Ir para conteúdo

Curso de Manutenção - Carretilhas


Posts Recomendados

Prezados pescadores, boa tarde.

Gostaria de saber se alguém poderia recomendar algum curso para manutenção em carretilhas. Em minhas cidades, os serviços são péssimos e acabo tendo que recorrer a pessoas de fora, onde o custo torna-se completamente inviável.

Meu interesse principal é apenas manutenção, e não customização ou upgrades.

Se puderem ajudar, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Arildo Maia disse:

Passa o teu email que eu vou mandar uma apostila com noções básicas de manutenção de molinetes e carretilhas.

 

Olá Arildo, muito obrigado pela gentileza. Pode enviar para: chenriquesommer@gmail.com

Já me aventurei sozinho uma vez, e não foi legal.. rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Carlos Sommer disse:

Já me aventurei sozinho uma vez, e não foi legal.. rsrs

Eae vizinho ? Carlos, seguinte, tem gente que gosta, tem quem odeia ! tem quem acha simples e tem quem não sabe nem trocar uma lampada né kkkkkkkkk, se aventurar faz parte de um auto aprendizado, as carretilhas no geral são praticamente iguais, tem que fazer varias vezes de marcas diferentes para notar isso ....

a "manutenção"é muito mais simples pois normalmente não é necessário desmonta-la 100%,,,,,,, o bom é que dá uma certa sensação de prazer e auto realização, quando nós mesmos conseguimos trabalhar nelas.....

O processo tem que ser executado encima de uma mesa, com uma toalha, preferivelmente branca (acredite ela não vai ficar branca por muito tempo),,,,, a desmontagem tem uma ordem e a colocação das peças nesta ordem ajuda na reposição, fotos de certas partes (antes de desmontar é claro) ajuda bastante tbm...

A primeira vez pode ser assustador e qdo terminamos de montar, notamos que esquecemos de uma peça pra fora chorei::, aí desmontamos novamente e reparamos que a segunda vez é bem mais fácil e assim por diante !!!!!!!!! Uma graxa e oleo de boa qualidade e apropriada são essenciais .......

o papel que vem com a "vista explodida" ajuda, mas geralmente são minúsculos e ou embaçados, isso qdo eles vem junto com a carreta

no mais é prática, quanto mais fazemos, mais fácil fica, algumas desmontagens de certas carretas necessitam de algumas ferramentes especiais, mas não é regra...

vai perguntando aí que a gente vai tentando ajudar !  joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/03/2017 at 13:54, Carlos Sommer disse:

Olá Arildo, muito obrigado pela gentileza. Pode enviar para: chenriquesommer@gmail.com

Já me aventurei sozinho uma vez, e não foi legal.. rsrs

Arildo, recebi seu e-mail. Muito obrigado... nesse fds vou dar uma lida com calma... Obrigado pela sua colaboração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/03/2017 at 16:07, Ricardo Arrais disse:

Eae vizinho ? Carlos, seguinte, tem gente que gosta, tem quem odeia ! tem quem acha simples e tem quem não sabe nem trocar uma lampada né kkkkkkkkk, se aventurar faz parte de um auto aprendizado, as carretilhas no geral são praticamente iguais, tem que fazer varias vezes de marcas diferentes para notar isso ....

a "manutenção"é muito mais simples pois normalmente não é necessário desmonta-la 100%,,,,,,, o bom é que dá uma certa sensação de prazer e auto realização, quando nós mesmos conseguimos trabalhar nelas.....

O processo tem que ser executado encima de uma mesa, com uma toalha, preferivelmente branca (acredite ela não vai ficar branca por muito tempo),,,,, a desmontagem tem uma ordem e a colocação das peças nesta ordem ajuda na reposição, fotos de certas partes (antes de desmontar é claro) ajuda bastante tbm...

A primeira vez pode ser assustador e qdo terminamos de montar, notamos que esquecemos de uma peça pra fora chorei::, aí desmontamos novamente e reparamos que a segunda vez é bem mais fácil e assim por diante !!!!!!!!! Uma graxa e oleo de boa qualidade e apropriada são essenciais .......

o papel que vem com a "vista explodida" ajuda, mas geralmente são minúsculos e ou embaçados, isso qdo eles vem junto com a carreta

no mais é prática, quanto mais fazemos, mais fácil fica, algumas desmontagens de certas carretas necessitam de algumas ferramentes especiais, mas não é regra...

vai perguntando aí que a gente vai tentando ajudar !  joia:::

Grande Ricardo, como vai? Bom saber que tem um socorro aqui do lado rsrs...

