Ir para conteúdo

DÚVIDA ENTRE BARCOS DE PESCA (BASS)


Posts Recomendados

Olá, Pessoal !!!
Tenho um conjunto 5,00m + 15hp e estou inclinado a adquirir um novo barco(alumínio 5,5 ou 6,00m) para motorização 25hp, em busca de mais conforto, estabilidade e navegabilidade, mas ainda fico em dúvidas quanto a qualidade dos modelos pesquisados.
Utilizo sempre em águas abrigadas, estuários, manguezais, lagos, represas, etc, sempre em pesca com iscas artificiais(robalos, tucunarés...).
Dos modelos pesquisados dentro do orçamento previsto, achei interessante os seguintes barcos: 

  1. 01 - GRAND FLASH BASS 5,5 m (CALAÇA NÁUTICA)
  2. 02 - BEST BASS MASTER 5,5m  ( PANTANALTICA)
  3. 03 - BLACK BASS 550      5,5m   (UAI NÁUTICA)
  4. 04 - FLASH BASS PRO FISHING 5,5m   (CALAÇA)

Gostaria de saber das experiências e opiniões dos companheiros que conhecem navegaram ou possuem as referidas marcas, dicas sobre a composição do material, acabamento e até mesmo mais algumas outras indicações, sempre dentro da mesma proposta do conjunto.

VALEU, TURMA !!!!

GRAND FLASH BASS 5,5M (CALAÇA).png

BEST BASS MASTER 5.5M (PANTANALTICA).png

BLACK BASS 550 (UAI NÁUTICA).png

FLASH BASS PRO FISHING(CALAÇA).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela minha experiencia eu iria neste 

  1. 02 - BEST BASS MASTER 5,5m  ( PANTANALTICA)

Quando fui comprar o meu cotei na calaça e na pantanaltica, e sem duvida o pré e o pós atendimento da pantanaltica da de 1000 a zero na calaça, tentei contato varias vezes com eles e so foram me responder quando ja tinha comprado o meu. Fiquei imaginando se o pré vendas é assim imagino o pós.

 

O Saulo da pantanaltica é extremamente exigente com a qualidade dos barcos, super atenciosos e só usam produtos de primeira linha. Quando comprei o meu diariamente eles me mandavam fotos com a evolução.

Eu iria de olhos fechados em qualquer modelo da pantanaltca.

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi os 4 pessoalmente.  Porém nunca naveguei em um.  O Acabamento da Calaça é o melhor deles disparado, tanto arremates como pintura, os outros foram cópias deles .  O da Uai se não me engano tem 1.10 de fundo contra 1m do FB ou BB portanto será o mais estável .  O Grand Flash bass é muito grande um barcão porém na minha opinião é barco pra motor 40hp se for usar com muita tralha.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

Pela minha experiencia eu iria neste 

  1. 02 - BEST BASS MASTER 5,5m  ( PANTANALTICA)

Quando fui comprar o meu cotei na calaça e na pantanaltica, e sem duvida o pré e o pós atendimento da pantanaltica da de 1000 a zero na calaça, tentei contato varias vezes com eles e so foram me responder quando ja tinha comprado o meu. Fiquei imaginando se o pré vendas é assim imagino o pós.

 

O Saulo da pantanaltica é extremamente exigente com a qualidade dos barcos, super atenciosos e só usam produtos de primeira linha. Quando comprei o meu diariamente eles me mandavam fotos com a evolução.

Eu iria de olhos fechados em qualquer modelo da pantanaltca.

 

abraços

Obrigado pelas dicas, João !!!
Forte abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Guto Pinto disse:

Eu vi os 4 pessoalmente.  Porém nunca naveguei em um.  O Acabamento da Calaça é o melhor deles disparado, tanto arremates como pintura, os outros foram cópias deles .  O da Uai se não me engano tem 1.10 de fundo contra 1m do FB ou BB portanto será o mais estável .  O Grand Flash bass é muito grande um barcão porém na minha opinião é barco pra motor 40hp se for usar com muita tralha.   

