Ir para conteúdo

Amazônia - Pescaria frustrada (de novo)


Kid M

Posts Recomendados

21 minutos atrás, Neco disse:

Estou no fórum desde 2006

Muita gente aqui nem me viu postando nada. Mas já segui o fórum diariamente por anos. Tudo tem seu tempo.

Pesquei várias temporadas seguidas na Amazônia e há 3 anos estou sem ir ao Rio Negro

Nos últimos anos (bem mais de três  anos) o nicho do mercado e a crescente demanda de pescadores pra lá vem causando algumas dificuldades. Essas novas regras tentam resolver isso. Muito provavelmente de forma equivocada, mas não estou por dentro pra opinar.

O que posso opinar é sobre a pescaria na região.

 

A pescaria no Rio Negro, especialmente em SIRN, é muito seletiva... Não é pra todos os pescadores (isso é muito real)

Tem muita gente que vai pescar Açu sem nunca ter pego uma traíra no Plug.

Lógico que esse não é o motivo da frustração de alguns como nossos experientes Kid e Eloy. 

O que vem frustrando experientes pescadores de maneira direta ou indireta é a famosa MUVUCA. Estou errado?

Pescaria é assim. Dez dias do peixe e um do pescador. Começar a entender isso não é fácil. Ainda mais se você gastou milhares de reais e está com a expectativas lá na lua.

A primeira vez que fui pra lá tinha a expectativa de pegar um Açu com mais de 4 kilos. Resultado voltei muito feliz.

Das outras vezes queria pegar alguns açus e voltei feliz novamente.

Após ter pego todos os peixes que nem imaginava que pegaria voltei pra lá com a expectativa de descansar da rotina e jogar isca na água... aí o fundamental foi encontrar pessoas com esse mesmo espirito. Isso me custou duas temporadas em grupos heterogêneos e com gente chata.

Após achar uma turma boa, já fizemos outras pescarias ruins sem perder o ânimo.

Faz três anos que não vou pra SIRN é o motivo é um só. Não tenho disponibilidade pra fazer várias pescarias ao ano. Se tivesse iria todo ano... Mesmo pra se ferrar no repiquete. Como disse meu amigo Fábio, o importante tem q ser jogar isca na água e como disse o amigo Fabrício, com boas pessoas.

Estou vendo essa insatisfação geral com bom olhos. Vai ter q haver um equilíbrio no fluxo do pescadores pra região... por enquanto só tem aumentado. Isso é insustentável.

Se continuasse assim o resultado seria um só. Ou o preço aumentaria acima do razoável ou em breve teríamos dez  barcos operando lá.

Cair de gaiato em um grupo pra Amazônia com a expectativa alta tem grande chance de te frustrar. Simples assim, não vá.

Vá pra outros locais... Tem muita opção por aí 

Eu estou nessa. Dando um tempo.

 

Assim que a galera perceber como a pescaria lá é de verdade e souber filtrar o q está nas redes sociais um novo equilíbrio tem q ser atingido.

Aí estarei de volta

 

disse tudo, eu estava com preguiça de escrever, mas é exatamente isso que vem ocorrendo, com a facilidade de exposição de relatos fotos, isso pelo avanço tecnológico, muito mais pessoas "conheceram" a pescaria amazônica, lá nunca foi, e nunca será fácil a pescaria, tem que ir com calma. não me refiro diretamente ao relato feito pelo KId, não sei o que foi prometido a ele, mas amazônia entrega de tudo, alegria pra quem vai desarmado de alma e muita, mas muita frustração pra quem acha que vai pra pesque pague. 

abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Entendo perfeitamente a frustração do Kid, apesar de não acreditar (e é o q espero tb), que ele não se aposente de lá...:amigo:

Me perdoem os comentários abaixo...mas eu estou tentando sair da "chatice" q o mundo está tentando me levar (e não estou falando especificamente dos comentários do Kid, falo de tudo). Eu resolvi NÃO ACEITAR ISSO...pois, se eu for entrar nessa, daqui a pouco serei um dos milhões em depressão q vemos por aí. Coloquei na minha cabeça "EU NÃO QUERO ISSO PRA MIM!!!". 

