Ir para conteúdo

Polêmica, a eficiência ou não do rattlin nas iscas artificiais.


Paulo Daneluz

Posts Recomendados

Salve Pescadores,

Meses atrás  o Nelson Nakamura no seu canal do yotube  postou um vídeo  com tema meio polêmico  colocando em xeque a eficiência  dos rattlins nas iscas artificiais principalmente as de meia água . O assunto me despertou a curiosidade pesquisar outras fontes e verifiquei que algunalguns pescadores estao8 fazendo isso até  nas iscas de superfície.

E aí o que vocês  acham desse tema que  tem tudo para ser mais um assunto polêmico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz Paulo :good:

Abaixo coloquei um link sobre o assunto... eu prefiro iscas com POUCO ratlin, más faço diferente do pessoal que COLA as esferas (dependendo do tamanho/quantidade das esferas, acho que colar no fundo da isca muda seu trabalho...) seila::  faço o devido furo, injetado algumas gotinhas de detergente doeu:: apenas para que as esferas diminuam o som.

:amigo:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que depende da espécie de peixe que vc vai pescar...Eu fiz o teste com duas iscas de meia água que eu tinha em duplicidade na mesma cor...deixei uma normal e a outra fiz o procedimento que o Nelson Nakamura recomenda de colar as esferas...para Tucunaré a que continuou normal com ratlin funcionou melhor.  Pode ser que para robalos e para o Black bass que são peixes mais manhosos, essa técnica seja eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro iscas totalmente sem rattlin, principalmente para quando o peixe está manhoso. Não vejo problema em usar rattlin, é também muito eficiente, mas nas minhas pescarias as sem rattlin foram melhores. Exceto para twitch baits, que tanto faz com ou sem rattlin, é efetiva de todo jeito devido ao nado extremamente chamativo e singular da isca. (ex.: Twitchin da Rapala, em balsa, sem rattlin, suspending, comparada ao desempenho da Curisco, Nakamura, com rattlin forte, floating. Apesar de características tão discrepantes, o movimento na água é semelhante, e ambas possuem eficiência equivalente).

Abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Renato Barreto disse:

Acho que depende da espécie de peixe que vc vai pescar...Eu fiz o teste com duas iscas de meia água que eu tinha em duplicidade na mesma cor...deixei uma normal e a outra fiz o procedimento que o Nelson Nakamura recomenda de colar as esferas...para Tucunaré a que continuou normal com ratlin funcionou melhor.  Pode ser que para robalos e para o Black bass que são peixes mais manhosos, essa técnica seja eficiente.

Renato, e tem gente que fala que pescaria é uma coisa monótona e sem muita emoção.....rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Paulo Daneluz disse:

Salve Pescadores,

Meses atrás  o Nelson Nakamura no seu canal do yotube  postou um vídeo  com tema meio polêmico  colocando em xeque a eficiência  dos rattlins nas iscas artificiais principalmente as de meia água . O assunto me despertou a curiosidade pesquisar outras fontes e verifiquei que algunalguns pescadores estao8 fazendo isso até  nas iscas de superfície.

E aí o que vocês  acham desse tema que  tem tudo para ser mais um assunto polêmico?

Pois é, vejam como são as coisas. Fui no Rio Manso no MT esses dias para tentar dourados e levei um verdadeiro arsenal....

Chegando lá foi-me recomendado usar a araçatubinha sem ratlin. E a ausência de ratlin era para toda e qualquer isca que se fosse usar.

O mais curioso é que  as Innas e Papablacks funcionam muito bem para Dourados em várias regiões do Brasil e têm ratlin, menos  lá.

Vai entender.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, JuniorBsb disse:

Pois é, vejam como são as coisas. Fui no Rio Manso no MT esses dias para tentar dourados e levei um verdadeiro arsenal....

Chegando lá foi-me recomendado usar a araçatubinha sem ratlin. E a ausência de ratlin era para toda e qualquer isca que se fosse usar.

O mais curioso é que  as Innas e Papablacks funcionam muito bem para Dourados em várias regiões do Brasil e têm ratlin, menos  lá.

Vai entender.....

E tem gente que fala qual a graça  de pescar? ow negócio  monótono  e sem graça..... esse seu relato é  prova que sempre ainda nos falta um pouco de iscas  em nossa caixa rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Paulo Daneluz disse:

E tem gente que fala qual a graça  de pescar? ow negócio  monótono  e sem graça..... esse seu relato é  prova que sempre ainda nos falta um pouco de iscas  em nossa caixa rsrsrs

Quer ficar com as novas kkk?

Foram e voltaram na caixa original.

Perguntei agora para elas e elas adoraram o passeio kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, JuniorBsb disse:

Pois é, vejam como são as coisas. Fui no Rio Manso no MT esses dias para tentar dourados e levei um verdadeiro arsenal....

