Ir para conteúdo

REVIEW TÉCNICO DA SHIMANO CAENAN 151 POR EDUARDO CHEDID / LDS TUNING.


Posts Recomendados

SALVE GALERA NOVO REVIEW NO SITE:

http://www.ldstuning.com.br/review-tecnico-da-nova-shimano-caenan-por-eduardo-chedid-lds-tuning/

 

 

Salve Galera , VAMOS A MAIS UM REVIEW TÉCNICO DA NOVA CAENAN DA SHIMANO

Faço manutenção e custom nela pelo menos 1 vez por semana e resolví depois de algum tempo fazer o tão merecido review sobre ela ,mas deixando claro que além das pinturas faço custom tb com carbontex , rolamentos cerâmicos boca modelo novo troca de peças internas ,troca de manivelas .

Muitos já sabem disso alguns outros não , trabalho quase que 100 % pela internet e correios aonde as pessoas mandam de qualquer lugar do País para mim  as carretas faço o serviço e mando de volta completamente modificada e melhorada a carreta .

QUEREM MEU CONTATO ?

AQUI ESTÁ :

WHATS APP (11) 967808633 (CLARO)  EDUARDO CHEDID

Por aqui no fórum inbox : EDUARDO CHEDID

Pelo facebook : EDUARDO CHEDID / LOJINHA DE SALIM / LDS TUNING

E JÁ ESTAMOS NO AR COM O BLOG / SITE PRÓPRIO TB :

WWW.LDSTUNING.COM.BR

Mas vamos ao que interessa de fato , a caenan nova vale a pena?

É  igual a sua antecessora?

Vale o que custa?

É uma carretilha feita para puxar peixes um pouco maiores ? acima de 4 ou 5 kg ?

Pode ser usada no mar , mangue ou costeira?

 

35706603145_c431f525e2_b.jpg

34865354894_bbb10f1520_b.jpg

34865354374_7a182a2f82_b.jpg

 

 

 

 

A nova caenan vem com o tamanho de 150 (lado direito ) ou 151 (lado esquerdo) e a sua antecessora vinha com o tamanho 100 ,ganhou uma atualização completa externamente (somente mantem o nome) ,mas sinceramente na mão são do mesmo tamanho , mas vamos as especs de ambas:

  • Modelos: 150 HG (direita) ou 151 (esquerda);
  • Recolhimento: 7.2:1 para o modelo 150 HG (aproximadamente 76 cm por volta)
  • 6.3:1 para o modelo 151 (aproximadamente 67cm por volta)
  • Rolamentos: 4 BB + 1 de rolete
  • Drag: 11lb ou 5kg;
  • Carretel: Shimano Stable Spool 3D ou S3D;
  • Peso: 205g
  • Capacidade de Linha: Modelo Power Pro 20lb = 137,16m
  • 30lb = 123,44m
  • 40lb = 96,01m
  • Modelo Nylon  10lb = 109,72m
  • 12lb = 100,58m
  • 14lb = 82,29m.

caenan modelo 101 ou 100:

Modelo: Caenan 100 / 101
N° de rolamentos: 6+1 (rol. em aço inox)
Material do corpo: Grafite
Material do carretel: Lo-Mass® Drilled Spool (Alumínio alíviado)
Velocidade de recolhimento: 6.5:1
Capacidade de linha: 0,30mm / 100m
Sistema de freio: VBS®
Peso:  205g

Portanto em comparação com os 2 modelos o novo e o antigo:

Caenan__final.gif

Peguei a imagem do meu amigo Romulo da MG PESCA ,propositalmente , mas como estava falando em relação aos tamanhos a capacidade de linha é a mesma , o tamanho também , sinceramente não vejo aonde a shimano encontra essas diferenças.

Ela ficou mais bonita sim mudaram as cores  atualizaram o corpo e tampas e vamos a desmontagem:

 

 

35537811192_55d7835643_b.jpg

 

34865352284_6edbbea40b_b.jpg

Como vimos nas comparações acima a caenan nova perdeu 1 rolamento .

