Ir para conteúdo

Orientação - Tralha para pesca de Traíra


Carlos Sommer

Posts Recomendados

Pescadores, gostaria da ajuda de vocês para montar uma tralha para pesca de Traíras de pequeno porte (até 1Kg, no máximo). Minhas dúvidas são as seguintes:

Vara - Quais especificações de vara é recomendada? Me refiro a: Ação (média ou pesada) / Tamanho / Lbs

Linha - Qual medida de linha multi é mais adequada para essa pescaria?

Iscas - Pretendo usar basicamente iscas Soft (X-Frog - superfície, médio e fundo também), mas cabem outras sugestões se houver;

Outras informações:

- Carretilha: usarei minha Scorpion 201, creio que seja adequada para essa pescaria;

- Investimento: pretendo gastar no máximo R$ 200,00 na vara (Me interessei pela Lumis Excense 5,6" de ação média, 2 partes) - Caso alguém conheça, aceito palpites rsrs

- Tenho 1,60m, caso influencie na decisão do tamanho da vara;

Caso possam ajudar, ficarei grato!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo.

Uso varas de 12 libras, para traíras. Uma boa pedida seria a Sheakespere Conquest, vara muito boa. Deve custar uns 100,00 temers.

Linha multifilamento 0,18 ou até menos.

Quanto ao tamanho é gosto. Tenho 1,84 e só uso vara de 6 pés. Não gosto de varas menor que 6 pés, pq diminiu im pouco o arremesso. Cada um tem uma altura, mas é só treinar que vc se acostuma. Vai de pescador pra pescador. 

No frio uso os frogs da monster ou as minhocas no texas rig com uma miçanga de vidro entre a isca e o chumbo. Já no calor adoro pega-lás na zig zarinha do nakamura, mas a inna 70 e a lelé fazem a diferença na meia água.

Compra uma vara e depois posta as fotos das dentuças.

Abs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como as traíras ficam em estruturas esperando pela isca, prefira utilizar uma linha de multifilamento na casa de 0.20 a 0.25, pois será mais seguro para impedir que cheguem ao enrosco e o risco de desfiar é menor... A carretilha está adequada, sendo que eu faria conjunto com uma vara de 17 lbs ação rápida, ou pelo menos média/rápida, pois sua boca é dura e a fisgada tem que ser mais forte. Em relação às iscas, tente seu X-frog, os frogs e ratos de superfície, zaras, "criaturas" no fundo, spinner bait ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gabriel Bragatto disse:

Boa tarde amigo.

Uso varas de 12 libras, para traíras. Uma boa pedida seria a Sheakespere Conquest, vara muito boa. Deve custar uns 100,00 temers.

Linha multifilamento 0,18 ou até menos.

Quanto ao tamanho é gosto. Tenho 1,84 e só uso vara de 6 pés. Não gosto de varas menor que 6 pés, pq diminiu im pouco o arremesso. Cada um tem uma altura, mas é só treinar que vc se acostuma. Vai de pescador pra pescador. 

No frio uso os frogs da monster ou as minhocas no texas rig com uma miçanga de vidro entre a isca e o chumbo. Já no calor adoro pega-lás na zig zarinha do nakamura, mas a inna 70 e a lelé fazem a diferença na meia água.

Compra uma vara e depois posta as fotos das dentuças.

Abs. 

Gabriel,

Legal, obrigado pelas sugestões.

Quanto á vara... Quando você diz 12Lb, refere-se ao mínimo ou máximo indicado para a vara? Há sempre um intervalo mín/máx... por exemplo: 10/16Lbs... Essas 12Lb seriam o máximo indicado? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo.

Voce quer uma tralha pra traira de médio porte? Então... onde tem os filhotes existem os país kkk, não recomendo pra você uma vara de 12 lbs, pq você sabe a pescaria às vezes nos da surpresas, e pode entrar um troféu e pra você rebocar no mato 12 lbs pode acabar quebrando.

recomendo a você uma varinha 17 lbs, no maximo 20. Pois as trairas entram no mato e muitas vezes você tem que rebocar. Linha pra cima de 20 lbs, 0,23 0,26 no maximo. eu particularmente uso uma de 20 lbs (vexter 0.19).

