Ir para conteúdo

Hélice do Tohatsu 18hp desbalanceada. O que fazer?


Posts Recomendados

Galera, comprei um Tohatsu 18 e veio com helice original danificada de desbalanceada pq o antigo dono deu umas cacetada em pedra !

Já coloquei um helice paralelo q tinha usado aqui e o motor fico file. Era o hélice mesmo q estava fazendo vibrar eu nem usei ele com essa helice q esta com avaria o antigo dono relato q vibrava bem poco e surgil a duvida acho q ja vi aqui em alguns topicos q da para concertar essa helice !

As pás dela nao estão com dentes, apenas com pequenos ralados e meio torta sera q da jeito ? queria consertar pq quando rio baixa queria usar ela pois e original e resistente essas paralelas qualquer reladinha e quebra na certa ! 

Outra coisa, ela é passo 9 essa original e essa 10 e paralela tive comparando aqui essa 9 as pas sao mais de um cm mais largas q essa 10 isso ta certo kkk pra mim q menor o passo as pas era mais estreitas ! Valew galera agradeço desde ja abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ricardo  dependendo do estado  do helice   = até da´ p/  arrumar  ok  / 

mas minha opiniao  = nunca vai ser mais igual  ;  e  tem que ter o gabaritos ;  e  talento p/ fazer o  serviço no caso  / aqui ñ conheço ninguem  ???  

principalmente se entortou ; desbalaceando  ; desalinhando  ; ( vibraçao ) ::nada::

  tambem corre o risco de quebrar ;  ou ficando fragil  ok /

uma helice assim  = pode danificar  seu torpedo ;  e cambio ; e tals /

ai  =   sai mais caro  =  o molho doq  ;  o peixe  ok  /

vamos ver oq a turma tem mais a dizer né  ???

abraço  :good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fabio e essa questao do helice q citei do passo 9 a pá ser mais larga q a do passo 10 sabe me dizer se isso ta certo ?

me lembro q comprei uma helice passo 10.5 de um ayamaha 15 e era mais estreito q a original passo 11 kkkk fiquei meio encucado com isso !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaz  =  ñ sou o cara certo ; nem expert  no assunto  ; p/ falar  sobre =       OS HELICES   ok   joia:::

na minha opiniao  = tudo no acerto  do helice ideal  p/ seu conjunto  é  = TESTE  X TESTE  ; tem que esperimentar  e  seguir  o RPM  E GIRO C/ TACOMETRO  OK / 

nunca use peças ou helices =  PARALELAS  OU  USADAS  E REFORMADAS  ; A Ñ SER P/ UMA EMERGENCIA  E OLHA LA´AMIGAO /

sobre  os tohatsu  9,9 / 15 / 18 hp   = tem varias configuraçoes  conforme ano e motor  ok  /

mas  o normal é  ( 9")  3 PAS    =   235  X   229     =  igual o seu helice original  ok /  

OU  (  10")  3 PAS = 235 X 155  

mas tem de  8 , 9 ,  10 ,  11 , 11,5  e outras tantas ok  

tem de inox tambem  ok  /  

espero que ajude  joia:::

abraço  :good:

bom  =  tentei postar as fotos  dos graficos  ok  =  MUITO ESTRANHO  Ñ CONCIGO     =   Ñ SEI PORQ   ;  Ñ VAI  OK  /    ASSIM COMO EM OUTROS TOPICOS  ?????  BEM ESTRANHO ???  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

galera comprei um helice 9 sorabo e axei q ia ter um melhor desempenho q a 10 q tava no motor provisorio q emprestei de um amigo pois ando pesado ate kkkk eu fiz o teste com duas pessoas 180 kilos mais uns 70 kilos e tralha tranquilo e a 10 ainda ando melhor 2 km a mais parece poco ne mais nota se a diferenca facio decendo o rio kkkk outra coisa com helice passo 9 axei mais economico e uma diferenca significativa viu !

 outra coisa meu antigo tohatsu 18 2001 era uma lenta top motor funcionava q e um ouro venturi 20 gicle 80 110  ja esse com venturi 22 gicle 60 116 nao gostei muito motor com uma lenta feia o ar ta com uma volta e 1/4 abri mais nao deu diferenca alguma e fechei tambem mesma coisa ! hora lenta ta mais alta hora mais baixa  e em  aceleracao baixa pra alta ele da uma embolada nao e liso igual o antigo ! bateu 33 subindo e 38 decendo com a passo 9 e 35 subindo e 40 decendo com a 10  meu barco e um fluvimar 6 metros com assessorios pesa uns 120 kilos !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse motor vç tirou zero ricardo ? 