Valeu, Guto !!!
A estabilidade e conforto no deslocamento na embarcação(principalmente sem movimento) será um fator importante para a decisão.
Achei que o Grand Flash Bass(1,25m de fundo) pudesse andar bem com um motor de 30hp com umas 3 pessoas(+tralha).
Vou buscar alguns vídeos e/ou depoimentos dos companheiros ou pelo YouTube.
Obrigado pelas dicas !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Odirlei Borin disse:

Só para colocar uma pulga atrás da orelha...já viu os barcos da Uberfort....tem uns modelos bem legais...já tive um pitbull 600, e hj tenho um puma 500...vale muito a pena conferir..

 

Abraços..

Blz, Oderlei !!!
Vou fazer umas consultas também !!
Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/09/2017 em 09:40, João Biguá disse:

Nós tivemos um Pety de 6 metros com motor de 25 (Mercury Sea), borda alta, semi chata, com plataforma de aluminio. Até hoje sinto saudades dele.

Pois é, João !!!
Tenho um modelo PetyBrazil atualmente, mas sinto que a sua navegabilidade fica meio para trás quanto aos concorrentes de hoje em dia, sendo que o desempenho dos barcos em evidência(acima) têm muito menos arrasto, portanto um aproveitamento e economia maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Sergio Galvão disse:

Pois é, João !!!
Tenho um modelo PetyBrazil atualmente, mas sinto que a sua navegabilidade fica meio para trás quanto aos concorrentes de hoje em dia, sendo que o desempenho dos barcos em evidência(acima) têm muito menos arrasto, portanto um aproveitamento e economia maior.

Já tive um Pety tb, gostava do barco, e eu acredito que vc não notará muita diferença no desempenho do barco  não

Vc pode trocar o barco por uma configuração diferente do bico para ter mais estabilidade parado, para ter um barco mais bonito, para ter um barco maior, simplesmente para ter um barco novo, mas dai dizer que vai melhorar o desempenho a ponto de compensar o investimento por si só .... acredito que não

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

4 horas atrás, Mario Kikuta disse:

Já tive um Pety tb, gostava do barco, e eu acredito que vc não notará muita diferença no desempenho do barco  não

Vc pode trocar o barco por uma configuração diferente do bico para ter mais estabilidade parado, para ter um barco mais bonito, para ter um barco maior, simplesmente para ter um barco novo, mas dai dizer que vai melhorar o desempenho a ponto de compensar o investimento por si só .... acredito que não

Companheiro Mario,

Tive experiências em outros barcos usando o meu motor(Yamaha 15hp) e os resultados foram diferentes. É lógico que essa parte da estabilidade está sendo levada em consideração, mas com certeza o meu barco PetyBrazil 500L atende a minha necessidade de pesca, no entanto, acredito que os semi-chatos nos dão um maior conforto em termos gerais.

Vamos ver no que dá !!! Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vc pesca com ql motor? em qtos? tralha pesada? tem trato? muita bebida? vc eh gordo? teus amigos sao gordos? onde vc pesca normalmente? com qual frequencia? vc pesca que tipo de peixe? vc ja usou quais barcos? vc pretende mudar algo na sua tralha? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

vc pesca com ql motor? em qtos? tralha pesada? tem trato? muita bebida? vc eh gordo? teus amigos sao gordos? onde vc pesca normalmente? com qual frequencia? vc pesca que tipo de peixe? vc ja usou quais barcos? vc pretende mudar algo na sua tralha? 

Olá, Astra-Taranis !!

