Ir para conteúdo

REVIEW TÉCNICO DA NOVÍSSIMA CARRETILHA KATANA ,POR EDUARDO CHEDID/ LDS TUNING


Posts Recomendados

SALVE GALERA !!!!!!

Hoje mais um review técnico do novo lançamento da marine sports (ms) , a carretilha KATANA  , o que esperar dela?

Sabemos que vem com chassis de alumínio (me agrada bastante) , mas:

Será que ela vale o que custa?

Os internos são bons?

Os rolamentos são de boa qualidade?

Ela veio de fato para brigar com a sua irmã mais nobre a BLACK WIDOW MODELO NOVO?

Ela vai figurar ao lado das melhores no Brasil?

OU SIMPLESMENTE VAI SER : MAIS DO MESMO . COMO A TURMA TEM FALADO ?

Muitas opções temos no mercado nacional hoje em dia , e todas praticamente na mesma faixa de preço (400,00 a 500,00).

Mas antes de começar ,vou deixar aqui os meus contatos para alguma custom , pintura etc.......

facebook : EDUARDO CHEDID

LDS Tuning

site : www.ldstuning.com.br    

Canal do youtube: eduardo chedid

AGRADECENDO AO GRANDE AMIGO VINICIUS SOUZA NETO ,QUE MANDOU A CARRETILHA SEM USO PARA CUSTOMIZAR E FAZER O REVIEW !!!!!!

 

Vamos aos fatos e fotos:

katana-1-300x300.jpg

Uma carretilha bem bonita , pequena , leve 170 gramas com velocidade alta 8,3/1 , vamos as especs dela:

Especificações:
.Manivela com infinito anti-reverso
.Carretel de duralumínio aliviado
.Chassi de alumínio
.Laterais em fibra de carbono
.Coroa em duralumínio
.Guia de linha revestido em titânio
.Manivela de carbono
.Freio e botão do controle de arremesso
com regulagem ponto a ponto
.Sistema de Freio centrifugo ECS, com regulagem interna
.Super freio com 6 arruelas: 3 de carbono +2 de aço
inox + 1 duralumínio
.Tampa lateral com dispositivo de segurança
.Marcador de linha
.Freio: 16lb / 7kg
.10 rol. de esferas +1 rol. roletes
.Relação de recolhimento: 8.1:1
.Recuperação por volta[IPT]: 87CM
.Peso: 170g
.Capacidade de linha:
multifilamento Vexter X8 30lb(0.25mm) / 150m

 

De inicio vemos que ela é bem pequena mesmo (padrão tamanho 100)

Ergonômica e mais longa que a BW nova ,corpo mais fino também:

 

 

P_20170804_152336

 

 

Grafismos em prata ,vejam que possui na lateral do corpo um indicador de linha , frescura?

Não acho , sinceramente acho a ideia boa , nesse ponto a MS vem oferecendo alguns mimos para os pescadores que as outras montadoras não faz.

 

 

P_20170804_152344

 

 

Chassis em alumínio , dá toda a estrutura a carretilha , impede torção , quebra com muito menos facilidade em comparação aos de carbono.

Detalhe importante : Vejam o botão de desarme da tampa lateral , está abaixo do botão de destrave , isso poderia ser um problema para perder a tampa , mas nesse caso não é por conta da sua tampa lateral de giro.

 

 

P_20170804_152401

 

Manivela em carbono , com knobs em eva , bem leve e ergonômica.

 

 

P_20170804_152352

 

 

 

Vejam como ela é afinada e estreita , isso é atualmente a proposta da maioria das montadoras .

 

 

P_20170804_152434

 

 

Por essa carretilha possuir freio centrífugo existiu uma preocupação da MS em colocar uma tampa de giro nela .isso vai impedir a perda dela na pescaria quando for regular o freio .

Notem que o sistema de sapatas só pode ser regulado internamente , isso faz que haja de fato uma necessidade de ter uma tampa desse modelo , PONTO POSITIVO.

Cheguei a comentar que o sistema foi copiado da shimano , mas já fui interpolado em relação a isso (NA NATUREZA NADA SE CRIA , TUDO SE COPIA) !!!!!

 

 

P_20170804_152444

 

 

Tampa girada para frente com o botão de desarme para cima, essa tampa e a da manivela são feitas em grafite / carbono.

 

P_20170804_152510

 

 

Sistema ECS (extreme centrifugal system) consiste de 6 pinos com números de 1 a 3 e colorações diferentes , cada uma das cores aplicam uma pressão diferente no disco de freio ora pelo comprimento ora pela dureza dos pinos.(QUANTO A DUREZA EU IMAGINO SER) Não fiz tal teste por ser muito invasivo.

Para quem gosta de uma carretilha arisca , mas que lança bem ,esse sistema é muito confiável e voltou com o sistema de 6 pinos também que já havia sido aposentado pelas montadoras.

 

 

P_20170804_152522

 

 

Carretel bem leve e com eixo de alumínio , aqui começamos a descobrir que se trata de uma carretilha para pesca mais leve peixes até  até 5 kg na média , até por conta da capacidade de linha dela 0,25 mm 150 mts (eu achei pela profundidade do carretel que não cabe essa quantidade).

Esse carretel é apoiado por 2 rolamentos contra 3 da BW nova , o que em teoria deixa ele mais solto para os lançamentos , mas veremos embaixo que não é bem assim.