vç falando   os sintomas  =  parece ser  carburaçao / sistema combustivel  e tals ....

mexe no ar ;  e ñ muda nada ;  de baixa   ;   p/ alta   rapidamente =  embaralha;   e tals ...

verificou  ;   difusor; giclagem ;   e estanquiedade  do carbura ;  e agulha de admissao ?

abraço :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal o relato Ricardo .  Cada caso é um caso e é muito bom pessoal por relato de mudança de passo nesses motores pequenos, mas como disse troca de hélice nessa potência dificilmente ganhará mais que 3km/h.    Sexta passada fomos em dois barcos pescar, acabei colocando o barco de 7m meu com o Evinrude 15hp, 3 gordinhos, tanque cheio, duas caixas termicas com garrafas de cerva( fui com dois manguaceiro) fora tralhas, ceva, calculo uns 400kg sem contar o motor , ele tá com hélice original 9 x11   e a velocidade ficou entre 23 a 25km/H em represa, esse semana pedi uma hélice 9.25x 10 Sorabo que vem no modelo anterior igual do Astra, instalei hoje e sexta devo pescar com os mesmos cachaceiros, subi o motor uns 2cm tb, vamos ver o resultado, motor pediu arrego.  

Barco é esse:

17203130_1255771684530627_52673349288399

17352527_1283391538425301_40706231807428

 

Olha a diferença de eu andanod, e meu irmão com o Seapro num barco 30kg mais leve e com uns 150kg a menos de carga

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Guto Pinto disse:

Olha a diferença de eu andanod, e meu irmão com o Seapro num barco 30kg mais leve e com uns 150kg a menos de carga

 

ACELERA aí o cardaio ! ! ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk , rachei de rir aqui ! :rofl::rofl:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fabio esse motor peguei de segunda mao mais logo q peguei ja resivei de cabo a rabo hehehehe carbura ta limpinho velas ok tudo feito no capricho kkkk cara essa embaralhada q digo e coisa meio q imperceptivel mais comparado ao antigo nao e liso igual intendeu ?

  eu apertei o parafuso q aumenta a lenta para aumentar um poco a lenta para pode regular o ar e e fico um poco acelerado eu abri 2 voltas e nada ja estava com 1 1/4 e fechei ela 100 % e nada mesma coisa kkkk axo q fez isso pq dechei a lenta muito alta para poder regular o ar intendeu na rotacao q tava o parafuso do ar ja nem  tinha mais precisao ! axo q quando cara foi regular ele so aumento a lenta sem regular o ar preciso verificar isso com calma o dia q foi limpo eu dechei 100% como estava a regulagem contei as voltas do ar e montei como veio !

 comparado ele com o antigo no mesmo barco com mesmo passo no mesmo dia kkkkk nao tem como dizer q deu algo de vantagem nem pra um nem pra outro pois foi tudo 100% igual no teste a nao ser uns 3 litros de gasolina a menos no tanque esse novo venturi 22 ando 2 km a mais chegando a 3 km a mais teve hora !

  esse fds fui pescar com passo 9 e meu amigo com passo 10 no meu antigo motor barcos iguais peso iguais ele ando mais q eu mais na arancada depois eu acompanhava mais axo q se fosse uma viagem longa ele chegaria primeiro q eu percibia q devagarinho dava uma distanciada kkkkk  usei ele com passo 9 so em uma pesca e axei bem melhor a autonomia agora nao sei se e pelo helice o se ele e mais economico q o antigo kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

guto esse meu ex motor kkkk ele usa 100% carburacao do super unica coisa q muda e q a borboleta abre o 100%

outra coisa diferenca pra esse novo sao os gicles  e o venturi e o difusor do novo tem 6 furos o do super so tem 2 axo q esse antigo funciona mais file em baixa pois o gicle e 80 outro e 60 muito pequeno eu axo para essa gasolixo nossa kkkk  

