Ir para conteúdo

Acerto classic sport com mercury 175 proxs


Posts Recomendados

Boa noite pessoal, à uma semana comprei uma classic sport com um mercury 175 proxs, jack de 10 polegadas e helice fury 26, nao cheguei a medir exatamente giro, mais o máximo q consegui foi 62 milhas.. sinto o barco amarrado, se dou trim o giro sobe razoavelmente mais fica muito instavel, sem contar q com 3 pescadores e tanque cheio to com dificuldade em planar mesmo com o trim completamente baixo e se andar abaixo de 30 milhas cavalga um pouco... a altura da placa cavitaçao ao pad, ta de 5 cm acima, oque posso tentar fazer para mhorar? Tem mais 2 furos para subir o motor, ou acham q é caso de uma hélice com passo menor? Desculpa incomodar pessoal, quem quiser me ajudar ou perguntar mais detalhes pelo whats; (14) 98126-4715 abraço, márcio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando tb que tenho 3 baterias de 100 amperes na popa, totalizando 60 quilos. A impressão que tenho, é de que tenho q dar muito trim para dar giro no motor, ai pra ficar aliviado a proa acaba ficando exageradamente alta.... Com o trim completamente baixo o barco não passa de 40 milhas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BOM DIA

CLASSIC COM 175HP E HELICE FURY 26 O PLANEIO FICA PESADO MESMO, PRINCIPALMENTE COM 3 PESSOAS E 3 BATERIAS, SE O VIVEIRO ESTIVER CHEIO PIORA MAIS AINDA,

SE QUISER ACABAR COM ESTE PROBLEMA COLOCA UMA 25, VAI FICAR UM FOGUETE PRA ARRANCAR, POREM VC VAI PERDER EM FINAL... JA TIVE UM COM A MESMA CONFIGURAÇÃO, O MAXIMO Q CONSEGUI FOI 72 MILHAS SOZINHO COM UMA FURY 26, MAS TEM Q TER MUITO BRAÇO E CORAGEM PRA DOMAR O CLASSIC NESSA VELOCIDADE,  PELO Q VC DESCREVEU A ALTURA DO SEU MOTOR ESTA RELATIVAMENTE CERTA, ACREDITO Q SE SUBIR VAI PIORAR...

 

ESPERO TER AJUDADO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Luiz deu a dica.

Pro 175 Pro XS, o ideal é a Fury 25 mesmo...A 26 vai pesar demais.

Se ainda assim ele estiver ruim pra decolar, existe um hidrofólio pequeno (nada daqueles horrorosos e gigantescos hidrofólios mais antigos) q irá ajudar muitttoooo no planeio.

Sobre a temperatura, vc precisará fazer alguns testes ainda.
Pressão de água. 
Geralmente o relógio da pressão fica nos 10PSI e 15PSI, talvez até 20PSI.
A medida q vc vai subindo o jack e ele fica alto demais, na mesma hora vc escuta o barulho do motor mudar (dá pra perceber q a hélice tá rodando demais fora da água)...nesta hora a pressão da água diminui no relógio (pra baixo dos 10PSI)....e no SmartCraft a temperatura do motor vai subindo de grau e grau até esquentar demais e desligar.

Quando isso acontece (a temperatura sobe de grau em grau), nem precisa acelerar mais....pode tirar o pé e descer o motor/jack em 1cm. Acelera novamente...Se a temperatura subir, abaixa 1cm novamente...Vá fazendo isto até q a temperatura não suba mais. Esta é a regulagem máxima do seu jack.

Ajuste do TRIM.
Nem sempre o trim mais alto é sinômino de maior velocidade do seu barco....Isso pq com o trim no máximo, a hélice pode estar perdendo força ao "soprar" pra cima...rsrsr...Tô usando esta linguagem pra q a turma entenda melhor o q quero dizer...mas, no meu caso, por exemplo, eu subo todo o trim e o barco anda a 70Mph (por exemplo)....quando eu abaixo um pouquinho só eu chego nas 72mph...ou seja, a força da hélice é melhor aproveitada nesta angulação.

