Ir para conteúdo

Motor 60 HP Mercury 4T estourando giro. Qual hélice?


Posts Recomendados

Galera,

Boenas? Procurei muito aqui sobre troca de hélice de motor de popa, mas realmente não consegui achar algo para sanar minha dúvida.

Estou com meu barco BRAZUCA NEW 550, totalmente plataformado com um motor mercury 60Hp 4T que está estourando giro. E olha que testei ele com muito peso, mas muito peso mesmo kkkk

Segue foto do barco, nesta foto ainda esta um motor de 40, mas o que está nele agora é o 60.

IMG_4492.JPG.cc8927241f3a5da6d5f80d1ead9a27ad.JPG

IMG_4506.JPG.bd2af1debb5d9b8ce1507d84a4ae6070.JPG

O motor está com hélice com passo 14.

Após colocar o motor fiz o teste abaixo:

Duas pessoas eu e mais um, peso estimado 200 kg, nada de tralha e nada de caixas com bebidas. Apenas este peso.

Barco atingiu 58 Km/h, mas foi pra mais de 6 mil giros. Arranque bom e planeio rapido. Teste foi feito no rio grande em Santa Albertina/SP.

Este final de semana estive pescando em Luis Alves/GO no Rio Araguaia, e ai sim fizemos um teste bruto. Vai lá.

4 pescadores, duas caixas de bebidas, tralhas para 3 pessoas, 78 l de combustível, nem consigo estimar o peso total, mas estava pesado.

Barco estourou giro pra mais de 6 mil giros.

Atingiu velocidade máxima de 48 km/h, mas estourou giro.

Acho que devo aumentar o passo, mas não tenho onde fazer o teste. Gostaria de uma sugestão para compra aproximada.

Estou pensando inclusive em tentar fazer os testes em algum torneio, isso é possível? Por exemplo lá em São Simão, seria possível fazer os teste com alguém que vende estas hélices?

Realmente vale apena colocar hélice inox?

Alguém poderia me ajudar?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teoricamente o cada polegada muda  em torno 300rpm, então se tá dando mais de 6000, se vc colocar uma passo 16 o motor tende a cair 600rpm.  Mas primeiro veja mesmo se o motor está ultrapassando giro ou o seletor de rpm não está regulado certo.  Sobre a Inox , o motor melhora sim, mas lembre-se se vc anda em rios com muito tocos, pedras , bancos de areia como represas e rio como o Araguaia numa colisão vc pode entortar o eixo do motor, fora que o custo é bem alto da hélice, acho legal em inox em barcos de alta perfomance como bassboat.  Teste pratico que fiz: Mercury Seapro   eu apenas helice 13 original RPM máximo 5.250 , hélice 12 MFX Rpm máximo 5.500, helice 12 Sorabo  Rpm máximo 5.850.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

Pra ver se o motor tá regulado certo, deixe em marcha lenta desengatado um tempo, o rpm tem que ficar entre 750 a 900 aproximadamente

Guto, está regulado certo.

Fizemos exatamente este teste. valeu pelas dicas. tinha visto sobre a helice inox e realmente é isso mesmo. Acho que não vale a pena mesmo.

 

Vou direto para uma de aço mesmo. Sorabo é a melhor?

Estes numeros sobem de 1 em 1, é facil achar a passo 16?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Anderson Luis Ribeiro Blas disse:

Bem joia esse teste simples e fácil joia:::

Anderson quando comprei meu tacometro xing ling, liguei o motor tava dando 1.700 rpm em lenta, e o motor tava redondinho nada acelerado e andando chegou a 10mil giros, kkkkk, só selecionei o função pra ficar certo, estava dando o dobro.   Teve um forista aqui um tempo atrás que o 40hp dele tava andando normal porém o rpm máximo ficava a 3.500, ou seja fora do normal.  No tacometros dos motorrws com relógio tem um seletor atrás, porém não lembro esquema, pois tem regulagem para o numero de cilindro cil e 2 ou 4T.    Mas acho que nesse caso é hélice mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcelo Pupim disse:

Guto, está regulado certo.

Fizemos exatamente este teste. valeu pelas dicas. tinha visto sobre a helice inox e realmente é isso mesmo. Acho que não vale a pena mesmo.

 

Vou direto para uma de aço mesmo. Sorabo é a melhor?

Estes numeros sobem de 1 em 1, é facil achar a passo 16?

Obrigado.

Sorabo é a melhor nacional, procure no Mercado Livre o vendedor MR. Hélice, já comprei umas 3 hélices com ele, preço barato e envio rápido.   Normalmente hélice nesse passo sobe de 1 em 1 , já as menores tem de 0.5 em 0.5.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

Anderson quando comprei meu tacometro xing ling, liguei o motor tava dando 1.700 rpm em lenta, e o motor tava redondinho nada acelerado e andando chegou a 10mil giros, kkkkk, só selecionei o função pra ficar certo, estava dando o dobro.   Teve um forista aqui um tempo atrás que o 40hp dele tava andando normal porém o rpm máximo ficava a 3.500, ou seja fora do normal.  No tacometros dos motorrws com relógio tem um seletor atrás, porém não lembro esquema, pois tem regulagem para o numero de cilindro cil e 2 ou 4T.    Mas acho que nesse caso é hélice mesmo.

