Ir para conteúdo

Enrolando linha no carretel


Guilherme Lima

Posts Recomendados

Olá galera,

Sempre que eu vou reabastecer meu material de linha, eu coloco a carretilha/molinete armado na vara, chamo alguém pra segurar o carretel e garanto que a linha entre sempre com a vara flexionada, pra garantir que a linha entre tensionada no carretel. Mas esse procedimento é meio chato, pq fico dependendo da boa vontade de alguém (e de ter alguém por perto), e reabastecer três carretilhas pode ser meio chato pra quem não tá nem ai pra pesca.

Tem algum macete pra enrolar a linha bem tensionada sem precisar de duas pessoas?

Na internet se encontram algumas bobinas que a princípio são pra essa finalidade (por exemplo essa aqui https://www.youtube.com/watch?v=APduB1wm5fI). Acredito que esses acessórios até sejam interessantes, mas eles funcionam pra deixar a linha bem tencionada?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei um parafuso comprido, 4 porcas e duas arruelas.

Monto o carretel nesse conjunto utilizando duas porcas de cada lado do carretel para a 2a porca servir de contra porca, evitando que a 1a se solte.

Coloco tudo isso em uma furadeira. A propria inercia da furadeira já é suficiente para tensionar bem a linha no carretel, olha que eu faço isso para carregar a minha carretilha eletrica ou meus conjuntos de jig com pe5 ou pe6.

Vou tentar tirar umas fotos para mostrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Andre Iguti disse:

Eu comprei um parafuso comprido, 4 porcas e duas arruelas.

Monto o carretel nesse conjunto utilizando duas porcas de cada lado do carretel para a 2a porca servir de contra porca, evitando que a 1a se solte.

Coloco tudo isso em uma furadeira. A propria inercia da furadeira já é suficiente para tensionar bem a linha no carretel, olha que eu faço isso para carregar a minha carretilha eletrica ou meus conjuntos de jig com pe5 ou pe6.

Vou tentar tirar umas fotos para mostrar.

Oi André, uma foto iria bem mesmo. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Renato Barreto disse:

Olha Guilherme, eu uso esse acessório da foto abaixo, e funciona bem...comprei via e-Bay, devo ter pago uns 20 reais, mas nas lojas de pesca aqui no Brasil ou no ML, vc poderá encontrar também.

 

47127_M.jpg

abastecedor-de-linha-_3_.jpg

Oi Renato,

Eu já vi muitas vezes esse acessório a venda online, então ele funciona pra tencionar a linha tb? pq por fotos eu desconfiaria que serviria pra enrolar, mas não pra deixar a linha tencionada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guilherme Lima disse:

Oi Renato,

Eu já vi muitas vezes esse acessório a venda online, então ele funciona pra tencionar a linha tb? pq por fotos eu desconfiaria que serviria pra enrolar, mas não pra deixar a linha tencionada.

Funciona sim...Com essas molas reguladas por essas borboletas (parafuso), dá para regular a tensão...eu deixo apertado no máximo e aí a linha entra bem tencionada na carretilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O @Guilherme Lima, tensionada sim ! mas não exerça muita pressão ! ! ! ! tome por exemplo : se vç pegar um pedaço comprido de linha e começar a enrolar nos seu dedos vai notar que, quanto mais voltas vç der mais pressão vai exercer ! isso, principalmente nas "Monofilamentos" faz com que a linha fique amassada en inúmeros pontos, perdendo sua forma natural/original ! ! ! Não é preciso deixar a vara ENVERGADA qdo esta enchendo o carretel !

O acessório que o @Renato Barreto postou é muito bom até por isso mesmo : "Ajuste progressivo de tensão, graças as molas " !!!!!