Como eu disse num outro tópico daqui do fórum, o mundo está ficando mais e mais chato, e na pesca a coisa não é diferente.

Se formos observar os comentários de todos acima (e turma, não estou atacando ninguém, blz?!?! estou apenas tentando justificar o q vou postar abaixo...sou da paz...rs)...mas vejo tudo muito "carregado"...todos frustados, com mágoas profundas decorrentes de ações da natureza (outras não)...mas muita coisa eu não concordo com o q foi postado (mas respeito).

 

A chatice do mundo contaminou o hobby que sempre foi a fuga para o stress do dia a dia.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados amigos

De forma indesejada, estou trazendo ao FTB uma polêmica real, ainda que baseada num processo de desabafo de minha parte.

Longe de qualquer propósito de lançar "bravatas" ou "ficar de mau com a vida" ! Quem me conhece sabe da minha índole...

Agradeço às diversas formas de elogio que vi postadas a minha pessoa, seja pela dedicação ao FTB, seja pela forma equilibrada de me comportar como Moderador, ou mesmo pela generosidade de alguns mais próximos, que chegaram a visualizar pontos "fora da curva", como se íconos fôssemos (isso são para os rotulados e profissionais da pesca esportiva).

Meu amigo Fabrício chegou a "esfolar" alguns dos temas abordados na sua longa descrição (raríssimo feito), distribuindo conceitos e porradas a torto e a direito.

Não quero, nem vou, colocar mais combustível nesse tema, por mais que o mesmo deva e precise ser tratado por aqueles que se julgam dentro desse processo !

Pescar para mim, e para muitos de nós, tem que ser visto como a magia & fantasia do encantamento !

Claro que precisam ter regras, critérios, leis, taxas e o escambau... (sem problemas)

Mas precisa mesmo é de ter a crença do pescador que todas essas ações em que ele esteja participando (ou co-participando) sejam transparentes !

Há de se ter mais "diversão" em busca dos Açus amazônicos do que num "pesque & pague", mas neste último (P&P) não há frustração por conta de regras e critérios.

Pegou, pagou ! Claro que não se trata do mesmo programa, muito menos da adrenalina de navegar pelos rios amazônicos, mas há uma certeza de que a regra do jogo é clara... 

Enganam-se aqueles que pensam não ter havido diversão e aproveitamento nesses dias de pescaria no Jurubaxi ! Claro que houve, e muita para até não encanar com o fato de levar comida do barco para não ficar sem comer no barranco... sim, isso mesmo, pois nem os fogosos e constantes borboletas estavam ativos... Nem por isso deixamos de pescar, brincar e transformar em limonada aquele azedume de limão verde que enfrentamos !

Desabafos acontecem, e peço aqueles que se importaram com o que expus, que me permitam ter o benefício da dúvida pelo que escrevi... passado uns dias, repetiria tudo - mesmo assim... 

Apenas por uma questão de forma de ser, irei responder a todos aqueles que se importaram em enriquecer esse tópico que postei, independente do ponto de vista abordado.

E vamos em frente, pois a vida (com ou sem Açuscontinua... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/10/2017 em 12:55, Vicente_SennaJR disse:

Rodrigo, qual o barco da operaçao do Eribert?

Vicente, ele está operando a partir do Rio Negro Lodge, próximo à Barcelos ! Equipamento poderoso com Bass Boats e muita mobilidade... ::fishing

Em 23/10/2017 em 13:44, Eduardo Sone disse:

O lastimável não é estar nesta situação, é não vislumbrar uma saída. Idéias sempre haverão, iniciativas também, entretanto, o que lasca tudo é o homem, sempre ambicioso e sem escrúpulos.

Acho que é um pouco por aí ! Temos criatividade quando desejamos, mas não temos nem ética nem bom senso para tratar do tema de forma duradoura... :help:

Em 23/10/2017 em 14:14, Eder Nascimento disse:

Voltaria para AM hj ? Não sei ... Talvez, mas com o intuito de relaxar e não com o objetivo de pescar e capturar grandes exemplares em grande quantidade.

