Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Fui conhecer o Rio Juma afluente do Rio Madeira com a Turma do Choma de Curitiba no período entre os dias 19 e 24/09/17.

Ficamos hospedados no Lago do Maçarico na Pousada Amazon Rain Forest do amigo Douglas por sinal muito bem montada com uma equipe dedicada e que fez de tudo para que nossa estadia fosse a mais agradável possível. 

Nossa turma de 22 pescadores do Paraná e Santa Catarina, amigos que pescam juntos há muitos anos.  Alguns que estiveram no ano passado no mesmo local e tiveram uma pescaria memorável com excelentes peixes nos deixaram cheios de expectativas.  Chegando na pousada no dia 19 a noite as notícias não eram muito animadoras pois houve uma chuva forte e com uma grande queda de temperatura que chegou a 28°C ( o que é muito frio para a região). O rio estava uns 2 metros acima do ideal e os peixes estavam sentindo muito essa variação e as perspectivas não eram as melhores. Sabe quando bate aquela dúvida em relação a data escolhida para a pescaria: será que não chegamos cedo demais? Será que vai entrar peixe?  Só restava esperar e torcer.

No primeiro dia de pesca saímos cedo para um local chamado Boto, próximo a pousada. No caminho um alerta, havia uma grande quantidade de peixes grandes boiando no rio, eram tucunarés açus e pacas grandes, uma verdadeira lástima. Segundo o guia eles morreram devido ao frio.  Chegando no ponto de pesca, iscas na água e pouquíssima ação como era de se esperar.  Nada na superfície, nada na meia água, alguma ação de peixes pequenos nos jigs que salvaram o dia, apenas os jigs pequenos e sem aquela extensão no rabo.  Na parte da tarde o tempo começou a esquentar e o sol saiu rachando, o Lago do Maçarico estava acordando...a ação que era rara começou a aumentar gradativamente. Chegou o fim da tarde e retornamos a pousada com uma certeza que o segundo dia seria melhor.

 

DSC04885.JPG.59d478fc66306334aec4f549d13482c2.JPG

 

No segundo dia fomos pescar no alto Juma pois segundo os relatos do pessoal da pousada era lá que estariam os maiores exemplares.  Fomos num local chamado Boca do Furo do Madeirinha há 1h 45min aproximadamente da pousada.  Chegando lá, meu parceiro Choma pegou seu equipamento de fly e logo nos primeiros arremessos conseguiu fisgar um bom exemplar. 

 

DSC04859.JPG.03f55860becb96512e1bf00420d0eb61.JPG

Eu estava tendo pouca ação nas iscas maiores tentei hélices, poppers, zaras, meia água e nada...

 

Então o guia vendo que eu estava com a caixa cheia de iscas grandes de 12 a 17 cm, me emprestou uma brava 90 com costas preta e barriga prata e boca vermelha... Eu pensei, vou tentar a isca do guia fazer o que?

 

Testei a bravinha do Lucas... 

 

DSC04888.JPG.27d29c75429b7da985f7e3c19fd8d417.JPG

 

Ele me disse  3 toques rápidos e fortes e uma pausa e repete: 

 

pip pip pip... pip pip pip ...

 

pip pip pip... pip pip pip ...

 

pip pip pip... pip pip pip ...  e POW!   

 

Era minha primeira ação um tucunaré paca bruto que deu uma briga muito boa e que já valeu a viagem.

 

DSC04856.JPG.d8eea13eaffd4f21b696ad00cab4aa7a.JPG

 

           

Vai uma dica se você está “pipoqueiro” no barco e não consegue o primeiro peixe enquanto o parceiro pega um atrás do outro, relaxe fique tranquilo e peça uma isca emprestada do guia. Comigo funcionou e depois disso foi só alegria.  Era ação sem parar, só porrada,  entraram tucunas de 2 a 7 kg e até algumas aruanãs, piranhas e traíras.

 

Na hora do almoço o Douglas e sua equipe prepararam comida e bebidas e levaram redes para o pessoal dar uma descansada de 15 minutos para então voltar para a pescaria.

