Ir para conteúdo

Posts Recomendados

A pedido do amigo @Astra-Taranis, resolvi falar um pouco sobre ajuste de trim de uma embarcação.

Tentarei expor o assunto de forma q todos entendam (do mais inexperiente, até os q entendem um pouco mais). Vamos lá.

Todo mundo q compra um motor de popa (seja de 5.5hp a 400hp), ao ler o manual, vê uma figura semelhante a esta abaixo q é muito compreensível.

Captura de Tela 2017-03-07 às 16.39.05.png   

Essa figura acima é alto explicativa. A angulação do motor de popa interfere em muito no comportamento da embarcação.
arrow:: Figura 1. Motor trimado corretamente. Melhor navegabilidade, maior velocidade, maior autonomia.
arrow:: Figura 2. Motor com trim alto/aberto/out. Barco com a proa muito levantada, possibilidade de cavalgar e de entrar água na popa.
arrow:: Figura 3. Motor com trim baixo/fechado/in. Barco com a proa socada na água, maior arrasto, maior consumo, perigoso em marolas.

Em motor de popa de baixa cilindrada (até 40hp) onde a regulagem do trim é feita de forma manual, o ajuste é feito no parafuso ou haste de compensação. Veja as fotos abaixo.

trim1.png    /      trim2.png

Resumidamente é isso:
Quanto mais fechado ou próximo estiver a rabeta do motor da popa do espelho de popa do barco, mais pra dentro está o trim. 

Querem ver um exemplo prático de uso de trim alto?!?! Assistam o vídeo abaixo.

 

 

No vídeo acima além do barco estar com o trim alto, repare q o centro de gravidade (e o maior peso) está na popa do barco. 

 E porque o barco cavalga???
Com o centro de gravidade mais na popa do barco, a força do motor de popa empurra bico do barco "pro céu"....e, a medida em que ele vai saindo da água, o centro de gravidade muda para o meio do barco fazendo com ele caia novamente na água...Sacaram a mecânica do movimento?!?!?!

Ocorre que em canoas de alumínio e embarcações que utilizam motores de baixa cilindrada (digamos até 40hp e menos de 50kg de peso), essa regulagem é feita de forma muito simples e sem muitas "frescuras" ou atenção especial.

Vamos agora para motores grandes, barco velozes e ajuste mais fino.

Quando falamos em motores maiores e consequentemente velocidades mais altas, o ajuste correto do trim se torna algo imprescindível. Apenas 1cm de abertura no ângulo muita em muito a navegabilidade do barco.

A grande maioria dos motores acima de 40hp possuem o ajuste elétrico/hidráulico de trim. Como um simples toque em um botão, um motorzinho inclina o motor de popa (q agora pesa acima de 60kg).

Em barcos de alta performance a angulação do espelho da popa influencia no comportamento do barco - e muitos nem sabem disto.

 

Entendendo o espelho de popa de uma embarcação.

Espelho de popa é a traseira da embarcação onde o motor de popa vai espetado.

Espelho neutro tem angulação de 90º em relação a linha da água ( | ).
Espelho negativo tem angulação >90º em relação a linha da água ( \ ).
Espelho positivo tem angulação <90º em relação a linha da água ( / ).

Vamos detalhar isso aqui pra baixo.

Barco com espelho de popa neutro:
Imaginemos um espelho de popa totalmente perpendicular a linha da água (90º)...Quando vc fecha todo trim (in), podemos falar e afirmar q o trim está no zero e angulação.
Vou postar esta ilustração esdrúxula abaixo só para vcs entenderem melhor a ideia de espelho de popa neutro.

Captura de Tela 2017-03-08 às 22.56.51.png

 

 

Barco com espelho de popa negativo (q representa a grande maioria das embarcações de pesca):
Imagine agora um barco com o espelho de popa negativo, ou seja, inclinado pra dentro (vc terá uns 70º de angulação em relação a linha da água)....Se vc fechar todo trim, assim como fizemos no exemplo acima, vc concorda que agora o ajuste do trim estará no -10, ou -20, por exemplo?!?!?
Outra ilustração abaixo só para vcs terem uma ideia do que é um espelho de popa negativo.

Captura de Tela 2017-03-08 às 22.55.22.png       =       Captura de Tela 2017-03-08 às 22.55.50.png

Repare na figura da direita que se vc fechar todo o trim, o motor vai ficar um pouquinho deitado em relação a linha da água. 

 

Barco com o espelho de popa positivo:
Ao contrário do exemplo acima, imagine um espelho de popa inclinado pra fora (vc terá agora uns 110º de angulação em relação a linha da água)....Mesmo que vc feche todo o trim, ele estará no +10 ou +20 em relação ao espelho de popa neutro?!?!?
Não encontrei uma ilustração pra mostrar pra vcs a ideia, mas acho q todos entenderam.

 

Nos EUA eles levam tão a sério essa questão de inclinação do espelho de popa (em inglês chamam de transom), que uma mesma fábrica vende barcos semelhantes, mas com espelhos de popa com angulação diferentes...Isso pq eles já estudaram o centro de gravidade ideal da embarcação. Veja na ilustração abaixo as diferentes medidas do Transom.