A linha que está bobinada nela é uma monofilamento

Comparando com a BW nova 130 mts de linha 0,30 mm mono ,mas de olhar vejo que o carretel cabe mais linha que o da KATANA.

bw-nova-carretel-300x250.jpg   katana-carretel-300x300.png

 

 

Aqui embaixo começo a desmontagem propriamente dita para mostrar os internos da KATANA:

 

 

 

P_20170804_153008

 

 

Sistema de estrela completamente diferente das primas venator / BW , aliás para quem já desmontou uma carretilha da shimano , irá se deparar com um sistema muito parecido.

Aonde a estrela fica na mesma posição excursionando apenas uma porca de alumínio , isso é por conta da CAPS sistema de freio do carretel , elas ficam bem próximas e para não encostar nela .

O CAPS (ajuste de freio do carretel ) oferece ponto ponto (click) outro mimo bastante interessante.

O sistema de click da estrela é na parte superior feito por um minusculo pino e mola que em contato com a arruela plástica da foto faz o barulho (muito fácil de perder) ,muito cuidado nas desmontagens !!!!!!!

 

P_20170804_153902

 

 

 

 

Tampa da manivela com o sistema de click do CAPS , os parafusos são do tipo maquina com rosca fina 4 no total para segurar a tampa (PONTO POSITIVO).

 

P_20170804_153230

 

Manivela em carbono com knobs em eva (excelente pegada) apoio sobre 2 rolamentos (maciez) torres em alumínio (peso), poderiam sem em latão.

 

P_20170804_153937

 

Tampa da manivela em grafite / carbono .

Rolamento antireverso , essa é uma história a parte , mesmo sendo de microroletes ele é de qualidade ruim o que deixa aquela pequena folga para trás (um pecado).

Copo do antireverso em aço comum.

 

 

 

 

P_20170804_154024

 

 

Os rolamentos dessa carretilha até o momento são do tipo comum não vi até agora nenhum marinizado , indícios que ela não serve para o uso em águas salgadas.

O pequeno rolamento acima na foto é o de apoio ao pinhão.

Quando escutei a respeito fiquei muito satisfeito , massssssss..........

 

 

P_20170804_154238

 

 

Infelizmente o apoio é feito por apenas 1 rolamento , o da tampa , deveria ter um segundo rolamento no corpo ,mas não existe e para piorar a situação em alguns momentos do desarme o pinhão chega a raspar no chassis de alumínio(isso pode ser corrigido) mas é a nível de projeto mesmo (mesmo assim já é uma evolução em relação a BW nova que não o possui).

Os discos de freio são em carbono 3 peças o que garante maciez e um bom drag ,mas vejam são do tipo pequena área de contato , isso é uma segurança a mais para não quebrar algum componente no tranco da tomada de linha.

Agora começam (na minha ótica) os defeitos. Tanto a coroa como o eixo sem fim desse modelo são em alumínio crú ,a falta de anodização diminui a dureza de ambos ,aumentando consideravelmente o desgaste prematuro dessas peças.

Fora isso o sistema de freio conta com estrela de desarme e 2 arruelas em alumínio anodizado e 1 em aço comum , achei estranho e voltei para verificar de fato o que acontecia e verifiquei que essa carretilha possui de fábrica 11 rolamentos , mas o projeto é para 12 rolamentos .

Complicado ?

Eu explico para vocês : na tampa de manivela existe o rolamento antireverso e em alguns projetos o rolamento que vai em cima do antireverso para tirar qualquer tipo de folga lateral e aumentar a maciez , ele fica encaixado na sede redonda da tampa lateral ,essa aqui:

 

 

P_20170804_154024

 

 

Essa sede grande ao lado da CAPS e bem em cima do antireverso , é util também para evitar qualquer tipo de torção na tampa por conta do esforço na hora da briga com o peixe , pois bem verificando isso me deparei com algumas arruelas sobressalente e um tubo em latão :

 

 

P_20170804_153008

 

 

Na foto acima vemos claramente o calço dourado que faz o papel do rolamento , mas ele não trabalha como rolamento e sim como uma bucha de afastamento para substituir o tal rolamento em questão ,por conta disso colocaram uma arruela de aço (mais espessa) para evitar mais arruelas de calço.

Erro simples de resolver , mas é outro fator a se observar.

P_20170804_154616

 

 

 

 

Aqui acima a torre em alumínio , mais um rolamento do tipo comum e de repente um YOK estranho a marca MS , pois bem foi exatamente aí que eu descobri não se tratar de uma doyo (fabricante da MS).

Essa carretilha é de uma outra fábrica , por conta disso tantas diferenças .

 

 

P_20170804_154846

 

Acima o sistema de devaneador em alumínio crú apoiado por 2 rolamentos , tampa em plástico unha em metal , o carro desse sistema possui saída de linha ovalizada ,o que garante um menor contado com a linha nos lançamentos.

 

 

P_20170804_154642

 

 

O sistema de giro da tampa (eixo) é o mesmo que alinha o carro (garante um peso menor) e tira em eixo a mais da carretilha.

 

P_20170804_154942

 

 

O sistema de destrave da carretilha é feito por 2 molas o tijolo de desarme é em metal , lembra alguma carretilha ?

 

P_20170804_155305

 

 

Mais uma pista : os internos com suporte do botão de desarme parafusado .

O botão desarma muito lá em baixo

Considero a possibilidade de essa carretilha ser montada na mesma fábrica das quantum , mas não tenho certeza.

Ficou na minha cabeça essa possibilidade assim que peguei na mão e desarmei , mas alguns internos estão diferente.

Por conta disso não afirmo qual ser o fabricante.

 

P_20170804_155337

 

 

Foto do corpo completamente desmontado e besuntado com uma graxa azul.

