Ir para conteúdo

DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDIGENAS - ONGS E SEUS INTERESSES


Posts Recomendados

Materia extraida da NET BARCELOS.

ONGS e seus interesses em demarcação de terras indigenas e a reação dos veradores de BARCELOS, segundo a noticia abaixo.

 

 

Vereadores vão a ALEAM preocupados com a possível demarcação de 80% do território de Barcelos, lideradas por ONGs.

 

Na manhã desta quarta-feira (20), uma Comissão de  vereadores de Barcelos, composta por Allen GadelhaMarlos Monteiro, Cleiton Carioca, Edvilson Rodrigues de AraújoRoberto AlvesRoberto LoiolaRegina JustoJosemir Macedo, Franquiberto Leite, estiveram na Assembléia Legislativa do Estado- ALEAM, onde foram recebidos pelo Presidente interino, Deputado Abdala Fraxe e protocolaram na Mesa Diretora uma cópia do Relatório da Comissão de Constituição e Justiça No.005/17 – CCJ/CMB, que trata de demarcação territorial de Barcelos e atuação silenciosa de ONGs num pleito de demarcação que envolve mais de 80% da área territorial do Município,  envolvendo além de comunidades da calha do Rio Negro, os rios Caurés, Aracá, Demeni, Quiuni, Padauiri e Preto.

 Em face da gravidade do assunto, o Presidente Abdala Fraxe, abriu espaço para nosso pronunciamento na tribuna da ALEAM e os deputados Sinésio Campos, Luiz Castro e Serafim Correa, demonstraram apoio com objetivo de que seja realizada em Barcelos, o mais breve possível, uma ampla discussão com a presença do Poder Público, Entes Federativos e demais entidades, como recomenda o STF.

“Lembrando, que se a demarcação for consolidada e homologada, todas as atividades que dependem de nossos rios (pesca comercial, pesca esportiva (turismo) extrativismo da piaçava, peixe ornamental, produção rural, extrativismo em geral serão prejudicadas assim como todos os trabalhadores desses segmentos” Disse o Vereador Allen Gadelha.
 

JUSTIÇA  JÁ AUTORIZOU A DEMARCAÇÃO DE  MAIS DE  1  MILHÃO DE HECTARES

Uma Portaria do Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União no dia 11-09-2017, reconhecendo como território tradicional indígena uma área de aproximadamente 1,2 milhão de hectares localizada nos municípios de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas. 
 

Com a publicação da Portaria 783, a Terra Indígena Jurubaxi-Téa (anteriormente denominada Baixo Rio Negro II) supera as etapas de estudo, delimitação e declaração, estando, assim, autorizada pelo ministério a ser demarcada, homologada e regularizada. A portaria estabelece que a Fundação Nacional do Índio (Funai) deverá promover a demarcação administrativa da terra indígena para posterior homologação presidencial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 O Allen Gadelha, nosso velho conhecido, e demais vereadores estão de PARABÉNS!

Eu de fora, pelo que vejo posso afirmar, que essa é com certeza a melhor gestão que Barcelos já teve! Pelo menos para a pesca esportiva... com certeza!

 

Sobre a infame Terra indigena Jurubaxi-Tea... é um verdadeiro absurdo do meu ponto de vista!

A terra demarcada envolve exatamente o circuito da pesca esportiva... está bem claro que o fim da demarcação tem haver com a pesca esportiva!

Na área demarcada como indígena ( 1,2 milhão de hectares) não tem 1 índio sequer! São 8 comunidades de caboclos que vivem praticamente dentro da cidade SIRN... 4 dessas comunidades são no Negro, próximo a ilha grande... dentro de SIRN praticamente... 2 bem na boca do Jurubaxi e 2 bem na boquinha do Uneuixi... Nenhum desses moradores leva vida de índio, nem chega perto disso... Dos 4 rios envolvidos, 2 deles (Tea e Ayuanã) não possuem comunidade qualquer em seu curso...

Ao meu ver, uma demarcação justa seria ao entorno de uma verdadeira tribo indígena, que estaria sofrendo efeitos diretos de desmatamento ou garimpo causando pelo "homem branco"... Assim, com a demarcação você conseguiria combater melhor o desmatamento e o garimpo, ganhando com isso uma gigantesca preservação ambiental...além de claro, favorecer aos indígenas

 

Mas o que estão fazendo em Santa Isabel do Rio Negro, com essa demarcação de terra é um verdadeiro absurdo! Alguém cresceu o olho no dinheiro que a pesca esportiva movimenta na região, e está promovendo isso tudo com o discurso fajuto que é para o bem do povo e felicidade da nação!

E até o discurso fajuto não vai se sustentar, pq com a demarcação , donos de sítios, fazendas e terras que pertenciam às suas famílias há varias gerações serão desapropriadas...

Imagine você com sua terrinha, que foi de seu bisavô... ser desapropriado do nada por conta de um golpe! É duro...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito já foi falado e discutido aqui sobre esse tema,e vou resumir da maneira que penso:

A PESCA ESPORTIVA NESSA REGIÃO CAMINHA PRA SEU FIM!!!!

Pelo menos pra nós brasileiros né!!!!Esses rios vão virar exclusividade para gringos e um ou outro magnata que tenha disponibilidade de gastar 16,17 mil reais numa pescaria...

É isso que estão fazendo....Um grupo de pessoas se envolveu e tiveram a brilhante ideia de criarem de alguma maneira "essas tais demarcações de TIs",mesmo que isso vá contra a lei,pois acredito que além de empresários inescrupulosos,há gente bem "maior" por trás disso tudo...OU SEJA: UMA MÁFIA ESTÁ SE FORMANDO PRA MONOPOLIZAR O MERCADO DA PESCA NA REGIÃO E COM ISSO GANHAR MUITO,MUITO DINHEIRO!!!!!

Por favor não me venham com esse papinho que tudo está sendo feito pra ajudar os "pobres índios" da região.....Poupe-nos dessa balela...

Com certeza,nós amantes da pesca e da natureza,só temos a perder com tudo isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...