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review combate perfil baixo / perfil alto / molinete long cast , QUAL O MELHOR PARA A PESCA DE PRAIA ?


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Salve galera , fiz esse review técnico das peças abaixo pedido pelo Vladimir Ferreira e ele saiu na opinião e sintese do próprio Vladimir na edição de fevereiro da revista pesca e cia.

E aqui pra vcs o review técnico na íntegra , vai servir para sanar algumas dúvidas !!!!!!

Hoje iremos comparar 2 carretilhas e 1 molinete  para tentarmos descobrir de fato qual deles traz o melhor custo benefício , ergonomia , performance e facilidade nas pescarias de praia

Dentre eles temos 1 carretilha perfil baixo contender da MS :

DSCN3102-300x225.jpg

Temos 1 carretilha abu garcia 6601 c4 perfil alto :

DSCN3103-300x225.jpg

E o molinete gh 7000 da maruri , long cast:

DSCN3106-300x225.jpg

E vamos começar com o molinete:

Nessa matéria foi escolhido o molinete long cast da maruri GH 7000 vamos as espcs dele:

Modelo: GH 7000
- Peso: 450 g
- Carretel em alumínio
- Relação de recolhimento: 5.2:1
- Rotor balanceado por computador
- Manivela intercambiável em alumínio
- Aplicação: pesca de praia e de costeira
- 13 Rolamentos (12 de esferas + 1 de roletes)

 Capacidade de linha:

0,32 mm - 450m

0,35 mm - 380m

0,45 mm - 270m

De longe o mais pesado das 3 peças com 450 gramas

DSCN3111-300x225.jpg

Vejo algumas qualidades e defeitos nos molinetes em geral , o simples fato de um sistema de transferência de forças da manivela para o carretel e do carretel para o distribuidor de linha , já diminui consideravelmente a sensibilidade do conjunto.

Isso sem falar nas torções que o corpo (polímero) sofre e evidente que a manivela exerce também.

Porém com a maior capacidade de linha também

Por dentro do molinete vemos a visão explodida das peças aonde vamos comentar a respeito:

DSCN3132-300x225.jpg

Esse molinete possui fricção em feltro vai deixar um drag de 3 kg , inferior aos das carretilhas porém proposital por possuir um eixo muito longo , uma característica muito importante desses molinetes , eles são desenvolvidos para longos lançamentos e briga com peixes pequenos .

É  muito comum entre eles a quebra da tampa superior do carretel que faz força sobre o sistema de drag , quando muito apertada acaba cisalhando a rosca da porca (espanamento) .

Esse molinete possui também 13 rolamentos do tipo comum (NÃO SÃO MARINIZADOS) e anteverso do tipo comum tb,deveriam ser marinizados , porém o preço seria bem superior também haja visto ser a peça mais barata entre as 3 comparadas e com certeza demanda manutenção periódica (a cada pescaria)

Possui coroa em antimônio , pinhão em latão/ bronze (melhor material para aguentar o sal).

O sistema de braço oscilante é do tipo devaneador (igual aos das carretilhas) o que diminui demais a folga do carretel e aumenta em muito a vida útil do conjunto coroa/ pinhão.

O projeta é muito bem feito ,mas oferece alguns defeitos citados acima.

A nível de lançamento o molinete no geral fica muito suscetível a influencia dos ventos , com as famosas barrigas .

Possui sistema de alarme de tomada de linha.

 

Agora vamos falar da carretilha PERFIL ALTO ABU GARCIA 6601 C4 ( FINAL 1 POR SER ESQUERDA)

Vamos as especs dela:

  • Relação de Recolhimento: 6.3:1
  • Rolamentos: 4 Rolamentos de Esferas em Aço Inox 
  • Carretel em Alumínio
  • Peso: 345g
  • Possui Alarme de tomada de linha.
  • Freio Centrífugo de 6 Pinos.
  • Carretel com Sistema Anti Torção para Cargas Extremas
  • Capacidade de Linha: 0,40mm / 200m
 DSCN3110-300x225.jpg

A carretilha perfil alto escolhida para o combate foi a famosa e confiável abu garcia 6600 c4 Sueca (pelo menos o projeto).

Elas nasceram há muito tempo atrás para pesca mais pesada que os molinetes para alto mar e foram sendo introduzidas no mercado de pescaria menor.