 

P_20170804_155349

 

 

 

Foto da sede de rolamento da carretilha , corpo muito leve mesmo.

 

 

P_20170804_155413

 

 

 

Finalmente foto da estrutura debaixo do corpo , vejam que ele possui cortes laterais para escoamento de água , mas evidente que por outro lado entra por ali também .

Pois é pessoal considerações finais:

Uma carretilha modesta ,com muito pontos positivos e outros negativos (esses chegam a irritar mesmo).

Não vejo no comparativo ela competindo com a BW nova acho essa um pouco acima ainda.

Como meu amigo SHINN comentou comigo esses dias , sim é mais do mesmo.

Não vejo essa carretilha pescando no sal ou peixes maiores (acima dos 5 kg) acredito que nesses casos ela vai deteriorar muito rápido.

Valores? talvez na casa dos 400,00 pois acho um pouquinho inferior a sua concorrente e prima.

Pode ser melhorada? Sim, dá para tirar os vícios de projeto e montagem , mas tudo tem um custo né.

VALE LEMBRAR O DE SEMPRE : NÃO SOU PATROCINADO POR NINGUÉM , E A MINHA OPINIÃO É BASEADA PURAMENTE EM FATOS TÉCNICOS E NÃO POR EMOÇÕES.

E SINCERAMENTE , MESMO QUE FOSSE NUNCA PODERIA FAZER UM REVIEW AONDE NÃO VALESSE A SINCERIDADE.

VEJAM AQUI O VÍDEO DELA CUSTOMIZADA DEPOIS DO REVIEW !!!!!

 

 

QUEREM MEU CONTATO ?

AQUI ESTÁ :

WHATS APP (11) 967808633 (CLARO)  EDUARDO CHEDID

Por aqui no fórum inbox : EDUARDO CHEDID

Pelo facebook : EDUARDO CHEDID / LOJINHA DE SALIM / LDS TUNING

E JÁ ESTAMOS NO AR COM O BLOG / SITE PRÓPRIO TB :

WWW.LDSTUNING.COM.BR

ABRAÇOS A TODOS OS AMIGOS PESCADORES E ESPERO TER AJUDADO , AQUI NO SITE ABAIXO DO REVIEW TEM UM CAMPO DE COMENTÁRIOS , PODEM FAZER QUE RESPONDEREI O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL !!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Eduardo Chedid disse:

SALVE GALERA !!!!!!

Hoje mais um review técnico do novo lançamento da marine sports (ms) , a carretilha KATANA  , o que esperar dela?

Sabemos que vem com chassis de alumínio (me agrada bastante) , mas:

Será que ela vale o que custa?

Os internos são bons?

Os rolamentos são de boa qualidade?

Ela veio de fato para brigar com a sua irmã mais nobre a BLACK WIDOW MODELO NOVO?

Ela vai figurar ao lado das melhores no Brasil?

OU SIMPLESMENTE VAI SER : MAIS DO MESMO . COMO A TURMA TEM FALADO ?

Muitas opções temos no mercado nacional hoje em dia , e todas praticamente na mesma faixa de preço (400,00 a 500,00).

Mas antes de começar ,vou deixar aqui os meus contatos para alguma custom , pintura etc.......

facebook : EDUARDO CHEDID

LDS Tuning

site : www.ldstuning.com.br    

Canal do youtube: eduardo chedid

AGRADECENDO AO GRANDE AMIGO VINICIUS SOUZA NETO ,QUE MANDOU A CARRETILHA SEM USO PARA CUSTOMIZAR E FAZER O REVIEW !!!!!!

 

Vamos aos fatos e fotos:

katana-1-300x300.jpg

Uma carretilha bem bonita , pequena , leve 170 gramas com velocidade alta 8,3/1 , vamos as especs dela:

Especificações:
.Manivela com infinito anti-reverso
.Carretel de duralumínio aliviado
.Chassi de alumínio
.Laterais em fibra de carbono
.Coroa em duralumínio
.Guia de linha revestido em titânio
.Manivela de carbono
.Freio e botão do controle de arremesso
com regulagem ponto a ponto
.Sistema de Freio centrifugo ECS, com regulagem interna
.Super freio com 6 arruelas: 3 de carbono +2 de aço
inox + 1 duralumínio
.Tampa lateral com dispositivo de segurança
.Marcador de linha
.Freio: 16lb / 7kg
.10 rol. de esferas +1 rol. roletes
.Relação de recolhimento: 8.1:1
.Recuperação por volta[IPT]: 87CM
.Peso: 170g
.Capacidade de linha:
multifilamento Vexter X8 30lb(0.25mm) / 150m

 

De inicio vemos que ela é bem pequena mesmo (padrão tamanho 100)

Ergonômica e mais longa que a BW nova ,corpo mais fino também:

 

 

P_20170804_152336

 

 

Grafismos em prata ,vejam que possui na lateral do corpo um indicador de linha , frescura?

Não acho , sinceramente acho a ideia boa , nesse ponto a MS vem oferecendo alguns mimos para os pescadores que as outras montadoras não faz.

 

 

P_20170804_152344

 

 

Chassis em alumínio , dá toda a estrutura a carretilha , impede torção , quebra com muito menos facilidade em comparação aos de carbono.

Detalhe importante : Vejam o botão de desarme da tampa lateral , está abaixo do botão de destrave , isso poderia ser um problema para perder a tampa , mas nesse caso não é por conta da sua tampa lateral de giro.

 

 

P_20170804_152401

 

Manivela em carbono , com knobs em eva , bem leve e ergonômica.

