Ir para conteúdo

Programa Momento da Pesca - Soltura Piraíba Gigante


Posts Recomendados

Fala rapaziada,

Queria compartilhar um pensamento intrigante que ficou na minha cabeça desde segunda feira.

Alguém assistiu o programa Momento da Pesca do Johnny Hoffmann no qual ele faz uma pescaria insana de Piraibas, douradas e pirararas de caiaque no Suriname?

Pois bem, o episodio foi top. Mas fiquei com uma pulguinha atras da orelha sobre a soltura da monstra piraíba que ele embarcou durante a noite! Da pra perceber que ela estava muito cansada ainda durante a soltura, e não houve um fechamento bonito, com emoção, como normalmente o Johnny hoffmann faz apos suas grandes capturas. A cena eh cortada quando ele esta para liberar o animal q se move com dificuldade.

Enfim, fiquei muito com a impressão de que esse peixe nao teve forcas para se recuperar, e ate por isso a cena foi cortada ate de certa forma estranha.

Nao sei. Alguém ai mais viu e ficou com essa impressão?

Abss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse episódio em si eu não assisti,mas em episódios anteriores que ele pesca piraíba lá,podemos ver que algumas delas ao chegarem ao lado do barco ficam um bom tempo com a barriga virada pra cima,antes de serem arrastadas pra margem...Piraíba é um peixe que realmente briga demais,briga até se esgotar totalmente...Será que não teria algo haver com o material usado???Não seria leve demais pra essa pescaria?? 

Sem criticas nenhuma ao programa e apresentador,pois ambos são grandes divulgadores e incentivadores da pesca esportiva,sem dúvida um excelente canal...Mas acho que vale a indagação sobre o material usado nessas pescarias de piraíba né??!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Cristiano Rochinha disse:

Esse episódio em si eu não assisti,mas em episódios anteriores que ele pesca piraíba lá,podemos ver que algumas delas ao chegarem ao lado do barco ficam um bom tempo com a barriga virada pra cima,antes de serem arrastadas pra margem...Piraíba é um peixe que realmente briga demais,briga até se esgotar totalmente...Será que não teria algo haver com o material usado???Não seria leve demais pra essa pescaria?? 

Sem criticas nenhuma ao programa e apresentador,pois ambos são grandes divulgadores e incentivadores da pesca esportiva,sem dúvida um excelente canal...Mas acho que vale a indagação sobre o material usado nessas pescarias de piraíba né??!!!

Cristiano, nesse episodio nao foi diferente. Ele ate estava usando um material um pouco mais pesado q normalmente ele usa, mas o peixe brigou muito e qnd subiu ficou um tempinho sim de barriga pra cima. Como o peixe levou ele pra margem com mata, e era um peixe muito grande, ele teve q subir no barco de apoio, e arrastar o peixe e o caiaque para outra margem.

Entao de fato o peixe ficou beeem cansado. Fiquei realmente com a impressão q o peixe chegou a exaustão a ponto de nao conseguir se recuperar.

Mas sei la...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Glaucio Silva disse:

Aproveitando, não sei se é desse vídeo, mas uma das piraíbas que vi ele pegar tinha umas marcas brancas na cabeça e no corpo. É normal?

Glaucio,essas manchas pelo corpo normalmente são causadas por raladas em pedras.Aqueles rios da região são rios de muitas pedras,e como a piraíba briga no fundo o tempo todo,as vezes acabam se ralando um pouco.Normal.

Você pode reparar que as piraíbas do Araguaia por exemplo não tem essas manchas,pois é um rio basicamente com fundo de areia.

Outra situação,é que no Suriname,pelo fato delas serem pescadas na maioria das vezes em poços profundos,elas brigam quase que o tempo todo na vertical,e o multifilamento também acaba riscando elas as vezes.Jó no Araguaia isso é mais raro de acontecer,pois são pescadas em estirões de rio,em locais mais rasos,e elas conseguem nadar com o corpo na horizontal mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Cristiano Rochinha disse:

Glaucio,essas manchas pelo corpo normalmente são causadas por raladas em pedras.Aqueles rios da região são rios de muitas pedras,e como a piraíba briga no fundo o tempo todo,as vezes acabam se ralando um pouco.Normal.

Você pode reparar que as piraíbas do Araguaia por exemplo não tem essas manchas,pois é um rio basicamente com fundo de areia.

Outra situação,é que no Suriname,pelo fato delas serem pescadas na maioria das vezes em poços profundos,elas brigam quase que o tempo todo na vertical,e o multifilamento também acaba riscando elas as vezes.Jó no Araguaia isso é mais raro de acontecer,pois são pescadas em estirões de rio,em locais mais rasos,e elas conseguem nadar com o corpo na horizontal mesmo.