Minha vara que uso pras bocudas e me atende muiiito bem. Lumis viper 6 pés 17 lbs rápida,porém minha altura é 1,90, agora você que é baixo, 5,6 pés está ótimo. 

Essa lumis excense é uma ótima vara, nessa faixa de preço tem a lubina Lu vermelha também. 

Abraço joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ao contrario de alguns comentarios, uma vara de 12-15lbs é MAIS DO QUE NECESSARIO na MINHA OPINIAO. uma vara de 17lbs, ou ate de 20lbs como citado acima pra mim eh um tremendo exagero e fará sua pescaria muito menos divertida com certeza absoluta. 

 

quanto a vara, recomendo a the new flash da SUMAX

http://www.mgpesca.com.br/vara-sumax-new-the-flash-5-3-1-60m-14lbs-ltf-531ml-pr-1212-340075.htm

237 reais e com certeza te atenderá

 

espero ter ajudado

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ArthurCaillard disse:

ao contrario de alguns comentarios, uma vara de 12-15lbs é MAIS DO QUE NECESSARIO na MINHA OPINIAO. uma vara de 17lbs, ou ate de 20lbs como citado acima pra mim eh um tremendo exagero e fará sua pescaria muito menos divertida com certeza absoluta. 

 

quanto a vara, recomendo a the new flash da SUMAX

http://www.mgpesca.com.br/vara-sumax-new-the-flash-5-3-1-60m-14lbs-ltf-531ml-pr-1212-340075.htm

237 reais e com certeza te atenderá

 

espero ter ajudado

obrigado

Eu pesco com 17 pois é muiiito sujo, e como você sabe elas correm pro mato.

e aqui tem umas grandinhas. Mas pesco com 14 lbs no limpo também. Sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo de onde vai pescar uma vara de 12lbs vai sofrer para tirar e até fisgar as traíras, uma coisa é pescar em lugar limpo sem nada de estrutura, outra é pescar elas no meia no mato, capim, onde tem que rebocar, eu tenho vara de 12 e 15 lbs e te digo uma coisa, se pegar traíra grande não tira uma da estrutura.

Uma vara 17lbs, ação rápida seria ideial, traíra NA MINHA OPINIÃO não é peixe para tomar linha e ficar alisando, a esportividade da pescas delas e justamente tirar elas no meio das estruturas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Hugo Valias disse:

Eu pesco com 17 pois é muiiito sujo, e como você sabe elas correm pro mato.

e aqui tem umas grandinhas. Mas pesco com 14 lbs no limpo também. Sem problemas.

 

1 hora atrás, GilliamGatto disse:

Dependendo de onde vai pescar uma vara de 12lbs vai sofrer para tirar e até fisgar as traíras, uma coisa é pescar em lugar limpo sem nada de estrutura, outra é pescar elas no meia no mato, capim, onde tem que rebocar, eu tenho vara de 12 e 15 lbs e te digo uma coisa, se pegar traíra grande não tira uma da estrutura.

Uma vara 17lbs, ação rápida seria ideial, traíra NA MINHA OPINIÃO não é peixe para tomar linha e ficar alisando, a esportividade da pescas delas e justamente tirar elas no meio das estruturas.

 

entendi a opiniao de voces e concordo, só estou me baseando nas informaçoes passadas pelo autor do topico \/

5 horas atrás, Carlos Sommer disse:

montar uma tralha para pesca de Traíras de pequeno porte (até 1Kg, no máximo)

baseado NISSO que foi passado por ele, ele só nao reboca a traira das estruturas se ela estiver concretada mesmo kkkk

e SE CASO uma traira maior, uma vara de 15lbs de qualidade da conta do recado sim em minha opiniao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Carlos Sommer disse:

Gabriel,

Legal, obrigado pelas sugestões.

Quanto á vara... Quando você diz 12Lb, refere-se ao mínimo ou máximo indicado para a vara? Há sempre um intervalo mín/máx... por exemplo: 10/16Lbs... Essas 12Lb seriam o máximo indicado? 

Carlos,

Uso com libragem de até 12 msm. Se quiser uma um pouco mais resitente, pode optar por uma de até 15, mas pra traíras de 1 ou 2 kl eu uso doze.

