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Utilizando a "ótima" gasolina brasileira em motores de popa injetados


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Boa tarde moçada!

 

Vejo muitos falando sobre os crônicos problemas causados pela gasolina brasileira aos bons motores de popa disponibilizados no mercado atual, sei que muitos já sabem disso, mas “adoçar” o motor com alguma gasolina livre de álcool seria a solução para muitos problemas (bicos, mangueiras, diafragmas, etc).

Nossa péssima gasolina possui, no mínimo, 25% de álcool anidro (dito sem água) e em conjunto com outros aditivos é responsável por tantos problemas relatados aqui no fórum. Embora a legislação cite o etanol anidro como 99,6% Etanol e até 0,4% água, é sabido que alguns postos adulteram a gasolina com a adição de mais álcool, porém o hidratado que tem, segundo a legislação, até 4,9% de água.

De qualquer forma temos atualmente água em nossa gasolina e essa “mardita” água é uma das substâncias que prejudicam tanto o motor parado por muitos dias...

Dito isto, é fácil propor uma simples solução:

Instalação de um tanque de uns 5 litros (ou tanque externo portátil) apenas para adoçar o motor com alguma gasolina sem álcool/água antes de guardar o conjunto por períodos superiores a uma semana. (É parceiro, 2 tanques, o que vc já tem e um bem pequeno ao lado com um pouco de gasolina livre de água, interligados com mangueiras e válvulas para alterar a fonte do combustível p motor).

Podemos citar duas gasolinas “livres” de água para uso nesse processo de “manutenção preventiva”:

Opção 1 - Gasolina comum com o álcool retirado pelo processo de mistura com água que todos já sabem como fazer... (desconsiderar essa opção!)

Opção 2 - Gasolina de aviação – AVGAS 100 octanas

A primeira opção só funciona para motores de baixíssima compressão, pois ao retirar o álcool da gasolina, sua octanagem cai muito (para se ter ideia a gasolina comum com álcool possui 87 octanas e a gasolina pura quando sai da destilação fracionada tem índice próximo a 65 octanas, então, ao retirar o álcool da gasolina você também estará reduzindo muito sua octanagem e seu motor sofrerá com o efeito da auto detonação – explosão antes da faísca produzida pela vela).

A segunda opção é mais cara e de difícil acesso, mas seria uma ótima opção para manter a vida dos sistemas de injeção.

Vale informar que a gasolina de aviação pura tem queima mais quente e, portanto, NÃO DEVE SER UTILIZADA PARA NAVEGAÇÃO E SIM APENAS PARA POUCO TEMPO DE FUNCIONAMENTO EM BAIXAS ROTAÇÕES -  ADOÇAR O MOTOR (existe um risco real de superaquecimento das velas do motor caso estas não sejam para essa classe de temperatura).

Vale lembrar também que a AVGAS 100 não envelhece como a gasolina comum, então você terá uma rotina de compra de 5 litros a cada 6 meses! (exemplo)

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é dr  .....    qdo  falo em avgas ;  e azul    eu sou lokoooo   né  ...... kkkkkk   

minha opiniao  do veneno  =  se vou  ter  um  motor injetado ou ete-c  =

antes tenho que ter uma fonte fixa  =  do veneno  né ? 

caso contrario =  fico  c/ 2 tempos carburado  msmo  ;;;;::bassboat::

oq vç acha que os caras  fazem amigao ... :gorfei:     ; troca bico ; sonda direto  ???

creio   que  ;  p/ adoçar  apenas ;  na lenta  ( só p/ entrar outro conbustivel sem  alcool  ; e guardar  motor   )  na boa c/ o veneno ok 

vamos ver oq os  especialistas  ;  falam aqui tambem né  amigao  ????

abraço  dr :good:

  

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dr faça um tankinho  c/ o veneno ; qdo for adoçar  =  pluga  ele  rapidinho ;  circulou no sistema  = ja´era´/

ñ da tempo de danificar o motor  =  é jogo rapido  ; apenas = ADOÇAR  OK 

creio  que a zica ñ seja tanto pelo alcool ;   e sim pela  AGUA  ;  que está em grande quantidade no alcool   ; E  SOLVENTES   ;  e adulteraçoes  ok /

ai  tudo junto ;  e misturado oxida ;  e trava os bicos injetores  ::nada::

boa sort dr :good:

