Ir para conteúdo

Entenda sobre Rolamentos Abec ... Ótimo video.


Posts Recomendados

Amigos ... Criei este video para passar um pouco de conhecimento técnico so re rolamentos.  Percebi que existia muita dúvida e pouca informação na internet explicando as diferenças de rolamentos e suas classificações.    Espero poder ajudar com este video, e se alguém tiver algo para acrescentar, será ótimo !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

perfeito Marcelo ! ... poderia ter incluído no vídeo , que esferas de aço de melhor qualidade mantém as características físicas ( calor - atrito - deformação ) mesmo a maiores temperaturas ...

justamente onde entra a cerâmica , por ter um atrito menor ( material mais liso e infinitamente mais duro ) , gera menor atrito e menos calor ... consequentemente uma performance mais equilibrada durante toda a pescaria ( e no pincho ) ...

agora ... nem perco meu tempo em discutir rolamento de U$1,50 comprado no aliex .... seila:: ... ( aliás , isso já foi testado pela ABMA ) ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parabens pelo video @Marcelo Mapimports, muito esclarecedor! 

só tenho um questionamento. é muito comum as pessoas descerem a lenha nos rolamentos aliexpress, falar que não sao as mesma coisa, ou como no seu vídeo nao duram o mesmo. Acontece é que eu só vejo esses comentários soltos, sem nenhum embasamento técnico ou qualquer indicio físico de que os rolamentos são inferiores. e pra piorar, nunca vi ninguem que tenha passado por um problema de desgaste precoce ou qualquer problema parente q durabilidade do rolamento. se voce tiver algum conhecido, por favor comente aqui

só estou tocando nesse ponto porque é algo que eu sempre pensei e vejo que é um bom momento para debater isso.

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim, desculpe q franqueza. Mas isso td nao passa de competicao infantil, do tipo quem tem o pipi maior.... a minha gira mais, a do fulano girou 5 min , do ciclano nao gira.... bahhh qdo vejo esses videos de carretilha girando me faz cair no sono em 1 min... vejo akilo e a unica coisa que me remete na cabeca é cabeleira em cima de cabeleira.... mas enfim, tem quem prefere pescar e ir atras do peixe e quem prefere medir no zap o tamanho ... ops qto gira... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Astra-Taranis disse:

Pra mim, desculpe q franqueza. Mas isso td nao passa de competicao infantil, do tipo quem tem o pipi maior.... 

o que mais tem é isso , só ver os tópicos de carretilha , gente pondo cerâmico pra ficar se mostrando pra galera , pescar que é bom , nada . cerâmico é bom ? , é bom sim , melhora ? , claro que melhora 

mas só uma pequena parcela coloca porque deseja melhorar sua pescaria  , o resto só quer propaganda de sí mesmo 

e , faça me o favor , querer discutir se um rolamento desses comprado no aliexpress de 20,00 o jogo com 12 , e ainda achar que são bons , kkkkkkkkkkk , papai noel existe . até parece que esse povo nem conhece os produtos chineses , ou é que nem os eleitores do lula , quero ver as provas !!  kkkkkk

chines que é bom , é caro , se é barato , é porcaria  . pior que não dão o braço a torcer , juram de pés juntos que são ótimos , kkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo ok, só um pequeno detalhe, há testes no YouTube de carretilhas Metanium MGL nos quais, em idênticas condições (mesma vara, isca e linha), em séries de 10 arremessos medidos, os rolamentos cerâmicos ABEC 7 da Boca Bearings tiveram desempenho inferior em distância aos rolamentos SARB originais da Shimano. Isso indica que nem sempre é necessária ou vantajosa a troca dos rolamentos originais pelos cerâmicos. Outro detalhe importante a referir é que os rolamentos da Boca Bearings são, segundo informações de sites americanos, fabricados na China, ou seja, nem tudo que vem da China é de baixa qualidade, há produtos bons fabricados lá. Acho que para avaliar a durabilidade dos rolamentos comprados no Aliexpress devemos aguardar os relatos de quem comprou e os usou.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Top... Recentemente comprei os rolamentos de zirconia com o Marcelo, os meus rolamentos originais da shimano já estavam BEM judiados, tbm pudera né, desde 2013 no pau!!

Achei muitoooooooo TOPPPPPP esses rolamentos, superior a qualquer um que ja vi! Melhorou bastente a carretilha, mas tbm tem q ter prudência né, só porque ta com rolamentos diferenciados que vai achar a a carretilha vai zerar o carretel no arremesso. Melhora sim, mas nao faz milagres, quem faz os arremessos é o pescador!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fiquei uns dias fora e não vou conseguir responder a todos ok ?  Então vou tentar responder tudo aqui para ficar mais aberto a todos :

1- Sobre a qualidade de Rolamentos / Aliex :  Não estou dizendo que todos os produtos que são vendidos lá são ruins, oque tem são vendedores que vendem gato por lebre, claro que os mais baratos são inferiores não existe milagre amigos !  Para eu poder ter um preço competitivo no mercado tenho que pedir pra produzir mais de 500pcs . E tem que pedir para produzir para ser feito como eu quero, ou seja tudo de boa qualidade.  Eu penso, que se vc quer melhorar sua carretilha trocando os rolamentos, que compre algo que saiba que é bom, que tem garantia etc , ou fique com os originais.  Mas é claro que no Aliex.. tem vendedores que vendem coisas boas, difícil é achar .

