Ir para conteúdo

COLONIAS DE PESCADORES VAI ACAMBAR COM O TOCANTINS.


Rosimar

Posts Recomendados

AI GALERA OLHA EU AQI DE NOVO. SO PRA RELATAR MINHA REVOLTA FOI CRIADO NO ESTADO DO TOCANTINS PELO SR.. MINISTRO DA PESCA DO PRESIDENTE LULA. JUNTO COM O GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS. UMA SECRETARIA DA PESCA. VEJA SO UQ OS FILHO DA MAE FIZERAO. CREDENCIARAO 6 MIL PESCADOR Q PODEM COMERCIALIZAR PEIXE OU RESUMINDO PODE PESCAR PARA VENDER. E TEM MAIS TAO FINANCIANDO BARCOS MOTORES E REDES PARA ESSA GALERA. A PESCA ESPORTIVA NO TOCANTINS ESTAO COM SEU DIAS CONTADO. POR CAUSA DESTE ABSURDO Q O SR. MINISTRO DA PESCA VEM EMPLANTANDO NOS ESTADOS.PORQ ENTAO DESDE FINANCIAR BARCOS E MOTORES E REDES PARA ESSA GALERA . NAO FINANCIA A CRIAÇAO DE PEIXE EM TANKS REDES. SERIA MAIS REDAVEL E NAO CAUSARIA PREJUIZOS PARA RIOS E LAGOS E CONSEQUENTIMENTE PARA A PESCA ESPORTIVA. ESSE CARA E MALUCO NAO ENTENDE NADA DE PESCA, TEM Q A GALERA COMEÇAR A DECER O PAU NESSE CARA. NAO E POSSIVEL SERA Q ELE NAO PERCEBE Q O PEIXE VIVO VALE NO MINIMO DEZ VEZ MAIS DQ UM PEIXE MORTO.

NAO VE Q O TURISMO DA PESCA ESPORTIVA TRAZ MUITAS VEZES MAIS GRANA PARA OS MUNICIPIOS.AI GALERA MIM AJUDE AI VAMOS DECER O PAU NESSE CARA AI.. BLZ .JENTE EU FUI O CARA Q COMEÇOU A PESCA ESPORTIVO NO ESTADO A 17 ANOS ATRAZ. CONSEGUIMOS FZER COM Q O ESTADO DO TOCANTINS FICASSE CONHECIDO NACIONALMENTE PELO SEU POTENCIA NA PESCA ESPORTIVA. AGORA VEM UM CARA DESSE E FZ TUDO O CONTRARIO. PELO AMOR DE DEUS. ALGUEM MIM AJUDE .. FICA AQI MINHA A REVOLTA. PORQ SE NAO QUIZER AJUDAR PELOMENOS NAO ATRAPALHA. .. SR MINISTRO .....................FAÇA MIM UM FAVOR.. ::evil:: ::evil:: ::evil::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, desta eu não sabia. oloko::

Goiás e Tocantins hoje são exemplos em não permitir a pesca profissional.

Vou me informar.

De uma coisa eu sei, a retirada do gado de dentro da Ilha do Bananal tirou dos bolsos dos índios cerca de R$ 270.000,00/mês, sem esta renda, pergunta se eles estão matando tudo que vêm pela frente pra fazer dinheiro... oloko::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MEU AMIGO XANDEGO. AQUI EM FORMOSO DO ARAGUAIA OS INDIOS ESTAO DETONANDO A ILHA ELES JA CONSEGUIRAO MONTAR UMA SOCIAÇAO. DE PESCADORES E CONSEGUIRAO AUTORIZAÇAO DE 100 KG DE PEIXE PARA CADA INDIO DAQUELA ALDEIA POR MES. IMAGINA O PRESEDENTE Q ABRIL PARA AS OUTRAS ALDEIAS. TODAS AGORA QUER A LIBERAÇAO. TAMBEM.ILHA DO BANANAL ESTAO COM SEUS DIAS CONTADO.SEM FALAR AGORA COM A RETIRADO DO GADO UQ VAI ACONTECER O CAPIN VAI CRESCER MUITO UQ OS INDIOS NAO CONSEGUIR ACABAR O FOGO ACABA COM O RESTO. ISSO E UMA VERGONHA..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Rosimar , gostaria de esclarecer alguns pontos , a principio o estado de tocantins tem já registrado desde 1966 quando foi criado o Registro geral da pesca (RGP) até hj cerca de 5200 pescadores profissionais cadastrados, onde cercade 1600 foram recadastrados. Alem disso o registro da pesca e uma permissao oficial , onde vc comprovando com alguns documentos pode tirar sua carteira de pescador profissional (que vive ou retira seu sustento da pesca). Fico a disposição para maiores esclarecimentos. Gostaria que voce colocasse a fonte da sua noticia, afinal eu fui conferir isso na SEAP/PR e nao foi isso que me informaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu amigo ademar e revoltante uq esse ministro vei implantar aqi no estado do tocantins todo mundo puto da vida inclusive o pessoal da naturatins do ibama . todos revoltado com implantaçao dessa secretaria.. e um absurdo..nois q trabalhamos com pesca esportiva. nunca tivemos nehum apoio. e pior q eu ja trabalho com pesca esportiva desde da criaçao do estado..e mole..............ja fiz varios campeonato de pesca esportiva aqi na minha cidade. sempre incentivando a pesca esportiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

