedro!!! 

Tudo bem? 

Primeiramente bem vindo!!!

Conte mais qual seu tipo de pescaria (mar, rio, mangue, pesqueiro, etc.) e quais peixes pretende pescar e em qual modalidade (artificiais, boia, espera, etc.) pra depois o pessoal falar algo em relação a vara, tamanho, libragem e linha mais adequada.

Em relação a carretilha, comprei uma dessas e achei uma excelente aquisição para as pescarias que pretendo, já quanto à distância de arremesso isso depende de inúmeros fatores, inclusive da "pecinha" que está segurando a vara 😂😂😂😂

Uma dica, já que está chegando no fórum agora, use e abuse da ferramenta de pesquisa do fórum, tenho certeza absoluta que vai tirar suas dúvidas e aprender muita coisa.

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Renato. Pretendo usar essa carretilha para iscas artificiais em rios e lagos, na maioria das pescarias usarei iscas de médio e leve peso, mas pode também surgir oportunidade de usar iscas mais pesadas. Realmente inúmeros fatores irão influenciar na distância, na qualidade do arremesso, queria uma idéia com iscas de mais ou menos 7g, a "peça" que segura a vara tem uma certa habilidade no assunto, pois quando morava em Marabá-PA, eu praticava bastante, já faz um bom tempo, mas com certeza rapidinho volto à forma. fico grato por sua atenção. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, PedroFabris disse:

Obrigado Renato. Pretendo usar essa carretilha para iscas artificiais em rios e lagos, na maioria das pescarias usarei iscas de médio e leve peso, mas pode também surgir oportunidade de usar iscas mais pesadas. Realmente inúmeros fatores irão influenciar na distância, na qualidade do arremesso, queria uma idéia com iscas de mais ou menos 7g, a "peça" que segura a vara tem uma certa habilidade no assunto, pois quando morava em Marabá-PA, eu praticava bastante, já faz um bom tempo, mas com certeza rapidinho volto à forma. fico grato por sua atenção. Abraço.

Bom, com base no que vc disse e a minha exclusiva opinião, eu buscaria uma vara de  15 ou 17 lbs tamanho 5,6 que é pra mim uma espécie de coringa para artificiais em rios onde existe o risco de sair algo maior. (Quanto a marcas vai do bolso, tenho ouvido falar bem das Daiwa Tdt, Hunter Fish mas não tenho elas, o pessoal logo te ajuda)

Se for usar monofilamento eu iria de 0,35 Super Bass (gosto dessa linha). Se for de multi iria de 30/40lbs existem inúmeras marcas por aí.

Quanto a distancia de arremesso, já que a "peça" sabe o que está fazendo, uma vara de 15lbs tende a arremessar melhor iscas menores e a de 17lbs para as iscas maiores, já distância melhor vc testar mesmo.

Espero ter esclarecido alguma coisa, mas o fórum tem muita matéria inclusive técnica, pesquise que vai te ajudar muito.

Abracos!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, PedroFabris disse:

Renato, incomodando mais um pouco, você recomenda qual tipo de ação para essas varas de 15 a 17 libras? Iscas de 7 a 20g. Grato!!

Novamente depende da pescaria e iscas que serão trabalhadas.

Se a intenção é trabalhar iscas de superfície/meia água para trairas e tucunarés iria de ação rápida (fast), se for usar shads e jigs uma ação mais moderada.

Particularmente gosto de varas de ação fast ou extra fast.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Pedro! Bom vamos lá..

Em primeiro lugar é importante lembrar que a vara ideal pra mim pode não ser ideal pra vc, ok?

Principalmente se tratando do tamanho da vara. Mas com o tempo vc vai ajustando esses detalhes.

Existem inúmeras opções de varas no mercado hoje, se vc pesquisou um pouco já deve ter notado isso..

A melhor opção sempre será (de longe) as customizadas más nem sempre elas cabem no bolso de todo mundo (É como sempre digo.. O mais caro nem sempre é o melhor, más o melhor sempre é mais caro), então muitos optam pelas varas fabricadas em serie mesmo.

Uma sugestão importante com base no que vc disse, é não usar a uma mesma vara para peixes de 1 a 3kg e outra para 3 a 8kg. Isso por causa das libragens que as varas geralmente são fabricadas, que geralmente são: 6, 10, 12, 14, 15, 17, 20, 25, 30 etc..

Para peixes até 1kg e meio ou no máximo 2kg vc pode usar uma vara de 12lbs (vai dar uma boa esportividade na briga)

Para peixes até 5kg ou estourando 6kg eu usaria uma de 14, 15 ou até 17lbs. 

Já pra 8kg em diate, no minimo 25lbs

Um tamanho que gosto muito é 6'' mas uso muito 5'6'' e 5'8'' (a maioria dos pescadores usam 5'6'' e 5'8'')

Quanto aos modelos, segue algumas que gosto:

Team Daiwa TDT

Liger 

Rapala Gold

Lubina Black Widow

The Flash

Daiwa Aird 

Se for comprar uma de 25lbs a Enzo III é showw

Gostei muito também das duas versões da Vanator (diferente da carretilha rsrsrs)

Quanto a carretilha que vc comprou sem duvida vai te atender muito bem tanto nas iscas um pouco mais leves quanto nas mais pesadas, vc tem um coringa em suas mãos. 

Espero ter ajudado..

Lembando que não tenho a pretensão de dizer o que é melhor ou pior, e que isso tudo não é regra, é só minha opinião de pescador..

Fique na paz e boas pescarias.. Abraçooo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia Elias. Muito obrigado pelas dicas, excelente, melhor que isso só desenhando. A carretilha deve tá chegando até dia 10, acredito, vou analisar, suas dicas de varas e tomar decisão, juntar a grana e montar o conjunto. Muito grato mesmo. Boas pescarias. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente carretilha. Acertou na compra sim.

Com ela voce pesca tucunare acu, trairoes, dourados, peixes grandes e fortes sem problema. So nao indicaria para pesqueiro porque preferiria a tatula type r comum. Mas esse eh outro papo....

Peixs ate 3kg, usaria vara bem light, por exmeplo ate 12-14lbs no maximo para deixar a esportividade alta. Usei vara 15lbs para peixes de 7-8kg, mas se quiser uma mais resistente para dar mais seguranca, na minha opiniao, 17lbs da conta.

Eu gosto de usar o material mais leve possivel dentro do peixe que quero buscar.

Tamanho depende se vai de barranco ou barco e da sua altura tambem. 

So mais informacao pra te deixar doido ai rs

abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro a carretilha é muito bem falada, com certeza vai te agradar muito!

Em relação a vara eu uso 16Lb e 5'6" (tenho 1,72 altura e pesco tando de barranco como embarcado) foi o tamanho que mais me agradou pra trabalhar iscas de superfície e uso na pesca variada com iscas acima de 9 gramas e pras iscas leves 5 a 7 gramas uma de 12Lb mas te digo não é fáscio  de arremessar não, se tiver um ventinho ai laskou, ai já uso também um molinete 500 ou 1000 e vara 6'0" arremesso bem e sem transtornos.

Em relação a marca da vara ai vai do seu gosto pessoal e bolso! Mas quanto mais leve melhor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...