Ir para conteúdo

(Dicas) Primeira Ida ao Xingu/PA


Posts Recomendados

Caros Companheiros de pescaria, boa tarde!

Depois de algumas pescarias de sucesso no Rio Grande em Minas, resolvi alçar voos mais altos com a turma, que acabou marcando uma viagem pro Rio Xingu.

Minhas tralhas são pra pescarias leves, minha vara é de 17lbs e uma carretilha simples. O peixe mais pesado que tirei da água com minha vara foi um pintado de 7kg, e não vi um desgaste muito grande na bichinha, aguentou a luta do início ao fim.

Enfim, agora a brincadeira ficou mais séria, sei que no Xingu tem uns tucunas de mais de 10kg, assim como os peixes de couro, e assim sendo, acredito que minha varinha da humildade não vai dar conta.

Perguntei para alguns conhecidos, me indicaram levar ao menos 5 varas. Até aí sem problemas, agora, quais varas levar?

Preciso de dicas de equipamentos para viagem:

- Quais varas adquirir? Levo alguma coisa pra cima de 25lbs? (gosto de trabalhar com as varas de resposta rápida)

- Quais carretilhas e/ou molinetes levar? (dou preferência para carretilhas)

- Quais linhas usar para os peixes de couro? 

- Qualquer outra dica é bem vinda!

 

Obrigado pelo tempo demandado na leitura, quem puder ajudar com qualquer sugestão lerei com o maior prazer!

 

Obrigado, e boas pescarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 53
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Fala Rafael ! 

Então, não sei quem são seus informantes mas....tucunaré do Xingú com 10 KG ?!!! infelizmente não...sua vara de 17 LBS vai ser suficiente para os de lá que estão na faixa de no máximo 5 kg. Para as Bicudas a mesma coisa, vara de 17 LBS com multi 30 LBS vão aquentar bem e dar mais esportividade.

Para Trairão e Cachorra ( Suiá - Miçu) vara de 25 Lbs com multi 40 Lbs e castor de aço ou Fluocarbo grosso.

Agora para couro a história é outra. Qual região do Xingú você vai ? Acredito que uma vara de 40 LBS com monofilamento 60 LBS sejam suficientes pois os peixes de couro de lá não são tão grandes...Cacharas, Piraras e Jaú Pedra são os mais comuns.

Boa pescaria 

Abç

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Renato Abreu disse:

Fala Rafael ! 

Então, não sei quem são seus informantes mas....tucunaré do Xingú com 10 KG ?!!! infelizmente não...sua vara de 17 LBS vai ser suficiente para os de lá que estão na faixa de no máximo 5 kg. Para as Bicudas a mesma coisa, vara de 17 LBS com multi 30 LBS vão aquentar bem e dar mais esportividade.

Para Trairão e Cachorra ( Suiá - Miçu) vara de 25 Lbs com multi 40 Lbs e castor de aço ou Fluocarbo grosso.

Agora para couro a história é outra. Qual região do Xingú você vai ? Acredito que uma vara de 40 LBS com monofilamento 60 LBS sejam suficientes pois os peixes de couro de lá não são tão grandes...Cacharas, Piraras e Jaú Pedra são os mais comuns.

Boa pescaria 

Abç

 

Renato, obrigado pelas dicas!

Tucunas de 5kg está ótimo para diversão com as artificiais. Recomenda que eu use um lider de uma mono na ponta, ou a artificial direto na multi de 30 lbs da conta?

Montaria com girador e um lider de mono de fluor carbo de uns 0.45 mm de uns 60 cm.

A vara de 25 LBS me recomendaria alguma? Pensei na Albatroz Enzo III 6'3" de 25 LBS

E para os de couro, recomendaria alguma tralha? Minha experiência com peixes deste tamanho beira o zero.

Vou no alto Xingu, próximo a Canarana/MT

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente só uso líder de fluocarbo quando tem pedral...não coloco nem SNAP e plugo direto a isca na linha.  A Enzo é ótima !!! e para os peixes de couro da região não precisa exagerar na tralha não...eu usaria uma CURADO 301 ou similar com vara de 40/50 LBS e Monofilamento 60 LBS.