Discordo, as marcas brancas é sinal q a piraiba está muito cansada, ela vai perdendo o brilho e ficando com aquelas manchas, qt mais tempo a briga mais esbranquiçada ela fica, já vi piraiba assim inclusive no Araguaia, mas como no Araguaia utilizamos material superdimensionado a briga é curta então a piraiba está brilhante com aquela coloração bonita, e ela sai forte na soltura. Sou contra a utilização daquele monte de anzol e garateias q a maioria usa na pesca de piraiba e tb sou contra utilizar equipamento leve como o Jonny utiliza para a pescaria delas, é um peixe muito sensível. Na pescaria de piraiba utilizo um anzol apenas 12/0 de qualidade e equipamento bruto Penn senator 6/0 linha 0,92mm, perde esportividade concerteza, mas a piraiba chega intacta não vira de barriga pra cima. Qd ela está assim o perigo é tirar o anzol, ela pode sacudir e o anzol fincar em você, então em vê de usar alicate e ficar forçando para retirar o anzol, melhor da curtas pancadas com a mão mesmo no olho do anzol q sai.

Editado por Edson
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Edson disse:

Discordo, as marcas brancas é sinal q a piraiba está muito cansada, ela vai perdendo o brilho e ficando com aquelas manchas, qt mais tempo a briga mais esbranquiçada ela fica, já vi piraiba assim inclusive no Araguaia, mas como no Araguaia utilizamos material superdimensionado a briga é curta então a piraiba está brilhante com aquela coloração bonita, e ela sai forte na soltura. Sou contra a utilização daquele monte de anzol e garateias q a maioria usa na pesca de piraiba e tb sou contra utilizar equipamento leve como o Jonny utiliza para a pescaria delas, é um peixe muito sensível. Na pescaria de piraiba utilizo um anzol apenas 12/0 de qualidade e equipamento bruto Penn senator 6/0 linha 0,92mm, perde esportividade concerteza, mas a piraiba chega intacta não vira de barriga pra cima. Qd ela está assim o perigo é tirar o anzol, ela pode sacudir e o anzol fincar em você, então em vê de usar alicate e ficar forçando para retirar o anzol, melhor da curtas pancadas com a mão mesmo no olho do anzol q sai.

Sim,você citou o terceiro motivo pelas manchas delas,realmente tem disso também,mas os outros 2 motivos também são reais.E também acho que o equipamento pra piraíba no Suriname deveria ser mais pesado um pouco,não tanto como no Araguaia,pois no Araguaia usamos carretilhas muito grandes mais pela capacidade de linha mesmo...Quanto mais linha na água,menos chance (teoricamente) do boto achar as iscas.Como no Suriname não tem botos e eles pescam em cima de poços,usa-se pouca linha na água...Mas acho a libragem das varas muito leve pra peixes daquele tamanho.Talvez isso explique elas chegarem exaustas ao lado do barco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, o Johnny acabou de fazer uma live no insta e facebook, e acabei dando sorte dele responder minha pgta sobre a piraiba! Ele disse que "ela esta mais viva do que a gnt..."  hahaha!

Que por uma questao de edição deu aquela impressao! Disse inclusive q recebeu esse pergunta algumas vezes por email essa semana! 

Mas ainda nao me convenci 100%!! Haha 

Espero que realmente tenha voltado a vida normalmente!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos eu fiquei chateado com outro programa de pesca que vi que não vou citar (agrocanal ou canal do boi não me lembro) também no Suriname e também atrás de Piraíbas....cara, depois que ela boia do lado do barco, eles enfiam dois anzois 12/0 um de cada lado da boca pra rebocar o peixe até a praia para as fotos....putz...achei sacanagem demais....posso até estar enganado com o procedimento, mas achei desnecessário....::nada::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
Em 28/09/2017 em 15:55, Renato Abreu disse:

Amigos eu fiquei chateado com outro programa de pesca que vi que não vou citar (agrocanal ou canal do boi não me lembro) também no Suriname e também atrás de Piraíbas....cara, depois que ela boia do lado do barco, eles enfiam dois anzois 12/0 um de cada lado da boca pra rebocar o peixe até a praia para as fotos....putz...achei sacanagem demais....posso até estar enganado com o procedimento, mas achei desnecessário....::nada::

Boa noite Mestre,

 

Este eh um procedimento de seguranca que adotamos para preservar a vida do animal. Evita que amarrem a cauda do peixe que é bem pior e tambem que ela escape dos anzois do pescador e, sem forças para nadar, acabe sendo comida por piranhas.

No Suriname eu tenho como principal norte na nossa operacao a segurança do pescador e do peixe. Sem os dois, muitas familias perdem o sustento! 

O peixe eh levado para a margem e eh o dado o tempo que for para ele se recuperar e depois disso fazemos as fotos.

Sobre a piraiba do Johnny ja foi respondido.

Sobre a coloracao dela relacionada com o esforco nao concordo. Depois de 5 anos operando no Suriname e no Trombetas nao temos dados conclusivos para ligar a cor do peixe com o tempo de briga mas mais com a epoca, lugar e saude dele(bem ou mal alimentado). Nos pouco usamos equipamentos pesados aqui e elas boiam de cores diferentes independente do tempo de briga. Ja vimos peixe de 2 metros boiar em 15 minutos totalmente branco porque estava com uma rede para iscas na boca e portanto com dificuldade para se alimentar. Ja vimos peixes brigarem por uma hora e sairem pretas e gordas.

Amigos, fotos e filmes nao faltam. Caso permanecam duvidas peçam. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...