Ir para conteúdo

Abrindo uma loja de artigos para pesca!


Posts Recomendados

Bom dia pescadores, vendo uma certa deficiência nessa área em meu município resolvi me aventurar, não vou "abrir" propriamente dito mas "assimilar" uma seção de artigos para pesca e camping em minha loja agro veterinária, não precisando investir mais em estrutura e quadro de funcionários. O município (Coronel Vivida - PR) tem aproximadamente 30mil hab. e não tem nem uma loja específica na área, apenas algumas outra agropec. que vendem uma varinha aqui, um molinetinho ali... O potencial é grande pois dentro do município temos um rio de grande proporções e em um raio de 30km vários braços dos lagos do Iguaçu. Mas sem mais delongas vamos as minhas dúvidas:

- No que devo investir no começo? (varas, molinetes, carretilhas, REDES, tarrafas, etc)

- Qual a "qualidade" dos produtos a se iniciar? (produtos de entrada, baratos... ou carretilhas, varas, iscas renomadas)

- Quais fornecedores buscar? (atacados que vendem um pouquinho de tudo ou ir direto na fonte (fabricantes))

- Como consumidor o que te atrai a entrar em uma loja de pesca, e o que te fideliza?

 

Desculpem-me a extensão do tópico e muito obrigado des de já aos que puderem ajudar

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sandro bom dia...

Estamos bem longe, mas aqui na cidade onde resido (Bauru/SP) também temos vários rios próximos, rios esses com zero de preservação mas com muito potencial a ser explorado. Agora se falarmos em aproximadamente 400 km podemos citar o Rio Paraná para onde muitos pescadores rumam em busca de aventura. Se você conhecer minha cidade irá reparar que diversas lojas tipo comércio de ração (pet shopping) estão oferecendo uma diversidade de produtos para pesca e camping em seu mix de produtos. Algumas se destacam por não vender "porcarias" o que na minha opinião estão corretos pois evitam a concorrência desleal dos camelos e sacoleiros. Acredito que se oferecer produtos (iscas artificiais, vestuário, varas, utensílios variados, etc) tanto para pesca como para camping, além de artigos para churrasco (facas, tábua de carnes, churrasqueiras, etc) mas de qualidade se destacará. Como em todo empreendimento entendo que deve estudar o público alvo e não desprezar qualquer cliente, assim a variedade é fundamental, tanto para produtos baratos como mais caros. O que acho que fideliza o cliente é o bom atendimento sem fazer o consumidor levar forçado o produto (enganado).

Bom, acredito que sua idéia é excelente e merece ser levada adiante. Sucesso no novo empreendimento.

Abraço

GIOVANI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- No que devo investir no começo? (varas, molinetes, carretilhas, REDES, tarrafas, etc)

O que mais atrai clientes em uma loja de pesca é a variedade!

- Qual a "qualidade" dos produtos a se iniciar? (produtos de entrada, baratos... ou carretilhas, varas, iscas renomadas)

Você tem que atender a todos os públicos, pessoas com mais e menos condições financeiras, tem que ter os produtos de entrada mas com o minimo de qualidade pois produtos muito baratos mas que não funcionam ou quebram muito fácil também pode fazer com um cliente não volte a comprar novamente, existe produtos bons com preços acessíveis!

- Quais fornecedores buscar? (atacados que vendem um pouquinho de tudo ou ir direto na fonte (fabricantes)

Eu acho que você esta razoavelmente perto de Foz, acho que seria interessante adquirir produtos lá, mas buscar também produtos nacionais direto dos fabricantes.

- Como consumidor o que te atrai a entrar em uma loja de pesca, e o que te fideliza?

Como eu disse antes o que me atrai a entrar em uma loja é a variedade, e o que me fideliza é o tratamento do vendedor e em terceiro lugar o preço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia meu amigo!

 

Meus parabéns pela iniciativa de empreendedorismo. Ainda mais fazendo aquilo que se ama. Tenho um pouco de formação na área e se eu poder contribuir com algumas dicas ficarei muito feliz.

 

Primeiro de tudo voce deve conhecer quem é seu cliente, o perfil, quais são seus habitos, quantas vezes ele vai pescar, quanto investe mensalmente em pescaria e por ai vai.

