Ir para conteúdo

Quando Foi que você resolveu começar a soltar o peixe?


Posts Recomendados

Tarde!!! :good:

Peguei meu primeiro peixinho em meados de 1982... daí em diante foi pura paixão  (35 anos) alegre::

Nessa época, infelizmente não existia essa "modalidade" pescar e soltar, pelo menos onde eu frequentava com avô e tios. Pra ser considerado um bom pescador tinha que provar :girl_prepare_fish: 

Comecei a praticar o pesca e solta a medida que a tecnologia nos proporcionou filmar/fotografar nossas pescarias e peixes...(máquina digital, celulares...)

Tenho muito orgulho em dizer que estamos praticando a pesca esportiva (soltura de 100% dos peixes) há quase sete anos. joia:::

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcelo Terra disse:

Tarde!!! :good:

Peguei meu primeiro peixinho em meados de 1982... daí em diante foi pura paixão  (35 anos) alegre::

Nessa época, infelizmente não existia essa "modalidade" pescar e soltar, pelo menos onde eu frequentava com avô e tios. Pra ser considerado um bom pescador tinha que provar :girl_prepare_fish: 

Comecei a praticar o pesca e solta a medida que a tecnologia nos proporcionou filmar/fotografar nossas pescarias e peixes...(máquina digital, celulares...)

Tenho muito orgulho em dizer que estamos praticando a pesca esportiva (soltura de 100% dos peixes) há quase sete anos. joia:::

:amigo:

Que beleza Marcelo, estou contigo solto todos, na verdade eu não como peixe na beira da represa porque não parou um minuto de arremessar minha isca artificial começo quando o dia clareia e só paro quando escurece, aproveito para beber agua e lanchar nos deslocamentos entre os pontos de pesca kkkkk, valeu pela contribuição!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, BrunoMingardi disse:

Grande Fabricio, eu frequentava o fórum momento da pesca também, lá em Tres Marias já foi muito pior tanto de matador de peixe quanto de lixo pode acreditar, pelo menos nos 13 anos que frequento lá, antes disso não posso opinar. O cenário hoje está muito mais favorável para quem pratica o pesque e solte, estou falando de crescimento do pesque e solte, o pesca e mata não esta crescendo na mesma velocidade por isso esse é o melhor momento para uma ação grande que incentiva o pesque e solte.

Agora sobre a ferramenta do google eu não conheço, teríamos que conversar pessoalmente ou via WhatsApp para eu te explicar quais os dados eu busco e aonde podemos colher estes resultados, mas eu quero sua ajuda sim. me adiciona ai 31 99351.0223

Um abraço!

Fico contente em ver sua constatação @BrunoMingardi, mesmo que essa não seja a mesma que a minha. Frequento a barragem faz uns 10 anos e fico mais na região de Abaeté e Morada Nova e confesso que a matança e o lixo ainda são tão certas quanto uma boa pescada.

Espero que em minha nova visita a represa (que é sem dúvida meu lugar preferido nessa terra de meu Deus) observar essa evolução na postura dos pescadores.

Seguimos fazendo nossa parte na esperança de sensibilizar pelo menos as pessoas que estão a nossa volta.

Já adicionei seu número e mandei uma msg.

Um abraço e boas pescarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fabricio.Passos disse:

Fico contente em ver sua constatação @BrunoMingardi, mesmo que essa não seja a mesma que a minha. Frequento a barragem faz uns 10 anos e fico mais na região de Abaeté e Morada Nova e confesso que a matança e o lixo ainda são tão certas quanto uma boa pescada.

Espero que em minha nova visita a represa (que é sem dúvida meu lugar preferido nessa terra de meu Deus) observar essa evolução na postura dos pescadores.

Seguimos fazendo nossa parte na esperança de sensibilizar pelo menos as pessoas que estão a nossa volta.

Já adicionei seu número e mandei uma msg.

Um abraço e boas pescarias

Continua sim você tem toda razão, como melhorou pouco não fica tão visível assim, mas o que importa é está melhorado mesmo que pouco se estivesse piorando hoje em dia não se pegava tantos exemplares de grande porte como se pega hoje em dia, pode ficar tranquilo que está melhorando sim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu na verdade nunca fui muito fã de carne de peixe. Meu negócio é pescar!
Mas sempre que ia pescar acabava levando embora alguns exemplares pra agradar os amigos e familia.

