Ir para conteúdo

Luzes em embarcação miúda - o que é obrigatório ?


Posts Recomendados

Mais uma dúvida...

O que é OBRIGATÓRIO em embarcação miúda (5m ou 8m com motor menor que 30HP) no que se refere à iluminação ?

Recomendado não é obrigatório, hein... Queria saber o que é obrigado por lei, se eu não vou usar o barco à noite...

Já li sobre as luzes de bordo e de alcançado. Mas teve gente que falou que só é obrigatório se eu navegar à noite. Então não sei o que é fato.


Fato é que eu vou ter um holofote para o caso de um imprevisto. Mas quero saber o que é obrigatório por lei, prá eu não levar uma multa.



Valeu !
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, fiscal em represa eu nunca vi... Nem dia, nem noite... Uma vez fui parado no mar (canal), e tudo que o cara pediu foi a documentação do barco... Nem salva-vidas ele pediu prá ver... rs

Então eu sou obrigado a ter só se navegar à noite, o que não será o caso MESMO !



Valeu !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, sei que a pergunta foi direcionada a "iluminação" e é sempre uma josta ficar por dentro do que deve ser feito ou não, mesmo p q, nem os "competentes" sabem com certeza kkkkkkkkkkkkkkkkkk,,, agente acaba por fazer "a mais", a que tomar uma bronca "por menos"....

Só um exemplo, a lei demanda que vç "PORTE" o COLETE , não significa que vç tenha que estar "usando" o salva-vidas ! ! ! aquela velha história de antes estar preparado a que encontrar um "fiscal" de mau humor que está TRABALHANDO, por que alguma "ordem" surgiu do nada.....

Lá no exterior, os caras instalam as devidas iluminações, até nos Caiaques, isso p q a Marinha de lá pega firme no quesito "COMPETÊNCIA" kkkkkkkk

De mais a mais, o @Fabrício Biguá, falou tudo ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

reforçando sobre o colete uns amigos meu me falo q a marinha agora esta exigindo coletes para a quantidade de tripulantes ! tipo se a embarcacao e para 5 pessoas tem q ter 5 coletes mesmo q vc estiver navegando em duas pessoas ! aqui eles pega firme em tem base da marinha no porto rico eles tao na agua todo fds e nao perdoa nada em kkkk metendo notificacao para cima !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu, vou dar um pitaco.

O Fabrício já demonstrou o que é exigido em lei. Daí você verificou que nem tudo é obrigatório e, no caso das luzes de navegação, só se ela navegar à noite.

Até esse ponto tudo bem. Contudo, você deve contar com a possibilidade de alguma "autoridade" autuá-lo por não ter as tais luzes, mesmo que de dia. Também pode ser que em alguma ocasião excepcional, você precise navegar à noite, e mesmo sem fiscalização, isso pode gerar um acidente, às vezes até grave.

Se considerar o que é necessário, você precisa de pouca coisa, como as luzes de boreste e bombordo e a de alcançado, que serve também para os casos em que esteja fundeado com o barco em qualquer lugar. Nada que custe mais que 100/150 reais, e pode livrá-lo de uma boa dor de cabeça. Melhor prevenir.

Abraço do Gilbertinho da Amazônia 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas !

Salva-vidas: vero, obrogatório ter, não estar usando. Comprei 3 homologados e 2 não-homologados, assim não devo ter encheção de saco (espero).

Iluminação: Gilbertinho, sua preocupação é válida. Mas, como eu disse, eu pretendo ter um "farol de milha" pra uma eventualidade. Mas honestamente, não estou afim de furar o barco prá colocar essas luzes de bordo não, viu... Se fosse usar o barco num local de alto tráfego, podia até pensar... Talvez depois eu coloque uma de alcançado, que essa é mais simples de instalar...



Valeu !
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...