Boa sorte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais equipamentos você já possui? Quanto pretende gastar? Esse negócio de levar ao menos 5 varas é balela, você nem vai ter atenção para usar tudo... Tendo 3 conjuntos de qualidade, sendo um para iscas artificiais, um para iscas naturais (ex: buscando cachorras, pintados, trairão...) e um para peixes de couro, estará bem munido! Lembrando que essa é a minha opinião...

Artificiais: Carretilha de perfil baixo - Linha multifilamento 30 lbs até 40 lbs - Vara 20 à 25 lbs - iscas de 9 cm até 12 cm

Naturais (trairão, pintado, cachorra...) :  Carretilha de perfil baixo ou molinete - Linha multifilamento 40 lbs - Vara 25 até 30 lbs 

Peixes de couro: Carretilha de perfil alto ou Molinete de grande porte - Vara 60 a 80 lbs - Monofilamento de 0,70 mm pra cima...

O material vai depender da sua verba! Perfil alto eu gosto da Convector e das Penn (Exceto 209 e 309 - fracas). Perfil baixo eu optaria por Tatula, Fuego, Curado e até mesmo uma Titan Bg (esta só para iscas naturais...). Uma vara de excelente custo benefício para peixe de couro é a Pesca Brasil Gladiador, tenho uma de 80 lbs e gosto muito da resistência e ação da mesma... Multifilamento eu indico de olho fechado a Sufix 832! Mas, temos os "conservadores" que gostam da boa e velha Power Pro 4 fios, excelente linha também...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já fui no Xingu na Pará em 2009.   Pexes na Artificial sai Tucunaré ,  Cachorra e Bicuda.  O Tucunaré do Xingu é o Melineae, briga muito, mas um de 4kg já é um trofeuzão, espere pegar entre 1 a 3kg de média.  Pra eles use varas de 15 a 20lbs e linha multi 40lbs, leader 0.50 se for pescar nas pedreiras. 

Tem os peixes médios onde se usa isca viva, que inclui Cachara  Palmito e as Cachorras que atingem até 15kg, use varas de 30 a 40lbs e carretilha com linha multi 50lbs ou mono 0.45 a 0.55 e uma carretilha que comporte 100m dessa linha, pode ser um Titan BG , Lexa 300 se quer uma perfil baixo ou uma Pacifica 200, Abu 5500 se prefere perfil alto, ou caso contrário vá de molinete mesmo. 

Tem os grandes bagres como Pirarara , Jaú e Piraíba que é mais raro, lá não precisa usar carretilhas imensas pois se pesca em poço e não soltando linha como no Araguaia, portanto carretlha que comporte 150m de linha 0.80 dá e uma vara de 80 a 120lbs.  Agora dicas qual comprar complicado depende quando quer gastar.  Pra Jaú e Pirarara eu não investiria em material muito caro visto que provavelmente não será uma pescaria que fará com frequência, uma Master EX, Okuma convector ou até uma Black Max 50 dá conta do trem.

Portanto já procure 3 categorias de tralha, leve, média e pesada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Renato Abreu disse:

Particularmente só uso líder de fluocarbo quando tem pedral...não coloco nem SNAP e plugo direto a isca na linha.  A Enzo é ótima !!! e para os peixes de couro da região não precisa exagerar na tralha não...eu usaria uma CURADO 301 ou similar com vara de 40/50 LBS e Monofilamento 60 LBS.

Boa sorte !

Obrigado Renato, vou de Enzo mesmo, já vi muitas pessoas falarem bem dela!

Quanto aos de couro, vou abrir o bolso e comprar um carretilha bacana e uma vara legal, ainda estou estudando os modelos, vou anotar aqui a Curado 301!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gabriel Bessa disse:

Quais equipamentos você já possui? Quanto pretende gastar? Esse negócio de levar ao menos 5 varas é balela, você nem vai ter atenção para usar tudo... Tendo 3 conjuntos de qualidade, sendo um para iscas artificiais, um para iscas naturais (ex: buscando cachorras, pintados, trairão...) e um para peixes de couro, estará bem munido! Lembrando que essa é a minha opinião...