max esta informaçao foi mim pasada pelo pessoal do ibama e pelo pessoal da naturatins na ultima reuniao q tivemos com eles em palmas. mais antes nao ezistia esta secretaria. foi criada recentimente. mais qual foi agora o nosso pedido dos guias de pesca esportiva. e incluir os peixes esportivo na lista de peixe proibido transporte. e unica soluçao..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu amigo ademar e revoltante uq esse ministro vei implantar aqi no estado do tocantins todo mundo puto da vida inclusive o pessoal da naturatins do ibama . todos revoltado com implantaçao dessa secretaria.. e um absurdo..nois q trabalhamos com pesca esportiva. nunca tivemos nehum apoio. e pior q eu ja trabalho com pesca esportiva desde da criaçao do estado..e mole..............ja fiz varios campeonato de pesca esportiva aqi na minha cidade. sempre incentivando a pesca esportiva.

Temos que ter embasamento em leis estou procurando aonde esta escrito o que você esta falando aqui, pelo que nosso amigo Max colocou o registro já existe há muito tempo e foi feito recadastramento, que deve ter ocorrido com uma redução dos inativos mortos, que já não atuam como pescadores.

Outro porem e sobre a criação de peixe em tanque rede, o peixe mais produtivo em tanques e a tilapia, que não existe ai na região do Tocantins por ser exótico. Qual peixe poderia ser produzido ai na região em tanques redes que traria o sustento dos ribeirinhos?

Não estou defendendo nem A nem B, entenda bem, a minha posição e de vidraça, qual seria uma solução mais adequada para a região, acho que temos que ajudar o Home (ministro), trazendo projetos concretos que viabilize as medidas que ele deve tomar.

Não adianta só atirar pedras. Ele esta fazendo de acordo como lhe e ofertado.

Você e o Alex têm ai uma associação de guias de pesca com quantos associados para todo o estado do Tocantins?

Quais os motivos pelo qual não teria mais guias associados, e promovendo a pesca esportiva em um dos estados com este, potencial gigantesco para promover a pesca esportiva o estado tem com sobras, rios e lagos abundantes, acho que ta faltando estrutura. Isso e o que esperamos que o governo viesse oferecer.

Que tal fazer projetos concretos, como por exemplo, pegar uma determinada colônia de pescadores e demonstrar o quanto precisaria de investimento, em tanques redes, em alevinos de quais espécimes para comercialização, em quanto tempo este investimento traria resultados, e por qual período o governo teria que mantelos, ou talvez ainda com um projeto de auto sustentação dos pescadores através de uma colônia não de pescadores, mais de guias de pesca esportiva, com o amparo do governo e estes mesmos sendo alem de guias produtores e criadores de peixes para revender ate mesmo para aquele pescador que quer levar um peixinho pra família e ou uma cooperativa para venda em grande escala daqui um ou dois anos, dos pescados produzidos em tanques redes como você mesmo sugere.

Veja o que pode ser feito e vamos levar para o governo, acho que eles estão querendo mostrar serviço, se tem um bom projeto acho que eles embarcam para realizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hoje credenciado na stope so existe 4 guias porq os restante do pessoal q forao mais de 50 so aqui em formoso q fizerao o curso de guias de pesca menistrado pelo pndpa. q estiverao aqi na cidade d formoso por 3 vezes. varios fizerao os curso so q ninguem levou a coisa serio.e tem muitos deles q continua praticando a pesca predatoria.muitos tem processo na justiça entao em nossa associaçao so entra pessoas q realmente e guias de pesca q nao vai usar esta profisao para manchar a nossa entidade.estamos de portas abertas para aqueles q realmente merece ser membro da stope.porq nos temos um estuto serio. nao podemos deixar quem nunca fez nada querer ser guia de pesca agora. tem q merecer e realmente trabalhar com pesca esportiva. porq agora com essa portaria vai aparecer muita jente dizendo q e guia de pesca. se realmente for e merecer seja bem vindo nao podemos deixar qualquer pessoa agora fz parte da associaçao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ademar vc tambem mim perguntou qual seria os tipos de peixes q poderia ser criado nos tanks redes. um dos peixe ja tem jente criando e e tambaqui com um crescimento rapido. mais pode criar outras especie. tipo a matrixã. piau. e varios outros. seria uma atividade sustentavel com bom faturamento e nao causaria nenhum dano a meio abiente.quero q vc intenda minha posiçao eu fui pioneiro na pesca esportiva no estado. minha regiao ja perdeu 80 por cento do nosso potencial. por nao ter uma politica definida sobre a valorizaçao da pesca esportiva eles prefere dar mais enfase a as cololonias de pescadores e nao a pesca esportiva ai q ta a nosso revolta.porq se nao for feito alguma coisa muito rapido tamos perdidos.pra vc ter uma ideia a nossa salvaçao ta sendo a baragen feita no rio tocantins na cidade do peixe. o poblema e mais serio dq vc pensa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo que para se ter companheiros guias eles devam ser pessoas honestas e idôneas.

