Ir para conteúdo

Como transformar motor Mercury 15 para 18HP?


Posts Recomendados

Boa tarde pescadores!!!

Tenho um motor Mercury 15hp super e gostaria de transforma-lo para 18hp, me disseram que é simples.

Mas onde faço esse ajuste? Em que lugar do motor devo mexer para essa alteração?

Se puderem ajudar, agradeço.

Um agrande abraço, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flávio veja se não foi feito quando vc comprou. O que pessoal faz nas css é aumentar o diametro do Giclê com uma broca e aumentar o curso da haste do acelerador a modo que consiga abrir o máximo a borboleta do carburador.  O ideal é procurar um css, aí perto de valinhos tem muitas pra ver se já não foi feito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

Flávio veja se não foi feito quando vc comprou. O que pessoal faz nas css é aumentar o diametro do Giclê com uma broca e aumentar o curso da haste do acelerador a modo que consiga abrir o máximo a borboleta do carburador.  O ideal é procurar um css, aí perto de valinhos tem muitas pra ver se já não foi feito

Guto,

Comprei de uma pessoa que não fez a mudança. Mas andei lendo que era só aumentar o curso da haste do acelerador... achei que fosse mais simples.

Vou ver com um mecânico.

Obrigado, um abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

q eu saiba, os gicles ja estao corretos de fabrica, tem que fazer abrir mais a borboleta com a haste do acelerador, acertar a regulagem de ar/combustivel no parafuso,  e mais uma coisa q nao me lembro qual eh. 

 

mas nao fica igual o tohatsu 18. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Astra-Taranis disse:

q eu saiba, os gicles ja estao corretos de fabrica, tem que fazer abrir mais a borboleta com a haste do acelerador, acertar a regulagem de ar/combustivel no parafuso,  e mais uma coisa q nao me lembro qual eh. 

 

mas nao fica igual o tohatsu 18. 

Beleza Astra, obrigado.

Achei que era mais simples fazer a alteração, vou ver com a assistência técnica.

Um abraço,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Você  pode mexer onde quiser, se não trocar o avanço da mesa ele não vai mudar em nada, nos 18 TOHATSU já vem com avanço de 3 estágios os MERCURYS somente 2 VC não consegue abrir a BORBOLETA 100% nos gicles nem pensar em passar brocas, vai matar o motor.  compre uma mesa do tohatsu e avance 2 graus na mesa. Acabou fica melhor sem duvidas, ja fiz mais de 100 sem nenhum problema melhora o rendimento em torno de 10%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Chicão disse:

 Você  pode mexer onde quiser, se não trocar o avanço da mesa ele não vai mudar em nada, nos 18 TOHATSU já vem com avanço de 3 estágios os MERCURYS somente 2 VC não consegue abrir a BORBOLETA 100% nos gicles nem pensar em passar brocas, vai matar o motor.  compre uma mesa do tohatsu e avance 2 graus na mesa. Acabou fica melhor sem duvidas, ja fiz mais de 100 sem nenhum problema melhora o rendimento em torno de 10%.

Chicão valeu a dica.... vou ver isso tb.

Um abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

flavio amigao  ; se seu carburador ñ tiver o venturi  de 22 m/m   =  nunca vai ser um  18hp  msmo depois de  trasformado  ok  /

p/ ficar realmente um TOHATISU 18hp  original  = ñ é viavel  ok  ; tem que trocar muita coisa  amigao  ....

reveja ;  pesquise  no forum  =  tem  muitoooo  msmo  a respeito  do tema ; falamos  ; refalamos  e ate saturou  ;   e tals  ......................

chicao  parceiro  :amigo: =    e ai  camarada  beleza meu irmao  ??  sumiu  ; tá rico né  :gorfei:

minha opiniao  apenas =  mao  de   ( P )    que passa broca em gile  =  nesse caso  aqui  = acaba c/ o motor  .... ::nada::

passar broca em gile  só no caso  de preparar  carburas  p/ outros tipos de acertos ;  e combustiveL 

 SÓ no caso de ñ existir  gigle  na medida desejada  ; que se passa broca  ; e se ñ souber fazer  =  fodeu ...

tem muita coisa aqui ja debatida  sobre esse motor 15  super;   e talss ....   

depois  que conferir o venturi  do seu carbura  =  pesquise sobre  a MESA q chicao  disse ai  

 ao meu ver  ;  o mais viavel ;  custo beneficio  =

é oq chico deu a dica  joia:::

boa sort  ; abraço :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Fabio Giovanoni disse:

flavio amigao  ; se seu carburador ñ tiver o venturi  de 22 m/m   =  nunca vai ser um  18hp  msmo depois de  trasformado  ok  /

p/ ficar realmente um TOHATISU 18hp  original  = ñ é viavel  ok  ; tem que trocar muita coisa  amigao  ....

reveja ;  pesquise  no forum  =  tem  muitoooo  msmo  a respeito  do tema ; falamos  ; refalamos  e ate saturou  ;   e tals  ......................