Vamos deixar passar um tempo para buscar nessa sua frase um "alento" para o futuro ! Gostaria muito de um dia, ter meus netos desfrutando da Amazônia...

Em 23/10/2017 em 14:45, TiWillian disse:

Mas de qualquer forma é uma pena que ícones aqui do fórum e que fazem agente conhecer o AM pelos maravilhosos relatos não sinta mais aquela vontade de voltar lá

"ícones" ? Menos meu amigo... Bons relatos são sempre precedidos de muita alegria e fascínio, independente do sucesso alcançado ! Quem sabe não role algum... seila::

Em 23/10/2017 em 15:25, Octávio Justo do amaral disse:

Caramba... não temos nem mais liberdade de escolhermos o rio que queremos pescar? que balde de água fria...

Tenho a impressão que isso é algo que ainda vai dar muito "pano pra manga"... aguardemos... :wild:

Em 23/10/2017 em 15:57, Rodrigo Ferreira Cordeiro disse:

E também gostaria de fazer um grande pedido ao kid que esqueça esse negócio de aposentadoria, pessoas de bem como você só tem enriquecido, ajudado a melhorar e acrescentados coisas boas no mundo da pesca.

Grande Rodrigo,

Muita generosidade de sua parte fazer esses comentários !

A despeito do que vemos acontecer, tento - dentro do possível - deixar minha contribuição... Está cedo para retornar ! buaa::

Mas foi muito legal aquele "bate bola" na viagem de ido no Caravan ! Conversa que nem essa, faz com que a viagem passe bem mais depressa... mas a volta (no início) foi punk gorfei::

Em 23/10/2017 em 19:24, Viapiana disse:

Não desanime Mestre Kid, lhe desejo muita saúde e muitos anos de pescaria para poder dar o troco nesta frustração rsrs...

Viapiana, meu amigo, agradeço-lhe pelos votos de saúde ! Pescaria sempre haverá, mesmo que sob forma de escrita e virtual ! Sucesso para você também ! ::fishing

22 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Entendo perfeitamente a frustração do Kid, apesar de não acreditar (e é o q espero tb), que ele não se aposente de lá...:amigo:

Amigo Fabrício,

Não vou dar continuidade nos pontos abordados, muitos dos quais estão - como de hábito - acertivos e bem formulados !

Respondo-lhe apenas, como uma forma geral de complementação do que postei, que gente na "melhor idade" :fuck: tem formas diferentes de vivenciamento !

Quero vê-lo sempre nas fronteiras das batalhas, brandindo seus pontos de vista e rebatendo os "espertos" com ação e presença, não necessariamente física ! 

Se alguém merece ser reconhecido por enfrentar uma briga inglória, posso testemunhar pelos tempos que nos conhecemos, que você é o cara ! Bola pra frente...

11 horas atrás, Fábio Neves disse:

A mensagem é: ESCOLHA BEM SEUS PARCEIROS DE PESCA!! COM CERTEZA O PASSEIO VAI SER TOP!!

Resumiu tudo para que algo que possa ser visto como um "fracasso" se torne em algo inesquecível ! Não importa onde, ou o que, sempre vale a pena...

11 horas atrás, Octávio Justo do amaral disse:

Larguem os grupos depressivos e/ou muito exigentes, larguem os chatos...arrume um amigo top (e animado) e vá pescar caladinho. Talvez, e somente talvez, daqui 1 ou 2 anos vc estará pescando como antigamente.

Pode ser uma solução se essa fosse a questão ! Éramos 16, e não tivemos problemas maiores dentre os integrantes... Grupo foi (e será sempre) o melhor dessas aventuras ! 

9 horas atrás, Renato Abreu disse:

Fabrício e Fabio falaram tudo...é isso aí meus amigos....melhor uma semana de repiquete e ruim de peixe, mas com uma turma TOP que uma semana TOP de trabalho ....boa temporada a todos !!!! vamo que vamo !!!!!!