Ai você já me mostra alternativas para as colonas de pescadores, com peixes nativos da região que podem vir a dar sustentação para os pescadores.

Sobre o problema da alta demanda de depredação dos nossos estoques pesqueiros, isso eu acho que só com muita fiscalização e projetos sérios que levem a introdução da piscicultura. E manejos sustentáveis vão conseguir retirar os depredadores ribeirinhos (isto incluiria os índios da região), poderemos chegar a repovoar os nossos rios. Esbocem projetos para levarmos a diante, com demonstrativos de reais interesses acho que o governo abraçara a idéia, com isto pode ocorrer o repovoamento dos rios e fazer com que tenha um aumento da qualidade da região para a pesca esportiva.

Creio que outros peixes também podem vir a prosperar como economicamente viáveis para pesca comercial como a família dos pintados.

Hoje você encontra aqui em Brasília nos pesque e pague, pintados em grande quantidade, e vem tudo do mato grosso. são muitas as oportunidades que advêm do manejo do pescado. Acho eu que falta política correta de como levar ate o ribeirinho formas de como ganhar dinheiro com o potencial que se tem na região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ADEMAR CONCORDO PLENAMENTE COM VC ADEMAR.SO Q EU FICO P DA VIDA. PORQ OS ORGAOS Q EXISTE PRA FZ ISSO E NAO FZEM NADA.. E SEAP QUANDO FOI FZ RECADASTRAMENTO ESSA RENOVAÇAO DAS COLONIAS NAO REUNIRAO COM NINGUEM . NEM COM A NATURATINS NEM COM O IBAMA..POR ISSO Q OS CARAS TA P DA VIDA.ISSO VEM CONTRA TUDO E TODOS PRINCIPIOS DA PESCA ESPORTIVA. PORQ ONDE JA EXISTE COLONIA DE PESCADORES JA NAO EZISTE MAIS PEIXES ELES DETONA TUDO. NAO EXISTE CONTROLE SOBRE UQ E PESCADO E DA QUANTIDADE Q E PERMITIDA.EU TENHO EZEMPLO AQUI NA ILHA DO BANANAL QUANDO ERA PERMITIDO OS INDIOS VENDER PEIXES COM NOTA FISCAL DETONARAO A ILHA . PRA VC TER UMA IDEIA A ILHA DO BANANAL E MAIOR BERSARIO DOS NOSSOS RIOS. SEM ELA ACABA TUDO. E TA VOLTANDO TUDO DE NOVO. ERAR UMA VEZ E NORMAL DUAS VEZES E BURISSE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com você em termos, mais então vamos buscar soluções que possam vir a agregar qualidade, tanto da vida do ribeirinho ou índio ou pescador predador, mais que também possa possibilitar que a vida dos nossos rios retornem, assim propiciando que os nossos maiores amigos nos rios tenha como praticar o teu trabalho, que e de nos guiar aonde o peixe esta, e que nos proporciona um dos maiores prazeres que e tirar um lindo exemplar fotografar e devolver para o leito do rio.

Já tentou levar um projeto onde o governo entraria com as ferramentas? Barcos, motores telefone para comunicação, montar um central de guias com parte subsidiada pelo governo, para incentivar, mais que ele guia de pesca tenha que pagar após 1 ou 2 anos, não e possível que dentre estes 50 não tenha mais 10 para compor um bom grupo.

Tudo que estou colocando aqui são idéias, muitas sem nenhum fundamento.