* Pesco sempre com um motor de 15hp Yamaha(2011) com tanque cheio.
* pouca tralha(uma caixa térmica com algumas latinhas e gelo(lógico) e uma sacola contendo iscas artificiais 
* motor elétrico e bateria(70Ah) 
* pesco geralemente robalo e tucunarés em lagos, represas, rios e estuários (águas abrigadas)
* Eu com 90kg e outro ocupante de aproximadamente 100kg
Usei um barco Best Bass 5,0m da Pantanaltica e já andei num Calaça Flash Bass 5,0m, ambos com o meu motor.....bem melhor o desempenho, principamente em águas mexidas(marolas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, primeiro se quer aumentar um pouco o rendimento do seu motor troque a hélice do seu yamaha 15 por uma do antigo 9 1/4 x 10.5 ou pela 91/4 x 9 vai ajudar. Segundo se for partir pra um bass eu trocaria seu motor por um 25hp já está bem provado que esses bass ainda mais plataformados com 15hp não fica um conjunto bom de desempenho, no mínimo um 18 hp.  Outra opção é partir pra uma Semichata tradicional porém de 5.5 ou 6m, mas nada mais que 1.40 de boca e 100kg, terá muito mais estabilidade que um 5m bico fino igual o seu e o 15hp terá um bom desempenho nela. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Na minha opinião, primeiro se quer aumentar um pouco o rendimento do seu motor troque a hélice do seu yamaha 15 por uma do antigo 9 1/4 x 10.5 ou pela 91/4 x 9 vai ajudar. Segundo se for partir pra um bass eu trocaria seu motor por um 25hp já está bem provado que esses bass ainda mais plataformados com 15hp não fica um conjunto bom de desempenho, no mínimo um 18 hp.  Outra opção é partir pra uma Semichata tradicional porém de 5.5 ou 6m, mas nada mais que 1.40 de boca e 100kg, terá muito mais estabilidade que um 5m bico fino igual o seu e o 15hp terá um bom desempenho nela. 

Grande parceiro, Guto !!
A idéia foi também de mudar a motorização(de 15 para 25/30hp) desde o início(topo), fato que me levou a pensar em mudar para um barco de boca maior(1,60m) e comprimento de 5,5m, sendo que os modelos citados acima não ultrapassam demais esses 100kg recomendados por você, pois também prezo pela praticidade e mobilidade de chegar e sair dos locais de pesca.

OBS: Uso hélice 9 1/4 X 11 - J 

Forte abraço.

 

Editado por Sergio Galvão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu concordo com o guto, exceto pelo tamanho dos cascos, pra mim, barco abaixo de 6 metros, nunca mais.

 

veja em nautica td eh muito relativo, entre um barco de 1 m de fundo (flash bass) com outro de 1.10, na teoria, o barco de 1 m corta melhor marolas e anda mais, sendo o segundo mais estavel. se vc colocar peso, o fundo menor vai afundar mais e portanto perder desempenho. Mas se colocar muito peso no fundo maior e seu motor for peqno, obviamente, o pouco que afundar vai mudar de novo a logica e vai se tornar uma tartaruga gastona.

entao td eh muito relativo, mas a lembrar q vc pesca em aguas salgadas/salobras, onde a flutuação é melhor e obviamente o desempenho do barco tb é melhor, podemos pensar algumas coisas que se encaixam melhor.

 

na minha visao, acho que na verdade, talvez seu pety esteja mal regulado em questao de altura de motor e trimagem, pq nao era pra andar menos q os outros bass (q nao sao pesados, mas tem grande arrasto, na verdade, sao barcos muito bons, desde q vc consiga plana-los  e isso nem sempre é possivel com 15hp as vezes nem com 18... na minha visao 5 metros, só com 25hp pra ficar bom mesmo, mas isso em rios e represas, ja o de 6 metros com certeza tem um desempenho melhor que o 5 metros). o q certamente sera diferente eh a estabilidade dos bass que sera maior que o seu pety bico fino (mas ainda assim menor que as semi chatas tradicionais).