Estou nesse time também Renato ! Peixe sempre foi uma consequência, que quando acontece, anima mais, mas nada além disso...

9 horas atrás, Neco disse:

O que vem frustrando experientes pescadores de maneira direta ou indireta é a famosa MUVUCA. Estou errado?

Grande Neco, mesmo meio sumido de postagens, vejo que permanece atento como de hábito ! Obrigado pela participação ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KID apesar de nao te conhecer te admiro pelo seus ponderamentos e frases que sempre tem a missao de contribuir ou resolver algum problema ou intrigas dos participantes... vc  e uma pessoa que espero algum dia conhecer, nem que seja por 5 minutos... 

meu amigo DEUS NAO CONTA DOS DIAS QUE PASSAMOS PESCANDO... nunca fale em aposentadoria de pescarias, tenha sempre o privilegio de poder ir pescar por rios fantasticos do nosso Brasil, infelismente nosso pais, as coisas acontecem muito lentamente quando e para melhorar algo...

TEMOS QUE TER PENSAMENTO POSITIVO E ACREDITAR  que as coisas vao melhorar... pois ainda espero ver meus filhos tendo o privilegio de pescar na AMAZONIA...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas para concluir as respostas...

21 horas atrás, Fred Pisces disse:

não me refiro diretamente ao relato feito pelo KId, não sei o que foi prometido a ele, mas amazônia entrega de tudo, alegria pra quem vai desarmado de alma e muita, mas muita frustração pra quem acha que vai pra pesque pague.

Fred, nada me foi prometido de uma pescaria amazônica que não soubesse antecipadamente. Não tenho queixas de repiquetes, peixes sem comer, e coisas do tipo ! Amazônia é sempre uma surpresa, se não em pescados, em alegrias e compartilhamento de emoções ! Possivelmente não consegui me expressar adequadamente. Sorry 

20 horas atrás, Márcio Biguá disse:

A chatice do mundo contaminou o hobby que sempre foi a fuga para o stress do dia a dia.

Pois é Márcio, possivelmente você deve ter acertado o cerne da questão ! Tudo está tão chato e negativo que não tive a capacidade de filtrar essas condições na pescaria...

11 horas atrás, FabianoTucunare disse:

KID apesar de nao te conhecer te admiro pelo seus ponderamentos e frases que sempre tem a missao de contribuir ou resolver algum problema ou intrigas dos participantes... vc  e uma pessoa que espero algum dia conhecer, nem que seja por 5 minutos...

Grande Fabiano, obrigado pela generosidade de suas palavras, e quando nos encontrarmos (quem sabe numa barranca) espero não decepcionar essa sua expectativa.

11 horas atrás, FabianoTucunare disse:

que as coisas vao melhorar... pois ainda espero ver meus filhos tendo o privilegio de pescar na AMAZONIA...

Assim como você, espero que as coisas melhorem, mesmo já tendo a felicidade de ter presentes comigo em pescarias, meu filho e genros !

Tomara possa fazer o mesmo com os netos (3 até o momento...). Privilégio de levá-los para conhecer a Amazônia e até embarcar uns tucunas será bom demais !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Kid M disse:

Apenas para concluir as respostas...

Fred, nada me foi prometido de uma pescaria amazônica que não soubesse antecipadamente. Não tenho queixas de repiquetes, peixes sem comer, e coisas do tipo ! Amazônia é sempre uma surpresa, se não em pescados, em alegrias e compartilhamento de emoções ! Possivelmente não consegui me expressar adequadamente. Sorry 

Pois é Márcio, possivelmente você deve ter acertado o cerne da questão ! Tudo está tão chato e negativo que não tive a capacidade de filtrar essas condições na pescaria...

Grande Fabiano, obrigado pela generosidade de suas palavras, e quando nos encontrarmos (quem sabe numa barranca) espero não decepcionar essa sua expectativa.

Assim como você, espero que as coisas melhorem, mesmo já tendo a felicidade de ter presentes comigo em pescarias, meu filho e genros !