Artificiais: Carretilha de perfil baixo - Linha multifilamento 30 lbs - Vara 20 à 25 lbs - iscas de 9 cm até 12 cm

Naturais (trairão, pintado, cachorra...) :  Carretilha de perfil baixo ou molinete - Linha multifilamento 40 lbs - Vara 25 até 30 lbs 

Peixes de couro: Carretilha de perfil alto ou Molinete de grande porte - Vara 60 a 80 lbs - Monofilamento de 0,70 mm pra cima...

O material vai depender da sua verba! Perfil alto eu gosto da Convector e das Penn (Exceto 209 e 309 - fracas). Perfil baixo eu optaria por Tatula, Fuego, Curado e até mesmo uma Titan Bg (esta só para iscas naturais...). Uma vara de excelente custo benefício para peixe de couro é a Pesca Brasil Gladiador, tenho uma de 80 lbs e gosto muito da resistência e ação da mesma... Multifilamento eu indico de olho fechado a Sufix 832! Mas, temos os "conservadores" que gostam da Power Pro 4 fios, boa linha também...

 

Prezado Gabriel, boa tarde!

Pesco esportivamente a pouco tempo, tenho uma vara simples de 17lbs, não sei exatamente a marca, e uma carretilha simples também, até hoje deu conta de pequenos peixes.

Minha intenção é montar 3 conjuntos bons, como você falou, pensando também que usarei mais vezes as tralhas leves e médias (a pesada só em viagens como esta).

Estava olhando a Curado, a Tatula e a Fuego, estou inclinado a comprar a Tatulo 100hsl, seria essa a que você está me recomendando?

 

Vou dar uma olhada nessa Brasil Gladiador, não conheço nenhuma, então todas as opiniões são de grande serventia!

 

A verba é um problema, mas também não é, pois, ainda tenho um tempo para a viagem, então o cartão de crédito absorve as prestações! hahaha

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RafaelBJA disse:

Prezado Gabriel, boa tarde!

Pesco esportivamente a pouco tempo, tenho uma vara simples de 17lbs, não sei exatamente a marca, e uma carretilha simples também, até hoje deu conta de pequenos peixes.

Minha intenção é montar 3 conjuntos bons, como você falou, pensando também que usarei mais vezes as tralhas leves e médias (a pesada só em viagens como esta).

Estava olhando a Curado, a Tatula e a Fuego, estou inclinado a comprar a Tatulo 100hsl, seria essa a que você está me recomendando?

 

Vou dar uma olhada nessa Brasil Gladiador, não conheço nenhuma, então todas as opiniões são de grande serventia!

 

A verba é um problema, mas também não é, pois, ainda tenho um tempo para a viagem, então o cartão de crédito absorve as prestações! hahaha

 

Obrigado!

Guto sabe muita coisa de pescaria no Xingu e Araguaia, vai nas dicas dele que é sucesso! De acordo com materiais de bom custo x benefício, eu montaria assim:

Artificial: Tatula Ct (novo modelo da tatula, mais leve, com reforço no yok e robusta como a outra...) ou Fuego Ct se quiser gastar menos - Sufix 832 0,28 ou Power pro 0,28 - A vara pode ser a sua, ou se preferir indico a Celta Matic 20 lbs, bom preço e boa vara!

Naturais: Titan Bg, Contender Bg, fierro - Multifilamento como o guto sugeriu 50 lbs, eu iria de Sufix 832 0,33 ou Power pro 0,36 - Vara Ms hunter fish, Maruri sucuri...