 

Sugiro que você monte um questionário, com algumas perguntas do tipo:

Primeira parte perfil, questionando itens como idade, sexo, renda, frequência de pesca, tipo de pescaria (lago, rio, pesqueiro, mar).

Segunda parte

Qual tralha utiliza, Vara de carretilha, Vara de molinete, Mão, tarrafa, etc

Quanto esta disposto a gastar em uma vara?

Quanto está disposta a gastar em uma carretilha?

Com que frequência compra produtos novas de pesca?

 

Tente montar um perfil estatístico do seu publico.

Ex: 36% São homens de 25-30 anos que pescam tucunaré em rios com iscas artificiais.

Ou seja tera que ter vara de carretilha, carretilha, linha, leader, snaps, iscas artificias, caixas etc.

 

Com base nisso você conseguira direcionar melhor seus investimentos, para nao ficar com estoque parado, ate atingir o break even.

 

Pesquise também, quais as marcas favoritas da galera, e monte seu estante com aquilo que eles gostam e com produtos dentro do orçamento deles.

 

Conforme for conhecendo seu cliente busque alternativas para agrada-lo e atender sua necessidade.

 

ALGO MUITO IMPORTANTE PRINCIPALMENTE NA FORMAÇÃO DE UMA MARCA **POS VENDA**

 

A maioria das lojas, depois que vendem não dão a minima para seus clientes, com a quantidade de lojas virtuais hoje com preços acessíveis, cada dia mais as lojas físicas perdem espaço.

 

E commerce tambem ira ajudar e muito a gerar fluxo de caixa, hoje é muito facil e simples vender pela internet, alem de ajudar a divulgar sua loja.

 

Sempre escute seu cliente, se voce nao gradar eles, seu negocio nao ira para frente.

 

Espero pode ter ajudado com estas poucas dicas, qualquer coisa que precisar, estamos a disposição.

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sandro se vc  tem que ver a clientela e se sua cidade é de "passagem" para pescadores que vão pescar na região, se for passagem onde muitos vem de longe e param pra comprar bebidas, gelo , combustível  é bom manter um estoque bom de iscas artificiais se o Tucunaré for o forte aí, tucuneiro sempre compra mais uma isca mesmo se não for usar, kkkkk.  Bom tb ter todos tipos de anzois encastoados ou materiais utilizados pra peixes da região, puças, samburás, coletes, lanternas, remos, etc, coisa que sempre o pessoal esquece. 

Quanto a carretilha, molinetes e varas eu focaria nas de entrada e no maximo médias, os pescadores viciados já trazem essas tralhas tops de casa então foque no que o cara quer comprar que seja barato ou tenha um custo x benefício ,como varinhas de carbono até R$250,00 carretilha e molinetes até 400.  Tralha específica ou mais tops acredito que 90% dos pescadores hoje compram pela net.

Umas camisas de pesca como as que usam hoje em dia tb é uma boa pedida

Eu disse isso tudo pois é o que já fiz em muita pescaria e presenciei amigos fazendo. E se tiver pesque pagues na região é bom ter um estoque de bóias massas rações, etc.  

Como consumindor hj dificilmente vou numa loja comprar uma carretilha ou vara mais cara, na net ou até sites exteriores o preço é imbatível, mas sempre vou na lojinha aqui comprar coisa que preciso pra hj, ou pra pescar o fds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, 

Muito legal que esteja interessado em empreender no nosso esporte

Para mim, uma loja consegue sucesso quando:

* Divulga bastante, em todas as redes sociais, os lançamentos e promoções. 

* Vende os produtos por preço atrativo. Afinal de contas, por que comprar em uma loja x sendo que na y pode achar o mesmo produto 20% mais barato? 

*Investe em lançamentos e variedade, abrangendo modalidades diversas, pesca de praia, bait, fly, sem deixar de atender aos pescadores de barranco que utilizam vara telescópica, tenkara e outros.


Eu atualmente só pesco de fly, mas não vou aconselhar criar uma nova flyshop, pois entendo que ainda são poucos os pescadores de fly. No entanto, se a sua loja vender também produtos de fly eu com certeza vou procurar algo do meu agrado, pois sabemos que quanto mais especializadas são as lojas, mais caros são os produtos. Por isso a variedade é a palavra chave de uma loja de pesca. 

