Ir para conteúdo

Tamanho do tucunare amarelo


Posts Recomendados

Olá amigos.

Gostaria de uma informação sobre que tamanho pode chegar o tucunaré amarelo (Cichla Kelberi).

Na região onde pesco (rio paranapanema) meu recorde pessoal é de 50 cm. Mas gostaria de saber no geral, no Brasil todo, que tamanho (Cm) pode chegar essa espécie ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim é azul.

Notem que as faixas laterais estão apagadas, mas podem ser vistas logo no embarque(MIN 2:14 e 2:46). Como o peixe deve ter lutado muito e se cansado, elas apagaram.

O Kelberi possui cabeça um pouco menor e um amarelado vivo com pintas nas nadadeiras, como o peixe do Marcelo Terra (jóia amigão)

Também não acredito no peso e na medida, embora seja um belo exemplar. Boga grip ching ling e não há filmagem da medição.

MAs com quase certeza deve ter mais de 4 kilos.

E não acredito que ocorram hibridos entre as espécies pois os estímulos e condições para procriação são diferentes.

Se isso fosse possível não encontraríamos as 2 espécies no mesmo rio ainda. Tinha tudo virado uma coisa só.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Matheus....Os maiores "kelberi" que já vi foram por fotos, pegos em Anaurilândia e Paulicéia (entre 52 a 53cm). Ao vivo, meu pai capturou um de 48,5 em Pauliceia.

O problema é a confusão que se faz. O kelberi é o amarelo "normal" (igual esse da foto do Marcelo) e tem muitas pintas nas nadadeiras, suas faixas são geralmente mais altas e aparentes e geralmente é mais escuro. O tucuna amarelo do Paranapanema é o C. monoculos, conhecido como pitanga ou popoca (mais claro e bem dourado, com a barriga e parte inferior da cabeça avermelhados inclusive nas fêmeas e com faixas mais curtas, as vezes com formato de grandes pintas no dorso ou até quase ausentes). Esses exemplares alcançam tamanhos incríveis na região. Fora esse de 71 do vídeo, foi pego outro no Balneário de Rancharia que mediu 68cm. Verdadeiros monstros. Mas são totalmente fora do padrão. O normal é até os 52 a 53cm mesmo (meu maior deu 49cm e era uma fêmea capturada em Iepê-SP).

Esse peixe do vídeo é um "pitanga" mesmo (quase inacreditável, rs). Quando são "velhos" costumam ficar com as bochechas (opérculo) meio prateado e suas faixas podem se tornar bem apagadas mesmo. E suas proporções e manchas na barriga são diferentes dos azuis desse tamanho.

Interessante que para as 2 espécies de tucunarés encontradas no sudeste é que quanto mais velhos vão ficando, mais aparente se tornam suas manchas na barriga.    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...