 

 

P_20170804_152352

 

 

 

Vejam como ela é afinada e estreita , isso é atualmente a proposta da maioria das montadoras .

 

 

P_20170804_152434

 

 

Por essa carretilha possuir freio centrífugo existiu uma preocupação da MS em colocar uma tampa de giro nela .isso vai impedir a perda dela na pescaria quando for regular o freio .

Notem que o sistema de sapatas só pode ser regulado internamente , isso faz que haja de fato uma necessidade de ter uma tampa desse modelo , PONTO POSITIVO.

Cheguei a comentar que o sistema foi copiado da shimano , mas já fui interpolado em relação a isso (NA NATUREZA NADA SE CRIA , TUDO SE COPIA) !!!!!

 

 

P_20170804_152444

 

 

Tampa girada para frente com o botão de desarme para cima, essa tampa e a da manivela são feitas em grafite / carbono.

 

P_20170804_152510

 

 

Sistema ECS (extreme centrifugal system) consiste de 6 pinos com números de 1 a 3 e colorações diferentes , cada uma das cores aplicam uma pressão diferente no disco de freio ora pelo comprimento ora pela dureza dos pinos.(QUANTO A DUREZA EU IMAGINO SER) Não fiz tal teste por ser muito invasivo.

Para quem gosta de uma carretilha arisca , mas que lança bem ,esse sistema é muito confiável e voltou com o sistema de 6 pinos também que já havia sido aposentado pelas montadoras.

 

 

P_20170804_152522

 

 

Carretel bem leve e com eixo de alumínio , aqui começamos a descobrir que se trata de uma carretilha para pesca mais leve peixes até  até 5 kg na média , até por conta da capacidade de linha dela 0,25 mm 150 mts (eu achei pela profundidade do carretel que não cabe essa quantidade).

Esse carretel é apoiado por 2 rolamentos contra 3 da BW nova , o que em teoria deixa ele mais solto para os lançamentos , mas veremos embaixo que não é bem assim.

A linha que está bobinada nela é uma monofilamento

Comparando com a BW nova 130 mts de linha 0,30 mm mono ,mas de olhar vejo que o carretel cabe mais linha que o da KATANA.

bw-nova-carretel-300x250.jpg   katana-carretel-300x300.png

 

 

Aqui embaixo começo a desmontagem propriamente dita para mostrar os internos da KATANA:

 

 

 

P_20170804_153008

 

 

Sistema de estrela completamente diferente das primas venator / BW , aliás para quem já desmontou uma carretilha da shimano , irá se deparar com um sistema muito parecido.

Aonde a estrela fica na mesma posição excursionando apenas uma porca de alumínio , isso é por conta da CAPS sistema de freio do carretel , elas ficam bem próximas e para não encostar nela .

O CAPS (ajuste de freio do carretel ) oferece ponto ponto (click) outro mimo bastante interessante.

O sistema de click da estrela é na parte superior feito por um minusculo pino e mola que em contato com a arruela plástica da foto faz o barulho (muito fácil de perder) ,muito cuidado nas desmontagens !!!!!!!

 

P_20170804_153902

 

 

 

 

Tampa da manivela com o sistema de click do CAPS , os parafusos são do tipo maquina com rosca fina 4 no total para segurar a tampa (PONTO POSITIVO).

 

P_20170804_153230

 

Manivela em carbono com knobs em eva (excelente pegada) apoio sobre 2 rolamentos (maciez) torres em alumínio (peso), poderiam sem em latão.

 

P_20170804_153937

 

Tampa da manivela em grafite / carbono .

Rolamento antireverso , essa é uma história a parte , mesmo sendo de microroletes ele é de qualidade ruim o que deixa aquela pequena folga para trás (um pecado).

Copo do antireverso em aço comum.

 

 

 

 

P_20170804_154024

 

 

Os rolamentos dessa carretilha até o momento são do tipo comum não vi até agora nenhum marinizado , indícios que ela não serve para o uso em águas salgadas.

O pequeno rolamento acima na foto é o de apoio ao pinhão.

Quando escutei a respeito fiquei muito satisfeito , massssssss..........

 

 

P_20170804_154238

 

 

Infelizmente o apoio é feito por apenas 1 rolamento , o da tampa , deveria ter um segundo rolamento no corpo ,mas não existe e para piorar a situação em alguns momentos do desarme o pinhão chega a raspar no chassis de alumínio(isso pode ser corrigido) mas é a nível de projeto mesmo (mesmo assim já é uma evolução em relação a BW nova que não o possui).

Os discos de freio são em carbono 3 peças o que garante maciez e um bom drag ,mas vejam são do tipo pequena área de contato , isso é uma segurança a mais para não quebrar algum componente no tranco da tomada de linha.

Agora começam (na minha ótica) os defeitos. Tanto a coroa como o eixo sem fim desse modelo são em alumínio crú ,a falta de anodização diminui a dureza de ambos ,aumentando consideravelmente o desgaste prematuro dessas peças.

Fora isso o sistema de freio conta com estrela de desarme e 2 arruelas em alumínio anodizado e 1 em aço comum , achei estranho e voltei para verificar de fato o que acontecia e verifiquei que essa carretilha possui de fábrica 11 rolamentos , mas o projeto é para 12 rolamentos .

Complicado ?

