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Novas tecnologias em carretilha: revolução ou marketing?


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Estava procurando uma carretilha principalmente para tucunarés azuis no Sudeste, mas que também pudesse aguentar o tranco de uma (espero próxima) aventura com os Açus do Amazonas. As opções são diversas, com uma faixa de preços enormes, e como eu não tenho muita experiência em pesca com muitos modelos distintos de carretilhas fica difícil ter um parâmetro real. Após alguma pesquisa (e apesar do preço) eu me interessei por três opções principalmente: Daiwa Zillion SV TW, Abu Garcia MGX2 e Abu Garcia ALX (todas lançamentos recentes). Essas carretilhas me chamaram atenção por alguns fatores tecnológicos que explico abaixo.

  • A Daiwa, além de muitas outras tecnologias, tem feito uma propaganda grande em duas (a Zillion SV TW possui as duas):  
  1. O que eles chamam de TWS (T-Wing System) é a guia de linha em formato de T, que teoricamente diminui muito o atrito da linha, possibilitando arremessos mais longos, e como bônus diminuindo também as cabeleiras.
  2. O SV Concept é, até onde entendi, um sistema de freio magnético que só é acionado a partir de uma determinada velocidade de rotação do carretel, além de um carretel especial. Normalmente os freios magnéticos funcionam durante todo o percurso do arremesso, e por isso acabam prejudicando a distância arremessada mas aumentando a eficiência em dias de vento e/ou com iscas pesadas. Por outro lado os freios centrífugos, por terem força de freio proporcional a rotação, em condições ideais acabam sendo mais eficientes, além de arremessarem iscas mais leves com mais facilidade . O que este sistema SV alegadamente faz é agregar o melhor dos dois mundos: freio magnético pra alta velocidade, e carretel praticamente livre pra baixa velocidade do carretel/iscas leves.

 

  • A geração da Abu Garcia lançada antes de 2015, em minha opinião, se notabilizou por produzir carretilhas leves. Por exemplo, um de seus carros-chefe foi a Revo MGX, que pesava em torno de 155 gramas e, apesar de ser voltada a pesca finesse, pode ser também usada em pesca de tucunarés pequenos/médios, pois mesmo com seu tamanho pequeno é bem construida, possui boa resistencia à desgaste (característica comum das Abu's pelo que eu andei lendo) e um drag de 12 lbs (comparável, por exemplo, a Daiwa Zillion). Recentemente eles lançaram novos modelos, e em particular dois me chamaram muito a atenção
  1. A Revo ALX é um novo lançamento com os mesmos 155g da antiga MGX, portanto peso de finesse. Surpreendentemente, é uma carretilha em alumínio resistente a corrosão. Pelo drag de 17lbs e freio magnético (infelizmente?), imagino que seja uma carretilha que aguenta pesca mais bruta (por exemplo de açus), mas ainda não se encontra muita informação sobre ela na net.
  2. A nova Revo MGX (Revo MGX2) pesa incríveis 141g. Segundo a empresa, seu frame é produzido em uma liga chamada X-Mag. Novamente não se encontra muita informação (além da oficial) sobre ela, mas no site da Abu não se menciona em nenhum lugar que este modelo é pra finesse (para o modelo antigo se mencionava), e julgando pelo drag de 17lbs (isso mesmo, 17lbs!) me levo a concluir que ela também aguenta pesca mais bruta!

Então eu pergunto: alguém possui maiores informações sobre essas, e também outras, tecnologias recentes? como disse acima, além da curiosidade meu interesse concreto é em comprar uma carretilha (leve e pequena, pois tenho a mão pequena) pra tucunarés azuis e esporadicamente alguns um pouco maiores. Essas carretilhas acima aguentam o tranco? Mais importante: vale a pena investir uma nota em carretilhas nessa faixa de preço (as três acima custam entre 200 e 300 dólares no eBay), ou estas vantagens que as empresas tanto citam é apenas um ''luxo'' que praticamente não se vê na prática?

 

Editado em 26/01/2017: Dei mais uma lida sobre o assunto e tenho algumas observações extra:

  • Sobre os novos sistemas da Daiwa:
  1. Além do que já mencionei acima, vale um comentário a mais: apesar de realmente ser um freio magnético que ''copia'' o centrífugo (a força de freio depende da velocidade de rotação), seu desenvolvimento foi feito voltado à iscas leves/médias.