Agradeço pelas dicas. Por hora, quero apenas me virar com as minhas... tenho uma MS Contender Tournament Pro que soltou a estrutura interna pela segunda vez (onde ficam coroa, pinhão e e etc), e na primeira vez que deu problema não tive a solução com a pessoa que arrumou. Vou me virar desta vez, seguindo as dicas e orientações desse pessoal... 

 

Obrigado desde já! Se sair algo fora da curva, mando por aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, realmente a planta explodida são minusculas então peguei todas das minhas carretilhas e mandei ampliar e plastificar todas e realmente nós que ñ somos profissionais na área se vc desmontar e ñ tiver a planta na mão pra tirar algumas duvidas, vc tá perdido, porque sempre surgem dúvidas na hora de montar isso é certo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24 de março de 2017 at 16:07, Ricardo Arrais disse:

Eae vizinho ? Carlos, seguinte, tem gente que gosta, tem quem odeia ! tem quem acha simples e tem quem não sabe nem trocar uma lampada né kkkkkkkkk, se aventurar faz parte de um auto aprendizado, as carretilhas no geral são praticamente iguais, tem que fazer varias vezes de marcas diferentes para notar isso ....

a "manutenção"é muito mais simples pois normalmente não é necessário desmonta-la 100%,,,,,,, o bom é que dá uma certa sensação de prazer e auto realização, quando nós mesmos conseguimos trabalhar nelas.....

O processo tem que ser executado encima de uma mesa, com uma toalha, preferivelmente branca (acredite ela não vai ficar branca por muito tempo),,,,, a desmontagem tem uma ordem e a colocação das peças nesta ordem ajuda na reposição, fotos de certas partes (antes de desmontar é claro) ajuda bastante tbm...

A primeira vez pode ser assustador e qdo terminamos de montar, notamos que esquecemos de uma peça pra fora chorei::, aí desmontamos novamente e reparamos que a segunda vez é bem mais fácil e assim por diante !!!!!!!!! Uma graxa e oleo de boa qualidade e apropriada são essenciais .......

o papel que vem com a "vista explodida" ajuda, mas geralmente são minúsculos e ou embaçados, isso qdo eles vem junto com a carreta

no mais é prática, quanto mais fazemos, mais fácil fica, algumas desmontagens de certas carretas necessitam de algumas ferramentes especiais, mas não é regra...

vai perguntando aí que a gente vai tentando ajudar !  joia:::

Ola

 

Quais as graxas e óleos indicados ?? Por

exemplo nos internos e rolamentos ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Rodrigo Fongari disse:

Ola

 

Quais as graxas e óleos indicados ?? Por

exemplo nos internos e rolamentos ??

Rodrigo, outro ponto importante mesmo. Graxas e óleos... quais, como e onde usá-los? rsrs

Por aqui não é tão fácil de encontrar pra comprar.... ouço gente falando de WD40, óleos Singer... mas não acredito que sejam adequados para carretilhas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Carlos Sommer disse:

Rodrigo, outro ponto importante mesmo. Graxas e óleos... quais, como e onde usá-los? rsrs

Por aqui não é tão fácil de encontrar pra comprar.... ouço gente falando de WD40, óleos Singer... mas não acredito que sejam adequados para carretilhas. 

Então, respondendo ao @Rodrigo Fongari também ! ! ! !

* Como usá-las ? : a melhor maneira é, POUCA quantidade e seguir uma regra antiga que diz " GRAXA nas engrenagens e Óleo nos rolamentos " , muitas pessoas, assim que compram as carretas, já mandam para seu favorito mestre de manutenções, para a retirada da lubrificação de fábrica, que geralmente é abusiva em relação à quantidade,, fazendo assim eles (o fabricante) "protegem" melhor o equipamento, pelo menos pelo prazo da "garantia".... mas prende muito a carreta.