Eu explico para vocês : na tampa de manivela existe o rolamento antireverso e em alguns projetos o rolamento que vai em cima do antireverso para tirar qualquer tipo de folga lateral e aumentar a maciez , ele fica encaixado na sede redonda da tampa lateral ,essa aqui:

 

 

P_20170804_154024

 

 

Essa sede grande ao lado da CAPS e bem em cima do antireverso , é util também para evitar qualquer tipo de torção na tampa por conta do esforço na hora da briga com o peixe , pois bem verificando isso me deparei com algumas arruelas sobressalente e um tubo em latão :

 

 

P_20170804_153008

 

 

Na foto acima vemos claramente o calço dourado que faz o papel do rolamento , mas ele não trabalha como rolamento e sim como uma bucha de afastamento para substituir o tal rolamento em questão ,por conta disso colocaram uma arruela de aço (mais espessa) para evitar mais arruelas de calço.

Erro simples de resolver , mas é outro fator a se observar.

P_20170804_154616

 

 

 

 

Aqui acima a torre em alumínio , mais um rolamento do tipo comum e de repente um YOK estranho a marca MS , pois bem foi exatamente aí que eu descobri não se tratar de uma doyo (fabricante da MS).

Essa carretilha é de uma outra fábrica , por conta disso tantas diferenças .

 

 

P_20170804_154846

 

Acima o sistema de devaneador em alumínio crú apoiado por 2 rolamentos , tampa em plástico unha em metal , o carro desse sistema possui saída de linha ovalizada ,o que garante um menor contado com a linha nos lançamentos.

 

 

P_20170804_154642

 

 

O sistema de giro da tampa (eixo) é o mesmo que alinha o carro (garante um peso menor) e tira em eixo a mais da carretilha.

 

P_20170804_154942

 

 

O sistema de destrave da carretilha é feito por 2 molas o tijolo de desarme é em metal , lembra alguma carretilha ?

 

P_20170804_155305

 

 

Mais uma pista : os internos com suporte do botão de desarme parafusado .

O botão desarma muito lá em baixo

Considero a possibilidade de essa carretilha ser montada na mesma fábrica das quantum , mas não tenho certeza.

Ficou na minha cabeça essa possibilidade assim que peguei na mão e desarmei , mas alguns internos estão diferente.

Por conta disso não afirmo qual ser o fabricante.

 

P_20170804_155337

 

 

Foto do corpo completamente desmontado e besuntado com uma graxa azul.

 

P_20170804_155349

 

 

 

Foto da sede de rolamento da carretilha , corpo muito leve mesmo.

 

 

P_20170804_155413

 

 

 

Finalmente foto da estrutura debaixo do corpo , vejam que ele possui cortes laterais para escoamento de água , mas evidente que por outro lado entra por ali também .

Pois é pessoal considerações finais:

Uma carretilha modesta ,com muito pontos positivos e outros negativos (esses chegam a irritar mesmo).

Não vejo no comparativo ela competindo com a BW nova acho essa um pouco acima ainda.

Como meu amigo SHINN comentou comigo esses dias , sim é mais do mesmo.

Não vejo essa carretilha pescando no sal ou peixes maiores (acima dos 5 kg) acredito que nesses casos ela vai deteriorar muito rápido.

Valores? talvez na casa dos 400,00 pois acho um pouquinho inferior a sua concorrente e prima.

Pode ser melhorada? Sim, dá para tirar os vícios de projeto e montagem , mas tudo tem um custo né.

VALE LEMBRAR O DE SEMPRE : NÃO SOU PATROCINADO POR NINGUÉM , E A MINHA OPINIÃO É BASEADA PURAMENTE EM FATOS TÉCNICOS E NÃO POR EMOÇÕES.

E SINCERAMENTE , MESMO QUE FOSSE NUNCA PODERIA FAZER UM REVIEW AONDE NÃO VALESSE A SINCERIDADE.

VEJAM AQUI O VÍDEO DELA CUSTOMIZADA DEPOIS DO REVIEW !!!!!

 

 

QUEREM MEU CONTATO ?

AQUI ESTÁ :

WHATS APP (11) 967808633 (CLARO)  EDUARDO CHEDID

Por aqui no fórum inbox : EDUARDO CHEDID

Pelo facebook : EDUARDO CHEDID / LOJINHA DE SALIM / LDS TUNING

E JÁ ESTAMOS NO AR COM O BLOG / SITE PRÓPRIO TB :

WWW.LDSTUNING.COM.BR

ABRAÇOS A TODOS OS AMIGOS PESCADORES E ESPERO TER AJUDADO , AQUI NO SITE ABAIXO DO REVIEW TEM UM CAMPO DE COMENTÁRIOS , PODEM FAZER QUE RESPONDEREI O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL !!!!!!!

Não entendi, não sei se faltou vírgula, ou se você disse que achou ela superior a bw nova? Ou a bw nova você ainda acha um pouco superior que a katana?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Eder Nascimento disse:

Parabéns Chedid mais um otimo review.

Agora quero ver das demais como a Chroma.

Pois é @Eder Nascimento, vou aguardar algum colega enviar para fazer o review dela , mas ao que tudo indica a chroma é uma doyo , vamos aguardar , abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal, como tenho uma Katana e gostei bastante dela, entrei em contato com a MS pelo facebook. Pedi para publicar a resposta deles na integra aqui no fórum, sendo que me informaram que não seria o ideal, a MS não gostaria de passar a impressão que não respeita a opinião do cliente, inclusive pediram a minha. Me autorizaram apenas a relatar usando minhas próprias palavras, segue então:

Sobre o rolamento de roletes - Informaram que é sim de qualidade, sendo com 10 microroletes e que a folga é minima.

Sobre o pinhão ter atrito com a carcaça - Não procede, informaram que o pinhão tem apenas uma camada dourada e ao sofrer desgaste fica na cor prata, seria fácil identificar caso ocorresse esse atrito.