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D racing   ; aproveitando o vacuo  do topico amigao  = FUEL   joia:::   

 ñ sei se ja´viu mas= falamos  muito sobre esse tema  ;  combustivel;  e avgas em outros topicos  ok 

aquilo que comentamos   já  =   é  muito importante o =  combustivel  a ser usado ok /

nada adinta se ;  ñ fizer o conjunto de todos os itens ;  e detalhes completos ;;;;;::bassboat::

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sabe oq  faziamos   antigamente  qdo  existia  oleo  M 50  X  METANOL  MINERAL  DE TAMBOR    =  o perfume das pistas  kkkk    ;  quem conheçe sabe oq digo  .....

principalmente as  = MINAS   de cabelaoo  comprido  ; curto tambem  ;ñ escapava   kkkkk  ....  

na epoca se carregava a  =  nitro no gelo seco  ;  dentro de caixas  isopor  lacradas ...  kkkkk  

 que farmacia meu  irmao kkkkk....     velhos  temposss   gasolina azul a vontade  / querosene  no preço    ; gasolina c/ chumbo normalll    kkkkkk    

teve um tempo que rolou um metanol nas bombas  ; dos postos de combustiveis   = venenoso   tambem  ; sumiu das bombas rapidinho   kkkkk

 tambem eram outros motores  naquela epoca    joia:::

se ñ tiveçe q abrir o motor como sempre    =  adoçava c/  gasolina  e oleo 2  tempos p/ gasolina =   e guardava  o motor  p/ proxima vida util /

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e ai  D.racing   como anda os projetos  ??  E O CASCO  X MOTORZAO  ;    e o chinelinho  vai sair  ??? 

rapaz  vç é Phodis  kkkkk    =   SUMIU  DO TOPICO MOTONAUTICA  ????  oq acontece ?? tá correndo por fora tambem  kkkkk...

    está virando  =    POLITICO      =    TÁ RICO DR  KKKKK

 e ai  novidades  rapaz  ??/  

abraço dr :good:

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1 hora atrás, Anderson Luis Ribeiro Blas disse:

O problema que essa gasolina AVGAS 100 segundo consta é venenosa e respirar essa gasolina no funcionamento do motor nem que seja por pouco tempo acho que não deve ser nada bom !?

O melhor procedimento na minha opinião é o uso frequente do motor . Assim sendo a gasolina não envelhece no sistema pelo menos . Meu motor funciono toda semana uma vez por semana e quando não estou pescando , funciono no balde mesmo (pois não gosto do orelhão) uns 20 minutos na lenta isso já quatro anos com o mesmo motor e nem vela troquei ainda sem problema nenhum com carburador entupido nem nada . Claro sempre revisando e verificando o estado das velas e tudo mais .

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  • 1 mês depois...

e ai  elias  beleza  amigao  ?? sumiu  rapaz   ??? esperei  noticias; e novidades   do  seu stinger  ???

  muito bom se tem trabalho  , e ta virando legal   né  palmas::

tempo  é oq mais falta  hj em dia  p/ nossas atividades ;  e lazer  ñ tenha duvidas .....

ultimamente  só correria ;  tá Phodis aqui tambem  viu  amigao  ; trabalho  ñ falta  = FALTA  $$$$   kkkkkkkk..........

  elias  ; ja  ouviu falar de  BUTANOL  ??

cara se eu tivesse $$  ;  e mais tempo   juro  que  = ia fazer umas experiencias  c/  metanol / fuel azul / e avgas  pode crer  ....

repito minha opiniao sobre combustivel  aqui   =

 ideal  seria   uma  = GASOLINA  NAUTICA    ; ai sim ;  virava  legal  viu amigao ;   sem duvidas  joia:::

vamo q vamo ;  tamos aqui na groselha  né    :gorfei:

da um bico  nas amostras  = ano apos ano  ; ñ muda nada  ;   só piora é fato ; como sempre digo  ; tem de tudo menos gasolina   .... :gorfei::gorfei::gorfei:

abraço  dr  :good:

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