E esta associação pode encabeçar um central de guias de pesca. Onde você como o Alex que nos sabemos tem lindos lagos onde so quem pesca são os quatro com os clientes onde esta preservado o estoque pesqueiro. Com fluxo maior de pescadores a associação já pode ganhar um percentual das pousadas e restaurantes, e com maior fluxo e trabalho constante baratear o preço, pois e a lei da oferta e procura, uma pessoa que so trabalha 2 semanas por mês tem que cobrar mais para sobreviver ao passo que se trabalhar o mês todo vai ganhar muito mais cobrando menos, e com isso cria um fluxo maior de pescadores para a região, não falo que você esteja cobrando muito pois não sei o teu tarifário, mais te garanto que com fluxo maior de clientes e dinheiro circulando pela região traria mais pescadores a querer se tornar piloteiro.

Uma região não muito distante que e Luiz Alves, tem quantos piloteiros?

E veja quanto empreendimento tem por la. Quanto barco hotel, não sei se tem uma associação mais sei também que tem que melhorar a fiscalização por la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com você em termos, mais então vamos buscar soluções que possam vir a agregar qualidade, tanto da vida do ribeirinho ou índio ou pescador predador, mais que também possa possibilitar que a vida dos nossos rios retornem, assim propiciando que os nossos maiores amigos nos rios tenha como praticar o teu trabalho, que e de nos guiar aonde o peixe esta, e que nos proporciona um dos maiores prazeres que e tirar um lindo exemplar fotografar e devolver para o leito do rio.

Já tentou levar um projeto onde o governo entraria com as ferramentas? Barcos, motores telefone para comunicação, montar um central de guias com parte subsidiada pelo governo, para incentivar, mais que ele guia de pesca tenha que pagar após 1 ou 2 anos, não e possível que dentre estes 50 não tenha mais 10 para compor um bom grupo.

Tudo que estou colocando aqui são idéias, muitas sem nenhum fundamento.

E esta associação pode encabeçar um central de guias de pesca. Onde você como o Alex que nos sabemos tem lindos lagos onde so quem pesca são os quatro com os clientes onde esta preservado o estoque pesqueiro. Com fluxo maior de pescadores a associação já pode ganhar um percentual das pousadas e restaurantes, e com maior fluxo e trabalho constante baratear o preço, pois e a lei da oferta e procura, uma pessoa que so trabalha 2 semanas por mês tem que cobrar mais para sobreviver ao passo que se trabalhar o mês todo vai ganhar muito mais cobrando menos, e com isso cria um fluxo maior de pescadores para a região, não falo que você esteja cobrando muito pois não sei o teu tarifário, mais te garanto que com fluxo maior de clientes e dinheiro circulando pela região traria mais pescadores a querer se tornar piloteiro.

Uma região não muito distante que e Luiz Alves, tem quantos piloteiros?

E veja quanto empreendimento tem por la. Quanto barco hotel, não sei se tem uma associação mais sei também que tem que melhorar a fiscalização por la.

Demar, só pra constar, o pasto da Ilha é natural, ou seja, não é aberto por derrubadas e/ou queimadas, e sim pelo período de cheias.

Lá dentro é tão equilibrado que é difícil você ver casos de onça pegando gado, e olha que lá tem onça demaaaaaaaaaais.

Daí nota-se a total falta de vontade de se fazer algo que seja do agrado de todos. Implantar qualquer idéia inteligente naquela região se torna desacreditável com uma medida destas. Os índios estavam quietinhos, tudo estava sobre controle, aí me vem FUNAI, IBAMA ou seja lá qual órgaõ mais e me apronta uma destas...

Outra coisa Demar, tiraram o lucro dos índios, eles estavam até quietos, você acha mesmo que eles vão deixar alguma coisa lá gerar lucro que não seja a maior parte pra eles, NÃO VÃO!!! E o problema maior, já discutido, quem destrói não é o ribeirinho, uma vez que este não tem espaço para grandes vendas num estado sem pesca profissional, quem destrói é o contrabandista, quem tem esquemas em postos de polícia, em órgãos, etc...

O problema é FISCALIZAÇÃO, ou seja o ponto mais caro para o órgão, estrutura constante para varrer milhares de kilômetros quadrados e recursos humanos em quantidade. Dinheiro gasto e visto por pouca gente, ou seja, não eletoreiro... Portanto o mais fácil é não investir neste item, que é o mais simples, e quando se tem gente honesta com um país não tão burocrático, é até uma medida rentável.

Quem conheceu, conheceu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos nao querendo fugir do assunto , estou postando o comunicado oficial do Governo do Estado de Tocantins sobre a piracema de 2008/2009

Naturatins permite pesca esportiva durante a Piracema.