Sobre não aguentar peixes acima de 05 quilos - Em muitas ocasiões foram capturados peixes muito acima disso, que esse novo projeto é para justamente oferecer uma carretilha solta e resistente.

Sobre a coroa e eixo de "alumínio cru" - Relataram desconhecer esse termo "alumínio cru", que o alumínio sem mistura é mole e não atenderia aos propósitos do projeto, os materiais são de "duralumínio" não é possível identificar o metal apenas pela cor.

Sobre a Capacidade de linha - Um carretel de 150 metros de Vexter x8 30 libras, se enrolado bem apertado, cabe todo no carretel.

Sobre o fabricante - A MS não informa o fabricante devido ao sigilo industrial.

É isso pessoal, não sou fanboy da MS, tampouco recebo nada para defendê-la, se durante o uso eu notar qualquer problema, voltarei aqui sem dúvida para relatar.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Batista disse:

Bom dia pessoal, como tenho uma Katana e gostei bastante dela, entrei em contato com a MS pelo facebook. Pedi para publicar a resposta deles na integra aqui no fórum, sendo que me informaram que não seria o ideal, a MS não gostaria de passar a impressão que não respeita a opinião do cliente, inclusive pediram a minha. Me autorizaram apenas a relatar usando minhas próprias palavras, segue então:

Sobre o rolamento de roletes - Informaram que é sim de qualidade, sendo com 10 microroletes e que a folga é minima.

Sobre o pinhão ter atrito com a carcaça - Não procede, informaram que o pinhão tem apenas uma camada dourada e ao sofrer desgaste fica na cor prata, seria fácil identificar caso ocorresse esse atrito.

Sobre não aguentar peixes acima de 10 quilos - Em muitas ocasiões foram capturados peixes muito acima disso, que esse novo projeto é para justamente oferecer uma carretilha solta e resistente.

Sobre a coroa e eixo de "alumínio cru" - Relataram desconhecer esse termo "alumínio cru", que o alumínio sem mistura é mole e não atenderia aos propósitos do projeto, os materiais são de "duralumínio" não é possível identificar o metal apenas pela cor.

Sobre a Capacidade de linha - Um carretel de 150 metros de Vexter x8 30 libras, se enrolado bem apertado, cabe todo no carretel.

Sobre o fabricante - A MS não informa o fabricante devido ao sigilo industrial.

É isso pessoal, não sou fanboy da MS, tampouco recebo nada para defendê-la, se durante o uso eu notar qualquer problema, voltarei aqui sem dúvida para relatar.

 

 

@Batista  o review técnico é feito para esclarecer algumas dúvidas dos colegas , se em algum momento não concorda com ele , eu aceito , mas vou deixar claro aqui que absolutamente todos os comentários e fotos são dela mesmo , acredito falarem por si só , e para deixar bem claro , já disse anteriormente que não ganho absolutamente nada com isso , o review é de graça ,acredita nele quem quer .

Mas sinceramente você acha de verdade que a MS ou algum representante vai de fato falar mal do seu produto , ou em algum momento se ocorrer algum vício vão chamar todos e fazer um recall ?

 abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Eduardo Chedid disse:

@Batista  o review técnico é feito para esclarecer algumas dúvidas dos colegas , se em algum momento não concorda com ele , eu aceito , mas vou deixar claro aqui que absolutamente todos os comentários e fotos são dela mesmo , acredito falarem por si só , e para deixar bem claro , já disse anteriormente que não ganho absolutamente nada com isso , o review é de graça ,acredita nele quem quer .

Mas sinceramente você acha de verdade que a MS ou algum representante vai de fato falar mal do seu produto , ou em algum momento se ocorrer algum vício vão chamar todos e fazer um recall ?

 abraços.

Sim Chedid, é possível que a MS esteja errada pois ela é empresa que importa, mas também é possível que você esteja, já que você é a pessoa que corrige as supostas falhas e faz as customizações, vejo interesses em ambas as partes.  Nesse caso vou colocá-la a prova, não to falando de uma pescaria por ano, to falando de uma por semana. Depois que tiver pegado um bocado peixes de bom tamanho (o que não vai demorar muito, já que fui sábado e sexta vou de novo), vou abri-la e caso tenha sinal evidente de desgaste no pinhão provocado por atrito com o chassi, ou um desgaste prematuro da coroa ou do eixo sem fim devido ao alumínio "cru" ou algum problema com o rolamento de roletes devido a má qualidade, envio a carretilha para o setor responsável, anexo a resposta da MS e peço ressarcimento devido a propaganda enganosa. "O direito não socorre os que dormem".

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora começam (na minha ótica) os defeitos. Tanto a coroa como o eixo sem fim desse modelo são em alumínio crú ,a falta de anodização diminui a dureza de ambos ,aumentando consideravelmente o desgaste prematuro dessas peças.

Caro colega...quando voce se refere a Aluminio "cru"  a anodização em nada interfere na dureza do aluminio...o que da dureza ao aluminio é a tempera...  a anodização é um tratamento superficial para proteger de intemperismo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Diego Guilherme de Abreu disse:

Agora começam (na minha ótica) os defeitos. Tanto a coroa como o eixo sem fim desse modelo são em alumínio crú ,a falta de anodização diminui a dureza de ambos ,aumentando consideravelmente o desgaste prematuro dessas peças.

Caro colega...quando voce se refere a Aluminio "cru"  a anodização em nada interfere na dureza do aluminio...o que da dureza ao aluminio é a tempera...  a anodização é um tratamento superficial para proteger de intemperismo.