Corre o risco de quebrar com um peixe de 2 kg? Pode acontecer, mas acho bem difícil, pra não dizer que acho mais facil o palmeiras ganhar o mundial (desculpem aos amigos, mas não resisti a essa piadinha sem graça). Creio que seja mais facil vc quebrar em um arremesso do que na briga com a dentuça.

A grande maioria dos peixes quando fisgados correm para algum lugar que ele possa tentar se esconder. Traíra, tucunaré, pirarara.

Respeito a opinião dos amigos acima, mas 15 e 17 libras pra traíra acho muito. Isso eu uso pros azuis de Epitácio. 20 ou 25 lbs os amigos aqui do grupo usam pra pescar tucunaré açu. Aliás, faltam 26 dias pra eu estar lá palmas::.

Robalo que briga muito mais que a traira eu uso 14lbs.

As vezes compramos equipamentos que acabam subdimensionando a pescaria.

Logo mais surge mais opiniões ai.

Abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito das iscas que você vai usar, as trairás que você vai pegar são mais ou menos o padrão que pegamos aqui em Goiás, eu acho que quanto menor a isca você usar melhor vai ser sua chance de captura, mas isca pequena menor peso e vara rápida prejudica um pouco nessa hora, mas a vara rápida ja ajuda quando a isca são as softs ai bate aquela dúvida, eu uso uma de 16Lbs e vou partir pra uma de 12Lbs pra ter mais emoção e conseguir lançar iscas menores.

A linha uma 0,18mm ta de bom tamanho, ja da uma libragem boa e te proporciona bons arremessos, se precisar de arremessos bem longos mesmo vai de mono, com zaras e poppers (iscas que mais gosto) não vai influenciar muito não mono ou mult.

Voltando a vara, vai na que você mais gostar (R$), eu vou muito pelo peso da vara, acho que é um ponto bem interessante a se ver na aquisição de uma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo sou do sul e por aqui as trairas são grandes , e é a pescaria que mais fizemos em nossa região , tudo vai depender do local  da pesca, se for lugar com estruturas mato  grama etc, uma vara 6 pés 17 lb, linha .023. eu uso uma 16 libras  com linha 30 libras , se for local limpo com pesqueiros uma vara de 14 até 12 lb da pra brincar. tudo depende do local e porte das taruchas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se for  usar uma  vara de 12 libras nos locai com estrutura , raso, mato no fundo a traira se entoca no mato  vc nao consegue tirar ela  do local sem quebrar a vara , então tudo depende   do local e porte das trairas , aqui é comum  pegar trairas de 3,5 4 kilos .. abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou lhe dizer uma coisa sobre a exsence da lumis, é uma ótima vara um baita de um custo x beneficio tenho a 17 lbs pois pesco no meio do capim alagado e para pescar pequenos dourados na corredeira mas se for pescar no limpo vai cm a 14 lbs que é melhor para arremessar iscas leves!!!

Procura no Mercado livre que ainda tem muitos assuntos da 14 cm protetor de vara por 170 180 reais com frete gratis!!!!! 

Essa é minha opinião caso tenha sido útil, Obrigado!!!

tenha uma boa noite!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu uso uma vara 12lbs, blank f3, ela é bem parrudinha! Uso uma aldebaran, arremessa que é uma beleza, uso iscas zarinha do nakamura! 

Sei que vc quer gastar menos, mas acho que pode sim pensa em 12lbs. Uso inclusive essa 12 uso para tucunas em epitacio, onde tb uso 14.

17 vai perder a esportividade... minha opinião.

 

abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Neto Terrin disse:

Amigo, eu uso uma vara 12lbs, blank f3, ela é bem parrudinha! Uso uma aldebaran, arremessa que é uma beleza, uso iscas zarinha do nakamura! 

Sei que vc quer gastar menos, mas acho que pode sim pensa em 12lbs. Uso inclusive essa 12 uso para tucunas em epitacio, onde tb uso 14.

17 vai perder a esportividade... minha opinião.

 

abracos

Top Neto, 12 libras com aldebaran.

Eu uso com a metanium hg, pouca coisa mais pesada 170 gramas.