 

  • Pra não ficar injusto, não vamos esquecer da Shimano. A nova Aldebaran BFS XG (modelo 2016, até o momento disponível oficialmente apenas no Japão) também inova no seu carretel. O carretel, além de oco, não tem nenhuma ''parede'', sendo que o sistema de freio é transferido completamente para a tampa lateral da carretilha. Quando o carretel atinge determinada rotação os imãs na tampa lateral são acionados pra freiar o carretel (sim, é freio magnético, mas num estilo diferente). Imagino que isto diminua consideravelmente o peso do carretel, possibilitando arremessos com iscas a partir de 2 gramas! (no link https://www.youtube.com/watch?v=LGDcF44LKGw&feature=youtu.be tem um vídeo mostrando o sistema. É em japonês, mas a partir do minuto 5:20 a pessoa que grava pega a carretilha na mão e conversa com o funcionário da Shimano, que mostra o sistema).
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Guilherme, na verdade quem já deu as dicas aqui foi você. Realmente muito bom essa construção de detalhes de cada carreta que pra alguns não fazem diferença, mas pra outros certamente são os diferenciais pra uma compra segura.

 

Quando se fala em diferenciais, ta ai a resposta pra mim. As carretilhas TOP DE LINHA (que fique claro) pro Brasil, são muito caras devido aos impostos, paridade da moeda e etc. Além disso, a questão "gosto brasileiro" é muito distinta e não há uma regra. Então, pra se sobressaírem entre as marcas, cada uma lança um diferencial "abusado" e muito chamativo.

 

O problema é que todos são chamativos. Mas vc vai perceber que eu tenho razão quanto a gosto brasileiro ser diferente, quando os comentários começarem a subir.

 

Esse sistema TWS da Daiwa sempre me chamou atenção, mas me deixa na dúvida quanto a PRECISÃO do arremesso e não quanto a distancia (que logicamente, sem atrito, vai loooonge). Eu não escuto falarem muito bem da Daiwa, mas eu SEI que são experiencias isoladas. Então eu ainda continuaria na dúvida.

 

O drag da ABU é surreal (REVO MGX), mas o peso dela compensa qq "mentirinha" rsrsrs. Se esse for o peso correto, pra quem gosta de equipamentos leves (como eu), seria uma ótima escolha PRA MIM (obviamente entre essas opções, pois a VENATOR me atende absurdamente bem).

 

Bom, aproveite o fórum e as dicas...a galera manja demais (e cuidado ao comprar pelo e-bay, pois certamente será taxado). GOOOO LUCK! E BOA PESCA

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7 horas atrás, Wandeco.Jr disse:

Guilherme, na verdade quem já deu as dicas aqui foi você. Realmente muito bom essa construção de detalhes de cada carreta que pra alguns não fazem diferença, mas pra outros certamente são os diferenciais pra uma compra segura.

Olá Wandeco,

Pois é, agora eu estou na fase de me perguntar se pertenço ao grupo dos quais esses detalhes não contam, ou se eu deveria tentar entrar de cabeça pro grupo daqueles que valorizam/tiram proveito dos detalhes ao máximo

7 horas atrás, Wandeco.Jr disse:

Quando se fala em diferenciais, ta ai a resposta pra mim. As carretilhas TOP DE LINHA (que fique claro) pro Brasil, são muito caras devido aos impostos, paridade da moeda e etc. Além disso, a questão "gosto brasileiro" é muito distinta e não há uma regra. Então, pra se sobressaírem entre as marcas, cada uma lança um diferencial "abusado" e muito chamativo.

 

O problema é que todos são chamativos. Mas vc vai perceber que eu tenho razão quanto a gosto brasileiro ser diferente, quando os comentários começarem a subir.

Creio que não apenas o gosto, mas também o tipo de pesca e peixes brasileiros seja diferente. Creio que em varas e iscas estamos bem, pois já se encontra uma gama muito grande de produtos especialmente desenvolvidos pro Brasil, muitos desses de marcas internacionais. Agora quanto à carretilha me parece que os projetos são os mesmos mundialmente, e a única ''personalização'' pro mercado brasileiro (e muitos outros mercados) seja a qualidade dos materiais, não o projeto base em si. 

7 horas atrás, Wandeco.Jr disse:

Esse sistema TWS da Daiwa sempre me chamou atenção, mas me deixa na dúvida quanto a PRECISÃO do arremesso e não quanto a distancia (que logicamente, sem atrito, vai loooonge). Eu não escuto falarem muito bem da Daiwa, mas eu SEI que são experiencias isoladas. Então eu ainda continuaria na dúvida.