Fonte: Governo do Estado de Tocantins

31 de Outubro de 2008

Atendendo solicitação de associações de pesca esportiva (pesque e solte), após uma ampla discussão, o Naturatins Instituto Natureza do Tocantins resolveu autorizar a modalidade durante o período da Piracema 2008/2009. A prática havia sido excluída da Portaria nº 1.371, assinada nesta quarta-feira, 29, que estabelece o período de desova e reprodução de peixes, quando é proibida a pesca em todos os rios e lagos interiores do Estado, de 1º de novembro de 2008 a 28 de fevereiro de 2009. Para tomar a decisão, o Naturatins baseou-se em análises técnicas. Também foram levados em consideração os prejuízos econômicos e sociais que a proibição da atividade poderia ocasionar nos municípios onde a atividade acontece.

Já o consumo de peixes no local em que forem capturados continua proibido, sendo autorizada apenas a pesca de subsistência utilizada por moradores ribeirinhos, com exceção das espécies proibidas por lei. Só será permitido pescar com caniço simples, molinete, linha de mão e anzol sem fisga.

O presidente do Instituto, Marcelo Falcão Soares, alerta que a portaria, em seu Artigo 1º inciso 2º, estabelece que a pesca esportiva só poderá ser praticada por pescador que possua licença de pesca emitida pelo Naturatins, seja filiado a uma associação de pesca esportiva devidamente cadastrada e licenciada junto ao Naturatins e esteja acompanhado de um guia de pesca credenciado a alguma associação de pesca esportiva. Vale destacar que essa modalidade fica permitida só até 1º de janeiro de 2009. Segundo Falcão, a partir de fevereiro de 2009 será adotada tolerância zero para pesca nos rios e lagos do Tocantins.

A orientação que passamos às equipes de fiscalização é que multem quem for flagrado pescando fora do que estabelece a portaria, pontuou Falcão, acrescentando que o órgão fez um mapeamento para identificar as regiões do Estado mais procuradas pelos pescadores, como Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e o Lago de Palmas. A fiscalização nesses locais será intensificada, além disso, serão realizadas atividades de educação ambiental para conscientizar a população da importância da Piracema , explicou o presidente do Naturatins.

Regras

Durante a Piracema, é vedada, em todas as modalidades de pesca, a captura, transporte e comercialização das espécies pirosca (pirarucu), filhote (piraíba) dourada, surubim (pintado), pirara e caranha. Estão liberadas a despesca (ou a retirada de peixes de tanques ou criatório) o transporte e a comercialização das espécies originadas da prática da piscicultura, devidamente licenciadas no Naturantins ou no Ibama.

Os estoques de peixe in-natura, congelados ou não, que já estavam nos frigoríficos, nas peixarias, entrepostos e postos de venda, até sábado, 1º de novembro, deverão ser declarados através de formulários padronizados do Naturatins.

Penalidades

Quem for flagrado pescando fora do que é estabelecido pela lei ambiental, pode ter seu material apreendido e receber multas que variam de R$ 700,00 a R$ 100 mil, mais R$ 20,00 por quilo de peixe pescado, conforme o Decreto Federal 6514/2008, em seu artigo 35. Já a Lei de Crimes Ambientais 9.605/98, no artigo 34, destaca que pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão ambiental competente, a pena é de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Vale ressaltar que o Tocantins possui a Lei Complementar nº 13/97, em que o artigo 22 dispõe sobre as sanções impostas ao infrator, sem prejuízo das ações penais e civis, sendo: advertência; multa; apreensão do pescado; apreensão do material predatório. As multas serão impostas ao infrator que incorrer nas seguintes práticas: falta de licenciamento da pesca - até 120 UFIRs); de transportes e comercialização - até 5.000 UFIRs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

XANDEGO.. JA FIZEMOS DE TUDO AQI SO Q A GALERA NAO LEVA A SERIO ESTA PROFISAO. TROUSEMOS POR TREIS VEZES AQI NA CIDADE DE FORMOSO O PELA EMBRATUR CURSO DE GUIA DE PESCA PNDPA Q E PROGAMA NACIONAL DA PESCA AMADORA. JA VEI O RUBINHO , O ROALD . ALEC. AQUELE Q ERA O BIOLOGO DO PESCA E COMPANIA. JA PROMOVE 4 CAMPEONATO DE PESCA AQI NA CIDADE. CONSEGUE FZ O MELHOR E MAIOR CAMPEONATO DE PESCA ESPORTIVA DO ESTADO. TENTANDO MOSTRA A IMPORTANCIA DA PESCA ESPORTVA NO ESTADO.MAIS MESMO ASIIM A GALERA PREFERE TENTAR GANHAR A VIDA DE OUTRA MANEIRA SEJA VENDENDO PEIXES. MAIS NAO VAMOS DESISTIR NAO. VAMOS TENTAR TRAZER MAIS CURSOS . SO Q TAMOS FZENDO ISO POR CONTA PROPIA NAO ESTAMOS TENDO AJUDA DE NINGUEM.. MAIS E ISSO AI. VAMOS ENFRENTE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá amigos da Turma do Bigua e ao Max,

fiquei de fora até agora apenas lendo os posts colocados pelos amigos do site e pelo companheiro de STOPE o Rosimar.