Chegando lá foi-me recomendado usar a araçatubinha sem ratlin. E a ausência de ratlin era para toda e qualquer isca que se fosse usar.

O mais curioso é que  as Innas e Papablacks funcionam muito bem para Dourados em várias regiões do Brasil e têm ratlin, menos  lá.

Vai entender.....

Aí que está...pescaria não é uma ciência exata, e talvez seja isso q a torne tão apaixonante, principalmente no bait...quando vc acha que já sabe tudo, e pegou todas as manhas, se surpreende com o comportamento totalmente diferente dos peixes, pois dependendo do dia e do lugar o quê estava dando certo muda tudo completamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Renato Barreto disse:

Aí que está...pescaria não é uma ciência exata, e talvez seja isso q a torne tão apaixonante, principalmente no bait...quando vc acha que já sabe tudo, e pegou todas as manhas, se surpreende com o comportamento totalmente diferente dos peixes, pois dependendo do dia e do lugar o quê estava dando certo muda tudo completamente.

Na mosca...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito complicado falar sobre isso , se é mais eficaz ou não , .....

 

Já peguei com rattlin e sem rattlin , com pouco rattlin e com bastante rattlin . Não posso afirmar que quando peguei sem rattlin eu não iria pegar com rattlin tbm rsrs . doeu::

 

Isso pode interferir com espécie , local , época , dia , tempo , horário , momento ..... situações de pesca kkkkk . doeu::

 

Eu acredito que tem situações que sem rattlin pode fazer diferença ..... difícil é saber quando . Somente quando estão manhosos ?doeu::

 

Obs ; nunca pesquei robalo .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matutando ...

Isca natural ñ tem rattlin ... e pega ...

Para quê serviria uma isca com barulho? Vou deixar de lado as hélices e poppers ...

Barulho serve? Pra chamar a atenção ... e pq seria necessário chamar a atenção do peixe? Sempre seria necessário? Ou um pauzinho com cara e nado de peixe seria suficiente? Esse pauzinho, mesmo sem barulho, já não faria barulho com o próprio nadar? Ou com o trabalho impingido pelo pescador?

O peixe vê a isca?

O peixe sente a isca (presa)?

Se vir, enxerga da forma que a gente vê? Ou que a gente acha que ele vê?

Tenho refletido há muito tempo sobre este e outros assunto ... 

Conclusão? 

Não ...

Provocação ...

Abração a todos!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peixe não escuta? 

Então o que espanta peixe é a vibração que a onda sonora do barulho de fora d'água gera embaixo d'água? 

Passei a infância toda escutando: "fica quieto pra não espantar os peixes".....

Mas tem lógica mesmo, pra quê mais barulho que motor de barco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Glaucio Silva disse:

Peixe não escuta? 

não como a gente pensa ... e nem enxerga como a gente imagina ... 

o peixe ouve ( se é que se pode falar em audição ) frequências bem baixas , mas isso está muito mais ligado à vibração dessas frequências ( que são "sentidas" pela linha lateral de seu dorso ) ...

e peixe é míope ... só enxerga bem próximo ...

tem muito folclore no mundo da pesca .... rsrsrsrs

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito folclore e muito inventor ...

Já tem tópico aqui sobre a visão dos peixes ... além de muitos arquivos em inglês mostrando até o espectro de luzes que determinada espécie vê ou não.

Sobre escutar ...

Quer saber, depois dessa, vou pescar ... e levar o violão pra chamar os peixes ...

Ninguém merece ...

Fui ... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos. Minha humilde experiência me diz que tudo pode ser útil. Dependendo da situação de pesca ou espécie. Na minha região ( interior do MT), noto que no inicio da temporada de seca, onde a pesca com iscas artificiais se torna eficiente, qualquer isca funciona, com ou sem rattlin, porém quando a seca chega no seu ápice e os peixes ficam muito mais manhosos, sobretudo com iscas de superfície, rattlins mais suaves ou inexistentes me parecem surtir efeito mais positivo, isso tudo na pesca do tucunare. O trairão é insano o ano todo, quanto mais rattlin mais curioso ele fica.

Nos períodos de reprodução do tucunare também dou preferência às iscas menos escandalosas e por trabalhos mais lentos e provocativos.

 

La atras um amigo questionou sobre iscas naturais. Creio que se a audiçao dos peixes é diferente e sua visão míope. Creio que o olfato seja bem desenvolvido, somando o odor quando existente e as vibrações provocadas pela isca (que é isso que tentamos imitar com as artificiais) as iscas naturais tem o seu resultado. Lembrando que tudo que eu disse é referente à minha pequena experiência, nada científico apenas empírico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Luciano L disse:

pesco robalo aqui em caraguá na escuridão total usando isca soft , se peixe escuta e enxerga , acho que usa farolete e aparelho auditivo

só pode 

muita leitura e muito blá-blá-blá , realidade empírica é o que há de fato 

....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...