Ir para conteúdo

Sobre o adiamento de pacotes de pesca em Barcelos / SIRN.


Posts Recomendados

Amigos...apesar desse assunto estar sendo (ou ter sido) discutido em vários tópicos do fórum, resolvi criar um específico para o assunto.

O q vcs acham do tal do adiamento de pacote de pesca que é feito em Barcelos / SIRN?!?!?

Já ouvi várias opiniões, sejam elas de pescadores e operadores, que fizeram com que pensasse da forma q vou postar aqui pra baixo.

Esse negócio de adiar uma pescaria (geralmente de um ano para o outro) quando o nível de água não é o ideal, em minha opinião, é uma verdadeira loucura. Me refiro ao operador que, por conta das condições climáticas, cancela a pescaria e oferta ao grupo a mesma semana da temporada seguinte (ou outra livre).

Muitos (em 100% dos casos, O PESCADOR) acham que isso é um diferencial positivo dos operadores que praticam este tipo de adiamento. Uns chegam a falar que isso é coisa de operador honesto e q valoriza o seu pescador.
Claro q do ponto de vista do PESCADOR, isso é fantástico...afinal, perder 1 semana do nosso precioso tempo para molhar isca não dá, né?!?!

O problema é q o PESCADOR não tem ideia do risco q está correndo. Essa "enorme" vantagem poderá ser tornar um problemão daqueles. Explico..
Ah, e o mais engraçado é q já vi alguns amigos aqui do fórum chamando os operadores (estes que não cancelam este tipo de semana ruim) de desonestos, pilantras e etc...por não terem avisado ao grupo que a pescaria poderá ser ruim. Oras, como q um operador pode prever que dentro da temporada o rio estará com nível ruim ou em pleno repiquete?!?! A temporada vai de setembro ao final de fevereiro, como ele irá saber que na terceira semana de outubro o mundo iria desabar em água na região?!?!

Do outro lado tem o OPERADOR que numa tentativa de manter seus clientes, pode estar dando um tipo no próprio pé. Explico...
Primeiro pq é uma loucura imaginar que um operador faça isso...Em nenhum lugar do mundo se paga por uma hospedagem e ela é cancelada por conta do clima ruim. Imagine vc comprar um pacote pra Fernando de Noronha e, por conta de uma semana chuvosa, o hotel te ligar e sugerir o cancelamento pq as suas fotos ficarão ruins?!?!? Não dá né?!?!

Imagine agora um grupo de 10 pescadores enviando R$ 50.000,00 para um operador qualquer (não estou me referindo a nenhum operador em específico, ok?!?!)...pois bem, o grupo vai mandando este dinheiro geralmente durante o ano antes do início da pescaria. Quando chega a pescaria dele este dinheiro já desvalorizou, concordam?!?! E não me venham com essa de investimento, poupança e etc...rsrs...nada se compara a alta nos preços dos combustíveis, alimentos, funcionários e etc...ou seja, os R$ 50.000,00 enviados no decorrer de 1 ano desvalorizaram, e na data da nova da pescaria este mesmo dinheiro já sofreu uma outra depreciação que só é sentida pelo OPERADOR.

Todo ano aparecem novas empresas, novos operadores, novas histórias de pescarias mal sucedidas por conta de falhas de operação. É bom frisar q nos 13 anos que eu pesco em Barcelos/SIRN...das 50 empresas que estão lá, apenas umas meia dúzia, ou menos, mantém o mesmo nome/empresa.  Todo o restante é formado por empresas que vem de Manaus (grande maioria empresa média/grande), sendo que uma outra boa parte é formada por ex-guias de pesca que montam seu negócio de maneira totalmente informal. Então, é muito bom vc saber exatamente onde e com quem o seu dinheiro ficará.
No caso de quebra de contrato, vc tem certeza de que seu dinheiro será devolvido?!?!? Duvido.