*Onde ? : já respondi ali encima, graxa nas engrenagens e óleo nos rolamentos, eu mesmo já deixei de por óleo em alguns rolamentos e eles ficam muito mais livres, porém, mantendo a ideia de limpeza periódica, e no processo de limpeza tbm vai óleo,,, pois a falta de óleo somente vai acarretar num desgaste prematuro. Existe um "Micro Óleo" usado em rolamentos cerâmicos, que é de ótima qualidade !!!!

*Quais os indicados ? Geralmente o próprio fabricante já faz e distribui os produtos mais corretos,,, "Blue grease"(Graxa Azul), produtos feitos a "Base de Hidrocarbono", resistentes á água salgada e não endurecem,,,,

Fora isso, se o @Eduardo Chedid puder, ele ajudaria muito explicando um pouco melhor, o cara é "Féra" no assunto !!! quem sabe ele repassa os que ele mais usa, e onde os adquiri.....

Alguns exemplos :

Resultado de imagem para blue grease for fishing reelsResultado de imagem para reel grease and oilResultado de imagem para reel grease and oil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode usar graxa teflonada nos discos de embreagem (em pequena quantidade, somente o suficiente para uma camada bem fininha). Eu uso nos rolamentos óleo para caneta de alta rotação de dentista (apenas nos de aço; os ABEC 7 procuro deixar trabalhando a seco, desde que a blindagem esteja intacta), só que, por ser um óleo muito fino, eu refaço o serviço todas as vezes que vou pescar no mar, e uma pequena quantidade de graxa nos dentes das engrenagens metálicas (apenas nos sulcos). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 3/23/2017 at 21:32, Arildo Maia disse:

Passa o teu email que eu vou mandar uma apostila com noções básicas de manutenção de molinetes e carretilhas.

 

 
 
@Arildo Maia por favor envie para o meu email também: flavio.gonzales@gmail.com
 
Abraço,
 
Flavio Gonzales
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 23/03/2017 at 21:32, Arildo Maia disse:

Passa o teu email que eu vou mandar uma apostila com noções básicas de manutenção de molinetes e carretilhas.

 

Gostaria de aprender mais sobre manutenções em carretilhas, poderia me enviar o arquivo também?
email: vinicius.sandivilli@gmail.com

Obrigado palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Senhores,

Voltando à este tópico: Consegui abri minha Contender GTO que estava com problema e observei uma pequena peça de metal solta - creio que deve ser o sinal sonoro da carretilha, pois há algum tempo que não funcionava mais.

Com muito custo e dificuldade, principalmente no lado oposto à manivela (onde fica o freio magnético), consegui montá-la novamente. Porém, precisa de uma bela limpeza.

Há alguma sugestão sobre quais óleos e graxas devo usar? As peças delas são todas originais, e observei que os discos de freios estão praticamente zerados mesmo já tendo um bom tempo de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Carlos,

eu uso graxa azul para as engrenagens, é uma graxa de lítio que vc pode comprar em lojas de peças para automóveis, eu comprei uma lata de 500 gramas da GRAXAZUL da marca Fag, saiu uns 15 reais e dá pra fazer manutenção em umas 300 carretilhas hehehe

Para os rolamentos use o óleo mais fino que encontrar, procure numa Dentária um micro óleo para canetas de dentista, faça a limpeza do rolamento deixando de molho em benzina ou outro solvente sem óleo, por uma hora ou mais, depois seque-os bem e coloque uma gota do micro óleo. Se forem com esferas de cerâmica vc não precisa colocar óleo, eu não coloco, seco com um secador de cabelo e depois coloco de volta na carretilha. Se vc pesca no mar pode colocar graxa nas demais peças metalicas internas, uma camada fina, se só pesca em água doce não precisa, só use a graxa azul no rolamento do antireverso, após limpar bem com bemzina, isso se for necessário fazer a limpeza desse rolamento.

Nos discos de carbono de fricção eu uso uma camada bem fina de graxa teflonada, uma marronzinha clara, eu tenho ainda um pote que comprei na fishing master, mas acho que se encontra em lojas de ferragens ou mecânicas. Vc deve colocar uma camada fininha, que deixe a sua digital aparente no disco, já é o suficiente.

abs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...