 

Abraço! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Sandro Gustavo Motta disse:

Bom dia pescadores, vendo uma certa deficiência nessa área em meu município resolvi me aventurar, não vou "abrir" propriamente dito mas "assimilar" uma seção de artigos para pesca e camping em minha loja agro veterinária, não precisando investir mais em estrutura e quadro de funcionários. O município (Coronel Vivida - PR) tem aproximadamente 30mil hab. e não tem nem uma loja específica na área, apenas algumas outra agropec. que vendem uma varinha aqui, um molinetinho ali... O potencial é grande pois dentro do município temos um rio de grande proporções e em um raio de 30km vários braços dos lagos do Iguaçu. Mas sem mais delongas vamos as minhas dúvidas:

- No que devo investir no começo? (varas, molinetes, carretilhas, REDES, tarrafas, etc)

- Qual a "qualidade" dos produtos a se iniciar? (produtos de entrada, baratos... ou carretilhas, varas, iscas renomadas)

- Quais fornecedores buscar? (atacados que vendem um pouquinho de tudo ou ir direto na fonte (fabricantes))

- Como consumidor o que te atrai a entrar em uma loja de pesca, e o que te fideliza?

 

Desculpem-me a extensão do tópico e muito obrigado des de já aos que puderem ajudar

Abraço

Caro Sandro, 

Gostaria inicialmente de parabeniza-lo, hoje são poucos os empresários que ainda tem saco ou coragem pra fazer qqr coisa diferente, até pq isso demanda muita boa vontade de um retorno contestável . Segundo por não se sentir inibido pelo tamanho da cidade . Terceiro por visitar teus concorrentes , por incrível que possa parecer, muuuuitos acham isso um ato no mínimo desrespeitoso ou problemático (pobres deles, coitados).

 

Sou consultor empresarial, focado em novos negócios, business plan e gestão e tenho estudado o mercado náutico com profundidade desde 2012, seja junto a fabricantes, lojistas (físicos e e-commerce) ou outras formas (turismo, governo etc).

 

Na minha visão as dicas acima e provavelmente, todas as outras que virão abaixo, tem um alto grau de inteligencia, especialmente, por que estão sendo faladas por pescadores que muito provavelmente não irão utilizar seus serviços tão prontamente, e logo, não tem nenhum resquício de interesse ou bondade com sua pessoa. Leia-os atentamente, estude, analise e pondere sempre se vai caber no que você se propõe a fazer.

 

Aliás, essa é a grande questão que você precisa ter em mente: o que você se propõe a fazer. E diante disso, terás que analisar quem vc se propoe a atingir, o que se propoe a trabalhar em sua lojas, quais tipos de clientes e fornecedores quer trabalhar e que nível deseja ter de retorno. Sabendo responder isso sem exitação, terás sucesso ou pelo menos estará mais próximo do sucesso que do fracasso.

 

Eu acredito, piamente, cegamente, que qualquer que seja teu público ou desejo, vc pode ter exito total, só é necessário que vc realize exatamente o que esse público deseja, seja preço, seja qualidade, seja o que for, independente se sua cidade tem 30 mil ou 300 mil.

 

Feito isso, considero que o mais importante é voce conhecer esse mercado como empresário e nao como pescador. 

 

Na visao do pescador, vc poe la produtos, baixa o preco e vende, alguem ou muitos alguens irao comprar e vc vai ser feliz. Na visão do empresário vc tem um valor por metro quadrado dentro da sua loja para faturar por mes, tem custos, tem giro, tem investimento, tem banco, tem funcionario, etc. Vc nao vai tirar um metro quadrado de racao de boi pra vender carretilha, obviamente, teu publico vai na loja pra comprar racao de boi, e compra de tonelada, nao 1 carretilha no meio de outras 20...

 

Aí vc cai em fornecedores, mercado, retorno, investimento etc. Te falo com total certeza sem medo de errar: esse é um mercado 100% prostituído, corrompido e com enormes chances de estourar (pro bem e pro mal).

 

Se vc for comprar de fornecedores locais, vc irá COMPRAR os produtos mais caros que os caras vendem nas lojinhas e internet, ou seja, vai encalhar. Se comprar por outros meios, corre o risco de ser pego ou ter dores de cabeça (obviamente não será o padre que irá trazer pra vc um carregamento de carretilhas, varas, iscas vindo do paraguai, usando carga roubada ou contrabando... E não precisa ser genio pra saber que cedo ou tarde, vc pode ter uma surpresa negativa).