Vara leve e flexível + linha fina + carreta shimano de freio centrifugo = arremesso de iscas leves do outro lado do lago, fora a esportividade. 

Quem sabe um dia papai noel não me traz uma aldebaram bfs xg nova. joia:::

Abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/08/2017 em 15:22, Gabriel Bragatto disse:

Carlos,

Uso com libragem de até 12 msm. Se quiser uma um pouco mais resitente, pode optar por uma de até 15, mas pra traíras de 1 ou 2 kl eu uso doze.

Corre o risco de quebrar com um peixe de 2 kg? Pode acontecer, mas acho bem difícil, pra não dizer que acho mais facil o palmeiras ganhar o mundial (desculpem aos amigos, mas não resisti a essa piadinha sem graça). Creio que seja mais facil vc quebrar em um arremesso do que na briga com a dentuça.

A grande maioria dos peixes quando fisgados correm para algum lugar que ele possa tentar se esconder. Traíra, tucunaré, pirarara.

Respeito a opinião dos amigos acima, mas 15 e 17 libras pra traíra acho muito. Isso eu uso pros azuis de Epitácio. 20 ou 25 lbs os amigos aqui do grupo usam pra pescar tucunaré açu. Aliás, faltam 26 dias pra eu estar lá palmas::.

Robalo que briga muito mais que a traira eu uso 14lbs.

As vezes compramos equipamentos que acabam subdimensionando a pescaria.

Logo mais surge mais opiniões ai.

Abs

 

Gabriel,

Obrigado pela ajuda, mas lhe darei um ponto negativo pelo comentário sobre o PRIMEIRO campeão Mundial, OK? kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Li todos os comentários, e já me dão uma boa noção do que comprar. 

Não quero vara muito parruda para não tirar a esportividade. O local tem algumas estruturas, mas nada que possa atrapalhar a pescaria e exigir uma tralha mais robusta.

Pretendo usar esta vara abaixo, da Lumis - creio que esteja dentro das sugestões dadas - um meio termo entre uma tralha mais leve e outra mais forte. O que acham?

Especificações:

Modelo: EXSENCE CAST (EXC56172)

Tipo: Casting

Tamanho: 5’6"

Ação: Med/Light

Isca: 7-28g

Libragem: 6-17LB

Partes: 2

Passadores: 6+1

Peso: 113g

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Em 16/09/2017 em 22:36, Rodrigo Randazzo disse:

Opa parceiro

eu iria de varinha 14-17 lb lubina vermelha da MS com linha vexter 8x 0,25 mm

por ter que tirar as baitas da vegetacao as vezes, entao melhor essa bitola.

caso queira gastar mais ai ja sao outros 500  rsss

 

abracoo

Rodrigo, legal... mas quero gastar pouco kkkkk

Vou decidir ainda, com base no que o pessoal já passou... =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Pescadores de traíras! SOS!!!

Sou novato  no  ramo da pesca e acabei comprando  uma vara Lumis Excense de 14 e outra Lubina de 20 libras e carretilha Marine Brisa 11000,  para uso em pesca de traíras de (1kg/3kg) aqui no Sul,  com iscas artificiais. Os meus locais de pesca sao açudes com bastante vegetação (grama boieira e aguapés) aqui no RGS.  

Já comprei as seguintes iscas: Marine Sapito 40 - 4cm - 6g e Yara Crazy Frog - sapo, 5,5cm/11g

 

Vamos as dúvidas:

1)Para cada uma destas varas tenho que colocar um isca artificial com tamanho/peso diverso ou qual devo usar nas varas citadas?

2) Qual o peso/tamanho de iscas artificiais para pesca de traíras no sul em ambiente com muita vegetação, de acordo com as Varas que possuo?

3) Quais são as  iscas "pegadoras " para traíras que indicam (cor, número e onde encontro na web para compra)?

4) Posso  usar um liner de 0.44mm 25lb ou é melhor usar Encastoador com Girador e Snap? 

5) Se recomendado o uso de encastoador com Girador e Snap, uso o de  20Lbs ou 40 lbs?

Algum outro cuidado especial para a montagem das iscas?

Agradeço a ajuda!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...