Imagine agora que um operador 'X", que está lá com o seu dinheiro guardado/parado. Tente imaginar o que ele fará quando o barco dele quebra um gerador, ou quando precisa reformar o barco para uma nova temporada, ou quando precisa trocar os colchões e roupas de cama e banho, ou quando vê que a procura por pacotes de pesca está bombando?!?!? Sabe o q ele vai fazer?!?!? ELE VAI USAR O SEU DINHEIRO.
Claro q estou sendo generalista....sei q existem muitos que são controladíssimos e tem o seu negócio organizado, prevendo estes gastos...mas não estou me referindo a estes (q acredito serem a minoria)...mas é certo q ele irá "investir" o dinheiro em outra frente. Na cabeça dele ele conseguirá recuperar os gastos da sua operação com o lucro das outras semanas vendidas (- ou será q estou inventando isto?!?!? ...rsrsr-). 

Vamos falar um pouquinho mais do operador.
Os voos fretados são caríssimos. Para viabilizar o fretamento, ele deve casar os grupos q vão e q voltam da pescaria. Isso fará que o valor caia que quase na metade. Imagine agora quem é q paga a conta em caso de cancelamento do grupo?!?! Este negócio de fretamento, caso seja mal feito, pode levar uma empresa a falência, podem apostar nisto.
Quer ver outro problema no fretamento?!?! Grupos q não fecham todas as vagas....Grupos em que há desistência de última hora....Grupos onde um pescador mocorongo perde o voo e é preciso encaixa-lo no avião de algum parceiro (depois este agrado será cobrado de volta...rsr).
E quando um pescador resolve pescar por 2 semanas seguidas?!?! O certo seria ele pagar por 2 voos...mas na prática isto nunca ocorre. O prejuízo vai pro operador.
Os melhores tripulantes da região exigem garantias de que irão trabalhar por toda a temporada. Quando um grupo deixa de ir, todos aqueles tripulantes deixam de contar com o salário semanal que ganhariam...Em vários casos os operadores racham este "prejuízo" para que os bons não abandonem a operação dele.

Bem, estas foram apenas algumas observações q fiz no decorrer destes anos pescando na região.

Para finalizar querem uma boa dica?!?!
A não ser que vc tenha certeza de que o operador contratado tem "bala" para garantir a sua pescaria no ano seguinte....jamais deixe o seu dinheiro com ele.
Perca uma porcentagem do valor total (q seja uns R$ 500,00 de cada pescador) mas tenha o seu dinheiro de volta e a liberdade de remarcar a sua pescaria no ano seguinte. Se vc perde os 500 conto q dei de exemplo acima, isso representará menos de R$ 50,00 por mês que vc terá q desembolsar no ano seguinte.

Eu já tive q cancelar minha pescaria de um ano para o outro...mas o meu grupo era o último da temporada, ou seja, consegui convencer o operador que ele praticamente não teria prejuízo com esta remarcação, o q deu certo....mas jamais culpe o operador pelas condições climáticas na região. Se ainda assim quer responsabiliza-lo, sugiro a leitura do tópico abaixo....rsrsr
http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/41614-histórico-do-nível-do-rio-negro-em-barcelos/?page=1

joia::: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eu nunca tive uma semana de pesca cancelada (nem sequer proposta), mais em um caso parecido, eu não concordaria em adiar.

As minhas opiniões.

Do meu lado:

Eu ficaria absolutamente frustrado com algo desse tipo! Pra mim, pescaria começa na data em que vc confirma a mesma (1 ano antes) e imagina a frustração quando na semana da viagem algo desse tipo acontece. Sinceramente prefiro não pegar peixe.

Férias é algo complicado, requer um certo jogo de cintura. Não é fácil coordenar... vou ficar em casa, achando que era possível fazer algo pra driblar a adversidade e até pior!!! Chego na minha loja preferida e encontro alguém que pescou na mesma semana e pegou pra kct porque foi pro rio X ou Y.

Quando fecho um pacote de pesca, sei os riscos que estou correndo e risco faz parte desse esporte.