Eu tenho umas molas na garagem, fiz igual o @Andre Iguti, duas arruelas e duas porcas, prendo na morsa e mando bala !!!! não tem segredo

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ha zilhoes de invencoes a respeito, basta achar uma que vc fique feliz... mas se for usar linha mono, nao use isso ok? linha mono vc poe com suavidade pra q ela nao estique/torça/ etc, assim ela ira pegar menos memória. 

outra dica pra mono se for usar molinete, é colocar o carretel de lado pro molinete assim a linha torce menos ao entrar no molinete. tipo assim:

 

molinete -   

carretel de linha =

-  = 

e nao perpendicular um ao outro tipo assim - |  .... deu pra entender? heheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Rodrigo Camara disse:

Rodrigo, esse negócio parece simples mas eficiente hein! nunca tinha pensado em algo do tipo. Vc já testou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Ricardo Arrais disse:

O @Guilherme Lima, tensionada sim ! mas não exerça muita pressão ! ! ! ! tome por exemplo : se vç pegar um pedaço comprido de linha e começar a enrolar nos seu dedos vai notar que, quanto mais voltas vç der mais pressão vai exercer ! isso, principalmente nas "Monofilamentos" faz com que a linha fique amassada en inúmeros pontos, perdendo sua forma natural/original ! ! ! Não é preciso deixar a vara ENVERGADA qdo esta enchendo o carretel !

O acessório que o @Renato Barreto postou é muito bom até por isso mesmo : "Ajuste progressivo de tensão, graças as molas " !!!!!

Eu tenho umas molas na garagem, fiz igual o @Andre Iguti, duas arruelas e duas porcas, prendo na morsa e mando bala !!!! não tem segredo

Boa sorte

Nunca tinha pensado por esse lado mesmo. Sempre tentei deixar bem tensionada, e em multi eu nunca tive problemas (mas nunca testei esse ''meio-termo'' em multi pra comparar).  Vou procurar dessa engenhoca pra comprar.

Valeu pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Astra-Taranis disse:

ha zilhoes de invencoes a respeito, basta achar uma que vc fique feliz... mas se for usar linha mono, nao use isso ok? linha mono vc poe com suavidade pra q ela nao estique/torça/ etc, assim ela ira pegar menos memória. 

outra dica pra mono se for usar molinete, é colocar o carretel de lado pro molinete assim a linha torce menos ao entrar no molinete. tipo assim:

 

molinete -   

carretel de linha =

-  = 

e nao perpendicular um ao outro tipo assim - |  .... deu pra entender? heheheh

acho que entendi, a legenda foi boa! realmente pra carretilha eu sempre deixei o carretel no sentido de entrada da linha na carretinha, mas nesse caso é mais óbvio. Em molinete na verdade eu nunca me preocupei muito, mas agora vou prestar mais atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma dica.... a solução da furadeira funciona, mas detona a furadeira. Ela não foi feita para receber pressão no sentido lateral, com o tempo dá folga no mandril... já passei por isso.... rs 

Eu fiz uma engenhoca com um cabo de vara velho e duas tiras de alumínio... uso há anos... ficou perfeito e dá pra levar mas viagens de pesca...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Edu_Nakiri disse:

Só uma dica.... a solução da furadeira funciona, mas detona a furadeira. Ela não foi feita para receber pressão no sentido lateral, com o tempo dá folga no mandril... já passei por isso.... rs 

Eu fiz uma engenhoca com um cabo de vara velho e duas tiras de alumínio... uso há anos... ficou perfeito e dá pra levar mas viagens de pesca...

 

Ai Edu, seu tranqueira..kkkkkk

manda os detalhes da Gambiarra..kkkk

 

abrçs meu irmão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em Friday, February 17, 2017 at 08:15, Renato Barreto disse:

Olha Guilherme, eu uso esse acessório da foto abaixo, e funciona bem...comprei via e-Bay, devo ter pago uns 20 reais, mas nas lojas de pesca aqui no Brasil ou no ML, vc poderá encontrar também.

 

47127_M.jpg

abastecedor-de-linha-_3_.jpg

Interessante isso aí hein...Eu aqui sempre preciso dá ajuda do meu pai kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...