Peixe de couro: Convector - Gladiador 80 lbs - Max Force 0,82

Citei muitos equipamentos mais em conta, pois acredito que os materiais mais caros você deva conhecer, estava falando da Albatroz Enzo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Guto Pinto disse:

Eu já fui no Xingu na Pará em 2009.   Pexes na Artificial sai Tucunaré ,  Cachorra e Bicuda.  O Tucunaré do Xingu é o Melineae, briga muito, mas um de 4kg já é um trofeuzão, espere pegar entre 1 a 3kg de média.  Pra eles use varas de 15 a 20lbs e linha multi 40lbs, leader 0.50 se for pescar nas pedreiras. 

Tem os peixes médios onde se usa isca viva, que inclui Cachara  Palmito e as Cachorras que atingem até 15kg, use varas de 30 a 40lbs e carretilha com linha multi 50lbs ou mono 0.45 a 0.55 e uma carretilha que comporte 100m dessa linha, pode ser um Titan BG , Lexa 300 se quer uma perfil baixo ou uma Pacifica 200, Abu 5500 se prefere perfil alto, ou caso contrário vá de molinete mesmo. 

Tem os grandes bagres como Pirarara , Jaú e Piraíba que é mais raro, lá não precisa usar carretilhas imensas pois se pesca em poço e não soltando linha como no Araguaia, portanto carretlha que comporte 150m de linha 0.80 dá e uma vara de 80 a 120lbs.  Agora dicas qual comprar complicado depende quando quer gastar.  Pra Jaú e Pirarara eu não investiria em material muito caro visto que provavelmente não será uma pescaria que fará com frequência, uma Master EX, Okuma convector ou até uma Black Max 50 dá conta do trem.

Portanto já procure 3 categorias de tralha, leve, média e pesada. 

Obrigado Guto, vou dar uma olhada nestes modelos de carretilhas e linhas.

Não vejo muita graça no molinete, gosto mesmo é das carretilhas, que o arremesso é mais preciso!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RafaelBJA disse:

Obrigado Guto, vou dar uma olhada nestes modelos de carretilhas e linhas.

Não vejo muita graça no molinete, gosto mesmo é das carretilhas, que o arremesso é mais preciso!

 

Quando se trata de tralha pesada, os molinetes ganham em distância e por vezes são mais precisos... Eu acho isso, pois as carretilhas de perfil alto são pouco ergonômicas! Tenho uma Convector e agora adquiri um molinete Penn Fierce, depois de certas experiências!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gabriel Bessa disse:

Quando se trata de tralha pesada, os molinetes ganham em distância e por vezes são mais precisos... Eu acho isso, pois as carretilhas de perfil alto são pouco ergonômicas! Tenho uma Convector e agora adquiri um molinete Penn Fierce, depois de certas experiências!

Obrigado Gabriel.

Vou seguir o conselho, não entendo absolutamente nada de tralha pesada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou citar materias que tenho ou usei que tem um ótimo custo benefício que indicaria caso eu fosse pra lá pra  sem gastar muito $$ e ter um um material razoável:

Tucunaré:  

-Carretilha MS Black Widow , vara Lubina X 10-16lbs  5.6 pés( 1.68m) 

 -Reserva: Carretilha MS Urano BPS , Vara Lubina x 10-16lbs 5.6 ( 1.68m)

Linha Vexter 8x 40lb, Leader Vexter 0.52mm

Iscas de superfície, Zig Zara e Zarinha, Jumping minow T20( pode ser a jão pepino da KV), Firestick  e Zara Spook Jr, de preferência osso, verde limão e prateada.  Meia agua, Biruta 90 osso e verde translucida,  Brava 110 cor 11 e translúcida, Inna 90 cor 38  e translucida.  

Peixes Médios: 

-Carretilha Titan BG ou Pacifica 200, vara Pesca Brasil Impacto 6 pés 30 lbs 

vara reserva: MS Evomax 20-50lb 

Linha Maxforce monofilamento 0.48 e 0.52

Anzois encastoados de 6 a 8/0

Peixes Grandes:

-Carretilha Black MAx 50  Plus , vara Pesca Brasil Bravo 80lbs 1.80 , Pesca Brasi Millenium Maxforce 80lbs ou MS Evomax 80lbs

Linha Maxforce monofilamento 0.82mm

Carretilha grande tem outras opções , eu tenho Penn 330 345, Convector 55, Abu7000, mas já usei muito a Black Max e ela aguenta se o uso for esporádico, além disso ela arremessa mais que todas as outras e tem um preço excelente

Anzois encastoados 10 e 11/0. 