Do lado do operador:

Pesadelo logístico! Suprimentos comprado, equipe contratada, voos pagos, dinheiro recebido, barco pago, informação negociada e etc... tudo transferido ! Alguém paga a conta. É como uma pirâmide, um dia caí!

E a agenda do ano seguinte? Pronto, complicou mais ainda!

Na boa, só tem ponto negativo! Pescaria não é só peixe.

O que me surpreende (como muitas coisas nesse Brasil e nesse mundão da pesca) é a falta de criatividade dos operadores. Porque digo isso?

Esses pacotes postergados são por conta de nível de agua... então, porque não desenvolver uma alternativa? Muita agua = peixe de couro (as vezes né,kkkk).

Já estive em algumas operações e sempre achei que os guias lá de cima são totalmente despreparados quando o assunto é pesca de peixe de couro! Porque não treinar então? Porque não oferecer essa opção ao pescador? Lá tem um baita potencial (desperdiçado de maneira geral)!

Entre outras opções.

Abraço,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Grupos onde um pescador mocorongo perde o voo e é preciso encaixa-lo no avião de algum parceiro

Alto lá ! Não nos encaixamos nessa história... bang::

Brincadeiras a parte, há muito pouco a acrescentar nas considerações postadas pelo Fabrício !

A questão é mais complicada pela forma como se desenvolve todo o procedimento (ou melhor, o relacionamento) entre o Grupo de Pesca e o operador. Via de regra, poucos são os esclarecimentos e/ou ressalvas existentes (de forma prévia) sobre as condicionantes do que está sendo contratado. A empolgação e desejo de "ir pescar" sempre é mais emocional do que racional. Mais recentemente os grupos (ou suas lideranças) passaram a buscar alternativas reais dentro de um planejamento realizado (possivelmente pelo fato de muitas delas já terem "sofrido" algum problema anteriormente). Mais do que uma forma de adequação de viabilidade entre as partes, trata-se mesmo de um negócio, e como tal, oferece seus riscos operacionais, já ressaltados pelo Fabrício. A questão que se interpõe (e que pouco consideramos de forma consciente), é que nossos investimentos (como usuários do serviço) são "elevados" (férias, grana, disponibilidade, expectativa, etc...) para não merecerem aquilo que esperamos venha se realizar dentro dos serviços contratados, quase sempre inflados de enorme dose de benefícios ! Esse, talvez, seja o momento em que se torna necessário buscar a mitigação (minimização) dos riscos existentes, deixando apenas os incontroláveis (intangíveis) fora de um padrão de segurança pré-testado e avaliado. Refiro-me a questão climática. Não tem como fazer previsões com tamanha antecedência, até por conta do comprometimento do pacote a ser contratado. Mas isso faz parte do processo de pesca, embora todos busquem encontrar condições 100% nos períodos pré-definidos.

As demais questões, praticamente todas podem (e devem) ser verificadas e avaliadas previamente ANTES de uma escolha ! Há os que buscam por "aventuras" e formas mais baratas de serviço (claro que correrão mais riscos de funcionamento operacional), outros que priorizam determinados pontos (dormida, bebida, etc...) que são mais atrativos aos seus interesses, e há também os "chatos", que não abrem mão de ter esmiuçado o passado do operador, para ter confiança no que lhe é oferecido. Isso não garante sucesso, mas diminui bastante a questão do risco. Via de regra, é sempre importante (mas difícil de aceitar) ter em mente que fazer um pacote de pesca é algo quase que lotérico ! Tem vezes que dá certo e vezes que se torna um pesadelo. Claro que diminuir as chances de não ser o esperado (em termos de resultado) dependerá - quase que exclusivamente - dos objetivos de cada um. Não acho necessário ficar elencando "os prós e contras" daqueles que operacionalizam o negócio, pois a cada depoimento eles se tornam cada vez mais evidentes, tanto no sucesso quanto nas frustrações. Prefiro sim, recomendar a todos, que encarem as viagens de pesca, como algo onde pescar (e pegar peixes e troféus) seja uma das consequências, não necessariamente O OBJETIVO. Retirar isso de um foco único, já muda bastante as apreensões de quem quer que seja. Diminua suas expectativas, não suas esperanças e energias. Tem funcionado comigo. :drinks:        

