Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Bom galera um amigo possui um represa de aproximadamento 2 hectares e meio (Lambari e tilapinha e praga) e outra de 5 hectares e meio (tilapinha e praga).

1 Duvida: Soltamos alevinos de dourado, matrinxa, tambacu, pintado, e tucunare azul, com 2 meses, estes alevinos cresceram muito, e claro que soltamos a matrinxa, os tamba e os pintados um pouquinho maiores do que o tucunare e o dourado, ate agora estamos muito satisfeitos, pq estes peixes tem se desenvolvido de forma incrivel, sinceramente e inacreditavel o tamanho que ja estao, no geral do tamanho da mao mais ou menos, so que e o seguinte ate hoje nao conseguimos ver o tucunare nessa represa, na verdade o seguranca da fazenda viu este tucunare uma unica vez de noite na beira da represa, perguntei pro vendedor dos alevinos ele disse que enquanto estao pequenos costumam ficar entocados ou em galhadas, e conforme vao crescendo, eles começam a sair mais (Igual Traira) queria saber oq vcs acham de tudo isso, saber a opniao de vcs pq nao conseguimos ver eles, e oq acha dos peixes que soltamos e tudo mais, lembrando que lambari e tilapinha tem de mais, e coisa de louco principalmente lambari, tratamos esses peixes 1 vez por semana com raçao propria pra alevinos..

 

2 Duvida: na represa maior de 5 hectares e meio, soltamos umas 1000 matrinxa, 400 dourado e uns 200 tambacu, e estao desenvoldo igual aos outros da represa de 2 hectares, nesta tem de mais tilapinha e coisa de louco, tambem tratamos 1 vez por semana na raçao pra alevinos, gostaria de saber se futuramente quando esses tucunare da represa de 2 hectares estiverem mais grandinhos compensa soltar nesta represa de 5 hectares, sera que vao conseguir reproduzir ? 

 

Outra Duvida: Sera que os carnivoros, inclusive a matrinxa, ja estao comendo larvas de tambari e tilapinha ?

 

Lembrando que adquirimos, 5 mil matrinxa, 1500 dourado, 1000 tambacu, 100 pintado e 1600 tucunare azul

2 hectares foram soltos, 4 mil matrinxa, 1100 dourado, 800 tambacu, 100 pintado e 1600 tucunare azul

5 hectare 1 matrinxa, 400 dourado, 200 tambacu

 

 

Galera queria saber oq vcs acham deste repovoamente e a questao do tucunare, PEÇO DESCULPE PELA FALTA DE ACENTUAÇAO, MAS ISSO E DEVIDO A MAL FUNCIONAMENTO DO MEU TECLADO, Obrigado desde Ja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cassiano,

Vejo que você e os amigos estão criando um novo ecossistema aquático. Em geral, não vejo com bons olhos a introdução de alevinos, melhor sera introduzir filhotes, menos suscetíveis à predação. Talvez isso esteja ocorrendo com os alevinos tucunas, que passam a integrar uma cadeia alimentar que não os situa em sua condição natural - a de predador. Veja que na natureza, o casal de tucunas alterna a proteção dos alevinos contra os ataques de outros peixes, e é isso que garante o crescimento quantitativo da espécie. Daí, talvez seja aconselhável que vocês introduzam casais nessas represas, observando se estão em fase reprodutiva. Aí é certeza de sucesso.

Lembre ainda que as águas habitadas com sucesso pelos tucunas não devem ser barrentas, com ph muito alcalino. Devem ser neutras e límpidas, e não necessariamente movimentadas, que se prestam bem a outras espécies. Cuidado também com os lobós, essencialmente carnívoros e capazes de afetar o desenvolvimento de outras espécies.

espero haver contribuído.

Abraço do Gilbertinho da Amazônia  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilbertinho Entao amigo, a matrinxa, o douradoo, o tamba, o jundiara estao desenvolvendo de forma incrivel, esta represa e apenas abitada com tilapinhas e lambari, aqui em minha regiao sao poucas represas que tem trairas, acho que devem estar entocados mesmo como meu amigo disse, um guarda la da fazendo viu alguns alevinos de tucunare esses tempo de noite nas beiras da represa.. acredito que possam estar se desenvolvendo bem tmb, vamos ter que esperar pra ver ne 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu teria soltado somente os tucunares no lago menor e ainda ter comprado e colocado um pouco mais de lambaris sendo esses

alimentados diariamente com ração.

Todos demais peixes teria colocado no outro lago maior

Apos um ano teria misturado se fosse a ideia, pois o tucunare estaria facilmente com 1KG e bem 

mais forte para aguentar as investidas de dourados e matrinxas que acabam por destruir rabos e nadadeiras

do tucunare quando ambos são filhotes e essas lesôes causam a morte dos peixes.

Só para ter uma ideia, um tucunaré de 1 palmo come facilmente 2 lambaris por dia, sendo assim faça a conta de quantos

são necessarios para alimentar essa tropa por uma semana. Invista nos lambaris o quanto for necessario pois vai precisar

de muita comida nesses lagos.