DSC04845.JPG.004b33c77df5278f05905dd50f22d39a.JPG

DSC04851.JPG.cc0ee7b9892df1233619c924d4f7529d.JPG

Tivemos uma tarde com muita ação e bons peixes retornando para a pousada com os braços doloridos mas com um grande sorriso no rosto e com a certeza de que no outro dia voltaríamos à Boca do Furo do Madeirinha. 

DSC04838.JPG.144af91230c8b84d938ae82d9765d470.JPG

No terceiro dia amanheceu chovendo e quando chegamos ao nosso ponto mágico já tinha 2 barcos de colegas da nossa turma em cima do pesqueiro.  Então ficamos numa outra ponta que o piloteiro disse que havia peixe grande também.  A ação não demorou a acontecer nas meia águas pequenas e jigs e pegamos uma grande quantidade de peixes nesse dia batemos o recorde com mais de 50 peixes.

DSC04841.JPG.4c0f7784bc4239f1183dc9cde4ae7c39.JPG

No sábado último dia de pescaria resolvemos fazer uma pescaria mais próxima à pousada no Igarapé Santo Antonio, um local muito bonito e com muita ação pegamos muitos peixes na meia água e nos jigs a tarde quando não havia mais braço resolvemos partir para o corrico com meia água e impressionantemente pegamos mais vários tucunarés de bom tamanho e um deles acredito que seria meu troféu de dois dígitos que escapou (como sempre o maior sempre escapa mas esse com certeza tinha uns 12kg).  Nunca tinha visto cardumes de tucunarés se alimentando dos pequenos peixes e estourando na superfície, foi lá que percebemos que a pesca esportiva e a conscientização da cultura de preservação é muito importante e está dando ótimos resultados naquela região.  Ficamos muito impressionados pela beleza da região, pelo atendimento da Pousada Amazon Rain Forest e do Douglas, tivemos um excelente atendimento, ótima estrutura, comida excelente, guias muito bons e o local realmente excepcional que nos faz sempre sonhar com aquele troféu que pode aparecer a qualquer momento.

 

DSC04861.JPG.842be9da70558a00047821df48363fd1.JPG

VID-20170926-WA0065.mp4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Octávio Justo do amaral disse:

Show amigo! Parabéns!

O importante é nunca desanimar, nunca...

E o mais importante ainda, isca fora da água não pega peixe.... ou seja, arremessar o dia inteiro, sem parar! doeu::

 

Obrigado Octávio.  Sem dúvida isca na água sempre !    Em Outubro vou pro Acari e já estou treinando na academia, para arremessar o dia inteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Claudião,

belo relato e fotos. Também cabe um elogio ao Choma, que é um dos pioneiros no turismo de pesca aqui no Sul, um grande divulgador da pesca esportiva e eu já pesquei com vários parceiros que iniciaram suas "carreiras" depois de um ou mais viagens com o Choma.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Claudião disse:

Obrigado Octávio.  Sem dúvida isca na água sempre !    Em Outubro vou pro Acari e já estou treinando na academia, para arremessar o dia inteiro.

kkkkkk exatamente!

Fui pela primeira vez pro AM atras dos Tucunas em 2015 (Rio Uatumã)... confesso que trabalhava de forma errada a hélice e já no segundo dia as dores nos ombros e braços me prejudicaram.

Mas, como sempre temos que evoluir, fui treinando e, 2016 em Barcelos, pesquei 95% do tempo com hélice, arremessando igual tarado e não tive nenhum problema com cansaço!

Bora atrás dos bocudos!

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em novembro eu também vou pro Juma e seu relato me fez mudar umas iscas da minha caixa... brava 90 que não levaria vai entrar... agora o trabalho vai ser escolher qual vai sair kkkkkkkkkkk

Valeu parceiro!! Apesar das adversidades parece que fez uma ótima pescaria!!! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tiago Dominicci disse:

Em novembro eu também vou pro Juma e seu relato me fez mudar umas iscas da minha caixa... brava 90 que não levaria vai entrar... agora o trabalho vai ser escolher qual vai sair kkkkkkkkkkk

Valeu parceiro!! Apesar das adversidades parece que fez uma ótima pescaria!!! Abraço!

Obrigado e boa sorte no Juma em novembro Tiago. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...