Mas pesquise bem , veja com o pessoal onde vai pescar e o que eles usam de tralha lá, eu fui na Região de Altamira na Pousada Rio Xingu, na época pra ter idéia eu usei pra Tucuna Vara Evolution de 20lbs com uma Brisa 8000 e peguei tucunaré a dar com rodo e aguentou, portanto não precisa investir tanto, é que com o tempo vamo ficando mais enjoado

Lojas que compro e indico é a MGpesca, Pitstop do pescador, Isca e CIa e mercado livre anda muito bom e confiável

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Guto Pinto disse:

Vou citar materias que tenho ou usei que tem um ótimo custo benefício que indicaria caso eu fosse pra lá pra  sem gastar muito $$ e ter um um material razoável:

Tucunaré:  

-Carretilha MS Black Widow , vara Lubina X 10-16lbs  5.6 pés( 1.68m) 

 -Reserva: Carretilha MS Urano BPS , Vara Lubina x 10-16lbs 5.6 ( 1.68m)

Linha Vexter 8x 40lb, Leader Vexter 0.52mm

Iscas de superfície, Zig Zara e Zarinha, Jumping minow T20( pode ser a jão pepino da KV), Firestick  e Zara Spook Jr, de preferência osso, verde limão e prateada.  Meia agua, Biruta 90 osso e verde translucida,  Brava 110 cor 11 e translúcida, Inna 90 cor 38  e translucida.  

Peixes Médios: 

-Carretilha Titan BG ou Pacifica 200, vara Pesca Brasil Impacto 6 pés 30 lbs 

vara reserva: MS Evomax 20-50lb 

Linha Maxforce monofilamento 0.48 e 0.52

Anzois encastoados de 6 a 8/0

Peixes Grandes:

-Carretilha Black MAx 50  Plus , vara Pesca Brasil Bravo 80lbs 1.80 , Pesca Brasi Millenium Maxforce 80lbs ou MS Evomax 80lbs

Linha Maxforce monofilamento 0.82mm

Carretilha grande tem outras opções , eu tenho Penn 330 345, Convector 55, Abu7000, mas já usei muito a Black Max e ela aguenta se o uso for esporádico, além disso ela arremessa mais que todas as outras e tem um preço excelente

Anzois encastoados 10 e 11/0. 

Mas pesquise bem , veja com o pessoal onde vai pescar e o que eles usam de tralha lá, eu fui na Região de Altamira na Pousada Rio Xingu, na época pra ter idéia eu usei pra Tucuna Vara Evolution de 20lbs com uma Brisa 8000 e peguei tucunaré a dar com rodo e aguentou, portanto não precisa investir tanto, é que com o tempo vamo ficando mais enjoado

Lojas que compro e indico é a MGpesca, Pitstop do pescador, Isca e CIa e mercado livre anda muito bom e confiável

 

 

Obrigado Guto!

Comprei a carretilha Tatula CT, peguei uma promoção bacana nos EUA, aproveitei um amigo que estava por lá.

Quanto aos outros itens, por ter certeza que vou levar em consideração todas as suas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael,já pesquei nessa região que você vai,em Canarana,e sobre as tralhas,as dicas aí em cima estão mais do que legais.É exatamente isso que tem que levar.

Só acrescentaria mesmo por desencargo de consciência 2 itens, alguns anzóis 12/0 caso os piloteiros digam que estão pegando cachara com cabeça de corvina ou piau.Acontece que como essas iscas são grandes,é legal ter alguns anzóis 12/0 pra perfurar elas.

E por fim,uma tralhinha leve para pesca de ceva,de pacus e matrinxãs.Anzóis modelo Maruseigo 12 e 14.