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros,

Agora em Janeiro fomos para Barcelos sabendo a brabeza que iríamos enfrentar, mesmo assim não concordamos em adiar, porém foi proposto, e o argumento do operador em propor o cancelamento foi justamente pelo nosso grupo nunca ter ido a Amazônia, portanto ele estava preocupado com a impressão que teríamos e como iríamos agir sabendo que alguns barcos cancelaram a operação na mesma semana. Perceberam? Era tudo novo, o operador não nos conhecia e nem nós ele. Mas neste caso foi construído um relacionamento de confiança que começou desde o fechamento da pescaria. Nós não cancelamos pois não teríamos como organizar férias de todos e tudo estava organizado, e no fundo imaginávamos que como somos pecadores diferenciados, iriamos pegar peixe:gorfei::gorfei:.

Concordo com o Fabricio, eu não cancelaria, a não ser por uma razão muito maior que apenas o tempo. Problemas saúde ou algo parecido.

Acho que o operador deve sim informar as condições, pois o grupo pode mudar a estratégia, no nosso caso enchemos a caixa de Gigs :gorfei::gorfei:, nada mais do que isso.

O que o operador fez para ganhar ainda mais nossa confiança, neste caso que foi dureza para meu grupo ele propôs outra semana no meio desta temporada que está por vir, com um beneficio para o grupo, que agradou todo mundo e conseguiu fechar outra semana de pesca durante nossa pescaria, que não foi ruim, pois conhecemos lugares espetaculares e pude ver como é a Amazônia cheia, como os ribeirinhos vivem nesta época, como os peixes se escondem no mato, tudo foi bom e ainda por cima eu peguei peixe :gorfei:. Portanto na minha opinião ele se preocupou com o cliente, e está recebendo os beneficios, pois eu estou enchendo a bola dele aqui no fórum inclusive.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belíssima explanação mestre Fabrício Bigua.

Concordo contigo, mesmo nunca tendo ido ainda, mas temos olhar o lado do outro também e não apenas o nosso umbigo. O caso do nosso amigo @Marcelo Pupim deixa bem claro o que foi dito por vc.

Eu também não pensaria em cancelar por nenhum momento. No meu caso estava praticamente fechado com Kalua Barco Hotel do conceituado Ian, porém devido as minhas condições eu que preferi cancelar. A todo momento Ian foi solicito as minhas necessidades, porém por motivo de força maior (falta de grana mesmo) resolvi que deixaria para uma próxima oportunidade. Não tinha fechado ainda, nem mesmo dado um sinal. Mas quando percebi que teria que fazer um grande investimento (que vale cada centavo) e que pelos relatos a temporada não era das melhores, resolvi adiar o sonho e Ian se dispôs para o momento em que eu achasse melhor ir.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria também de lembrar que existem situações e situações, ok?!?!

Nesta temporada (2016/17) o Negrão e seus afluentes não secaram. O nível dos rios se manteve 3m ou mais acima do nível ideal...Aí não dá né?!?! Nem mesmo os guias gostam de trabalhar nestas condições. 
Passar uma semana debaixo de chuva, molhando a isca, arremessando iscas pesadas e tals, não dá...Isso não é bom pra nem para o operador, nem para o pescador.

Nesta temporada várias empresas cancelaram várias semanas de pesca seguidas. 

O prejuízo maior será do operador, afinal, ele terá q disponibilizar (deixando de vender) várias semanas na próxima temporada...Mas se ele souber trabalhar direitinho, não fará tanta falta...E agora é torcer para a temporada 17/18 seja show como foi a temporada 2015. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo Tópico.  Realmente existes Situações e situações!