 

O drag da ABU é surreal (REVO MGX), mas o peso dela compensa qq "mentirinha" rsrsrs. Se esse for o peso correto, pra quem gosta de equipamentos leves (como eu), seria uma ótima escolha PRA MIM (obviamente entre essas opções, pois a VENATOR me atende absurdamente bem).

Pois é, estas questões que vc levantou são algumas das pertinentes, e por isso gostaria de ouvir a opinião de quem testou estes materiais na prática, se realmente fazem o que falam. Especificamente sobre a MGX, se com esse peso ela realmente aguentar usar o drag de 17lbs pra valer, me parece um negócio surreal. E como eu tenho mão muito pequena seria fantástico pra mim.

7 horas atrás, Wandeco.Jr disse:

Bom, aproveite o fórum e as dicas...a galera manja demais (e cuidado ao comprar pelo e-bay, pois certamente será taxado). GOOOO LUCK! E BOA PESCA

Valeu Wandeco! realmente eu sei que compras pelo ebay são taxadas. Mas estou temporariamente trabalhando nos Estados Unidos, e portanto sem taxa no ebay: essa facilidade é na verdade a única razão pela qual me aventuraria a pagar umas 250 doletas por uma carreta que no Brasil custaria mais que o dobro, desde que, é claro, com esse preço eu realmente tenha diferenciais de verdade (não apenas mercadológicos) no final das contas. Se não fosse por isso eu viveria muito feliz com as excelentes carretas de 700, 800 reais que se encontram no Brasil

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Guilherme, fantástica a sua abordagem. Excelente tópico, tanto, que estarei inserindo ele na compilação dos melhores tópicos sobre carretilhas. 

Quanto a sua pergunta...Nem vou entrar na análise técnica de cada uma destas carretas q vc postou acima, pq o seu texto já diz tudo....mas quanto a REVOLUÇÃO x MARKETING....acredito q um esteja diretamente ligado ao outro.

Acredito q iremos chegar num número "X" (seja de peso ou distância de arremesso) que, para se conseguir melhores resultados, o preço será exponencialmente superior.
Quer ver um exemplo?!?!
Semana passada estávamos pescando no Lago do Peixe...Eu e o parceiro de barco estávamos usando uma Shimano Aldebaran BSF XG...rapaz, vou te falar uma coisa...nós arremessávamos as iscas (Firestick) na PQP...srsrs...E olha q esta carretilha não tem um monte de "tecnologia" que outras aí tem...Chegamos a comentar que esta seria a melhor carretilha que tivemos a oportunidade de usar até hoje.

Agora...se as empresas não "inventam" e melhoram seus equipamentos, eles não vendem e não inovam nada...rsrsr.....Acho que todo mercado mescla um pouco de inovação com perfumaria inúntil...joia:::

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6 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Guilherme, fantástica a sua abordagem. Excelente tópico, tanto, que estarei inserindo ele na compilação dos melhores tópicos sobre carretilhas. 

Oi Fabrício,

Nos melhores tópicos? por essa eu não esperava. Confesso que acho que ficaria bom mesmo se alguém que já usou esses sistemas comentasse com detalhes. Porque eu apenas li as informações que são passadas pelas empresas, mas não testei - tampouco ''vi com as mãos''- esses sistemas. E creio que o melhor mesmo é ouvir alguém com experiência que tenha testado sem interesses comerciais.

6 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Quanto a sua pergunta...Nem vou entrar na análise técnica de cada uma destas carretas q vc postou acima, pq o seu texto já diz tudo....mas quanto a REVOLUÇÃO x MARKETING....acredito q um esteja diretamente ligado ao outro.

Acredito q iremos chegar num número "X" (seja de peso ou distância de arremesso) que, para se conseguir melhores resultados, o preço será exponencialmente superior.
Quer ver um exemplo?!?!
Semana passada estávamos pescando no Lago do Peixe...Eu e o parceiro de barco estávamos usando uma Shimano Aldebaran BSF XG...rapaz, vou te falar uma coisa...nós arremessávamos as iscas (Firestick) na PQP...srsrs...E olha q esta carretilha não tem um monte de "tecnologia" que outras aí tem...Chegamos a comentar que esta seria a melhor carretilha que tivemos a oportunidade de usar até hoje.