Na desmontagem da manivela as peças são exatamente as mesmas da sua antecessora  a estrela ganhou um preto fosco , a manivela recebeu knobs chatos contra os arredondados a manivela ganhou uma pequena inclinação , o que deixa a posição de trabalho , regulagem e recolhimento mais confortável , outra coisa importante o material é bem mais espesso tb  o que transmite uma segurança maior , realmente a manivela antiga das shimano no geral  são bem ruins , os knobs infelizmente possuem o mesmo material de todas elas e vai derreter com o tempo.

35667016746_726face387_b.jpg

 

A sua tampa lateral  ,para ser removida tem que ser girada , isso traz segurança na hora do destrave , porém nem tudo são flores , pois a caenan assim como a irmã mais velha não oferece regulagem de freio externa e sim interna.

A sua irmã mais velha possuia o charmoso sistema de giro da tampa , porém agora ela é móvel e com regulagem interna , pois é , prevejo perdas de tampas em pouco tempo.

 

35667016366_a76cc77909_b.jpg

Aqui foto do sistema de freio FIXO  carretel 3ds exatamente igual ao da curado 200 , sistema muito bom , porém poderia vir com 6 sapatas .

35575813931_6c89bb3da4_b.jpg

 

Finalmente uma boa noticia , o eixo do carretel é em aço , mais pesado , porém menos suscetível a torções e enpenamentos devido as famosas freadas com o dedão (FAMOSO FREIO DIGITAL , KKKKK).

 

35575813611_a1a87fde38_b.jpg

 

Imagem do corpo , provavemente a shimano iria colocar o terceiro rolamento como na irmão mais velha , mas mudou de idéia , ele pode ser colocado lá , tem espaço.

35575812771_889e4f4851_b.jpg

 

Essa é uma imagem recorrente da shimano , tenho falado por inúmeras vezes desses parafusos auto atarraxantes  , não custava nada ela colocar sedes metálicas e parafusos com rosca maquina.

O acabamento fica dessa maneira  , realmente uma pena , vejo muitas marcas no mercado aplicando esse sistema que falei acima e custam uma fração do valor dessa carretilha.

35575812131_69637f9560_b.jpg

O pinhão é apoiado por 1 rolamento a a outra ponta diretamente na sede do rolamento (corpo) ela é exatamente como o sistema antigo , funciona bem , mas claro que poderia ter o pinhão apoiado por 2 rolamentos , do mais rolamento comum ,caps em alumínio com pressão de mola (isso faz toda a diferença) , ela fica bem mais difícil de perder.

35575812051_43fd8e5261_b.jpg

Fricção , outro caso a parte , a shimano nem os discos de dartanium colocou nessa carretilha  , esse material amarelado acima é um tecido (não tem nome) com resina .

A principio funciona bem (drag de 4 a 5 kg).

Mas se usado em água salgada , ele encharca e retem a água e o sal contido nela , resultado , corrosão na coroa e outros internos.

Portanto ELA NÃO É PARA SER USADA NO SAL OU MANGUE !!!!!

para que isso aconteça deverá ser feita algumas mods , MAS CALMA GENTE , TEM SURPRESAS ABAIXO !!!!!!

O conjunto motriz é de latão (ponto positivo) aguenta bem mais que os de alumínio.

A tampa é metálica , aliás a shimano só usa alumínio nas carretas consideradas de ponta , ela está muito atrasada em relação as marcas atuais aqui no Brasil e por aí afora tb.

35706563425_7717eb6ba4_b.jpg

Nesse caso a caenan é de 6,3/1 de velocidade , mas ela ganhou uma versão hg de 7,2 ./1 tb

O sistema de anitreverso é de micro roletes , excelente notícia , aliás a shimano usa esse sistema há alguns anos já.

Essa aqui é uma puxadora de zaras !!!!!

35575810371_373384d866_b.jpg

Torre em latão com parafusos auto atarraxantes , rolamento comum , aliás cabe aqui falar que ela possui todos os rolamentos do tipo comuns.

 

35537804482_8f6e68b27e_b.jpg

 

Internos de desarme padrão shimano , esse sistema é bem consistente , não dá defeitos ,foi aprimorado para fazer o desarme no botão apenas , do mais é um projeto de pelo menos 20 anos , desde as bantam , isso traz uma confiança e credibilidade ao sistema.

Realmente nessa parte a shimano é impecável.