 

OBS: pelo fato do Rio Negro 2016/2017 ter ficado sempre acima do nível ideal a fauna e a flora se reconstroem. Natureza com seus caprichos.

 

Que 2017/2018 possamos fazer boas pescarias.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Fabrício Biguá disse:


E quando um pescador resolve pescar por 2 semanas seguidas?!?! O certo seria ele pagar por 2 voos...mas na prática isto nunca ocorre. O prejuízo vai pro operador

Bigua, concordo com vc em quase tudo, mais nesse ponto, nao concordo.

 Se o cara pescar 2 semanas, ele tem que pagar por mais dois voos... primeiramente, o pescador tem o direito de ir de expresso ou qualquer outro meio sem precisar usar o aviao fretado, se nesse caso ele resolve ir de barco expresso, e nao utilizar o voo fretado, ai o prejuizo da empresa seria bem maior, entao mais vale a empresa cobrar 2 pernadas,  uma ida e uma volta do quer cobrar 4 pernadas, e nao receber nem 2 pernadas...

uma vez fui p SIRN,  saindo de Barcelos de voadeira, pois estava pescando em BARCELOS, ai tinha uma pescaria agendada p SIRN, na semana seguinte,  fui de voadeira... O BARCO HOTEL, cogitou que eu deveria pagar a ida e volta, ai falei que so pagava a volta, pois a ida nao utilizei, e disse mais, entao ja que e assim,  prefiro  nao voltar com o grupo nesse voo, ai a empresa pensou bem, e disse, entao paga so um trecho e volta com o grupo... Nao gostei dessa atitude da empresa, em querer me cobrar um trecho que nao utilizei, sendo que avisei que so precisaria de trecho da volta de SIRN  PARA MANAUS,  quando fui fechar o pacote, na hora de fechar e sempre tudo mil maravilhas... depois meu amigo, ai vamos vendo como realmente funciona tudo

abraços e boas pescarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, FabianoTucunare disse:

Bigua, concordo com vc em quase tudo, mais nesse ponto, nao concordo.

 Se o cara pescar 2 semanas, ele tem que pagar por mais dois voos... primeiramente, o pescador tem o direito de ir de expresso ou qualquer outro meio sem precisar usar o aviao fretado, se nesse caso ele resolve ir de barco expresso, e nao utilizar o voo fretado, ai o prejuizo da empresa seria bem maior, entao mais vale a empresa cobrar 2 pernadas,  uma ida e uma volta do quer cobrar 4 pernadas, e nao receber nem 2 pernadas...

uma vez fui p SIRN,  saindo de Barcelos de voadeira, pois estava pescando em BARCELOS, ai tinha uma pescaria agendada p SIRN, na semana seguinte,  fui de voadeira... O BARCO HOTEL, cogitou que eu deveria pagar a ida e volta, ai falei que so pagava a volta, pois a ida nao utilizei, e disse mais, entao ja que e assim,  prefiro  nao voltar com o grupo nesse voo, ai a empresa pensou bem, e disse, entao paga so um trecho e volta com o grupo... Nao gostei dessa atitude da empresa, em querer me cobrar um trecho que nao utilizei, sendo que avisei que so precisaria de trecho da volta de SIRN  PARA MANAUS,  quando fui fechar o pacote, na hora de fechar e sempre tudo mil maravilhas... depois meu amigo, ai vamos vendo como realmente funciona tudo

abraços e boas pescarias

Compreendo o seu ponto de vista, Fabiano...mas vc fala isso pq não está do outro lado...rsrsr...Ou melhor, não entendi muito bem o começo do seu texto. Posso estar interpretando errado...O segundo parágrafo eu compreendi certinho.

Sabe como é feito o planejamento de fretamento dos operadores?!?!