Complementando as informações do Rosimar, estivemos em reunião com o presidente do Naturatins o Sr.Marcelo Falcão Soares, onde na ocasião o órgão iria lançar uma portaria como todo ano é feito no período da piracema, mas desta vez, iriam proibir a Pesca Esportiva e o consumo no local. Até aí tudo bem! Um excelente medida! Mas da forma como foi feita é que não concordamos... O comando do Naturatins jutamente com o CIPAMA e guarda metropolitana (não entendi o porque?), se reuniram e decidiram fazer esta portaria... Isso é coisa de militar... Autoritarismo.Não consultaram e ao menos convidaram ninguém da área de Turismo do Estado, Representantes do Ibama, Representantes da Sociedade e comércio, para elebaração de um plano ou formas para a proibição... simplismente fizeram a portaria e pronto...

Graças a Deus chegamos um dia antes da portaria e como Diretor Presidente da STOPE - Sociedade Tocantinense de Pesca Esportiva e Guia Profissional de Pesca, me senti impedido de trabalhar... Como se alguém chegasse em mim e me ordenasse para parar de trabalhar sem me dar explicações.

Então na ocasião liguei imediantamente para o Sr. Natal, que trabalha no Naturatins, solicitando explicações sobre a proibição da Pesca Esportiva... E para a minha surpresa... A explicação dada pelo cidadão Natal era de que a Pesca Esportiva mata muito peixe, que de 10 peixes soltos 4 morrem... ISSO É UM ABSURDO VINDO DE UM FUNCIONÁRIO DE UM ÓRGÃO AMBIENTAL... Notamos a total falta de conhecimento por parte da equipe do órgão Naturatins e dos biólogos que repassaram estas informações para que a pesca fosse fechada... Se é que houve algum estudo mesmo!

Então só para complementar o que o Rosimar colocou aqui neste site...

Na visita do Ministro da pesca ao Tocantins, houve uma distribuição de carteirinhas de pesca profissional " A TORTO E A DIREITA", pois existem pessoas que nem mesmo moram perto de rios e lagos e recebem o direito ao salário durante a piracema... Eu desafio quem me prove ao contrário. Tenho provas arquivadas para um momento oportuno.

Com muita luta conseguimos a liberação dos Guias para trabalhar no período da piracema. Mas existem outros problemas graves que estão acontecendo que a fiscalização deveria se preocupar em vez de ficar impedindo a Pesca Esportiva.

Alex.

Amigos nao querendo fugir do assunto , estou postando o comunicado oficial do Governo do Estado de Tocantins sobre a piracema de 2008/2009

Naturatins permite pesca esportiva durante a Piracema.

Fonte: Governo do Estado de Tocantins

31 de Outubro de 2008

Atendendo solicitação de associações de pesca esportiva (pesque e solte), após uma ampla discussão, o Naturatins Instituto Natureza do Tocantins resolveu autorizar a modalidade durante o período da Piracema 2008/2009. A prática havia sido excluída da Portaria nº 1.371, assinada nesta quarta-feira, 29, que estabelece o período de desova e reprodução de peixes, quando é proibida a pesca em todos os rios e lagos interiores do Estado, de 1º de novembro de 2008 a 28 de fevereiro de 2009. Para tomar a decisão, o Naturatins baseou-se em análises técnicas. Também foram levados em consideração os prejuízos econômicos e sociais que a proibição da atividade poderia ocasionar nos municípios onde a atividade acontece.

Já o consumo de peixes no local em que forem capturados continua proibido, sendo autorizada apenas a pesca de subsistência utilizada por moradores ribeirinhos, com exceção das espécies proibidas por lei. Só será permitido pescar com caniço simples, molinete, linha de mão e anzol sem fisga.

O presidente do Instituto, Marcelo Falcão Soares, alerta que a portaria, em seu Artigo 1º inciso 2º, estabelece que a pesca esportiva só poderá ser praticada por pescador que possua licença de pesca emitida pelo Naturatins, seja filiado a uma associação de pesca esportiva devidamente cadastrada e licenciada junto ao Naturatins e esteja acompanhado de um guia de pesca credenciado a alguma associação de pesca esportiva. Vale destacar que essa modalidade fica permitida só até 1º de janeiro de 2009. Segundo Falcão, a partir de fevereiro de 2009 será adotada tolerância zero para pesca nos rios e lagos do Tocantins.