34865347734_3c2cf03109_b.jpg

 

MASSSSSSSS , sim SRS . aqui cabe a minha sincera e profunda decepção com o projeto.

O sistema de devaneador não só dessa mas como da CURADO 70 (SIM SRS ) A CURADO 70 possui o eixo do sem fim em PASMEM : PLASTICO !!!

Já havia falado anteriormente a respeito disso na aldebaran ( eles colocaram unha de plastico) e claro mataram a carretilha.

Agora eles me colocam o sem fim de plastico.

Aí é sacanagem com a turma , enquanto a abu garcia faz em titânio , a quantum faz em cerâmica , a shimano faz em plastico e falo para vcs , é recorrente , somente hj ví 2 vezes.

34865346924_9b44809b43_b.jpg

PARA QUEM NÃO QUISER ACREDITAR OLHA DE NOVO.

35667013166_630ee5eb16_b.jpg

Inclusive é possível upgrade de rolamentos nesse sem fim , e na manivela acrescentando 5 rolamentos .

 

35575807751_79c8c34c70_b.jpg

Foto dos 5 rolamentos da carretilha corpo (apoio do pinhão) tampa lateral fo freio , torre de manivela e 2 (antireverso e ao lado) apoio do carretel.

Todos do tipo comum semabsolutamente nenhuma espec de abec.

Pois é galera é isso , responde as perguntas acima :

Vale a pena?

Se vc quer uma shimano ,sim , se vc possui alguma ,não

Se vc já pesca , vai se decepcionar com ela pois não vejo essa carreta pescando por muito tempo sem apresentar problemas no AM.

É  igual a sua antecessora?

Não , a caenan 100 possui 1 rolamento a mais no carretel , o que confere um reforço de estrutura melhor , fora isso possui o devaneador em metal (latão cromado) , isso faz da antiga bem mais confiável.

Vale o que custa?

Essa nova custa 650,00 , eu sinceramente não compraria ela por esse valor , existem carretilhas com custo benefício bem melhores que ela

É uma carretilha feita para puxar peixes um pouco maiores ? acima de 4 ou 5 kg ?

Evidente que não , pode acontecer de puxar alguns peixes desse tamanho , mas vai acontecer de abreviar a vida útil delas

Pode ser usada no mar , mangue ou costeira?

Eu sinceramente não aconselho , por conta dos rolamentos e fricção dela , mas claro que cada um sabe o que faz.

Enfim , quero deixar claro que não sou patrocinado por ninguém e a minha opinião é baseada em fatores técnicos e não por emoções e marcas , abraços a todos , espero ter ajudado .

Estou com o revire da VENATOR LITE PRONTO TB PARA VCS  !!!

ABRAÇOS !!!!!!!!

 

PESSOAL DESCULPE AS FOTOS TIVE QUE MUDAR O SERVIDOR O PHOTOBUCKET QUER COBRAR UMA PEQUENA FORTUNA PARA HOSPEDAR AS FOTOS AGORA JÁ ESTOU COM OUTRO !!!!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o fim, unha e eixo sem fim de plástico:suicide:!! A Shimano ta de brincadeira com o consumidor né??? Vai me desculpar, mas até a minha Brisa gto 11000 aguenta mais desaforo, é mais leve e se colocar rolamento cerâmico fica um foguetinho por metade do valor... Daiwa Tatula ct e Fuego mandaram lembranças! Minha próxima aquisição vai ser uma Tatula Ct, sem dúvidas! 

Chedid, parabéns pelo excelente review e pela transparência das informações! É isso aí, a verdade deve ser dita!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

infelizmente quem perde é o consumidor, mais ainda ser for brasileiro...... motivo? mercado agressivo em relação quantidade x custo. famoso fazer mais com menos..... falar em 4 parafusos em uma carretilha, faz agora x a produção deles e quanto eles conseguem economizar nessa conta..... e olha, até onde sei, caenan é praticamente o modelo de entrada.... por 650? sério? dificil comprar hoje carretilhas aqui no brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/07/2017 at 20:06, Gabriel Bessa disse:

É o fim, unha e eixo sem fim de plástico:suicide:!! A Shimano ta de brincadeira com o consumidor né??? Vai me desculpar, mas até a minha Brisa gto 11000 aguenta mais desaforo, é mais leve e se colocar rolamento cerâmico fica um foguetinho por metade do valor... Daiwa Tatula ct e Fuego mandaram lembranças! Minha próxima aquisição vai ser uma Tatula Ct, sem dúvidas! 