 

As margens sao pequenas, você precisa de giro, tem poucos fornecedores (basicamente, alguns xing ling, shimano, daiwa, marine sports, maruri, e nao mais que 2 ou 3). Entao teu diferencial tem que ser algo mais que uma vitrine no meio da loja com produto exposto, pq do contrario vc vai brigar com a internet, e acredite, o povo hj compra pela net adoidado.

 

Entendido isso, absorvido que ou vc é minusculo a ponto de ninguem lembrar de vc e vc ter só pra encher linguiça ou vc ser um player de verdade no mercado. Cabe a voce ter uma reflexão se vale ou não a pena , o que voce pretende vender, pra quem pretende vender, etc.

 

Ha lojas famosas, que estao localizadas em cidades que nem rio tem e sao menores que a sua, e estao vendendo horrores, faturando alto com a pesca, outras que estao em cidades grandes e estao levando grandes prejuizos. Tudo vai do que vc pretende fazer, qual retorno pretende ter, se tem saco pra encarar de verdade.

 

Ao meu ver, colocar lá um balcão apenas pra encher linguiça e vender uns 1000 reais com sorte no final do mes, arruma outra coisa pra vender. Mas aí é de cada um.

Eu faria uma pesquisa intensa sobre retorno, quantidade de produtos, ticket médio publico alvo versus publico atual, esforço etc. Feito td isso, sentaria com minha familia e perguntaria pra eles: vamos encarar colocar produto assim assado la na loja ou vamos pescar?

 

O mercado de pesca está crescendo, criando alicerce, se sofisticando, é um mercado de lazer, ou seja, tem tudo pra explodir e ficar maravilhoso, já pensou o motivo de 99% das lojinhas serem uns pombal ou algo pequeno e mal gerido?

 

Uma dica, até as maiores lojas , com decadas de fama e cliente em SP sucumbiram, diminuiram, mudaram ou estao vendendo só produto do paraguai. Pesquise por que isso ocorre.

 

Seja lá qual for tua decisão, vai com força, seja feliz e tenha meu respeito. Eu vejo que a tendencia da pesca no Brasil é se sofisticar, aumentar , se tornar uma potencia. Qaundo? Nao sei. Mas que é a tendencia é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Guto Pinto disse:

Sandro se vc  tem que ver a clientela e se sua cidade é de "passagem" para pescadores que vão pescar na região, se for passagem onde muitos vem de longe e param pra comprar bebidas, gelo , combustível  é bom manter um estoque bom de iscas artificiais se o Tucunaré for o forte aí, tucuneiro sempre compra mais uma isca mesmo se não for usar, kkkkk.  Bom tb ter todos tipos de anzois encastoados ou materiais utilizados pra peixes da região, puças, samburás, coletes, lanternas, remos, etc, coisa que sempre o pessoal esquece. 

Quanto a carretilha, molinetes e varas eu focaria nas de entrada e no maximo médias, os pescadores viciados já trazem essas tralhas tops de casa então foque no que o cara quer comprar que seja barato ou tenha um custo x benefício ,como varinhas de carbono até R$250,00 carretilha e molinetes até 400.  Tralha específica ou mais tops acredito que 90% dos pescadores hoje compram pela net.

Umas camisas de pesca como as que usam hoje em dia tb é uma boa pedida

Eu disse isso tudo pois é o que já fiz em muita pescaria e presenciei amigos fazendo. E se tiver pesque pagues na região é bom ter um estoque de bóias massas rações, etc.  

Como consumindor hj dificilmente vou numa loja comprar uma carretilha ou vara mais cara, na net ou até sites exteriores o preço é imbatível, mas sempre vou na lojinha aqui comprar coisa que preciso pra hj, ou pra pescar o fds

Fecap né kkk

 

Gosto de ir lá pq tem umas coisinhas raras hehe legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns comentários pessoais, seja bem ativo em foruns e whatsapp. Um amigo lojista diz que ele vende mais por whatsapp do que na loja física.

Conheça bem a região, pontos de pesca, guias etc. Sinto que quando vou a uma loja que o atendente/dono realmente pesca e conhece fico mais a vontade e acabo gastando mais. Os proprios guias acabam indicando a sua loja para comprar algum material.

Promova encontros para divulgar algum material novo que saiu ou alguma técnica que vc aprendeu/desenvolveu.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...