Sem dúvida a soltura dos peixes intensificou quando veio o conhecimento sobre a importância do peixe vivo, o acompanhamento da carreira do ídolo Nelson Nakamura e o que acho principal que foi participar de torneios de pesca esportiva. Sem dúvida competir contribuiu muito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou iniciando essa mudança de mentalidade... Infelizmente onde eu moro não conheço nem "um" que pratique essa idéia de pesque e solte, mas tenho um amigo que já tem alguma idéia formada. Estou tentando me adaptar e querendo levar alguns amigos comigo, porém ainda vejo praticamente 100% das pessoas rirem quando digo que vou pescar e soltar. Mas creio que iremos mudar esse quadro por aqui, por isso entrei nesse fórum pra fazer novos amigos e contar com a ajuda de vcs. Meu whatsapp é "62. 9 8627-4705" (Oi).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, João Paulo da Silva Gomes disse:

Estou iniciando essa mudança de mentalidade... Infelizmente onde eu moro não conheço nem "um" que pratique essa idéia de pesque e solte, mas tenho um amigo que já tem alguma idéia formada. Estou tentando me adaptar e querendo levar alguns amigos comigo, porém ainda vejo praticamente 100% das pessoas rirem quando digo que vou pescar e soltar. Mas creio que iremos mudar esse quadro por aqui, por isso entrei nesse fórum pra fazer novos amigos e contar com a ajuda de vcs. Meu whatsapp é "62. 9 8627-4705" (Oi).

Penso assim... 

Seria a mesma coisa que um fanático em futebol regaçar o campo onde joga sua pelada :suicide:

Deixa rir, pode rir, más não iremos acabar com aquilo que nos trás tanto prazer...

:good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcelo Terra disse:

Penso assim... 

Seria a mesma coisa que um fanático em futebol regaçar o campo onde joga sua pelada :suicide:

Deixa rir, pode rir, más não iremos acabar com aquilo que nos trás tanto prazer...

:good:

Concordo com vc @Marcelo Terra

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, BrunoMingardi disse:

Amigos do fórum estou aqui mais uma vez trabalhando em favor do nosso esporte, a pesque esportiva, gostaria de saber de todos aqueles que puderem participar o que o levou a começar a pescar e soltar o peixe ? Quem ou o que o influenciou? Foi um amigo ou foi vendo nos programas de tv? Estas informações serão usadas para a melhoria do nosso esporte através de uma pesquisa que estou próximo de finalizar e em seguida reverter os dados a nosso favor. Então a todos que puderem contribuir podem ter certeza que estarão contribuindo com todo mundo que ama a pesca esportiva, é de suma importância que a resposta seja a mais sincera possível.

Agora vai a minha resposta:  O que me fez a começar a prática do pesque e solte foram os programas do Johnny Hoffmann, pois eu queria na época poder pegar grandes peixes como ele, e ele sempre dizia que para ter peixe grande era necessário fazer a soltura principalmente das grandes matrizes, foi ele que me influenciou. Depois eu resolvi saber mais sobre os peixes, reprodução e etc... a parte da biologia por completo.

Um Grande abraço a todos!!!

Bom dia.

Desde quando comecei a pescar matava peixes mesmo sem comer peixe, a ideia era mostrar para os pescadores que comigo pescavam o tamanho e peso dos poucos peixes que eu pegava, rsrsrs, era uma espécie de disputa por quem mais "sabia" pescar, nessa época não tinha nenhum amigo que praticava a pesca esportiva e sim amigos que gostavam de pescar mas que além de tudo gostava mais é de comer o peixe, iam em grandes turmas e sempre a desculpa era a mesma: A gente custa a vir pescar, quando vem tem que comer um peixinho, rs rs.

Um belo dia fui pescar com um amigo no Lago do Peixe, em busca do bitelo da minha vida, rs rs, não tivemos muita sorte, mas quando peguei meu primeiro peixe ele disse: veja o prazer de soltar o peixe, foi ai que senti a emoção da soltura e vi que realmente é muito mais importante ele vivo do que morto, muito mais prazeroso também. Depois disso comecei a pesquisar mais sobre a pesca esportiva, vendo programas de pesca, FISH TV, NELSON NAKAMURA e outros, e fui pegando mais amor ainda pela pesca esportiva.