De inicio podemos falar sobre o quão compacta ela é em relação ao molinete, seu corpo por ser de alumínio e travado por postes transversais não sofre praticamente nenhum tipo de torção , só perdem em torção para as carretilhas  com corpo em alumínio usinado.

Como todo e qualquer material feito em alumínio sofre com a corrosão e também precisa de manutenção periódica.

Vamos a vista explodida dela:

DSCN3116-300x225.jpg

 

Ela oferece conjunto motriz (coroa e pinhão em latão / bronze) mesmo sendo os que aguentam mais a corrosão vejam que a coroa sofreu corrosão e teve que ser mexida .

DSCN3119-300x225.jpg       DSCN3121-300x225.jpg

Agora depois de devidamente limpas:

DSCN3125-300x225.jpg        DSCN3126-300x225.jpg

O conjunto de freio original dela é em carbono multidisco e oferece um drag na casa dos 5 kg bem acima do molinete citado acima e maior também que das carretilhas perfil baixo.

O sistema de internos dela é muito simples e confiável porém para uma pescaria de peixes menores ela acaba sendo grande e pesada.

Possui alarme de tomada de linha .

Sua manivela é montada com buchas internas , é blindada e era bem mais curta, hoje em dia já usam com 90 mm , o projeto foi mantido quase que intocado das primeiras, umas das coisas que foi substituídas foi o sistema de anteverso que nas primeiro modelos usava a famosa trava cão (gerava uma folga para trás) e hoje em dia usa um excelente rolamento anteverso da INA.

Essa carretilha usa apenas 4 rolamentos pois foi desenvolvida para uso no sal , porém na desmontagem achei apenas 1 rolamento marinizado , os outros eram do tipo comum.

No caso do uso na pesca de praia e com um caniço feito para ela , arremessa tão bem quanto os molinetes , porém sem tanta influência do vento e com o controle necessário para evitar a famosa cabeleira , falando nela essa carretilha possui sistema de freio centrífugo de 6 pinos.

Vamos falar agora da carretilha perfil baixo contender da MS:

DSCN3109-300x225.jpg

A Mais leve das 3 , com corpo compacto , perfil baixo , ergonomicamente a melhor das 3 disparado porem mesmo possuindo carretel extra fundo a capacidade de linha dela é reduzida em relação as outras peças comparadas.

vamos as especs dela:

REL. DE RECOLHIMENTO: 7.1:1 
5 ROL. DE ESFERAS 1 ROL. DE ROLETES 
CHASSI & LATERAL DE ALUMÍNIO 
GUIA DE LINHA EM TITÂNIO 
FREIO E BOTÃO DE CONTROLE DE ARREMESSO COM REGULAGEM PONTO A PONTO. 
FREIO:  5KG
DUPLO SISTEMA DE FREIO:
CENTRÍFUGO DE 4 PINOS
CONTROLE MAGNÉTICO 
CAP. DE LINHA: 0,30mm 210m
 
Exatamente como a carretilha perfil alto sofre também com a corrosão e precisa de manutenção periódica , possui sistema duplo de freio  diminuindo a incidência de cabeleiras que no molinete é zero .
No lançamento com um caniço apropriado terá menor influência do vento , e afirmo ser dos 3 a mais precisa no lançamento.
Possui uma engenharia mais moderna , pois ela é derivada da perfil alto.
Vamos a foto explodida:
 
DSCN3112-300x225.jpg
 

Ela possui corpo  e tampa lateral da manivela em alumínio , fricção em carbono multidisco dando 5 kg de freio , ou melhor a mesma quantidade da abu garcia .

Possui 6 rolamentos pois é marinizada ( se preparada para o sal quanto menor a quantidade de rolamentos menor a possibilidade de travamentos durante a pescaria) .

Possui rolamento anteverso de excelente qualidade em micro roletes e rolamentos marinizados .

4 deles localizados dentro da carretilha (no carretel , base da torre , e anteverso) os outros 2 estão na manivela .

No caso a contender da MS , é uma carretilha tipo ocean (marinizada) e BIG GAME  com carretel extra fundo , porem gostaria de deixar bem claro aqui que na modalidade carretilhas perfil baixo temos carretilhas que vão desde o tamanho 50 (pequenas para peixes de até 3 kg) até carretilhas tamanho 400 Lexa nova da daiwa , que se trata de uma carretilha perfil alto adaptada no corpo da perfil baixo , porém com toda tecnologia moderna.