Barco leve / pesado.
Esqueça dar jack com o barco pesado. Nunca o conjunto terá força para tirar completamente o barco da água. Sou de apostar q em condições de pesca (pescadores, baterias, combustível e tráia) a melhor performance será com o jack totalmente baixo.
Se quer performance máxima, tem q estar com casco leve. Aí sim, prepara pra segurar o barco pq ele balança igual boi brabo...rsrs

É isso...teste lá e diga se ajudou em algo. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Luiz Mortate disse:

BOM DIA

CLASSIC COM 175HP E HELICE FURY 26 O PLANEIO FICA PESADO MESMO, PRINCIPALMENTE COM 3 PESSOAS E 3 BATERIAS, SE O VIVEIRO ESTIVER CHEIO PIORA MAIS AINDA,

SE QUISER ACABAR COM ESTE PROBLEMA COLOCA UMA 25, VAI FICAR UM FOGUETE PRA ARRANCAR, POREM VC VAI PERDER EM FINAL... JA TIVE UM COM A MESMA CONFIGURAÇÃO, O MAXIMO Q CONSEGUI FOI 72 MILHAS SOZINHO COM UMA FURY 26, MAS TEM Q TER MUITO BRAÇO E CORAGEM PRA DOMAR O CLASSIC NESSA VELOCIDADE,  PELO Q VC DESCREVEU A ALTURA DO SEU MOTOR ESTA RELATIVAMENTE CERTA, ACREDITO Q SE SUBIR VAI PIORAR...

 

ESPERO TER AJUDADO

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Luiz Mortate disse:

BOM DIA

CLASSIC COM 175HP E HELICE FURY 26 O PLANEIO FICA PESADO MESMO, PRINCIPALMENTE COM 3 PESSOAS E 3 BATERIAS, SE O VIVEIRO ESTIVER CHEIO PIORA MAIS AINDA,

SE QUISER ACABAR COM ESTE PROBLEMA COLOCA UMA 25, VAI FICAR UM FOGUETE PRA ARRANCAR, POREM VC VAI PERDER EM FINAL... JA TIVE UM COM A MESMA CONFIGURAÇÃO, O MAXIMO Q CONSEGUI FOI 72 MILHAS SOZINHO COM UMA FURY 26, MAS TEM Q TER MUITO BRAÇO E CORAGEM PRA DOMAR O CLASSIC NESSA VELOCIDADE,  PELO Q VC DESCREVEU A ALTURA DO SEU MOTOR ESTA RELATIVAMENTE CERTA, ACREDITO Q SE SUBIR VAI PIORAR...

 

ESPERO TER AJUDADO

Ok luiz, muito obrigado pela dica... qto vc acha q vou perder de final com a 25? Umas 4 milhas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

O Luiz deu a dica.

Pro 175 Pro XS, o ideal é a Fury 25 mesmo...A 26 vai pesar demais.

Se ainda assim ele estiver ruim pra decolar, existe um hidrofólio pequeno (nada daqueles horrorosos e gigantescos hidrofólios mais antigos) q irá ajudar muitttoooo no planeio.

Sobre a temperatura, vc precisará fazer alguns testes ainda.
Pressão de água. 
Geralmente o relógio da pressão fica nos 10PSI e 15PSI, talvez até 20PSI.
A medida q vc vai subindo o jack e ele fica alto demais, na mesma hora vc escuta o barulho do motor mudar (dá pra perceber q a hélice tá rodando demais fora da água)...nesta hora a pressão da água diminui no relógio (pra baixo dos 10PSI)....e no SmartCraft a temperatura do motor vai subindo de grau e grau até esquentar demais e desligar.

Quando isso acontece (a temperatura sobe de grau em grau), nem precisa acelerar mais....pode tirar o pé e descer o motor/jack em 1cm. Acelera novamente...Se a temperatura subir, abaixa 1cm novamente...Vá fazendo isto até q a temperatura não suba mais. Esta é a regulagem máxima do seu jack.

Ajuste do TRIM.
Nem sempre o trim mais alto é sinômino de maior velocidade do seu barco....Isso pq com o trim no máximo, a hélice pode estar perdendo força ao "soprar" pra cima...rsrsr...Tô usando esta linguagem pra q a turma entenda melhor o q quero dizer...mas, no meu caso, por exemplo, eu subo todo o trim e o barco anda a 70Mph (por exemplo)....quando eu abaixo um pouquinho só eu chego nas 72mph...ou seja, a força da hélice é melhor aproveitada nesta angulação.