 

No fim, o que vai mandar mesmo é forma do casco, ou seja, estabilidade do maior pro menor chata >semi chata> bass> bico fino, assim como o fundo chato>semi quilhado ou semi V > em V

avalie muito o caso dos bass em ondas, pois navegando sao bem gostosos (pelo menos o calaca) mas parados, devido a caracteristica de suas quilhas bastante progressivas e longas, vc obrigatoriamente fica muito proximo da agua e isso qqr marola ou onda faz o barco beber agua e as vezes compromete a seguranca... veja isso nao eh um defeito desse tipo de barco, e sim uma caracteristica que justamente o faz ficar tao proximo da agua e ajudar em pescarias de pincho.

em todos os casos, para qm anda em lugares que uma maré faz diferenca, ondas e marolas (ainda que pqnas e ou abrigadas), pode pensar obrigatoriamente num 25 hp, pois é segurança, mas eu nao venderia o 15, é um motor muito interessante e que fara diferenca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O astra disse uma coisa importante, que tb concordo. Se fosse pra escolher um barco apenas eu iria de 6m, no mínimo um 5.5m.   Eu tenho 3 barcos um de 5, 6  e 7m.  O de 5 e o de 6 são muito parecidos, identicos em medidas de fundo, borda e boca.  O 6m é  mais estável, mais espaçoso e com motor 15hp ele chega a ser 10 a 20% mais veloz que o de 5m usando o mesmo peso, só quando uso o 30hp que o 5m fica mais veloz isso se nao tiver pesado. O 5m só tem a vantagem de ser mais leve pouca coisa e mais prático pra manbrar por exemplo. 5m excluindo aqueles barcos bem largos feitos pra motor 40, na minha opinião é barco pra pessoas leves e qdo se usa pouco peso ainda  mais que pesca em pé arremessando. 

Mas resumindo escolha o que tiver melhor negócio, frete, etc.  Particularmente acho o Calaça mais bonito e pra quem pesca de pincho a plataforma central ajuda caso pesque em 3. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Guto Pinto disse:

O astra disse uma coisa importante, que tb concordo. Se fosse pra escolher um barco apenas eu iria de 6m, no mínimo um 5.5m.   Eu tenho 3 barcos um de 5, 6  e 7m.  O de 5 e o de 6 são muito parecidos, identicos em medidas de fundo, borda e boca.  O 6m é  mais estável, mais espaçoso e com motor 15hp ele chega a ser 10 a 20% mais veloz que o de 5m usando o mesmo peso, só quando uso o 30hp que o 5m fica mais veloz isso se nao tiver pesado. O 5m só tem a vantagem de ser mais leve pouca coisa e mais prático pra manbrar por exemplo. 5m excluindo aqueles barcos bem largos feitos pra motor 40, na minha opinião é barco pra pessoas leves e qdo se usa pouco peso ainda  mais que pesca em pé arremessando. 

Mas resumindo escolha o que tiver melhor negócio, frete, etc.  Particularmente acho o Calaça mais bonito e pra quem pesca de pincho a plataforma central ajuda caso pesque em 3. 

 

47 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

eu concordo com o guto, exceto pelo tamanho dos cascos, pra mim, barco abaixo de 6 metros, nunca mais.

 

veja em nautica td eh muito relativo, entre um barco de 1 m de fundo (flash bass) com outro de 1.10, na teoria, o barco de 1 m corta melhor marolas e anda mais, sendo o segundo mais estavel. se vc colocar peso, o fundo menor vai afundar mais e portanto perder desempenho. Mas se colocar muito peso no fundo maior e seu motor for peqno, obviamente, o pouco que afundar vai mudar de novo a logica e vai se tornar uma tartaruga gastona.

entao td eh muito relativo, mas a lembrar q vc pesca em aguas salgadas/salobras, onde a flutuação é melhor e obviamente o desempenho do barco tb é melhor, podemos pensar algumas coisas que se encaixam melhor.

 

na minha visao, acho que na verdade, talvez seu pety esteja mal regulado em questao de altura de motor e trimagem, pq nao era pra andar menos q os outros bass (q nao sao pesados, mas tem grande arrasto, na verdade, sao barcos muito bons, desde q vc consiga plana-los  e isso nem sempre é possivel com 15hp as vezes nem com 18... na minha visao 5 metros, só com 25hp pra ficar bom mesmo, mas isso em rios e represas, ja o de 6 metros com certeza tem um desempenho melhor que o 5 metros). o q certamente sera diferente eh a estabilidade dos bass que sera maior que o seu pety bico fino (mas ainda assim menor que as semi chatas tradicionais).