Exatamente, vc está correto Diego, a anodização visa proteger da corrosão, não acresce dureza ao aluminio, o que vai conferir a dureza é a liga da qual é composta a peça de alumínio. Vejamos o que é o dito duralumínio:

"Os duralumínios são um conjunto de ligas metálicas de forja de alumíniocobre(4,5%-1,5%) e magnésio (0,45%-1,5%), assim como manganês (0,6%-0,8%) e silício(0,5%-0,8%) como elementos secundários. Pertence à família das ligas metálicas alumínio-cobre (2000).

Os duralumínios apresentam uma elevada resistência mecânica a temperatura ambiente, entretanto, sua resistência a oxidação, soldabilidade e aptitude para a anodização são baixas. São empregados na indústria aeronáutica e automobilística. Amplamente utilizado em materiais ( equipamentos ) de montanhismo tais quais mosquetoes, freios, etc.

Ao contrário do que muitos pensam, o nome Duralumínio não deriva de "Alumínio duro" e sim de Düren, cidade alemã onde foi descoberto, em 1906 pelo químico Alfred Wilm."

Aqui uma descrição de uma liga de duralumínio muito utilizada em engrenagens:

"Duralumínio 7075

Este tipo de material tem uma excelente resistência ao desgaste, à corrosão e à fadiga superficial, desde que bem lubrificado. Tem uma ótima durabilidade, mesmo trabalhando com cargas mais elevadas. Este material é indicado para mancais e coroas com elevado pico de carga e velocidade relativamente baixa.
Aplicações: Mancais, coroas, guias deslizantes, engrenagens, buchas e segmentos de anéis e pistão."

Me parece que em sendo a coroa e pinhão da Katana feitos em duralumínio, se tratam de peças com boa resistência à carga e fadiga, talvez o latão (uma liga metálica de cobre e zinco com percentagens deste último entre 3% a 45%, dependendo do tipo de latão), que ao que se sabe é ainda mais resistente à carga, seja mais forte, mas também é mais pesado, por isso não é utilizado nas carretilhas mais leves.

Acho importante atentarmos que um review é uma análise pessoal e opinativa do técnico que o elabora, acho que é mais fidedigno em relação ao conceito e a engenharia da carretilha, já que a durabilidade depende de uma análise do produto após extenso uso. Como no caso o review foi feito a partir de uma carretilha nova, fica difícil estabelecer de forma definitiva que uma ou outra peça vai ter pouca durabilIdade. Até mesmo polímeros plásticos estão sendo usados pela gigante Shimano para substituir peças  de metal (eixo do devanador da curado 70) e, até o momento, não se tem noticias de problemas de pouca resistência nessa peça. 

Enfim, com maiores relatos após o uso extensivo da Katana, teremos maiores informações acerca da durabilidade da mesma. 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Batista disse:

Sim Chedid, é possível que a MS esteja errada pois ela é empresa que importa, mas também é possível que você esteja, já que você é a pessoa que corrige as supostas falhas e faz as customizações, vejo interesses em ambas as partes.  Nesse caso vou colocá-la a prova, não to falando de uma pescaria por ano, to falando de uma por semana. Depois que tiver pegado um bocado peixes de bom tamanho (o que não vai demorar muito, já que fui sábado e sexta vou de novo), vou abri-la e caso tenha sinal evidente de desgaste no pinhão provocado por atrito com o chassi, ou um desgaste prematuro da coroa ou do eixo sem fim devido ao alumínio "cru" ou algum problema com o rolamento de roletes devido a má qualidade, envio a carretilha para o setor responsável, anexo a resposta da MS e peço ressarcimento devido a propaganda enganosa. "O direito não socorre os que dormem".

 

 

por mim ja pode encerrar o topico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 15/08/2017 em 10:04, Batista disse:

Sobre a coroa e eixo de "alumínio cru" - Relataram desconhecer esse termo "alumínio cru", que o alumínio sem mistura é mole e não atenderia aos propósitos do projeto, os materiais são de "duralumínio" não é possível identificar o metal apenas pela cor.

Concordo plenamente com esta parte. O aluminio não necessariamente necessita ter cor pra ser determinado se é anodizado, duro, mole ou "cru".

Quando faço anodização a frio em casa com acido sulfúrico e uma bobina regulada e um cátodo específico, o aluminio resultante não tem cor colorida ou amarelada, pois não uso corantes. Mas ele fica um pouco mais fosco, mais duro um pouco devido ao oxido de aluminio que adere a superfície ser um tipo de cerâmica e se percebe sua resistência enorme aos riscos e amassados, inclusive nas partes finas, e as peças ficam muito resitentes a corrosão, isso que eu faço em casa,  imagina em uma fábrica com toda tecnologia e testes e investimento, o aluminio anodizado a frio deve sair bem mais duro e resistente do que o meu caseiro.

Reitero a resposta do colega, aluminio cru ou puro é totalmente mole e da pra amassar com o dente, um pouco mais duro que o chumbo. E com certeza o duraluminio não é obrigatoriamente colorido.

Mesmo parecer o colega que fez o review deu no review da Aldebaran 50 hg, que a coroa da shimaninho era alumínio cru e mole ao invés de aluminio anodizado (alumimio anodizado a frio). Fui lá e abri a minha estes dias só pra averiguar e não é que o caboclo estava errado mesmo. A coroa da Aldebaran é de aluminio anodizado a frio sim e tão ou mais resistente do que muitas outras carretilhas e eu quase acreditei que a shimano estava colocando alumínio cru nas coroas kkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Darlan Vinicius Meinerz disse:

Mesmo parecer o colega que fez o review deu no review da Aldebaran 50 hg, que a coroa da shimaninho era alumínio cru e mole ao invés de aluminio anodizado (alumimio anodizado a frio). Fui lá e abri a minha estes dias só pra averiguar e não é que o caboclo estava errado mesmo. A coroa da Aldebaran é de aluminio anodizado a frio sim e tão ou mais resistente do que muitas outras carretilhas e eu quase acreditei que a shimano estava colocando alumínio cru nas coroas kkk.