Captura de Tela 2017-03-08 às 23.13.51.png   = Captura de Tela 2017-03-08 às 23.14.08.png

 

E quando o espelho de popa não permite um ajuste máximo ou mínimo do trim do motor, vc poderá usar uma peça chamada Transom Wedge...q aqui no Brasil nós chamamos de cunha.

Captura de Tela 2017-03-09 às 10.57.53.png

 

 

Esta cunha pode ser negativa (a grande maioria esmagadora dos casos). Veja abaixo.

Captura de Tela 2017-03-09 às 10.53.41.png

 

Mas também pode ser positiva (bem menos utilizada). Veja abaixo.

Captura de Tela 2017-03-09 às 11.26.15.png

 

No caso dos bassboats ou assemelhados, o q acontece na prática?!?!

- Barco cavalgando mesmo com trim todo fechado (in):
Neste caso vc pode tentar fechar ainda mais o trim usando uma cunha negativa.

 

Finalizo aqui este tópico q tem existe uma infinidade de informações sobre o assunto. Espero q ele sirva para ajuda-lo a entender um pouco mais o assunto e a encontrar o melhor ajuste do seu barco.

Abs..joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Fabrício, obrigado por compartilhar !!!

Só prá confirmar/desconfirmar o que eu "acho"... O trim na posição "correta da foto" (ou seja, 90 graus) serve para uma determinada faixa de velocidade, não é isso ? Por isso os motores grandes, que atingem velocidades altas, tem o trim regulável. Para que você possa abrir o trim em velocidades mais altas, tirando um pouco mais o casco da água... Ou fechando mais na "arrancada", prá ele baixar a popa mais rápido e ganhar velocidade mais rapidamente... É isso, não é ?

Num barco de alumínio com motor menor (sem trim elétrico), eu tenho que fazer a regulagem para ficar nos 90 graus, ou posso deixá-lo um pouco mais aberto por exemplo, caso eu só ande "de cabo enrolado" ? Num barco de alumínio com motor sem regulagem, o que você recomenda ?
 


Valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Edu_Nakiri disse:

Muito bom Fabrício, obrigado por compartilhar !!!

Só prá confirmar/desconfirmar o que eu "acho"... O trim na posição "correta da foto" (ou seja, 90 graus) serve para uma determinada faixa de velocidade, não é isso ? Por isso os motores grandes, que atingem velocidades altas, tem o trim regulável. Para que você possa abrir o trim em velocidades mais altas, tirando um pouco mais o casco da água... Ou fechando mais na "arrancada", prá ele baixar a popa mais rápido e ganhar velocidade mais rapidamente... É isso, não é ?

Num barco de alumínio com motor menor (sem trim elétrico), eu tenho que fazer a regulagem para ficar nos 90 graus, ou posso deixá-lo um pouco mais aberto por exemplo, caso eu só ande "de cabo enrolado" ? Num barco de alumínio com motor sem regulagem, o que você recomenda ?
 


Valeu !

 

Vlw Edu..

O seu raciocínio está perfeito.
Sobre a sua pergunta, usamos 90º apenas como referência, blz?!?! Na prática este ângulo pode ser um pouquinho mais aberto ou fechado.
Para responder a sua pergunta...vc precisa testar, testar, testar e usar a melhor regulagem para aquele tipo de situação q vc mais navega (se carregado, se com 03 ou com 02 pescadores e etc).

Nos trim elétrico, ajustamos isso centenas de vezes numa pescaria...Fechamos para largar, abrimos pra dar velocidade, fechamos para parar, e etc....E cada regulagem destas dá uma diferença enorme no desempenho do barco....mas fazer isto na mão dará uma trabalheira danada...O melhor a fazer é ir testando os furos da regulagem. 
Carregue o barco, coloque todos os pescadores pra dentro e saia pra pesca...Cheque a velocidade.
Depois suba um furo....Se a velocidade aumentar, blz...Marque-a.
Suba mais um furo...Se a velocidade aumentar, blz...Marque-a (mas acho q agora ela irá diminuir..rssr).

Mas acho q vc entendeu a ideia...
Se o barco arrancar bem, mesmo q carregado, quanto mais alto o trim, melhor. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fabriciao, primeiro obrigado pelas explicacoes!

 

meu barco tem a popa negativa e com o trim mais baixo, o motor entra em angulo com o barco , preciso resolver isso ainda... mas vou tirar umas fotos e depois volto a entrar no assunto aki no forum com mais clareza...

 

sobre esses angulos bown entry, fwd entry e transon... tem algum material que explica isso e suas relacoes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show Fabrício, vou trocar uma ideia com meu mecânico. Já usei cunhas, mas o pessoal fazia meio gambiarrão aqui, com nylon. Não convém essa alternativa pra mim por questões estéticas da embarcação. Mas fazer de inox ou alumínio fica bom pelo jeito. Creio que vai ajudar nas velocidades baixas.

Fica complicado tu andar acima de 30mph no meio de uma pauleira kkkkk

Os passageiros quase se borram de medo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

compartilhando o video  ;   olha o tamanho  da cunha  :gorfei:

e  o grau  do espelho popa  :gorfei:

pena que  ;  é só o comecinho do video  ;  e  ñ é traduzido  tambem  ?

gostei muito  dela ....   (  da cunha )  ;  e que espelho  de popa em  ....:gorfei:    chikkkkk   

abraço galera  :good:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...