 

No fim, o que vai mandar mesmo é forma do casco, ou seja, estabilidade do maior pro menor chata >semi chata> bass> bico fino, assim como o fundo chato>semi quilhado ou semi V > em V

avalie muito o caso dos bass em ondas, pois navegando sao bem gostosos (pelo menos o calaca) mas parados, devido a caracteristica de suas quilhas bastante progressivas e longas, vc obrigatoriamente fica muito proximo da agua e isso qqr marola ou onda faz o barco beber agua e as vezes compromete a seguranca... veja isso nao eh um defeito desse tipo de barco, e sim uma caracteristica que justamente o faz ficar tao proximo da agua e ajudar em pescarias de pincho.

em todos os casos, para qm anda em lugares que uma maré faz diferenca, ondas e marolas (ainda que pqnas e ou abrigadas), pode pensar obrigatoriamente num 25 hp, pois é segurança, mas eu nao venderia o 15, é um motor muito interessante e que fara diferenca.

Astra,

Fiz todos os testes possíveis para melhor rendimento do meu motor junto a minha embarcação. Na verdade, o conjunto anda demais(muito mesmo) com dois ocupantes + tralha moderada, no entanto, basta que se tenha um terceiro ocupante para que o rendimento fique limitado.
A princípio, a vontade foi de trocar o barco por um outro com mais espaço, pois os discretos 1,40m de boca hoje em dia me desanimam um pouco, já que me senti muito melhor em barcos com largura(boca) de 1,60m ou superior.
Decidido isso, observei que o meu barco só aceita motorização até 18hp, o que me levou a pensar numa possível troca de todo o conjunto, inclusive a carreta.
A minha intenção é montar um conjunto de 5,5m ou 6,0m com um motor de 30hp(antigos SEA PRO), que me atenderia tranquilamente, independente do peso(carga) e/ou velocidade, já que esses novos motores de 30hp tem apresentado bons índices de consumo. 
Obs: Não tenho como adquirir outro conjunto sem negociar o motor de 15hp.
Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qualquer barco com 3 ocupantes e motor de 15 vai morrer, nao tem segredo, a menos que seja um piramirim e 3 muleque de 40 kilos dentro, senao esquece. na minha opiniao, 3 num bass, so com 30hp mesmo e sempre 6 metros.

 

de fato, pescar com 1,60 da uma diferente drastica, eu nao volto mais pra barco menor que 1,45, depois que se pesca num 1,60 de boca é dificil acostumar com aperto.4

se vc ta disposto a ter um 30hp, vai de bass mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio barco bico fino com 3 pessoas e 15hp dependendo dos 3 cai muito mesmo, é normal, e no bass tb cairá, eu sei pois tive um Squalus 500. Olha os dados  que tenho pra ter idéia nas duas semichatas iguais :

- 2 pessoas de 100kg de media, mais bat. ,  elétrico, combustível , tralha e poitas:

Evinrude 15hp

   6m 30 km/h represa. 3 pessoas 28km 

'  5m 28km/h represa. 3 pessoas  24km    

Mercury Seapro

  6m 46km/h represa.  3 pessoas 43km/h 

  5m 48km/h represa . 3 pessoas 43km/h                                                    

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio 

 

O Pety que eu tinha era um Miraguaia (boca de 1,62m) e o motor era um Sea Pro 

Imagem Postada

 

O barco andava bem com 2 pessoas e pouca tralha com 3 ou 4 ficava bem lento (bem lento)

Na realidade esse barco (e outros com boca de 1,60) pedem motor 40 

De regra o conjunto fica bem legal quando sobra um pouco de potencia no motor. Assim motor 30 hps como o SEA PRO vai bem com um barco de 5 ou 6 metros com boca até 1,5, isso se form um barco leve, se vc usar um barco mais parrudo como o Fluvimar Boto Profissional que é montado com chapa de 1,5 mm na lateral, 2,00 mm no fundo e um monte de travas vc vai ter que usar um 40tão

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu entre os vários barcos que tenho, está um flash bass 5.5 com 3 plataformas.

