Ir para conteúdo

Seja muito bem vindo ao novo Fórum Turma do Biguá.

Como vc pode perceber, o fórum passou por mais uma atualização, além da busca constante por melhorias, a segurança do conteúdo postado por todos nós é levada a sério. 

Torcemos para que você goste do novo visual e, caso encontre algum erro no fórum, por gentileza nos comunique através do fbigua@gmail.com

Desculpe o transtorno e nos vemos em nossas salas.

Moderação do FTB.

Posts Recomendados

bom dia tarde noite pescadores,venho compartilhar minhas esperiencia com ceveiro para tilapias, bom antes de tudo eu comecei a ver uma galera em uma represa pegando muita tilapia muita mesmas, nao e historia de pescador serca de 2 ate 3 sacos de tilapia( graaandes) ouvi falar que teria que ceva, comesei do outro lado da ceva destes esperientes em ceva, eram um acampamento, um dia de madrugada amanhecendo o dia, cheguei perto dos pescadores para conversar, eles me convidaram para colocar meu anzol la pra fazer o teste, cerca de 2 horas de pesca,  eu coloquei meu saco de peixe por  mais da metade, eu ferrava uma tilapia com uma mao e batia na outra fara eu ferrava e viam 2 todas bitelaa, por resto comosei pescar com uma vara so, pois nao estava dando conta, e serio pegava mais tilapia na vara do que lambari com cupim, eu encantei com isso, na proxima pescaria fui pescar com eles, e fiz muito amizade com 1 pessoa do grupo,  e comecei a ceva com a turma fortalecendo a ceva gastando dinheiro sem do, eu nunca tive do de gastar com minhas pescas, este rapaz que eu fiz mais amizade, me propos fazer uma ceva so eu e ele, eu disse que ali era bom, que se compensava ariscar sair, pois gastei muiiito com ceva e nao dava muiitos resultados, ele disse que me observa de longe pescando ali ja faz tempo, e disse que eu gasto muiito e desperdiço pois nao faço da maneira correta, ...... quando agente foi escolheu o lugar para fazer a nossa ceva pois ja estava cheio de pescadores amigos no msm lugar em que estavamos, ele disse  traga raçao de coelho pao velho macarrao  nao precisa de tudo isso, se achar traga mas so a raçao de coelho e suficiente, eu ambiciozo e exagerado como sempre fui, comprei um saco de (RAÇAO PARA CALADOS)  que e mais barato i e msm composiçao 40 kilos, ele disse que nao precisava de tudo aquilo mas que ja que ja comprou, esta blz, agente jogava na represa  a comida SOLTA como ele me ensinou sempre comida e raçao que afunda, dai ele foi me corrigindo, eu tacava a comida espalhada como c o açude fosse meu, ele disse que tem que tacar em um lugar so, toda a comida sempre encima da outra sem espalhar, e quando estivece faltando 10 dias para nos comesarmos a nossa temporada de pesca ali, que dura cerca de 1 memana direto, agente iria tacar a comida todos os dias durante 10 dias, fiz isso junto com ele a pescaria foi sucesso, e detalhe jogando a comida sempre a noite, pois comida solta  de dia o lambari come rapido nem ceva as tilapias grandes que chega mais tarde, depois disso eu era o rei das tilapias, chegava na minha casa despejava 2 ate 3 sacos e voltava no pesqueiro, e agente pescava com minhocas, e tinha um outro ceveito que fiz com outros pescadores esperientes que e de colocar a comida dentro do saco de batata, estes vermelhos cheio de furadinhos, e eles pescavam com massa pegava so um pouco a menos que eu e meu amigo, porem era so gigante nenhuma pequena, esta represa e da UFV universidade federal de viçosa, que abre a pesca sempre em datas comemorativa, como tiradentes, pascoa, natal, carnaval, dia da cidade e etc, e esta msm univercidade tem muiiitas represas no meio do mato represas todas com muitos peixes e estas afastadas  eles tratam com abandono, no meio do mato, e os peixes la sao totalmente nativo, e longe nao de muitos kilometros da pra ir ate ape, porem anda muito dentro de mato fechado, ee muiiitaaaas tilapias  nativas, mas nao cabe de tilapia, vc coloca o anzol na boca delas e elas nao come, dai eu uso as 2 tecnicas, encho o saco de comida uma pedra dentro amarro umacorda, jogo o saco e jogo comida solta em cima avontade, depois de uma semana msm coisa, com 15 dias as tilapias ariscas comesam a bater la eu tambem pego muita, nao 2 a 3 sacos como no centro pois no centros sem ceva elas mau comem porem sao acostumadas com pessoas sempre passando perto, mas msm assim e uma boa quantidade de tilapia no ceveiro, e eu so cevo assim creio ser o melhor geito, resumindo, para pegar tilapias ariscas em lugares mais mata, menos esplorado pelo homen , escolha um lugar onde as galhas das arvores nao caem ali, fundura de 2 metros 1e30 e ideal para tilapia porem lidando com tilapias ariscas pode ser um pouquinho mais fundo que e mais facio pegar pois elas tem dificuldade de te ver, mas preocura nao passar muiito de 3 metros, eu uso saco de cebola ou batata, coloco dentro  sempre alguma gororoba com fuba grosso, a gororoba e fezis de porco(tratado com raçao e nao lavagem) busco amido de batata, que jogam fora em fabricas de batata palha, intero com fuba grosso, se tiver pao e outras comida que disolve em tempo rapido ou medio pode tambem, jogo, e caprixo de comida por cima mais fuba grosso, raçao de cavalo ou de quelio, o milho azedado jogo solto fora do saco, , detalhe jogar toda a comida no msm lugar e nao espalhar no pesqueiro, assim eu dominei as tilapias de umlugar onde( so eu e 1 amigo pega) srrss o texto e grande mas quem precisa aprender e quer vai ler, BRÇ

