Ir para conteúdo

Desempenho motores 15, 18 e 30hp


Posts Recomendados

Recentemente comprei um motor novo, um Tohatsu 18hp .  Apesar do motor estar amaciando dá pra ter uma noção do desempenho dele comparando com outros motores. 

Barco foi uma Semichata 6m, 85kg, 1.35 m de boca, 1m de fundo.  2 pessoas pesadas( 210kg), 2 poitas, tanque quase cheio, bat 60amp, elétrico 35lbs e tralha de pesca.    Lembrando que os valores foram em represa  com agua parada. 

 

1) Evinrude 15hp, hélice 9.25 x 10.    -------------30km\h

2)Mariner  Marathon 15hp, hélice 9.25 x 9 -------32km\ h

3)Tohatsu 18hp, hélice 9.25 x 9 --------------------38km\h

4)Mercury 25hp ( 30) hélice 9.9 x 12 ------------- 46km\h

19959095_1403822823048838_89883593958358

 

 

Tirando por base a velocidade do Seapro  30hp e dos 15hp , o 18hp rendeu muito mais que um 15hp  mesmo em fase de amaciamento  e mistura dobrada, e pesando quase o mesmo.    É um motor que fica mais perto do Yamaha 25hp ou outro 25hp convencional do que um 15hp mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bacana os dados guto  joia:::

imagina esse  tohatsu 18 hp   = só  c/   tank  fuel pela metade;  e o piloto   ; nesse casco de 6 mts  que citou  ;  depois de amaciado  ;;;;;;;::bassboat::

minha opiniao  = tohatsu  18 hp  ; 25 sea pro  e  tohatsu 30 hp   =   nas categorias ;  sao motores   tops  msmo  ok  ;;;;;::bassboat::

boa sorte   c/ o novo motor  parceiro ;  e otimas pescarias  camarada :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio, acredito que sozinho e sem tralha suba uns 5km\h assim como o Seapro e os 15hp subiram, porém não é um uso normal do motor, pelo menos pra nós pescadores, kkkkkkk

Em 3 pessoas com a mesma tralha que citei, que realmente é um uso mais comum que faço, o Evinrude 15hp deu 28km\h, o Tohatsu deu 35km\h e o Seapro 43km\h.  O Mercury super  acredito que de uma diferença mínima nem 2km\h.    

Mas há de se por umas ressalvas, o Tohatsu e Mercury Super as vezes é comparado com um 15hp, mas muito pelo preço, mas são motores em média  5 a 6kg mais pesado, a partida não é tão leve e em marcha lenta pipoca um pouco mais em se comparando com Yamaha, Jonhson e Mercury americano, motores que são genuinamente 15hp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom os testes Guto!!! :good:

Desta forma da pra toda turma ter uma boa ideia sobre desempenho de cada motorização, assim pode ajudar muito quem pretende comprar seu primeiro motor, ou até mesmo quem queira mudar de potencia.

Parabéns pela iniciativa dos testes!!!joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ibrahim disse:

Meu Mercury Super transformado em 18 ja bateu 43km/h medido no gps oregon com canoa 5,5m. somente eu com  tanque cheio, caixa de tralha pequena e uma caixa de térmica pequena.

Ibrahin vamos por a prova lado a lado esse Tohatsu com um Super de um amigo, ver na prática qual a real diferença entre eles.  Mas gostei demais do motor, andador e econômico e uma vantagem sobre os 15hp tradicionais é que com peso ele não arrega tanto . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/07/2017 at 21:11, Guto Pinto disse:

Ibrahin vamos por a prova lado a lado esse Tohatsu com um Super de um amigo, ver na prática qual a real diferença entre eles.  Mas gostei demais do motor, andador e econômico e uma vantagem sobre os 15hp tradicionais é que com peso ele não arrega tanto . 

Guto, 

Seria interessante este comparativo e acredito que o Tohatsu vai ser um pouco mais rápido por vir original de fabrica.

A transformação feita no Mercury é abrir o gicle de lenta e regular o curso de aceleração, o tohatsu deve ter algo diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Ibrahim disse:

Guto, 

Seria interessante este comparativo e acredito que o Tohatsu vai ser um pouco mais rápido por vir original de fabrica.

A transformação feita no Mercury é abrir o gicle de lenta e regular o curso de aceleração, o tohatsu deve ter algo diferente.