chicao  parceiro  :amigo: =    e ai  camarada  beleza meu irmao  ??  sumiu  ; tá rico né  :gorfei:

minha opiniao  apenas =  mao  de   ( P )    que passa broca em gile  =  nesse caso  aqui  = acaba c/ o motor  .... ::nada::

passar broca em gile  só no caso  de preparar  carburas  p/ outros tipos de acertos ;  e combustiveL 

 SÓ no caso de ñ existir  gigle  na medida desejada  ; que se passa broca  ; e se ñ souber fazer  =  fodeu ...

tem muita coisa aqui ja debatida  sobre esse motor 15  super;   e talss ....   

depois  que conferir o venturi  do seu carbura  =  pesquise sobre  a MESA q chicao  disse ai  

 ao meu ver  ;  o mais viavel ;  custo beneficio  =

é oq chico deu a dica  joia:::

boa sort  ; abraço :good:

Bom dia Fabio 

Obrigado pela dica.... pelo visto acho mais fácil comprar um motor mais potente...rsrs

Um abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

repetindo aqui  =  se quer um motor 18 hp  =  compre um motor 18hp original    ok  

creio que  é  mais viavel   e vç tera realmente os  18hp   sem  dor de cabeça  ;;;;::bassboat::

sobre a peça   que faz a borboleta  do acelerador abrir 100%   no tohatsu 18 hp   ;

peça se chama = came de aceleraçao    ;   veja ai na foto , peça de aluminio onde corre a roldana de aceleraçao ok  

muitos enchem c/ solda   ; ou massa   o came do super  15 ;  na tentativa de  deixar  igual   =  ao came do 18 original  ok / 

boa sorte ;  e ao dispor flavio  :good:

 

IMG05094.jpg

IMG05095.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que o venturi 22mm só é nos últimos Tohatsus 18, os Tohatsus 18 da década 90 e 2000 usavam o mesmo carburador  e gigles do Mercuy 15 super. 

Segundo algum testes que vi na net o Tohatsu 18 gera 21hps, eu estou presenciando isso no meu, o motr anda muito comparando com um 15hp , tá muito mais perto de 25hp convencional do que um 15hp.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cada ano  desse motor  tem uma configuraçao  diferente  = como guto disse ok  joia:::

como no motor super 15  = conforme o ano  =  configuraçao diferente  tambem  ok 

minha opiniao  =  ñ pode comparar  tohatsu 18 hp original  e real     =  c/ super 15  hp / 

um tohatsu 18 hp   deixa muito ;  p/ traz  um super  15   ; ñ se compara  ....

ñ esquecendo   que =   ñ apenas mudam gigles de alta / baixa   ;

mas tambem o difusor do carbura ; alem do venturi ;  e outros itens   ok

abraço galera :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já possui um 18 ano 2001 com Mesma carburacao do atual 15 super e tenho hj um 18 2012 com carburacao com Venturi maior 22 conclusão q no teste q fiz com mesmo barco só com uma pessoa mais nada de traia  o 2012 deu 2 km de velocidade amais porém em uso normal axei ele mais lento em planeio e retomada ambos hélice passo 10 o com Venturi 20 anda menos mais é mais esperto em baixa porém gasta mais esse 2012 até o barulho e diferente kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/08/2017 em 06:27, Fabio Giovanoni disse:

repetindo aqui  =  se quer um motor 18 hp  =  compre um motor 18hp original    ok  

creio que  é  mais viavel   e vç tera realmente os  18hp   sem  dor de cabeça  ;;;;::bassboat::

sobre a peça   que faz a borboleta  do acelerador abrir 100%   no tohatsu 18 hp   ;

peça se chama = came de aceleraçao    ;   veja ai na foto , peça de aluminio onde corre a roldana de aceleraçao ok  

muitos enchem c/ solda   ; ou massa   o came do super  15 ;  na tentativa de  deixar  igual   =  ao came do 18 original  ok / 

boa sorte ;  e ao dispor flavio  :good:

 

IMG05094.jpg

IMG05095.jpg

Obrigado Fabio.

Um abraço Flavio 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Guto Pinto disse:

Lembrando que o venturi 22mm só é nos últimos Tohatsus 18, os Tohatsus 18 da década 90 e 2000 usavam o mesmo carburador  e gigles do Mercuy 15 super. 

Segundo algum testes que vi na net o Tohatsu 18 gera 21hps, eu estou presenciando isso no meu, o motr anda muito comparando com um 15hp , tá muito mais perto de 25hp convencional do que um 15hp.  

Valeu obrigado. 

Um abraço Flavio 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/08/2017 em 20:40, Ricardo Ernega disse:

Já possui um 18 ano 2001 com Mesma carburacao do atual 15 super e tenho hj um 18 2012 com carburacao com Venturi maior 22 conclusão q no teste q fiz com mesmo barco só com uma pessoa mais nada de traia  o 2012 deu 2 km de velocidade amais porém em uso normal axei ele mais lento em planeio e retomada ambos hélice passo 10 o com Venturi 20 anda menos mais é mais esperto em baixa porém gasta mais esse 2012 até o barulho e diferente kkkk

Ricardo bom dia.

Valeu pela dica.

Um abraço Flavio 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...