 

Sim esse teste que você comentou seria para ver se o tacômetro está regulado certo usando a lenta no caso !? 

também acho que o problema dele é hélice pois se está estourando giro o Marcelo deve estar sentindo na pegada do acelerador é isso!? Assim sendo só aumentando o passo do hélice mesmo legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson Luis Ribeiro Blas é isso mesmo. dá pra ver que tá sobrando potencia e o giro já foi pra 6 mil.

@Guto Pinto e com relação ao diametro e aquele miolo da hélice? tem algum segredo? ou é só informar o motor que o vendedor já envia a certa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Silas Fabiano disse:

Boa noite,


Recentemente comprei uma hélice SORABO direto da fábrica através do Site http://sorabo.com.br/

 

Entrei em contato com eles por telefone e e-mail e consegui comprar minha hélice, chegou super rápido.

 

Abraço

ok,

Obrigado pela dica.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estourar giro com o barco "leve" e atingir 58 km/h  pode ser considerado "normal", talvez uma mudança no hélice resolva. Mas estourar giro com o barco pesado (bem pesado) e atingir 48 km/h é estranho.

Quando vc mudou o motor de 40 para 60 hp houve alteração no espelho de popa? Talvez o 60 hp tenha sido instalado muito "alto".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Elian disse:

Estourar giro com o barco "leve" e atingir 58 km/h  pode ser considerado "normal", talvez uma mudança no hélice resolva. Mas estourar giro com o barco pesado (bem pesado) e atingir 48 km/h é estranho.

Quando vc mudou o motor de 40 para 60 hp houve alteração no espelho de popa? Talvez o 60 hp tenha sido instalado muito "alto".

Elian, aumentei o espelho de popa sim. Porém quem instalou o motor e fera e fez na altura correta. Vou tentar mudar a hélice e ver o que da 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Barcos Calaça disse:

Olá, Marcelo. Como você é de Goiânia, caso queira realizar um teste em sua embarcação e motor o nosso lago está a disposição, pode vir. Fale com o João Caio no WhatsApp (62)3296-8283 e é só combinar! 

Muito obrigado. Seria excelente! Vou falar com o João assim que o hélice chegar.

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 2017-5-9 at 22:50, Barcos Calaça disse:

Olá, Marcelo. Como você é de Goiânia, caso queira realizar um teste em sua embarcação e motor o nosso lago está a disposição, pode vir. Fale com o João Caio no WhatsApp (62)3296-8283 e é só combinar! 

Boa tarde Marcelo. Tranquilo???

Qual hélice vc está utilizando no seu 60? Comprei uma Marfim 6.0 com uma 60 4t CT, e to com algumas duvidas a respeito do hélice.

Obrigado.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @Robson Ludjero . Então meu motor esta com o hélice 10.3/8 x 14.

Meu barco é o New Brazuca 550, e mesmo com a adaptações que fiz, ainda assim ficou leve para o motor. então o bicho estoura giro com este hélice a 52 km/h e nem acabou a aceleração.

Comprei um hélice passo 17, porém nem serviu, pois nos confundimos nas dimensões do pino.

Agora o vendedor trocou para o passo 15. Ainda nem testei. Chegou para mim ontem.

 

Preciso ir para algum local testar para ver no que dá.

 

Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 28/06/2017 em 17:17, Marcelo Pupim disse:

Fala @Robson Ludjero . Então meu motor esta com o hélice 10.3/8 x 14.

Meu barco é o New Brazuca 550, e mesmo com a adaptações que fiz, ainda assim ficou leve para o motor. então o bicho estoura giro com este hélice a 52 km/h e nem acabou a aceleração.

Comprei um hélice passo 17, porém nem serviu, pois nos confundimos nas dimensões do pino.

Agora o vendedor trocou para o passo 15. Ainda nem testei. Chegou para mim ontem.

 

Preciso ir para algum local testar para ver no que dá.

 

Abraços.

 

Boa noite Marcelo, tudo bem?

Já realizou o teste com a hélice passo 15?

A sua original que acompanhou o motor é a de 4 pás?

Obrigado.

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Marcelo Pupim disse:

@Robson Ludjero  tudo bem graças a Deus. Fiz o teste da passo 15 e não funcionou. Ainda estourou giro.

A original é 4 pás mesmo. Agora comprei uma passo 17, vou testar sabado.

Depois te falo.

 

Boa noite Marcelo. Tudo em paz? Fico extremamente agradecido por você postar aqui tais informações.

Naveguei com o meu conjunto (em 3 pessoas) sem tralhas, uns 40l de combustível e deu 5200 a 5300 de RPM e 46km/h.

Como ainda é meio recente a comercialização desse motor "CT" aqui no Brasil, quase não encontramos relatos de sua funcionalidade.

Por isso, aguardarei ansioso seu novo relato com o uso da hélice passo 17.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...