Pega-se o número total de pescadores e divide-se pelo número total de pernadas de voo.
Claro q é interessante deixar uma margem de sobra para eventuais contratempos, mas se o operador cobra R$ 100,00 a mais que MAP (empresa com voo regular), por exemplo, o pescador começa a chorar e dizer q foi extorquido. Sei disso pq em nossos grupos qualquer 50 reais a mais o cabra chora. Então todo operador fica trabalhando em cima da linha...Ele faz todo o planejamento, inclusive com aqueles pacotes onde já se é sabido que um pescador "X" irá repetir a semana seguinte e pesca...ou dos grupos q não fecharam a capacidade máxima do barco...Mas sempre, sempre sobra uma bucha q os caras levam nas costas...rrs

E quando o cara vai pra lá de expresso (barco regional) e perde 36h navegando Rio Negro acima?!?! Nem o capeta faz ele voltar de regional novamente...Daí chega com aquela cara de cachorro doente pedindo pelo amor de Deus pra coloca-lo no fretado...kkkkkk...Pior, quer pagar apenas a volta...rsrs...Se eu fosse operador, largava ele pra trás pra se lascar!!! Sei q ele jamais voltaria a pescar comigo outra vez, mas, pelo menos, ele não vai lascar outro operador e/ou grupo de pescadores...rsrsr
E não se iluda...em todo caso de desistência, jeitinho daqui e dali do pescador para aproveitar uma segunda semana de pesca sem avisar o operador (q é diferente do seu caso) e etc, faz com que o valor do fretamento aumente para os demais pescadores. O próprio nome diz tudo "Grupo de pesca"...e grupo é grupo....se um féla já sai de casa pensando em se dar bem, lascando os demais do próprio grupo, ele vai se lascar em pouco tempo, pois tenho certeza q ninguém irá chama-lo novamente pra pescar....rsrsrs...
Tem cara que está indo com um grupo pra Barcelos, por exemplo, e o operador cobra R$ 1.100,00 dele no fretamento (pq custa R$ 11.000,00 um avião pra 10 caras)...Mas ele sabe q a MAP cobra menos q isso (pq o avião leva 30)...o q ele faz?!?! Ele larga o grupo pra trás e vai pagando mais barato...rsrs...Alguém me pergunta...e ele tá errado por querer pagar menos?!?! Neste caso, sim...Isso pq ele vai fazer com o grupo pague a diferença de valor por ele não ter ido. 
E quando chega em Barcelos, geralmente depois do voo fretado, o féla quer q todos esperem ele no porto, atrapalhando a pescaria de todos.
Neste casos eu falo q se o cara abandonar o grupo, ele q se vire pra arrumar uma voadeira e sair atrás do grupo...rsrs...Detalhe, se o voo da MAP atrasar (seja na ida ou na volta), e ele ficar pra trás...ele vai voltar pra Manaus de expresso...rsrsr...(ô homi bravo...kkkk).

É claro que eu tb não gostaria de passar lá 2 semanas seguidas e pagar por 4 pernadas (2 voos ida e 2 volta) sendo q irei fazer apenas 2 pernadas (1 ida e 1 volta), mas sempre q faço isso eu aviso antes ao operador (coisa q vc fez), assim ele divide com os pescadores de toda a temporada.

Como vc disse..."o combinado não sai caro"...joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom os comentários acima.....

Também não aprovo a atitude de desmarcar pescaria por problemas climáticos, o pacote de pesca não inclui peixe nem condições perfeitas de pesca. É só olhar na descrição do pacote..kkkkk

Em relação a pescar duas semanas e ter de pagar pelas passagens que não voou, também não concordo..Muito simples, na descrição do pacote de pesca está la, valor a partir de Barcelos ou SIRN, mas se o pacote é cobrado já incluso o voo, aí não adianta chorar, temos de ser justo com o operador, entender ou outro lado também..