Essa Aldebaran é a modelo 2016? fiquei curioso e fui dar uma pesquisada por ela, e acabei adicionando umas informações sobre ela no post original. A propósito, qual a sua opinião sobre ela pra pesca no lago do peixe? pq na minha cabeça ela seria uma carretilha super finesse: arremessa iscas a partir de 2g e possui drag de apenas 7lbs. Ela aguenta bem a pesca no lago do peixe? não tem pouca capacidade de linha?

6 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Agora...se as empresas não "inventam" e melhoram seus equipamentos, eles não vendem e não inovam nada...rsrsr.....Acho que todo mercado mescla um pouco de inovação com perfumaria inúntil...joia:::

claro que misturam com perfumaria, mas também quem não gosta de ficar cheiroso!?!? danca::

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@Guilherme Lima...o fórum valoriza (ou pelo menos tenta valorizar) todo tópico bem elaborado. Valorizamos muito o conteúdo e a qualidade de informações...daí seu tópico se tornar referência para os demais.

Sobre a sua pergunta...essa Aldebaran BFS XG é a do modelo antigo (2015 pra trás)...E vc pode usa-la tranquilamente no Lago do Peixe ou para os tucunas azuis q temos no Brasil. Estava usando linha Varivas 4 fios de 35lbs (q é bem espessa)...mas mesmo jogando a isca muito longe...ainda sobrava linha no carretel. Se colocar uma linha 30lbs mais fina, puts, dá e sobra.

Tem até um amigo aqui do fórum vendendo uma por R$ 1.000,00...o q, em minha opinião, está uma bagatela. 
Eu tenho 2 destas...a última eu comprei no Japão e paguei $200 (dólares) nela lá..

Cheguei até em cogitar comprar essa tb..rsrss...joia:::

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  • 1 mês depois...
Em Friday, January 27, 2017 at 11:05, Fabrício Biguá disse:

@Guilherme Lima...o fórum valoriza (ou pelo menos tenta valorizar) todo tópico bem elaborado. Valorizamos muito o conteúdo e a qualidade de informações...daí seu tópico se tornar referência para os demais.

Sobre a sua pergunta...essa Aldebaran BFS XG é a do modelo antigo (2015 pra trás)...E vc pode usa-la tranquilamente no Lago do Peixe ou para os tucunas azuis q temos no Brasil. Estava usando linha Varivas 4 fios de 35lbs (q é bem espessa)...mas mesmo jogando a isca muito longe...ainda sobrava linha no carretel. Se colocar uma linha 30lbs mais fina, puts, dá e sobra.

Tem até um amigo aqui do fórum vendendo uma por R$ 1.000,00...o q, em minha opinião, está uma bagatela. 
Eu tenho 2 destas...a última eu comprei no Japão e paguei $200 (dólares) nela lá..

Cheguei até em cogitar comprar essa tb..rsrss...joia:::

Boa tarde amigo...Essa Aldebaran seria a Preta com vermelho? Acho ela linda mas tenho medo de ela não aguentar os azuis,mas pelo seu comentário estou quase pegando uma rsrsrs Vi um Review do Chedid , sobre a modelo 2016,falando que ela é meio frágil...A 2015 é melhor então? Grato

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  • 4 anos depois...

Olá turma bom dia! Tem um tempinho que não vejo as postagens aqui, achei massa abordarem esse tema. Post muito bom pelos detalhes nas informações. Gostaria de incluir aí outra discussão também falando em tecnologias x marketing a respeito da ergonomia. Os fabricantes investem tanto em perfumarias como bem citou o Fabricio e esquecem do principal que é além de ter um equipamento confiável, ter boa ergonomia, pouco se explora essa questão que é pra mim o mais importante. A carretilha que permite boa acomodação na mão para os diversos tipos de trabalho de iscas traz um prazer imenso em ver que no final do dia você está com o punho sem dores, a mão não inchou por problemas de circulação sanguínea, ( os que tem esse problema lembrarão, kkk), enfim dores no final do dia. Pra mim as carretilhas inclusive deveriam ter tamanho P,M, G. Fica aí a dica aos fabricantes atentos, seria um investimento melhor em tecnologia, porque parece que nos ultimos tempos os avanços não foram tão significativos assim. Não é só questão de peso.

Parabéns pelo tópico.🙏🏼👍🏼

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