O Tohatsu pelo que sei tem um carburador com venturi de 22mm e o Super 20mm, os gigles são diferentes e a peça que faz o avanço tb, ou seja a diferença entre os dois é o carburador inteiro, por algumas informações  o Super usa o mesmo carburador do  18  da década de 90 e começo dos 2000 .   Quem teve os dois fala que o Super mesmo transformado anda um pouco a menos, eu já usei os dois numa pescaria e andaram juntinho.  Isso vamo ver só lado a lado com mesmo barco e peso. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/07/2017 at 20:01, Ricardo Ernega disse:

Tenho um também é já é meu segundo motor deste hehehe como vc falow a lenta num é um ouro mais pelo desempenho q tem isso não importa kkkk o meu em um  barco de 6 metros de mais de 100 kilos só eu de piloto barco vazio bateu 44 porém com passo 10

@Ricardo Ernega, bom dia. Por curiosidade, me passe os dados de seu barco pra eu ter um parâmetro de tamanho e peso. Também tenho um 18HP mas ainda não tenho o barco e achei interessante a velocidade que auferiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/07/2017 at 20:28, Ibrahim disse:

Meu Mercury Super transformado em 18 ja bateu 43km/h medido no gps oregon com canoa 5,5m. somente eu com  tanque cheio, caixa de tralha pequena e uma caixa de térmica pequena.

@Ibrahim, bom dia. Por curiosidade, me passe os dados de seu barco pra eu ter um parâmetro de tamanho e peso. Também tenho um 18HP mas ainda não tenho o barco e achei interessante a velocidade que auferiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse fds usei um Yamaha 15 Hp 2010 no rio parana e como tô acostumado com o meu 18 dava até tédio kkkk da uma boa diferença de velocidade em porém na minha opinião so perde em velocidade pois o resto em tudo o Yamaha e melhor kkkk partida bem mais leve motor mais leve muito mais silencioso e no consumo creio eu que seja muito pouca coisa de diferença um para o outro !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, ThiagoRossi disse:

@Ibrahim, bom dia. Por curiosidade, me passe os dados de seu barco pra eu ter um parâmetro de tamanho e peso. Também tenho um 18HP mas ainda não tenho o barco e achei interessante a velocidade que auferiu.

Thiago,

Esta velocidade foi com um barco alugado se não me engano era um barco da Pantanaltica, tenho no meu rancho um  Canadian 6 metro barco pesado desenvolve 40 km/h com pouca tralha e uma pessoa, o peso do barco e a carga influencia demais na velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

guto  camarada  :amigo:

  ja amaciou  o tohatsu parceiro ??  ta navegando em que casco  ; na chata  nova  ??

no video  ai   acelerando  = tá o bicho  em  ;  gutao    ....  redondinho  ;;;;;;::bassboat::

roncando justinho e macio    =  novooo né  ;;;;;;::bassboat::

motor topppp ; curto muito os tohatsu   palmas::

abraço :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Fabio Giovanoni disse:

guto  camarada  :amigo:

  ja amaciou  o tohatsu parceiro ??  ta navegando em que casco  ; na chata  nova  ??

no video  ai   acelerando  = tá o bicho  em  ;  gutao    ....  redondinho  ;;;;;;::bassboat::

roncando justinho e macio    =  novooo né  ;;;;;;::bassboat::

motor topppp ; curto muito os tohatsu   palmas::

abraço :good:

Ja ta no segundo tanque, só o primeiro usei mistura dobrada.   To usando na 6m mesmo pois é o barco que mais uso.  To muito contente com o 18, bebe muito pouco e anda muito , pro meu uso aqui no Pardo tá sendo top , pra gastar um tanque foi osso, isso que não aliviei muito não.  A Chata 5m tá com o Seapro, usei umas 3 x só, mas com ele tá voando baixo em dois e tralha tá passando de 48km/H nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

economico ;  e andador esse tohatsu 18  ;  ñ tenha duvida  gutao  palmas::

esse  é um motor  bom p/ preparo ;  na categoria  ; alem do peso  ;  ao meu ver ....

qdo navegar só vç ;  o tank fuel  ;   e  c/  a  chata  =  fala como foi  o resultado depois   ;  c/ o 18  novo  joia:::

e     como será  na chata ???   =  só  c/  piloto ;  meio tank fuel ;  e o sea pro  .....

 c/ 2 pessoas  + tranquerada  na chatinha de 5mts ja´; c/ sea pro   tá virando legal  ; imagina  a =  cadeira eletrica parceiro  :gorfei:

valeu guto  ; bacana que está contente ;   e satisfeito  c/ o motor ; e conjunto nas pescas pelo rio pardo parceiro  joia:::

abraço ; :good:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos pescadores.

Venho desde 2011 falando aqui no Fórum sobre o TOHATSU ser um super motor. Comprei em 2011 junto com uma Calaça 6m Semichata.

Uso muito no Araguaia e na represa de Corumbá 4

Boa velocidade mesmo com o barco pesado, tem excelente acabamento, pega sempre na primeira puxada e é irritantemente econômico.

Nunca usei outro óleo que não o Quicksilver.

Recomendo mesmo.

Um grande conhecedor como o Guto, que agora tem um, sabe do que estou falando.

Um abraço a todos e ótimas pescarias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...