Ir para conteúdo

SHIMANO CURADO 200K X CURADO 200I


Posts Recomendados

Amigos do FTB, achei um canal americano do Youtube com interessantes testes de carretilhas, chamou-me a atenção esse teste abaixo, um confronto de arremessos entre a nova Curado 200K e a anterior Curado 200I, com a mesma vara, mesma linha e mesmo peso de isca.

Pelo teste a nova Curado K ganha da anterior por cerca de 10 pés, ou seja, 3 metros de arremesso, não é muita coisa, mas já é um indicativo de bom desempenho da novidade, a qual, além disso, é menor e mais anatômica.

O canal (The Reel Test) tem muitos testes de desempenho de carretilhas Daiwa e Shimano, achei bem legal.

Abraços !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jorel disse:

O que não vira é esse peso das carretilhas da shimano, a quantum faz a smoke uma carretilha conhecida como muito resistente com chassi de alumínio + uma tampa tbm de alumínio  com $175Gr, a Black widow com chassi de alumínio pesa 162Gr doeu:: , A shimano só consegue tirar peso das carretas quando faz de magnésio...

kkkkkkk vdd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, a questão aqui é que a Shimano usa coroa e pinhão de latão e náo de alumínio, aí está a razão para a diferença de peso. Mas tbm leva a uma maior resistência dos materiais, por isso vemos shimanos com 10 anos de muito uso funcionando  tão bem. O preço pela maior durabilidade é um pouco mais de peso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jorel disse:

Vou pesquisar sobre esse negócio de SHIMANO USA COROA E PIÃO DE BRONZE pode até ser mas todas acho que não..

As curado usam, as mais leves nāo (metanium, aldebaran, etc...)

images (49).jpg

images (46).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, algumas carretilhas da Shimano só estão tendo nome! Utilizei uma Curado 200 hg de um amigo, sendo que ela estava com o botão de desarme balançando no apoio, freio fraco e soltando com socos... Aí vem o review do Chedid e revela que a Curado 70 e Caenan possuem eixo sem fim de plástico... Aldebaran custa 2000 reais, tem unha do devaneador de nylon e um monte de plástico... Por essas e outras que acredito que a Daiwa está atropelando a Shimano em resistência e qualidade! Em relação às carretilhas de entrada da Shimano, ao meu ver, a Ms "passa o sarrafo" tranquilamente... Vamos esperar para que o tempo nos mostre como se sai a nova Curado K, entretanto já achei retrocesso passar de 210 gramas para 220 gramas... Tatula Type r começou com 215 g e a nova Tatula Ct type r já está com 200 g, mantendo a resistência e qualidade... Creio que a época das Shimano com 10 anos de uso, que você citou, já se foi... Lembrando que essa é só minha opinião!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel, o tempo é o senhor da razão, eu tenho shimanos antigas e comprei novas, entre elas scorpion e curado 70 xg e curado 200 hg, vamos ver o que acontece com elas com o tempo, eu penso que com boa manutenção qualquer carretilha de qualidade se conserva. No que refere ao eixo do sem fim, se vc se refere ao eixo do devanador de linha (worm shaft), acho que há um engano, ele é de alumínio, o sistema em si contém peças de plastico, mas o eixo é em alumínio. Veja que o review do Chedid,  da curado 201 hg, embora agora não estejam aparecendo as fotos, refere o seguinte:

"Sistema simples todo em plástico.

Nesse caso existe a possibilidade de substituição de 1 bucha por rolamento , provavelmente na scorpion deve ser assim.

Tampa em plástico .

Eixo do devaneador em aluminio."