Acredito seja a melhor disposição para pesca com artificiais. Pesco em 3 sem nenhum problema e com bastante conforto. Em represa pescando curvinas chegamos a pescar em 5 sem maiores problemas (não estava pegando muito rsrsr).

Uso um sea pró nele, transformado para 30 com helice 9 7/8 - 12 medi a velocidade na estréia, pesado, com 3 adultos, média de 90 k, mais 3 crianças uns 70 kg total mais bebida bateria, elétrico gasolina, acredito que uns 430kg no total. Atingiu 45 km/h, considerei um bom desempenho, já que vc usa a regulagem do trim do motor todo pra cima (em 3 só abaixei um furo).

Quando fui pescar em 3 na represa, estava uma marola de mais ou menos 80cm com a formação de carneiros no meio. Confesso que fiquei apreensivo, a final o formato da proa dá a impressão de ser baixo, mas como ela começa mais pra trás do que os barcos convencionais, fica totalmente fora da água. Navegou macio e quase não molhou dentro, ao contrário dos cascos tipo squalus que bate de doer a coluna. Pude comprovar com o pessoal que chegava com esse tipo de casco para o almoço todos ensopados.

A estabilidade para pescar em 3 também é impressionante, e as plataformas largas dão segurança, de não precisar ficar olhando pra baixo na hora de por o pé.

Peça pra fazerem para o sea pró, se não tem a intenção de colocar um 40. Se sua intenção é pescar com artificiais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, AlexAdvo disse:

Olha, eu entre os vários barcos que tenho, está um flash bass 5.5 com 3 plataformas.

Acredito seja a melhor disposição para pesca com artificiais. Pesco em 3 sem nenhum problema e com bastante conforto. Em represa pescando curvinas chegamos a pescar em 5 sem maiores problemas (não estava pegando muito rsrsr).

Uso um sea pró nele, transformado para 30 com helice 9 7/8 - 12 medi a velocidade na estréia, pesado, com 3 adultos, média de 90 k, mais 3 crianças uns 70 kg total mais bebida bateria, elétrico gasolina, acredito que uns 430kg no total. Atingiu 45 km/h, considerei um bom desempenho, já que vc usa a regulagem do trim do motor todo pra cima (em 3 só abaixei um furo).

Quando fui pescar em 3 na represa, estava uma marola de mais ou menos 80cm com a formação de carneiros no meio. Confesso que fiquei apreensivo, a final o formato da proa dá a impressão de ser baixo, mas como ela começa mais pra trás do que os barcos convencionais, fica totalmente fora da água. Navegou macio e quase não molhou dentro, ao contrário dos cascos tipo squalus que bate de doer a coluna. Pude comprovar com o pessoal que chegava com esse tipo de casco para o almoço todos ensopados.

A estabilidade para pescar em 3 também é impressionante, e as plataformas largas dão segurança, de não precisar ficar olhando pra baixo na hora de por o pé.

Peça pra fazerem para o sea pró, se não tem a intenção de colocar um 40. Se sua intenção é pescar com artificiais.

 

Companheiro Alex...
Teria fotos de seu conjunto ou vídeos de navegação que você pudesse compartilhar conosco ?
Acredito que o tópico é interessante(embora repetitivo), pois os barcos e modelos tendem a aperfeiçoar suas construções e tecnologias com o passar do tempo e principalmente pelas experiências adquiridas, portanto, um barco construído em 2014/15 pode não ter as mesmas características de um atual.
Tomando como ponto de partida a importância na hora dessas escolhas(o que para alguns representa a realização de um sonho de consumo), julgo importante estar munido do maior número de informações possíveis, no sentido de evitar arrependimentos, já que não temos como testar todos eles.
De antemão, agradeço ao grande volume de informações prestadas pelos parceiros, em especial aos companheiros @Astra-Taranis e  @Guto Pinto, por compartilhar seus conhecimentos, suas experiências e pelos esclarecimentos prestados acerca do tema.
Grande abraço.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...