A alimentação com ração nessa fase juvenil tem que ser diaria e após estarem crescendo bem você pode ir reduzindo

e fazendo com que seus peixes comecem a caçar mais em busca de alimento.

 

Abraços e boa sorte com os peixes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha, fora que os lambaris são predadores naturais dos tucunarés, pois eles comem as suas ovas......

realmente muitos peixes predadores, até mesmo os tambas que normalmente são mais frutiferos em determinados ambientes, mas se adaptam facilmente e viram onivoros na falta de comida.

como disseram, tucunaré é bem sensivel também, tem estruturas ou mesmo galhadas para eles se esconder?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ivan Miraldo e ai amigo blz ? entao.. esse lago cara possui uma quantidade absurda de tilapinha e lambari, cara realmente tem muito vc nao tem base.. so de cuspir na agua ja vem o enxame, tem muitooo cara e coisa de louco, e esta sendo tratado sim, tipo algumas vezes na semana, so que hora de tratar nos nao vimos os tucunas, acho que e pq saem de noite ne, cara essa e uma represa natural sabe, tem muita grama dentro da represa, cerca velha tmb, oq acha de tudo isso ?

@Edson Yukio cara tem lamabri e tilapinha de mais e coisa de louco, so que e aquele lambari mas pequeno nao e o açu, eu nao sabia que o tamba pode virar carnivoro na falta de comida, pensamos tmb em plantar uns pe de frutas em volta. Cara.. em relacao a estrutura da represa, ela e bem naturalzona sabe.. sao 2 hectares de represa, tem cerva velha dentro e nas voltas da represa tem aquelas gramas sabe que da em represa mesmo, na verdade tem muita grama dentro da represa, sera que eles conseguiriam se esconder la ? seria legal jogar galhos dentro tambem ne ? um amigo meu psicultor recomendou cortar cano de pvc de 8 polegadas ou maior de aproximadamento 1 metro e jogar na represa para os tucunares fazerem de ninhos tmb, oq acha disso tudo ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cassiano, o Tucunare se alimenta de dia e de noite acabam ficando parados no fundo procurando lugares mais quentes.

Caso a agua seja clara, tente de noite com uma lanterna nos raseiros procurar por eles.

Ou se tiver uma rede, não custa passar em uma quina do lago para tentar pegar alguns e analisar o estado

em que se encontram. Se puder jogar umas arvores secas em umas beiras, vai criar estruturas para eles ficarem.

Como disse que o lugar é bem natural, eu não usaria canos nem outros materias de construção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ivan Miraldo entao nosso psicultor que indicou, ele viu o local e indicou os canos, disse que da muito certo os canos, meu amigo o dono da represa disse que nao queria jogar galhos dentro da represa devido a enroscos, uma outra alternativa que um amigo disse seria jogar pneu velho, porem pode dar enrosco tambem ne, mas teria que ser marcado de alguma forma onde estes pneus estariam.

 

Essa de jogar galhos secos nas beiradas seria interessante tambem, aquela respota encima me expressei mal, quiz dizer que ate passa uma cerca velha dentro da represa.

 

O psicultor recomendou mesmo bater uma tarafa na beira de noite. Como ele disse nessa faixa de tamanho dos alevinos o tucunare fica mais entocado, igual a traira e conforme vai crescendo vai saindo mais durante o dia, oq acha ??

 

Desculpe a ortografia meu teclado nao funciona acentuaçao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, sem enrosco.... blz seria algo mais clean e facil de pesca. mas tucunare na natureza, pelo menos em todos os locais que fui pescar.... ele sempre procura vegetação, estruturas em rocha, galhadas.... tanto para proteger seus filhotes, quanto para fazer o ninho, proteção...... então é bom repensar sobre isso. não estou falando que eles não vão se adaptar .... mas ajuda também criar essas condições.

o proprio pvc pode ser pior que galhada....... mas enfim, vai de vocês...

além de tudo, pense na sustentabilidade se possivel, plastico e borracha vão ficar pra sempre..... arvores, rochas, vegetação..... isso sim seria interessante, criando um bioma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edson Yukio Entao, ele falou que aquelas gramas nas beiras da represa sao exelentes pra eles, mas vou ver oq vamos fazer aqui, seria interessante entao colocar galhos la no fundo, desde que sejam galhos que saem pra fora da represa ne, mas os peixes estao lindos cara, coisa de louco.. a vontade de pescar esse peixe e muito grande!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em ‎12‎/‎04‎/‎2017 at 07:36, Cassiano Rocha disse:

@Edson Yukio Entao, ele falou que aquelas gramas nas beiras da represa sao exelentes pra eles, mas vou ver oq vamos fazer aqui, seria interessante entao colocar galhos la no fundo, desde que sejam galhos que saem pra fora da represa ne, mas os peixes estao lindos cara, coisa de louco.. a vontade de pescar esse peixe e muito grande!

mals a demora rss

mas sim, as gramas ou falsas poças na beira do lago ajudam também, até mesmo para se alimentar ou se esconder..... mas pense nas estruturas, pois ele coloca as ovas na estrutura. pedra, paulera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...