Tomara possa fazer o mesmo com os netos (3 até o momento...). Privilégio de levá-los para conhecer a Amazônia e até embarcar uns tucunas será bom demais !

desculpe se me expressei mal kid, longe, mas bem longe de mim te encaixar no grupo do pesque pague, rsrs, me refiro se eles te prometeram algum rio que vc queria muito ir, eu mesmo ja fiz isso, só fui com a condição de pescar em um rio que queria muito conhecer em barcelos, com ou sem repiquete entende, desculpe de coração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/10/2017 em 12:49, Fred Pisces disse:

desculpe se me expressei mal kid

Que nada meu amigo ! Entendi na boa o sentido que pretendia dizer o que escreveu ! Em se tratando de pescaria, tem os ônus e os bônus ! Só não pode ter é pouca transferência e/ou sacanagem, pois aí o projeto de um ano é totalmente desperdiçado ! Mas como sempre disse que peixe é detalhe... vamo que vamo ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retornando nessa semana de SIRN, faço minhas explanações curtas e singelas!! Encontramos muito rapidamente o grupo do Kid voltando para casa e o mesmo pessoalmente nos alertou da difícil semana, "boa sorte amigos, pois vocês irão precisar", essas palavras ficaram na minha cabeça e vendo aquele vucuvuco de paga não paga taxa, sai não sai do porto, partimos...!!!

*Kid, foi ralado, mas valeu a pena para mim o que chamo de "dejavu anual", que se tornou essa loucura que eh a Amazonia!! Pouca ação(todas com porrada de hélice na YARA 3 garateias, sensação que se renova...), belos lugares, turma alegre, cerveja e muita risada!!

*Fabricio, o "lago do Mama", nome informado pelo Piloteiro Edilson rendeu 4 belas pancadas aos 45 do segundo tempo! O primeiro acredito que seria o maior, salvo pelo Pau(sacado) , os outros um açu de 13 lbs, outro de 10 lbs e o meu maior peixe da empreitada de 18 lbs...!! Peixes cabeçudos e raquíticos, kkkkkk!!! 

Avante amigos...!!! Que venha 2018,2019,2020...!! Enquanto Papai do céu permitir!! 

Grande abraço!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Amigos!

Meu operador sempre fala que SIRN é para ir em busca do troféu da sua vida.  Ele pode sair no primeiro arremesso do primeiro dia ou no último arremesso do último dia. Toda a semana ele entrega um boné para no mínimo um pescador que pegou um peixe acima de 20lb. O meu demorou 5 anos para sair. 

Já fazem 10 anos que vou para SIRN e muito aprendi aqui no fórum. Concordo com o Fabrício em muitos pontos e vejo que temos que tirar a bunda da cadeira para atuarmos para que as coisas não piorem na parte que podemos influenciar.

Não acho que seja uma pescaria cara, pois são 6 dias de pesca, tudo incluído. Fui ao Lago do Peixe agora em Outubro e na ponta do lápis o gasto por dia de pesca ficou igual. 

Aprendi desde cedo que uma coisa importante da pesca é a imprevisibilidade que ela tem. Vejo isso como uma parte boa: em 2015 no meu barco a turma arrebentou e meu maior peixe foi de 11lb. Dois irmãos italianos pescaram com vara de 8’ e molinetes de mar. Quando abriram a tralha achamos uma piada, no final de semana pegaram 3 peixes acima de 20lb. Ano passado, ano difícil, primeiro dia, 3 da tarde já  tinha embarcado um de 22lb e outro de 20lb.

Falar o quê? 

Estou indo novamente dia 17/11. Tá tudo pronto, agora é esperar, pois não há lugar melhor no mundo para estar senão lá! Deixo em SP os problemas, a ansiedade e expectativas.. 

Enquanto tiver saúde vou estar lá todos os anos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Quando pensamos na Amazônia, nos abre um imenso leque de possibilidades para pescarmos as mais variadas espécies esportivas de peixes, e uma das espécies mais sonhadas por nós pescadores são os pré-históricos Trairões da…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...