Nesse video aqui vc pode ver, lá pelos 3min20s que o eixo é em alumínio mesmo:

abs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, João Luiz Lusardo disse:

Gabriel, o tempo é o senhor da razão, eu tenho shimanos antigas e comprei novas, entre elas scorpion e curado 70 xg e curado 200 hg, vamos ver o que acontece com elas com o tempo, eu penso que com boa manutenção qualquer carretilha de qualidade se conserva. No que refere ao eixo do sem fim, se vc se refere ao eixo do devanador de linha (worm shaft), acho que há um engano, ele é de alumínio, o sistema em si contém peças de plastico, mas o eixo é em alumínio. Veja que o review do Chedid,  da curado 201 hg, embora agora não estejam aparecendo as fotos, refere o seguinte:

"Sistema simples todo em plástico.

Nesse caso existe a possibilidade de substituição de 1 bucha por rolamento , provavelmente na scorpion deve ser assim.

Tampa em plástico .

Eixo do devaneador em aluminio."

Nesse video aqui vc pode ver, lá pelos 3min20s que o eixo é em alumínio mesmo:

abs.

 

Me referi ao eixo sem fim da curado 70! O da 200 hg é alumínio msm...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, o da 70 é em um polímero especial, mas que, segundo a Shimano é muito resistente, até pq me parece que esse eixo não é um ponto crítico de tensão e desgaste em uma carretilha desse porte.

Esse tópico do forum da Tackletour trata da utilização desse material pela shimano na curado 70, com a explicação de um técnico da shimano usa (usuário Bantam1):

 
  •  

by Bantam1 » Sun Feb 12, 2017 9:32 pm 

The plastic has proven to me way more durable and consistent than the aluminum or brass/chrome plated worm shafts. We would not have gone to it if it didn't test better than the current materials. 

With the metal worm shafts they have to be machined. There are tolerances that can lead to uneven line lay. There are also corrosion issues for the inshore guys. The engineers did all sorts of durability testing to ensure these are better. I can't tell you exact numbers (I have them), but they last several thousands of cycles longer and each one is perfect. We have yet to see an issue with one within our own repair department or from the reels being returned through our dealers (box stores and independents). 

Everyone freaks out about plastic on a non load bearing part. I still don't get it. There are so many things made out of plastics/polymers/composites these days. I guess we better stop driving automobiles. Lots of plastic in those  :roll:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Jorel disse:

Assim ta melhor :blush:

O plástico provou-me maneira mais durável e consistente do que os eixos de vermes de alumínio ou latão / cromado. Não teríamos ido se não testar melhor do que os materiais atuais.

  Com os eixos de minhoca metálicos, eles precisam ser usinados. Existem tolerâncias que podem levar à formação de linhas irregulares. Há também problemas de corrosão para os caras costeiros. Os engenheiros fizeram todos os tipos de testes de durabilidade para garantir que estes sejam melhores. Eu não posso dizer-lhe números exatos (eu os tenho), mas eles duram vários milhares de ciclos mais e cada um é perfeito. Ainda temos um problema com um dentro do nosso próprio departamento de reparo ou dos carretéis sendo devolvidos através de nossos revendedores (caixas e independentes).

  Todos ficam loucos sobre o plástico em uma peça não carregadora. Ainda não entendi. Há tantas coisas feitas de plásticos / polímeros / compósitos nos dias de hoje. Acho que é melhor parar de dirigir automóveis. Muito plástico nesses: roll:
 
 
 
 
 

Justamente por isso que, em durabilidade, os carros de hoje nem se comparam com os de antigamente!!! O único fato aceitável, atualmente, é a lataria mais frágil, pois em casos de acidente ela absorve parte do impacto e protege os passageiros... Se esse eixo de plástico é melhor ou não, ele ainda não me convenceu! Porém, uma coisa é certa, ele não é mais forte que os metálicos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel, isso se chama tecnologia, todo dia surgem novos materiais. Quando aparecer um eixo desses quebrado vamos poder dizer que o material é fraco, até lá eu aceito a palavra da Shimano, acho que seus projetistas  sabem um pouquinho mais que nós nesse tema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando se generaliza falando se apenas q o material é de "plástico" já se associa à fragilidade...mas atualmente temos polímeros de engenharia à base de poliamida, tipo o Technyl (marca registrada da Rhodia) Trata-se de um produto de alta resistência ao desgaste e a agentes químicos, podendo assim substituir com vantagens o bronze, latão, alumínio, duralumínio, ferro fundido e aço. Eu tenho peça de Technyl no eixo do meu motor elétrico, num lugar de atrito, peça que um torneiro me fez no torno, e que nunca se desgastou.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
5 horas atrás, Solano Corrêa disse:

Amigos, a nova Curado k 200 XG, com IPT de 91cm seria uma boa aquisição para puxar hélices na pesca de Açus? ou agora com o sistema Micro Module corre o risco de desgaste das engrenagens impossibilitando uma pesca mais desgastante como a da Amazônia?

Solano, eu acho que é uma excelente opção para AM, desde que vc não se incomode  com o peso dela (212 gramas) mas, como já disse, o peso maior vem do fato de usar pinhão e coroa de latão, o que faz com que seja mais resistentes que as carretilhas de mesmo porte mas mais leves, que geralmente usam pinhão e coroa de alumínio (como as próprias metanium da shimano). Ela é menor e mais ergonômica que a curado 200I e tem ótimo IPT. Qto ao desgaste das engrenagens, sendo elas em latão eu acredito que não deve haver problema, mesmo sendo do tipo micro module. Na pesca com iscas de hélice não são as engrenagens que puxam a isca, mas a vara, por isso usamos varas de ação rápida, a carretilha serve para armazenar linha e para apresentar resistência ao peixe pelo drag (fricção), após a puxada da isca só usamos as engrenagens para recolher a linha que bambeou. Eu usaria sem medo, acho que deve ser uma carreta bem resistente. Abaixo vão fotos do pinhao e cortoa da 200K.

abs.

IMG_1360.JPG

IMG_1361.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
4 horas atrás, Marcos Juliano disse:

Minha curado K com 1 pescaria e 2 peixes pequenos e  está com o drag arriado. Sério. 

 

Deve estar no máximo com 2kg de drag. 

Nem sei o q dizer. 

 

“Deve estar” significa que você não mediu, certo?

Primeira coisa que sugiro fazer é medir. Segunda coisa é conferir se está regulando direito. Terceira é abrir a carretilha pra conferir, se você tem confiança. Se o problema persistir e você não encontrar nada errado, explique para o Alemão (aqui no fórum tem o contato) e veja com ele o que fazer. Dica extra (parece óbvio, mas muitos cometem esse erro): de maneira alguma envie sua Shimano para quem não gosta de Shimano. 

OBS.: as minhas duas estão ótimas com muitos dias de pescaria na Amazônia. 

Abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Marcel Werner disse:

“Deve estar” significa que você não mediu, certo?

Primeira coisa que sugiro fazer é medir. Segunda coisa é conferir se está regulando direito. Terceira é abrir a carretilha pra conferir, se você tem confiança. Se o problema persistir e você não encontrar nada errado, explique para o Alemão (aqui no fórum tem o contato) e veja com ele o que fazer. Dica extra (parece óbvio, mas muitos cometem esse erro): de maneira alguma envie sua Shimano para quem não gosta de Shimano. 

OBS.: as minhas duas estão ótimas com muitos dias de pescaria na Amazônia. 

Abraço. 

Valeu. Eu curto demais o arremesso e o freio centrífugo. MesmO sem customizar , arremessa demais. 

Vou checar esses pontos , valeu 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Minha está perfeita pena soh eh o peso e agora aumento um pouco pq tah com 12 rolamentos, vou providenciar a troca da estrela de destrave pra alumínio e a tampa de fricção de alumínio tb, mas ela eh robusta e muito o chassi eh perfeito TB fiz na Revo4 Premier e o Chassi TB eh forte mas o da Curado K eh mais e mais pesado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...