Tucunarés na região não são muito fáceis...Tem alguns lagos que tem bastante deles,mas nem sempre esses lagos estão acessíveis.Fiquei sabendo que tem um lago lá na região que parece ter uns tucunas grandes,mas não sei se todas as pousadas pescam nele,pois acredito que fica em área particular.

Uma ótima pescaria por lá sem dúvida é a de cacharas.As vezes sai umas bem grandes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RafaelBJA disse:

Iscas de superfície, Zig Zara e Zarinha, Jumping minow T20( pode ser a jão pepino da KV), Firestick  e Zara Spook Jr, de preferência osso, verde limão e prateada.  Meia agua, Biruta 90 osso e verde translucida,  Brava 110 cor 11 e translúcida, Inna 90 cor 38  e translucida.  

Quanto as artificiais, eu tenho essas aqui:

 

  • Isca Borboleta Tan Tan 9,5cm 13g Cor 07
  • Isca Nakamura Magic Stick 80 8cm 10g Cor Osso
  • Isca Nakamura Happy Popper 95 9,5cm 13g Cor Osso
  • Isca Nakamura Zig Zara 110 11cm 18g Cor Osso
  • Isca Marine Sports Brava 90 - 9cm 11g Cor 31
  • Isca Rebel T20 Jumping Minnow 11,4cm 23g Cor Osso
  • Isca Intergreen Firestick 9cm 11,2g Cor OC
  • Isca Marine Sports Streamer Jig JH 10G Cor 01
  • Isca Marine Sports Streamer Jig JH 15G Cor 04
  • Isca Marine Sports Streamer Jig JH 20G Cor 06
  • Isca Marine Sports Flash Minnow 105 - 10,5cm 11g Cor MS006G
  • Isca Nakamura Zig Zarinha Baby 80 8cm 9g Cor Osso

Acha necessário levar mais alguma? Monto a artificial direto na linha ou monto um lider?

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cristiano onde Rafael vai é no baixo Xingu, no Pará, provavelmente perto onde vai ser constrúída Belo Monte, o Rio Xingu lá é bem diferente de Canarana no Kuluene e 7 de setembro, se pesca Tucunarés nas corredeiras e os  Peixes de Couro em poços bem profundos de águas bravas e perigosas.  Só pra ter idéia como é lá.  Essa era a vista da pousada que fiquei

m_CIMG7718.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

Cristiano onde Rafael vai é no baixo Xingu, no Pará, provavelmente perto onde vai ser constrúída Belo Monte, o Rio Xingu lá é bem diferente de Canarana no Kuluene e 7 de setembro, se pesca Tucunarés nas corredeiras e os  Peixes de Couro em poços bem profundos de águas bravas e perigosas.  Só pra ter idéia como é lá.  Essa era a vista da pousada que fiquei

m_CIMG7718.jpg

 

 

Ué,ele disse Canarana....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

Eu vi pelo título do tópico,  kkkkkkk.  Se for Canarana  pode mudar toda a tralha que indiquei, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

kkkkkkkk

Então,no titulo fala PARÁ mesmo,mas acima ele disse CANARANA,ALTO XINGU.

Tem até uma pousada chamada ALTO XINGU lá,que fica no Culuene.

Mas a tralha que você citou serve também,a diferença é que nessa região tem menos pedras,mais pau e menos tucunaré no rio,só em lagos mesmo e algum perto no rio CEL VANICK.

Mas fala aí RAFAEL,você vai em Canarana mesmo ou é no Pará?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael se for em Canarana, a pescaria é totalmente diferente do que citei, o forte lá é pesca de Cachara e Cachorra, portanto a tralha média se mantém, já Tucunaré é difícil sair, só em lagos e olhe lá  .  E grandes de Couro tb é difícil 

Leve um conjuntin pra isca artificial e duas tralhas médias pra pescar com isca viva, uma em torno de 25 a 30lbs pra pescar matrinchã e curvina e outra um pouco mais pesada pra pescar as Cacharas e Cachorras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...