No caso da contender nos parâmetros de tamanho das carretilhas ela seria entre tamanho 150 a 200 , hoje em dia temos algumas carretilhas de mercado como a lexa,  revo toro , a titan big game, a nova giant da saint todas no tamanho 300 desenvolvidas para pesqueiros mas que quando customizadas são poderosas ferramentas para uso na praia e com preços bem acessíveis.

Por si só ela já arremessa muito bem, mas quando falamos em controle temos que nos atentar a linha ,isso mesmo ao tipo de linha que usamos.

Monofilamento (nylon) , multifilamento ou fluorcarbono.

Nos molinetes temos que usar uma linha monofilamento bem fina com um líder cônico e evidente que um distorcedor (girador) na ponta pois bobinamento de linha torce ela o tempo todo.

Agora imaginem vocês usando uma linha trançada (a famosa multifilamento) pois é por isso que não é recomendado usar a multifilamento no molinete , pois com o tempo a linha que é trançada (enrolada) vai começar a desenrolar e pronto , perdemos o carretel.

No caso da carretilha temos a linha enrolada no mesmo sentido de saída pelo distribuidor de linha que apenas serve para deixar a linha organizada no carretel e facilitar a nossa vida.

Vale a pena citar que as carretilhas adaptadas para competição (não são usadas em pescarias) nem possuem tal distribuidor de linha e algumas mais pesadas também não o possuem.

Foram customizadas apenas para lançamentos aonde são retirados devaneadores de linha , e instalados um sistema de freio magnético para influenciar o minimo possível a rotação no lançamento e por fim instalados rolamentos abec 7 e até abec 9.

Citado a mim pelo nosso Amigo Vladimir , dono das carretilhas acima ,e o maior conhecedor no Brasil de pesca de praia o recorde MUNDIAL de arremesso mede assustadores 280 metros.

E me foi feita a seguinte pergunta:

Edu o que é melhor para praia um molinete long cast , uma carretilha perfil alto ou uma carretilha perfil baixo?

Pois bem até agora fora a capacidade de linha que na sequencia é molinete , perfil alto e perfil baixo:

O sistema de freio das carretilhas é superior .

A ergonomia das carretilhas é melhor.

A torção de corpo das carretilhas é menor e evidente melhor.

A sensibilidade na pescaria das carretilhas é melhor.

A influência dosa ventos no lançamento das carretilhas é menor.

O peso das carretilhas é menor , se bem que para deixar na espera importa pouco isso.

 

DSCN3133-300x225.jpg

 

 

Acredito então que se desenvolvido um caniço específico para essas carretilhas elas se tornarão (ja acontece) um verdadeiro canivete suíço na mão do pescador , que poderá usar linhas multifilamentos extremamente finas e mesmo assim terá a possibilidade de ter um poder de tração bem maior que com as linhas monofilamento do mercado.

Deixo aqui um Abraços ao amigo Vladimir Ferreira que lançou esse desafio e espero que tenha ajudado aos amigos pescadores

 

EDUARDO CHEDID/ LDS TUNING

www.ldstuning.com.br

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16 horas atrás, Eduardo Chedid disse:

O sistema de freio da carretilha é superior .

A ergonomia das carretilhas é melhor.

A torção de corpo das carretilhas é menor e evidente melhor.

A sensibilidade na pescaria das carretilhas é melhor.

A influência dosa ventos no lançamento das carretilhas é menor.

pesco de praia em caragua a muito tempo , minha opinião , ok

freio pouco importa na praia , só precisa ser suave até porque se utiliza mono fina , então drag superior não diz nada

conjunto fica no suporte , e no molinete voce segura na vara , então ergonomia de carretilha pra quê ? 

repito , na praia se utiliza pouco drag , torção ? isso é para principiante , o que trabalha é a vara e voce , não o molinete ou carretilha

quer sensibilidade , segura na linha , ninguém pega na carretilha pra ter sensibilidade , e também porque ela fica no suporte

o que influencia no vento é a forma de arremessar , nada a ver com ser molinete ou carretilha 

isso é conclusão para casting , não para praia 

 

* porque negativou se apenas dei minha opinião na experiência que tenho na pesca de praia ?  

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  • 2 semanas depois...

:read:   ..... 

o grande problema do uso de multifilamento na praia são os ventos ... 

em molinas no pincho , utilizo multi a muitos anos ( assim como os japas tem utilizado ) ...  e nunca ví trança desenrolar por causa disso ...

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  • 1 ano depois...

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