A orientação que passamos às equipes de fiscalização é que multem quem for flagrado pescando fora do que estabelece a portaria, pontuou Falcão, acrescentando que o órgão fez um mapeamento para identificar as regiões do Estado mais procuradas pelos pescadores, como Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e o Lago de Palmas. A fiscalização nesses locais será intensificada, além disso, serão realizadas atividades de educação ambiental para conscientizar a população da importância da Piracema , explicou o presidente do Naturatins.

Regras

Durante a Piracema, é vedada, em todas as modalidades de pesca, a captura, transporte e comercialização das espécies pirosca (pirarucu), filhote (piraíba) dourada, surubim (pintado), pirara e caranha. Estão liberadas a despesca (ou a retirada de peixes de tanques ou criatório) o transporte e a comercialização das espécies originadas da prática da piscicultura, devidamente licenciadas no Naturantins ou no Ibama.

Os estoques de peixe in-natura, congelados ou não, que já estavam nos frigoríficos, nas peixarias, entrepostos e postos de venda, até sábado, 1º de novembro, deverão ser declarados através de formulários padronizados do Naturatins.

Penalidades

Quem for flagrado pescando fora do que é estabelecido pela lei ambiental, pode ter seu material apreendido e receber multas que variam de R$ 700,00 a R$ 100 mil, mais R$ 20,00 por quilo de peixe pescado, conforme o Decreto Federal 6514/2008, em seu artigo 35. Já a Lei de Crimes Ambientais 9.605/98, no artigo 34, destaca que pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão ambiental competente, a pena é de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Vale ressaltar que o Tocantins possui a Lei Complementar nº 13/97, em que o artigo 22 dispõe sobre as sanções impostas ao infrator, sem prejuízo das ações penais e civis, sendo: advertência; multa; apreensão do pescado; apreensão do material predatório. As multas serão impostas ao infrator que incorrer nas seguintes práticas: falta de licenciamento da pesca - até 120 UFIRs); de transportes e comercialização - até 5.000 UFIRs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Alex

De inicio os meus parabéns pelos últimos programas realizados com você e o Rosimar.

Os órgãos públicos deveriam se reunir e fazer ações conjuntas, assim acho eu que teriam mais força e uma melhor atuação e orientação de todos envolvidos. Parabéns pela atuação da associação, só acho que deveria ter mais sócios e assim ter mais força na representação.

Abraço e me aguarde em breve por tua região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O peixe vale mais vivo que morto!

Em lugar de se ?estimular? a pesca predatória, o caminho é estimular o turismo do pesque-solte!

Uma vez, o Barão de Mauá disse que a riqueza de um povo não está no ouro (extrativismo), mas no ferro (indústrias) e no comércio. Se as pessoas deixarem de se alimentar com o peixe, outras atividades prosperarão ainda mais (como a criação de gado, ou ainda a criação de peixes para abate em tanques); e faremos surgir ou aumentar algo que já existe, o turismo de pesca!

Imaginem que, em lugar de viajar uma vez por ano para a Argentina, pescadores passem a pescar todo o final-de-semana em lugares próximos a suas casas. Quanto dinheiro deixará de sair do Brasil, e passará a sustentar a hotelaria, os guias de pesca, o comércio de materiais de pesca, barcos, novas indústrias e fabricantes de material de pesca...

O único efeito colateral que me ocorre é que os donos de pesqueiros podem sair perdendo, mas nada é perfeito nesta vida mesmo; sem contar, que lhes daremos uma atividade ainda mais rentável, a criação de peixes para abate!

Onde me ocorre uma idéia, não seria a existência dos pesqueiros um sintoma da demanda reprimida para a pesca esportiva e o turismo de pesca?

Mas isso tudo, só depois que o Brasil deixar de ser um dos 3 países que admitem a pesca predatória em águas interiores...

Uma das razões pelas quais eu defendo que a pesca esportiva (pesque-solte) deva ser permitida irrestritamente é porque os peixes soltos têm uma taxa de sobrevivência próxima a 100%, inclusive não se percebendo nenhuma interferência sobre a piracema deles.

Outra razão é a pouca infra-estrutura dos órgãos fiscalizadores, que poderiam otimizar o emprego dos recursos se, em lugar de fazer pontuais fiscalizações de máxima abrangência (que pouco tem de máxima...), se concentrassem em dar uma resposta imediata às denuncias de maus tratos à mãe natureza.

Bom; é essa a minha opinião sobre o assunto, até porque eu vejo que o pessoal deixou pouco por abordar...