a velocidade nesse barco de 6 metros sem nada dentro com piloto de 90 kilos com antigo foi maxima 42 esse novo chego a 44 e teve hora de crava nos 45 km marcado no gps do cell o teste !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a propria tohatsu nos manuais de mecanica dela, diz que o 18 teve 3 tipos de carburadores e gicle, eles fizeram uma verdadeira salada mista com venturis, cames, gicles... isso em coisa de 10 anos... hoje o motor esta com venturi maior (22mm) , came mais avancado, e gicles menores em relacao ao super 15. ahco q eles conseguiram um ponto mais racional do uso do motor. se aumentar o gicle capaz de melhorar alguma coisa em media e alta, mas vai gastar mais, se usar o setup do super 15, provavel que a lenta fique mais gorda (logo mais suave um pouco) mas vc perde em media e alta e tb no consumo final... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora atarde tentei regular o carbura e nao tive exito kkkk eu abaxei o parafuso da lenta e mechi no ar fui fechando ele aumento um poco a rotacao bem dizer quase todo fechado ai dechei com uma volta e meia e aumentei a lenta no parafuso da lenta e da uma lenta boa porem se decha muito baxinha como era o outro ele vai afogar quando engatar pois se ela ta alta ai vc acera e volta o acelador tem hora q ela baxa um poco do q estava a regulagem entao dechei ela um pokinho mais alta creio q nao vai da soco na hora de engatar ! tenho certeza q a mistura de ar esta muito pobre esse gicle 60 e muito pequeno para um venturi 22 nossa gasola e um lixao ainda kkkk um cara q faz auteracao de venturi no mercado livre me falo q se colocar o gicle 60 com o difusor do super o motor nem da lenta ! mais vo decha como ta ta economico andando bem ate de mais e nao estava morrendo e q nao gosto de lenta mais alta gosto dela bem redondinha e se fosse possivel ageitar so regulando seria bacana massss kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ricardo ja ouvi de dono de 18 que no comeco o motor eh exatamente assim como vc falou, depois de uns tanques ele entra em modo afinado e nao da mais nada, que alguns mecas alteram o gicle de baixa pra isso nao ocorrer mas nao eh o correto... deixa assim que ele vai se ajustar sozinho, assim que o motor ficar mais amaciado e redondo.

so nao pode duas coisas: afogar qdo engata ou afogar com a lenta em neutro e dar tranco forte qdo troca de marcha... o resto ta beleza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ricardo   agora entnedi joia:::     

 na minha opiniao  =

agora  é só acertar seu conjunto x  helice  x carga total   ok / 

do mais  ;  eu ñ ficaria mexendo ; tente usar uma gasolina boa  .  e faça o teste e comparaçoes  joia:::

boas pescas  ; abraço :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ñ saindo do assunto  ; mas  =

 gutao     ; que barcao    = reliquia  joia:::

esses  2 manguaceiros  ;    e  muito combustivel etilico  ;  que judiou      do 15 hp   ; meu irmao  :gorfei::gorfei::gorfei:

o trato no casco ficou  joia ;   olha ai  o serviço  ; que beleza  ;  e conserva  tambem  /

acelera  carai...   ;    e retardadoooo    ; foi de rachar   =     :gorfei::gorfei::gorfei:

abraço  galera :good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sr ricardo  ; qto sua pergunta  ;  sobre os  helices  anteriormente  ;

onde eu ñ consegui  postar  os exemplos  =  da´uma pesquisada  em  = http://www.nautibras.com.br/suporte/texto-007.htm  

da´p/ ter uma base  ok  ; joia:::

 mas sempre  =   oq vira na real  ; sao  os testes x testes  ; é  fato / 

abraço :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como dito tinha regulado a lenta do motor tinha ficado meio alta mais fui pesca fds e no rio com motor na agua nao fico ruim nao fico boa so quando engata ele cai bastante a rotacao mais nao morre nao fica trabalhando quase morendo kkkk o outro nao era assim mais como dito tudo indica e o gicle muito pequeno ! outra coisa fui com passo 10 meu amigo tambem com meu antigo motor andei na frente dessa vez ele nao me alcancava kkkk o passo nove pra min nao foi legal axei q esses 250 kilos dos passageiros e traia ela cairia legal vou comprar uma 10 e falando sobre helice comprei uma sorabo veio empenada ta pegando aquela parte de tras da helice q fica dentro do canhao marcado saiu a tinta e ate gasto o aluminio na helice bem poco nao vibra o motor mais ta desbalanceada , esta passo 10 q uso de um amigo e marflex axei muito melhor de acabamento q a sorabo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho 3 marcas paralelas lá em casa , MFX( 9.9 x 12 Seapro e 9.25 x 9 do Mariner 15)  Sorabo( 10 .5 x 11 do Merc  18hp e 9.25 x 10 do Evin 15hp)  e River ( 10 3/8 x 13 do Merc 18hp).  River é ruim, parece alumino poroso, mto leve,  a MFX gostei muito,  mesmo usando há mais de 2 anos direto pegando no chão não perde a tinta, a Sorabos achei mais pesadas e aparentam ser mais resistentes, porém o acabamento da MFX achei melhor.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...