Ir para conteúdo

Artificiais superfícies para Tucunares


Posts Recomendados

Pessoal,

Tenho uma dúvida quanto as iscas de superfícies para o Tucunaré em geral.

As cores das iscas influenciam em alguma coisa quanto ao ataque?

Tenho visto várias iscas de superfícies de várias cores nas fotos.

Olhem bem, estou apenas me referindo as cores e não modelos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Eduardo.

Vou ser sincero. Eu acho que depende muito do momento. E da fome do peixe. Não sou um expert em Tucunaré, mas percebi que quando se pesca em um lugar onde tem MUITO tucunaré. Pode-se testar todas as cores disponíveis de isca superfície que todas vão pegar.

Agora quando o peixe está mais enjoado, vou ser sincero, acredito quero todos os fatores contam:

o trabalho da isca, a velocidade de trabalho, a cor da água, e com isso a própria cor da isca.

Eu já vi pegarem tucunaré com um pedaço de minhoca seca, enquanto o barco estava em movimento e o motor ligado, a um metro de distancia do Barco. Um ataque de surpresa. Pois a pessoa estava literalmente molhando a minhcoa porque a mesma estava no sol.

hehehehehehe

Por isso que acho que se tratando de tucunaré. Até anzol sem isca pega o peixe!

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoalmente, em termos de superfície; sou fã da isca moro robalo bait popper turbo (esse nome todo é uma isca só! :roll: 8 cm / 11 g; sempre com garatéias ou anzóis maiores que os originais). Essa isca é um popper + hélice, e faz um bocado de barulho...

Sobre iscas e cores, sugiro a leitura de outros tópicos deste fórum:

Popper: http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... highlight=

Hélice: http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... highlight=

Twicth bait: http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... highlight=

Peixe enxerga cores?: http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... highlight=

Um abraço, e espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Eduardo.

Vou ser sincero. Eu acho que depende muito do momento. E da fome do peixe. Não sou um expert em Tucunaré, mas percebi que quando se pesca em um lugar onde tem MUITO tucunaré. Pode-se testar todas as cores disponíveis de isca superfície que todas vão pegar.

Agora quando o peixe está mais enjoado, vou ser sincero, acredito quero todos os fatores contam:

o trabalho da isca, a velocidade de trabalho, a cor da água, e com isso a própria cor da isca.

Eu já vi pegarem tucunaré com um pedaço de minhoca seca, enquanto o barco estava em movimento e o motor ligado, a um metro de distancia do Barco. Um ataque de surpresa. Pois a pessoa estava literalmente molhando a minhcoa porque a mesma estava no sol.

hehehehehehe

Por isso que acho que se tratando de tucunaré. Até anzol sem isca pega o peixe!

abraços

Esse Bigão... Quanta modéstia!

Eduardo, não se engane com ele! O cara é fera!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu, nas minhas pequenas andanças atrás dos tucunas aqui do centro definitivamente não tenho conseguido ver diferenças de resultados pelas cores, mas sim pelos trabalhos das iscas. Digo isto tanto para os tucunas, quanto para as cachorras e bicudas.

Um dia o peixe está mais manhoso e prefere um trabalho mais sutil, as vezes um trabalho mais frenético, as vezes na zara, as vezes na hélice, mas quanto as cores não vejo diferença. 8) :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí pensando melhor no assunto, realmente a cor realmente não faz muito diferença. E eis a explicação prática e teórica ao mesmo tempo.

Em um dia ensolarado, quando você está debaixo de uma piscina, com oculos de mergulho e vc olha para cima em direção do ceú. Por causa da grande luminosidade da luz do sol, se tiver alguma coisa por cima de você, não consegues distinguir cores.

E mesmo não estando ensolarado, como a água possui uma alto indice de refração luminosa, mesmo olhando para cima o que consegue-se ver é um objeto na superfície, mas dificilmente vê-se as cores.

Portanto o negócia e o trabalho da isca. A cor mesmo é para o pescador gostar. hehehhehehehehhehe.

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Edu....

Nas pescarias que faço de tucunas na Represa do Capivara (1º de maio) e no Lago Sérgio Motta (Paulicéia - Rio Paraná), tenho observado, que se a água estiver escura "suja", dá-se mais resultados com iscas de cores escuras, no caso da água clara, isca clara.... as cores q predominam neste caso, são a cor osso e branca com cabeça vermelha....

Bom, é isso, espero ter ajudado!!!!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo,

Concordo um pouco que a questão das cores é menos importante ( para os peixes ) do que para os "colecionadores" ! O que faz a diferença é o modo da isca trabalhar ( ou ser trabalhada ). Outras coisas que podem ( devem ) fazer a diferença são os tamanhos oferecidos, pois é de se supor que repitam o padrão alimentar da região ( inclusive em padrão de cores... ), daí não adiantar oferecer iscas grandes ( 14 até 20 cm ), quando os "lambarís" é que sejam a "forrageira" do local ! É conversa para mais de "metro" ( hora ), mas em síntese, á algo assim... :roll:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu, nas minhas pequenas andanças atrás dos tucunas aqui do centro definitivamente não tenho conseguido ver diferenças de resultados pelas cores, mas sim pelos trabalhos das iscas. Digo isto tanto para os tucunas, quanto para as cachorras e bicudas.