Aquele abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MEU AMIGO MAX RESPONDENDO UQ VC POSTOU AI SOBRE A LIBERAÇAO DA PESCA ESPORTIVA NA PIRACEMA A PESCA ESPORTIVA SO E PERMITIDA AGORA NA PIRACEMA SE VC ESTIVAR COM A COMPANHIA DE UM GUIA DE PESCA ISO FOI CONSEGUINDO ATRAVEZ DE MIM E O ALEX COREMOS EM PALMAS ANTES DELES PUBLICAREM ESSA PORTARIA NO DIARIO OFICIAL AI ELE FIZERAO ESSA ALTERAÇAO POR MUITO POUCO ATE NOIS TERIAMOS FICADO DE FORA. E MESMO ASSIM DOS 4 MESES DE PIRACEMA SO LIBERAO 3 PRA JENTE PODER TRABALHAR FEVEREIRO TEMOS Q FICAR PARADO. E CUMULO DO ABSURDO. NOS Q TRAZEMOS JENTE ANO TODO E FZEMOS TUDO CERTINHO. NOIS ACEITAVA ISSO OU ERA NADA.. ENTAO VC ENTEDEU PESCARIA NO TOCANTINS NA PIRACEMA SO COM COMPANHIA DE UM GUIA DE PESCA CREDENCIADO. E MOLE..E AQI NO SUL DO ESTADO SO TEM 4 GUIAS DOCUMENTANDOS.. JA TO PESANDO E FZER PARTE DA SEAP. RSRSRSR. LA VC TEM MAIS APOIO E DINHEIRO DO GOVERNO..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Desculpem pelo desabafo mas com a mentalidade dos órgãos fiscalizadores e dos governantes aproveitem para pescar enquanto podem, porque em breve ficarão somente as lembranças e saudades.

Órgãos que se orgulham de apreender pescados é o fim da picada!!!

Eles têm que coibir a ação dos pescadores antes do abate!!....o que adianta apreender uma tonelada de pirosca morta!!??....já morreram!!!

Mas, como um amigo citou, criar mecanismos de fiscalização eficientes gera custos e não traz os votos, pelo contrario, podem gerar a antipatia tão temida pelos políticos.

A situação da pesca esportiva no nosso país é lamentável, vemos aí uns poucos "coitados" que realmente lutam por ela, podemos citar nesse caso o Alex e o Rosa, mas em geral, e me incluo nisso, não fazemos nada para mudar.

Muitos falam...."Eu sou pescador esportivo pois não mato peixes"...ora bolas, (me desculpem os moderadores) mas "vão cagar"!!!....fazer algo pela pesca esportiva é muito mais que isso! Temos que nos mobilizar.

Vou citar um exemplo aqui duma modalidade bem parecida com a nossa.

A Caça é proibida no Brasil, exceto no Rio Grande do Sul, onde é permitida mediante o pagamento de licenças, com cotas para abate, taxas pagas a cada animal abatido e temporadas definidas. Sabe qual o impacto que isso causou na região?

Hj as espécies caçadas aumentaram em quantidade!!

Tudo isso porque as associações de caçadores tbem funcionam como órgãos fiscalizadores, coibindo a caça ilegal denunciando caçadores e proprietários de terras. O turismo de caça na região é prospero e traz muitas divisas. É um caso tão bem sucedido que existem fazendas de criação de animais exóticos (javalis) que destinam os animais a caça.

Agora, porque com a pesca tudo é tão difícil??

Vamos nos mobilizar, vamos fazer a diferença!

Precisamos mudar, precisamos fazer algo (repetindo, me incluo nisso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E MEU AMIGO ARY VC TEM PLENA RAZAO CONCORDO COM VC EM UM FUTURO MUITO PROXIMO NAO TEMOS MAIS PEIXES MINHA REGIAO Q ERA CONSIDERADA UM DOS PONTOS Q MAIS TINHA PEIXE NO ESTADO DO TOCANTINS. FORMOSO DO ARAGUAIA JA PERDEU 80 POR CENTO DO NOSSO POTENCIAL. SE NAO TIVER UMA MUDANÇA RADICAL NAS NOSSAS LEIS EU ACHO Q ISSO NAO VAI ACONTECER O FIM DOS NOSSO PEIXES ESTAO MUITO PROXIMO DE SER EXTERMINADO QUASE TODAS ESPECIE..ISSO E TRISTE.EU QUERIA Q COLOCASSE COTA ZERRO PELOMENOS NO PERIODO DE 5 ANOS AQUI NO ESTADO INCLUINDO TODAS ESPECIE SEM EXÇEÇAO AI DEPOIS PENSARIA EM LIBERAR ALGUMA ESPECIE. MAIS O CERTO PEIXES DE RIOS E LAGOS NAO PODERIA SER TRANSPORTADOS NUNCA. SE GALERA QUIZER VENDER PEIXE Q MONTE SEUS TANKS E CRIE SEUS PEIXE PARA VENDA.. mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...