única coisa que você leva de um review , é saber como são os internos dela

tem muita bobagem escrita e falada em reviews pelos foruns e pelo youtube

coitados dos novatos que saem acreditando em tudo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Luciano L disse:

opinativa se baseada em fatos verdadeiros , não em achismo e informações equivocadas

Creio que falar do uso e do que achou ou durabilidade das peças e resultado da tecnologia empregada vai bem.

Mas quando começam a falar da liga do metal, da parte de engenharia e da composição das peças, seria interessante terem um respaldo do fabricante sobre ou ao menos de alguém que conheça sobre os materiais antes de falarem.

A exemplo do hagane body da shimano que criaram a tese de ser uma liga metálica sendo que no site da shimano tem o conceito e respaldo sobre a tecnologia. E esta do alumínio cru é a mesma coisa, nem pesquisam antes de criarem a opinião e compartilharem uma opinião equivocada. E nós acabamos nos frustrando porque acreditamos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Em resposta as todas as criticas feitas acima , o que sinceramente me deixou bastante chateado , deixo bem claro aqui que os reviews são feitos para todos e gratuitos , ACREDITA QUEM QUISER  , mas estão aí e são sim analisados e estudados para serem escritos , se a carretilha fosse boa eu falaria , mas possui alguns errinhos irritantes , quanto a coroa ser em alumínio crú , é de fato e quando falo crú , é sem anodização , pois ela dá mais dureza ao material , não significa que não é liga de alumínio , só não possui proteção de revestimento , atualmente já peguei algumas aqui com o conjunto motriz desgastado ( menos de 1 ano de uso) , comparada as venator ou BW é inferior , simples assim. Quanto as shimano a mesma conversa , o sistema de micro module delas é ruim e fraco , porém macio , inúmeras delas me chegam aqui sem maciez , as metanium são mais comum , isso só é possível ser afirmado com desmontagem e estudo das carretilhas usadas , se o índice delas de desgaste é maior em alguma parte , é aonde eu alerto .

No caso dos review , eles são , na minha opinião , de grande valia para todos , pois vão fazer com que o pescador economize algum dinheiro e saiba aonde está se metendo .

ABRAÇOS A TODOS .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

toda vez que eu vejo uma matéria desse cidadão , é para fazer propaganda do serviço dele e as customizações que faz

tirando as besteiras que sempre escreve , acredita quem quer  , levou toco de gente grande e ainda teima que tá certo

uma pena , mas boca é assim mesmo , fala o que não precisa , escuta o que não deve

em tempo , vou guardar minhas carretilhas porque agua alcalina do amazonas estraga ela :suicide:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre a mesma conversa ,entra crítica e sai,sinceramente além de mim quem faz esse tipo de Review ?

Luciano você é um dos meus maiores leitores pois sempre está por aqui ,Abraços.

Em tempo dá uma olhada lá no site tem mais um monte de baboseiras interessantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas por que essa discussão estéril? 

 

Companheiros,

Sou leigo em manutenção de carretilhas e, quando necessário, pago para alguém fazer e nem sempre o serviço é dos melhores aqui em Goiânia...

Não tenho procuração para defender o Chedid (nem o conheço) mas gosto muito dos reviews dele porque percebo que se trata de uma opinião técnica, mas apenas a opinião pessoal dele!!

Me parece que que para tudo o que está a venda tem um preço e quem pode compra, adquire aquilo que o próprio bolso permite e aí está a melhor contribuição dele...  Tenho carretilhas Daiwa, Shimano e não tenho (ainda) nenhuma MS mas pretendo comprar uma porque vejo na MS uma evolução e uma busca por um material confiável e que cabe no bolso da maioria dos companheiros. 

Também vejo uma evolução nos comentários do Chedid e quem o acompanhou (como eu) nos reviews que posta há muito tempo nos sites da vida, deve ter notado como ele adquiriu mais experiência e conteúdo. Também não creio que ele pense que sabe tudo, mas está no caminho certo e conviver com eventuais críticas faz parte do jogo: o que aconteceu aqui foi apenas uma crítica desagradável até porque não conheço nenhuma crítica que seja agradável. (kkkk)

Tenho certeza que o Chedid aprendeu mais alguma coisa com o incidente e espero que ele continue contribuindo conosco como sempre fez, sabendo que a maioria são leigos como eu e precisamos de pessoas como ele para aprendermos um pouquinho mais. Nada contra a opinião do Luciano que também deu a sua contribuição e também nos ensinou um pouquinho mais. 

Um grande abraço

kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, JCKruel disse:

Nada contra a opinião do Luciano que também deu a sua contribuição e também nos ensinou um pouquinho mais. 

tudo começou depois que dei meu comentário em um post que ele falava de carretilha na praia , em que eu discordava de quase todos itens 

se discorda , porque não dá sua opinião ao invés de simplesmente negativar ? isso é coisa de criança que perdeu o pirulito 

se entende tanto , porque não dá sua opinião , baseado em fatos e não achismo seus ?

nem pesca de praia e fica dando veredito ? pesca primeiro , até o Marco tirou onda 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...