Um dia o peixe está mais manhoso e prefere um trabalho mais sutil, as vezes um trabalho mais frenético, as vezes na zara, as vezes na hélice, mas quanto as cores não vejo diferença. 8) :lol:

Concordo com o xandego, não vejo diferença nas cores e sim no trabalho. As cores influenciam mais nos, os iscolatras anônimos da vida, do que o peixe..hahaha...

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí pensando melhor no assunto, realmente a cor realmente não faz muito diferença. E eis a explicação prática e teórica ao mesmo tempo.

Em um dia ensolarado, quando você está debaixo de uma piscina, com oculos de mergulho e vc olha para cima em direção do ceú. Por causa da grande luminosidade da luz do sol, se tiver alguma coisa por cima de você, não consegues distinguir cores.

E mesmo não estando ensolarado, como a água possui uma alto indice de refração luminosa, mesmo olhando para cima o que consegue-se ver é um objeto na superfície, mas dificilmente vê-se as cores.

Portanto o negócia e o trabalho da isca. A cor mesmo é para o pescador gostar. hehehhehehehehhehe.

um abraço

Concordo que as cores fazem pouca diferença; inclusive, achei perfeitas as observações do Bigão (eu disse que o cara é fera!).

Mas, penso eu que sempre a cor deva fazer a isca ser de fácil visualização; e mesmo fazendo quase diferença nenhuma, cores escuras ou pouco luminosas para o dia e cores claras para a noite seriam recomendáveis para facilitar que o peixe veja a isca... Ainda tem a questão da isca poder ser vista pelo pescador (durante a noite não tem jeito...; exceto na hipótese de isca luminosa ou fluorescente) então, uma cor vermelha ou outra escura, mas sempre chamativa seriam minhas escolhas.

E Bigão, arrepiou! Mandou bem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb vou com o Xandego...e com a maioria...hehee...o trabalho é bem mais importante q cor. Inclusive acho q nas de superfície a cor influencia ainda menos. O BIgão tb deu a dica...quando olhamos a isca de baixo para cima...vemos apenas a sua silhueta.

Agora a cor da isca não é para agradar o peixe....e sim, facilitar a sua visualização. O peixe realmente vai atrás do barulho....mas se vc está com uma isca q se contrasta mais com a água...mais chances ele tem de ver a isca.

O peixe também pode estar a procura de peixinhos q se assemelhem a isca q vc está usando...aí eu acho q vale a pena.

Vale ressaltar q a cor da água tb influencia muito....e águas mais limpas e verdes...eu acho q as cores douradas e prateadas podem ser vistas a uma distância maior...Já nas águas de cor mais escura as cores "osso"...e mais fortes, como amarelo, laranja e vermelho...se destacam mais...

Nada disso é fato...hehee....é tudo produto de erros e acertos...hehee...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo André_2004 !

Finalmente ( e felizmente ) você deixou de ser apenas um observador ( mesmo cadastrado ) para se tornar um interlocutor no nosso Fórum !

Já "nos tropeçamos" antes em outros Fóruns dessa internet, o que me faz ainda mais satisfeito de vê-lo por aqui, onde espero venha interagir com mais e maior frequência !

Peço-lhe apenas, como já é uma tradição, que se Apresente ( até porque tem muita coisa a nos contar, de suas experiências pescativas, etc... ), e adiante logo o esquema do Avatar para "não correr o risco" de ficar lhe passando MP por conta disso ! Não se esqueça de concluir os dados de seu cadastramento ( Perfil ) dizendo-nos de onde você mora, etc... Qualquer dificuldade, mantenha contato ! :roll:

Muito bom tê-lo por aqui ! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DUDU, NÓS ESTAMOS AKI PARA INTERAGIR COM TODOS OS QUE PRECISAM DE AJUDA, POR ISSO VOU DAR-LHE UMA DICA: A MELHOR ISCA, A PREFERIDA DA MAIORIA, (VEJA BEM NÃO É PARA TODOS), É AQUELA AMARELINHA, FOSCO/BRILHANTE DE COLARINHO BRANCO, EXPLICO: FOSCO, COPO EMBASSADO; BRILHANTE SÃO AQUELAS GOTICULAS QUE SE ESPALHAM POR DENTRO DO COPO SUBINDO FAZENDO BORBULHAS ENTRE SI, E O COLARINHO SERVE PARA NÃO DEIXA CAIR SUJEIRA DENTRO DO MESMO, ENTENDEU MEU AMIGO, POR TANTO CHEGA CEDO EM BRASÍLIA PRA GENTE FAZER UMA CONCENTRAÇÃO ANTES DA VIAGEM OK?

ABRAÇOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...