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me formei ai na UFV e nos quatro anos que morei em Viçosa nunca pesquei. Sei que realmente tem muito peixe nas lagoas agente via elas subindo para aula.

Os lagos e a Universidade são lindos e imagino que um dia de pesca lá seja realmente muito prazeroso.

Agora é uma barbaridade o pessoal pegar 3 sacos de peixe (não tem ecossistema que aguente), essa atitude tem apenas um resultado a curto prazo: O fim da atividade de lazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha Alisson, primeiro seja bem vindo ao Fórum. Li sua apresentação e vi que você se denominou bem experiente e que tem muito a ensinar. Porém, não consegui ler todo seu texto, devido a dificuldade da escrita, o que causa dificuldade de entendimento.

Quanto a pescaria e a ceva, concordo com nossos amigos acima. Não justifica matar tanto peixe. Espero que seus conhecimentos a ser passado não seja de matança.

No mais é isso grande abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

A pesca de Tilapias em represas exige uma ciencia muito grande, estive mês passado em Fama e vi o quanto de

técnicas tem para se ter algum sucesso nos exemplares maiores. Agora matar esse tanto de peixe, me desculpe, é lastimavel.

Comer um ou outro exemplar blz, esta no limite de cada um, agora encher sacos e sacos de peixe não tem 

necessidade alguma. 

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde amigo, também dei uma olhadinha em sua apresentação e pude observar que pensa muito em ensinar o pessoal do grupo, tendo em vista que também sou novo aqui no grupo pude observar que por aqui reside alguns dos maiores pescadores e creio que vai aprender muito sobre preservação por aqui, espero muito que seu curso lhe ensine um pouco mais sobre preservação. Antes de sair falando que é Biólogo, em minha faculdade aprendi muito mais a preservar do que destruir.... Seja bem vindo e que mude sua concepção de pesca.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 2017-4-4 at 08:44, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

A dica é boa, mas para que matar 3 sacos de peixes toda vez que vai pescar......

isso e se ficar a noite toda amigo, eu pesco  amanhecendo o dia ou bem de tardinha escurecendo, e tambem da pra selecionar os melhores exemplares e soltar o resto, pesco por gostar, quero mostrar que e um ceveiro de extremo sucesso, estes 3 sacos eu pego quando abre a pescaria na(univercidade aqui da minha cidade) 1 vez por ano, sao 3 dias direto pescando e 1 anos sem voltar la abraço amigo!

Compartilhar este post

Link para o post
Em 2017-4-4 at 08:52, Fabricio.Passos disse:

Me formei ai na UFV e nos quatro anos que morei em Viçosa nunca pesquei. Sei que realmente tem muito peixe nas lagoas agente via elas subindo para aula.

Os lagos e a Universidade são lindos e imagino que um dia de pesca lá seja realmente muito prazeroso.

Agora é uma barbaridade o pessoal pegar 3 sacos de peixe (não tem ecossistema que aguente), essa atitude tem apenas um resultado a curto prazo: O fim da atividade de lazer.

nao meu amigo, libera a pesca 1 vez por ano, 3 dias direto de pesca depois 1 ano sem ninguem pescar la, a muitos anos e assim, e totalmente sustentavel, la e gigante e poucos pescadores tem esta maudade de um ceveiro deste nivel, e apenas 1 vez por ano la, ABRÇ!

Compartilhar este post

Link para o post
Em 2017-4-4 at 12:41, Eder Nascimento disse:

Olha Alisson, primeiro seja bem vindo ao Fórum. Li sua apresentação e vi que você se denominou bem experiente e que tem muito a ensinar. Porém, não consegui ler todo seu texto, devido a dificuldade da escrita, o que causa dificuldade de entendimento.