Chedid, parabéns pelo excelente review e pela transparência das informações! É isso aí, a verdade deve ser dita!

Pois é Gabriel , sinceramente não sei aonde vamos chegar mas sim a sua brisa é bem superior em estrutura que ela , aliás praticamente do mercado são , abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/07/2017 at 07:02, Eder Nascimento disse:

Sempre mandando bem Cheidid. A shimano precisa rever algumas coisas, querer brigar por esta fatia no mercado de carretas mais em conta é uma coisa, mas se queimar abaixando a qualidade não dá.

Abraço

Grande Eder , realmente fiquei bastante espantado ,por conta disso fiz o review .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/07/2017 at 09:33, Edson Yukio disse:

infelizmente quem perde é o consumidor, mais ainda ser for brasileiro...... motivo? mercado agressivo em relação quantidade x custo. famoso fazer mais com menos..... falar em 4 parafusos em uma carretilha, faz agora x a produção deles e quanto eles conseguem economizar nessa conta..... e olha, até onde sei, caenan é praticamente o modelo de entrada.... por 650? sério? dificil comprar hoje carretilhas aqui no brasil.

Edson , mais com menos , é exatamente esse o fato , mas poucos como vc ou os meus amigos acima comparecem para falar a respeito , esse review daqui há 1 mês já estará esquecido e a turma voltará a comprar tal produto que na minha opinião é muito ruim mesmo , a aqueles que acompanham só resta o alerta , abraços , continue acompanhando !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎05‎/‎07‎/‎2017 at 08:36, Eduardo Chedid disse:

Edson , mais com menos , é exatamente esse o fato , mas poucos como vc ou os meus amigos acima comparecem para falar a respeito , esse review daqui há 1 mês já estará esquecido e a turma voltará a comprar tal produto que na minha opinião é muito ruim mesmo , a aqueles que acompanham só resta o alerta , abraços , continue acompanhando !!!!

confesso que as vezes faço compras na emoção, mas ainda assim sempre dou uma procurada a saber sobre o material que  estou interessado.

infelizmente estamos munidos de produtos meia boca no mercado, e caros!!! afinal, do que adianta se criar um produto que é pra vida toda e o cliente não voltará ? apesar de as novas gerações estarem pensando e agindo diferente, ainda há aqueles que gostam de um material e mantem ele por longo periodo...

hoje estou vendendo minhas carretas para poder ficar com uma melhor que atenda mais minhas necessidades, e olha que eu acredito que não tenha carretilhas ruins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz...que pisada na bola esse lance da Shimano de colocar em algumas carretas unha e eixo sem fim de plásticomau::...Peças que mesmo sendo de metal, se não for constantemente lubrificadas, já tem a vida útil encurtadas...Pior ainda fazendo também na Curado, que há muitos anos sempre teve a robustez como atrativo... A Shimano se continuar nessa filosofia, logo estarão lançando carretilhas com coroa e pinhão de plástico. seila:: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 06/07/2017 at 10:01, Evandro P. F. de Camargo disse:

Chedid,

Sabe me dizer se a irmã da curado 70, a scorpion 70, também tem o eixo sem fim em plástico?

Obrigado.

@Eduardo Chedid tb gostaria dessa informação.

O senhor já chegou a ter em mãos uma scorpion 70 para nos tirar essa dúvida?

EDITADO

Achei e a metanium Mgl e scorpion 70 tb é de plástico.

http://fish.shimano.com/media/fishing/shimano/sac/images/schematics/Low_Profile_Baitcasting/Current_Models/Metanium_MGL/16METAMGL_OVS_HGL_v1_m56577569831025912.pdf

 

http://fishingreelsschematics.blogspot.com.br/2017/02/shimano-scorpion-70-71-hgxg.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pois é pessoal sim a curado 70 e acabei de abrir a casitas nova também ,a shimano está substituindo tudo por plástico (custo né) , não vejo essas carretilhas pescando aqui no nosso mercado sem dar problemas em pouco tempo , e para ajudar peças para shimano só importando mesmo .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...