Barco leve / pesado.
Esqueça dar jack com o barco pesado. Nunca o conjunto terá força para tirar completamente o barco da água. Sou de apostar q em condições de pesca (pescadores, baterias, combustível e tráia) a melhor performance será com o jack totalmente baixo.
Se quer performance máxima, tem q estar com casco leve. Aí sim, prepara pra segurar o barco pq ele balança igual boi brabo...rsrs

É isso...teste lá e diga se ajudou em algo. joia:::

Fabricio, muito obrigado... vou testar a 25 e ver o lance da temperatura... caso não de certo eu recorro ao hidrofólio.... Vc acha interresante em pensar em mudar as 2 baterias do elétrico para frente, ou nem devo cogitar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/11/2017 em 15:46, Márcio Brandão Marques disse:

Fabricio, muito obrigado... vou testar a 25 e ver o lance da temperatura... caso não de certo eu recorro ao hidrofólio.... Vc acha interresante em pensar em mudar as 2 baterias do elétrico para frente, ou nem devo cogitar isso?

Vou aproveitar o incejo e perguntar mais hehehe, uma cunha para dar trim negativo seria uma opção tb ou não? Acho o tar do hidrofólio feio demais rsrs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/11/2017 em 15:46, Márcio Brandão Marques disse:

Fabricio, muito obrigado... vou testar a 25 e ver o lance da temperatura... caso não de certo eu recorro ao hidrofólio.... Vc acha interresante em pensar em mudar as 2 baterias do elétrico para frente, ou nem devo cogitar isso?

Márcio...fazendo isto o centro de gravidade do barco irá mudar. 
O galope vai diminuir (ou parar), mas vc pode perder velocidade final.

 

2 horas atrás, Márcio Brandão Marques disse:

Vou aproveitar o incejo e perguntar mais hehehe, uma cunha para dar trim negativo seria uma opção tb ou não? Acho o tar do hidrofólio feio demais rsrs...

Tamo na área pra ajudar sempre...rsrs...pode perguntar aí.

Sim, uma cunha negativa irá ajudar sim, pois fazendo isso, vc conseguirá trabalhar com o TRIM no - 3, por exemplo.
Mas, em compensação, vc não conseguirá andar com ele na altura q ele vai hoje.
Ex:
Hj vc trabalha com ele entre 0 e +10.

Colocando a cunha negativa vc irá trabalhar entre -3 e +7.

Se ele no +7 terá o melhor aproveitamento, sem problema...pode usar de boa.

:good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎05‎/‎11‎/‎2017 em 12:23, Fabrício Biguá disse:

Márcio...fazendo isto o centro de gravidade do barco irá mudar. 
O galope vai diminuir (ou parar), mas vc pode perder velocidade final.

 

Tamo na área pra ajudar sempre...rsrs...pode perguntar aí.

Sim, uma cunha negativa irá ajudar sim, pois fazendo isso, vc conseguirá trabalhar com o TRIM no - 3, por exemplo.
Mas, em compensação, vc não conseguirá andar com ele na altura q ele vai hoje.
Ex:
Hj vc trabalha com ele entre 0 e +10.

Colocando a cunha negativa vc irá trabalhar entre -3 e +7.

Se ele no +7 terá o melhor aproveitamento, sem problema...pode usar de boa.

:good:

Obrigado fabricio, vou testar esses fds que o outro tava viajando, sobre a temperatura.... vc falou que o limite do seu jack é o momento que a temperatura começa a subir, ai vc abaixa um pouco até estabilizar que esta regulado. Qual a relação dessa regulagem com o trim? Teoricamente o trim no 0 vou poder erguer mais o jack que vai dar pressão, e supostamente vou chegar em um ponto que se eu der 2 de trim vou perder a pressão? como vc pensa em relação à isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Márcio Brandão Marques disse:

Qual a relação dessa regulagem com o trim? Teoricamente o trim no 0 vou poder erguer mais o jack que vai dar pressão, e supostamente vou chegar em um ponto que se eu der 2 de trim vou perder a pressão? como vc pensa em relação à isso?

 

É isso aí...

Hj eu jogo o TRIM no 10...e vou subindo jack...quando a temperatura começa a subir, eu desço ele um pouquinho só (até a temperatura voltar pro lugar)...Depois desço o TRIM pro 9, pra ver se ganho alguma coisa.
Ganhei!??!
Volto a subir o jack novamente, até q suba a temperatura novamente...

E assim é q se vai encontrando a regulagem ideal. :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...