O complicado na minha opinião é quando se vai pescar com quem não tem o mesmo entendimento que a gente quanto a soltura do peixe, é uma luta para fazer a pessoa soltar um peixe, mas já tenho amigos que hoje em dia já praticam o pesque e solte devido a minha insistência, rsrs.

 

Mas é isso ai, avante e sempre em prol da melhoria da quantidade e qualidade de nossos peixes pelo nosso Brasil.


Forte Abraço companheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... minha história é um pouco diferente das citadas até aqui, o inicio da minha jornada de pescador começou nos pesqueiros da região que morava, no interior de SP. Praticamente não existiam pesqueiros com modalidade esportiva, as opções eram diária ou kilo. Como a diária sempre oferecia um desafio maior, geralmente era minha opção... Pagava a taxa e levava tudo o que pegasse.

Mas com o tempo comecei a frequentar um pesqueiro com modalidade esportiva e logicamente, que a quantidade e o tamanho dos peixes era mais interessante e tornava a pescaria mais ativa e divertida... com o tempo passei a investir em equipamentos e na modalidade com iscas artificiais. A participação mais ativa de fóruns na internet e grupos esportivos de amigos também colaborou para o aumento de conhecimento, tanto no manuseio do peixe quanto nas técnicas para sua captura e soltura.

Outro fato que posso citar que colaborou com minha mudança de atitude foi numa pescaria num lago particular, peguei uma carpa capim de 16kg. Levamos para assar, mas apesar da minha família ser grande, sobrou peixe, um lado do peixe não assou direito... em resumo, caiu a ficha que se tivesse assado dois peixes de 3kg tinha sido bem melhor aproveitado... 

Em resumo, gosto de comer peixe, mas tenho como meta nunca levar peixe pra casa de pescarias na natureza. Como o peixe no barranco ou imediatamente depois da pescaria, caso contrário, vou num pesqueiro e pego por kilo algumas tilápias...

Espero ter colaborado um pouco com seu projeto!

Abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei a pescar desde muito pequeno, pois meu avô tinha um rancho no velho Chico, aliás ainda temos o rancho o que não tenho mais no dia a dia e meu avô.... mas quando pequeno sempre estava perto vendo vários pescadores pegando surubins, dourados e muitos outros peixes de bom tamanho no velho Chico, sou da região de Bambuí-MG...  um lugar onde praticamente todos os pescadores que conheço matam os peixes... inclusive eu também fazia.... uns 14 anos pra cá.. nunca mais vi nem um dourado ou surubim ser pego próximo ao meu rancho.... e a um tempo atrás pensei matamos todos....chegou a doer o coração......dai em diante passei a soltar os peixes.... iniciei uma meta de influenciar todos os pescadores que vão pescar comigo... ainda e um caminho longo, mas já tenho alguns adeptos ao pesque e solte....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O primeiro motivos que me levou a soltar peixes foi quando passei a respeitar as cotas e soltar os peixes que estavam fora de medida e o excesso, outro fato que me ajudou muito é que sou pescador mas não sou um apreciador da carne de peixe.

O segundo fator foi quando iniciei a pesca com iscas artificiais ai passei a participar dos Fórum de pesca Turma do Biguá  , Caterva e Pescaki estes me  influenciaram, principalmente o Turma do Bigua então passei a ter uma consciência mais ecologia.

Não sou radical ao ponto de nunca levar um peixe, mas são poucas as vezes que faço isto e sempre um ou dois peixes no máximo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que inicialmente pq era novo, não tinha grana e ia muito em pesqueiro e meu pai sempre falava pra soltar e se fosse levar era no máximo um médio....

depois passei a soltar e não ligar pra levar peixe, num geral nunca ligava mesmo.... queria era pescar.

e ai com o tempo em programa, ouvir de piloteiros que defendiam a ideia e tal.... no fim sei lá quando rss mas nunca fui de matar peixe... já matei sim pra comer, mas nada de exagero que nem ve por ai....

 

agora em março estive no lago do peixe, meu irmão, meu amigo e eu.... matamos apenas um em 4 dias, +de 50 pegos... apenas pra matar a vontade de comer. mas defendo e busco multiplicar a ideia da pesca esportiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...