Abraços...boas pescarias..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boas as ponderações do Capita, mas tem mais:

Primeiro, há operadores que exigem o pagamento antecipado de 30% no ato da reserva, o que pode ser considerado normal diante do risco de contratações levianas. Porém, não são raros os casos em que operadores consideram esses adiantamento como o lucro que terão na operação, daí resolvem gastá-lo em coisas estranhas ao contrato. Pressionados, encontram a solução na proposição do adiamento da pescaria, que além de livrá-los da obrigação de devolver o dinheiro recebido, garante a ocupação de semanas da temporada seguinte;

Segundo, poucos pescadores brasileiros admitem a hipótese de a pescaria ser realizada em áreas afetadas por fenômenos climáticos, cada vez mais comuns na Amazônia. A regra prevalente é garantir uma ótima pescaria, com a captura de muitos troféus. Vejo com muita satisfação abordagens em contrário aqui no Fórum, afirmando que diante de condições ambientais desfavoráveis, há a opção da pesca de peixes "lisos", abundantes em qualquer nível d'água, acentuando ainda as belezas dos rios amazônicos em ocasiões de cheias, o que também aprecio muito;

Terceiro, o cancelamento ou adiamento de grupos estrangeiros também ocorre, devido ao receio da insatisfação da clientela. Nesses casos, em regra as empresas que atuam nesse mercado oferecem a opção da devolução dos valores ou o adiamento do grupo, o que passa ao cliente uma boa impressão sobre o operador.

Também é correta a informação de que ribeirinhos travestidos de operadores adentram os mercados para vender o que não podem entregar. Pior que isso, proprietários de barcos ociosos da região se sujeitam a falsear contratos de arrendamentos para os tais malandros, permanecendo a salvo de implicações futuras, especialmente de apropriação indevida de recursos, tributação, obrigações trabalhistas, etc.

Adiro aos que, diante da ginástica a que nos submetemos para reservar uma semana para pescar, somada aos riscos a que nos referimos relativamente aos operadores, decidem por cumprir a agenda, nem que seja para ter uma pescaria "meia-boca" e apreciar o cenário amazônico, que por si só vale a pena.

É  que penso.

Abraço do Gilbertinho da Amazônia      

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescar na Amazônia, pelo menos para a maioria, é necessário planejamento prévio."Reservar" a(s) melhor(res) semana(s), implica em agendar com o operador até um ano antes e dar o sinal. Depois, comprar as passagens aéreas até Manaus com cinco  a seis meses para pegar aquela tarifa promocional ou programada (a alteração ou cancelamento implica em perda de $). Por volta de Julho fechamos o fretado e para muitos no meio de tudo isto, marcar férias no trabalho (caso da maioria da minha turma). Isto posto, adiar, cancelar, não faz parte de nossa equação. A escolha de um bom operador evita estresses desnecessários, principalmente quando as condições não estão favoráveis, acompanhando o grupo e mostrando os esforços em procurar os locais com melhores condiçoes de pesca e finalmente a pescaria na Amazônia, para a grande maioria do nosso grupo é mais que simplesmente pescar. Literalmente seguimos a recomendação do KID. " Prefiro sim, recomendar a todos, que encarem as viagens de pesca, como algo onde pescar (e pegar peixes e troféus) seja uma das consequências, não necessariamente O OBJETIVO. Retirar isso de um foco único, já muda bastante as apreensões de quem quer que seja. Diminua suas expectativas, não suas esperanças e energias. "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E sobre o fretamento MAO-BRZ-MAO:

No nosso caso, já a algumas temporadas usamos os serviços de uma agente de viagens de Barcelos. Também não concordo que quem fica duas semanas seguidas deveriam pagar as pernas não voadas. Pois bem, temos normalmente duas turmas e alguns (meu caso e de mais três do grupo ficam as duas). O preço do frete é igual independentemente do número de pessoas no vôo. Já fomos de Bandeirante com 14 passageiros sendo 12 de nossa turma; de Caravam com 9 (8 de nossa turma), e até de Brasilia com 28 passageiros, sendo 12 de nossa turma. Portanto o valor da passagem é igual para todos e a agente de viagens complementa e freta o equipamento conforme a necessidade. Aliás este componente da pescaria nos fez mudar de SIRN para Barcelos. A logística do fretamento para IRZ é bem mais complicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...