Quanto a pescaria e a ceva, concordo com nossos amigos acima. Não justifica matar tanto peixe. Espero que seus conhecimentos a ser passado não seja de matança.

No mais é isso grande abraço.

com certeza que nao, normalmente faço ceva de nivel medio fraco, e pesco da maneira mais esportiva possivel, o que eu quis passar e que alcansei um nivel experte  em ceva tilapia a ponto de pegar mais tilapia no anzol do que lambari e dificio de acreditar srsrs, este lugar onde chega a pegar 2 a 3 sacos de tilapia por noite, e na universidade da minha cidade ,em que eu caprixo na ceva, eles abrem a  pesca la 3 dias direto 1 vez por ano, o açude e gigante, agente pesca o que pode, passando os 3 dias so abre novamente depois de 1 ano, abrç amigo!

Compartilhar este post

Link para o post
Em 2017-4-4 at 15:24, Ivan Miraldo disse:

A pesca de Tilapias em represas exige uma ciencia muito grande, estive mês passado em Fama e vi o quanto de

técnicas tem para se ter algum sucesso nos exemplares maiores. Agora matar esse tanto de peixe, me desculpe, é lastimavel.

Comer um ou outro exemplar blz, esta no limite de cada um, agora encher sacos e sacos de peixe não tem 

necessidade alguma. 

kkkkkkk eu nao detalhei e causou uma ruim impressao, esta ceva deste nivel eu faço , no gigante açude da univercidade da minha cidade,  liberam a pesca 1 vez por ano, dai agente acamba, e justamente por causa da super lotaçao que liberam a pesca 1 vez por ano por 3 dias, entendeu amigo? as minhas pescarias do dia a dia  na grande das maioria das vezes sao pescaria de espera em que muiiitas das vezes nao pego nada, amo simplesmente estar na natureza pescando ABRÇ!

Compartilhar este post

Link para o post
Em 2017-4-4 at 16:01, Balduino disse:

Boa tarde amigo, também dei uma olhadinha em sua apresentação e pude observar que pensa muito em ensinar o pessoal do grupo, tendo em vista que também sou novo aqui no grupo pude observar que por aqui reside alguns dos maiores pescadores e creio que vai aprender muito sobre preservação por aqui, espero muito que seu curso lhe ensine um pouco mais sobre preservação. Antes de sair falando que é Biólogo, em minha faculdade aprendi muito mais a preservar do que destruir.... Seja bem vindo e que mude sua concepção de pesca.

amigo vc pre jugou, isso e muito feiio e pode causar contendas entre nos pescadores, vou lhe explicar na humildade, amo pescar na maioria das vezes nao pego nada pois  quase sempre e pescaria de espera, este lugar onde pego 2 a 3 sacos por noite, e na universidade da minha cidade, onde eles abre a pescaria 3 dias direto uma vez por ano, justamente para ajudar contra a super lotaçao da populaçao de tilapia la que e demais, liberam por 3 dias e depois so depois de 1 ano liberam denovo(no natal) tranquilo irmao? da forma que falei entendo que pegou mau msm, mas eu foquei em passar que depois de muito tempo alcansei o dominio do total do ceveiro de tilapia, se tratando de funcionalidade, abrç!

Compartilhar este post

Link para o post
Em 2017-4-4 at 16:01, Balduino disse:

entendeu, pq la a uma abertura, para retirar o maximo de peixe que puder, porem de maneira esportiva?? e eu nao me formei pra biologo ainda amigo , mas ja dou aula, so fiquei um pouco constrangido, com sua forma de deduzir, mas tranquilo, pegue pra vc a dica que lhe for util, abrç pescador!

Compartilhar este post

Link para o post

Agora sim deu pra entender sua explicação, realmente uma boa ceva necessita de alguns dias cevando bem antes da pescaria para ter o sucesso e acredito que você também tenha entendido a posição dos amigos acima sobre a grande quantidade de abatidos é que a grande maioria só mata o que vai ser consumido no local. 

Obrigado pelas informações! 

Compartilhar este post

Link para o post

por nada, entendo sim companheiro,la e o lugar ideal para caprichar e fazer uma super ceva, eu so pescador do tipo que apenas estar na beirada do rio me faz bem, esta epoca agora na minha regiao e friu, dificio pegar peixe e msm assim eu sempre que posso estou indo, mas agora estou na diviza de minas com bahia, aqui curimbatan pula a mil, esta cagando no nosso anzol, estou gastando esperimentando cevas, mas ate agora nao capturei nem 1, srsrs, outra coisa que nao entendo muito e que aqui tem muitos que arma redes(profissionais que vive da pesca) e msm assim as danada fica bem ambundante, eu nao sei pesca as curimba! srsrs ABRÇ

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Entre para seguir isso