2-  Teste de arremesso  :  Não vi este teste com a Metanium, mas não acredito que não tenha ficado pelo menos com o mesmo arremesso de antes, pois os rolamentos S-arb da Shimano são bem inferiores aos Abec7 que usa carcaça em aço inox 400 e esferas SiN4. A carretilha fica muito macia, e o esforço diminui. Tenho um video no meu canal com a comparação de rotação entre os originais S-Arb e os Abec7 Pro Fish Carbon .

3- Cabeleira !!!!!!!  Pessoal , falar que a carretilha faz mais cabeleira pois ficou mais livre, é o mesmo que dizer que a Aldebaran faz mais cabeleira que a Brisa .Oque faz cabeleira e a pecinha que estrava e arremessa as iscas ... akkakakakak   Claro que com a carretilha mais livre mais arisca, vc deve usar menos força e regulagem diferente.

5- mostrar a carretilha girando :  Amigos mostrar a carretilha virando é a única forma de ver a diferença de rotação. Isso faz diferença, pouca coisa, mas faz !  Eu uso estes videos para poder vender meu produto, não entro em competições de R.P.M ... kakakak não é o objetivo.

6- Rolamentos em Zirconia :  Pessoal Zirconia , é um mineral feito em laboratório, para copiar o diamante, muito usado para fazer joias.  Ele tem dureza muito parecida com o diamante, que é o mineral mais duro que existe. Isso faz com que tenha menos atrito entre as esperas e a carcaça que também é em Zirconia. Menos atrito , menos aquecimento, menos deforção mais rotação. Atualmente é o melhor rolamento que existe, impossível fazer uma rolamento com tantas propriedade e aplicações de outro material que não seja a Zirconia . Acredito que vai ser uma tendência no mercado de pesca , apesar de caro ainda .

Sobre o video dos rolamentos, tentei fazer isso para tirar dúvidas que eu percebi que muita gente tinha quando iam comprar meus rolamentos. Espero poder ajudar assim, e todos os questionamentos são excelentes para podermos aprender mais ainda !  Não sou "dono da verdade" apenas passo um pouco de conhecimento técnico para vcs, e todo dia aprendo algo novo lendo este blog . Muito pescador bom ! 

Meu whatsapp pra quem quiser trocar informações 37 991910037

Logo terei uma grande novidade no mercado pesca que vai mudar o conceito de escolha de carretilhas ..... 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/11/2017 em 12:39, João Luiz Lusardo disse:

Tudo ok, só um pequeno detalhe, há testes no YouTube de carretilhas Metanium MGL nos quais, em idênticas condições (mesma vara, isca e linha), em séries de 10 arremessos medidos, os rolamentos cerâmicos ABEC 7 da Boca Bearings tiveram desempenho inferior em distância aos rolamentos SARB originais da Shimano. Isso indica que nem sempre é necessária ou vantajosa a troca dos rolamentos originais pelos cerâmicos. Outro detalhe importante a referir é que os rolamentos da Boca Bearings são, segundo informações de sites americanos, fabricados na China, ou seja, nem tudo que vem da China é de baixa qualidade, há produtos bons fabricados lá. Acho que para avaliar a durabilidade dos rolamentos comprados no Aliexpress devemos aguardar os relatos de quem comprou e os usou.

Abs.

Amigo o link aqui onde faço o teste comparativo entre os meus Anec7 e os A-arb da Shimano ... grande diferença .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Marcelo Mapimports disse:

Amigo o link aqui onde faço o teste comparativo entre os meus Anec7 e os A-arb da Shimano ... grande diferença .

 

Marcelo, meu comentário cita especificamente um teste de arremessos, em séries de 10, com o mesmo equipamento (vara, carretilha, linha e isca) no qual os rolamentos Shimano S-ARB (em uma carretilha shimano Metanium topo de linha) tiveram melhor desempenho em distância que os rolamentos híbridos abec 7 Orange Seal. Trata-se de desempenho de arremesso, não em termos de tempo que o carretel fica girando, ok? Eu troquei os ARB de todas minhas carretilhas por Abec 7 comprados nos USA, o carretel gira mais com eles, realmente, mas a questão é que isso não significa necessariamente um ganho em distância, como o teste abaixo comprova, o carretel gira mais com os orange seal mas, por outro lado, a carretilha arremessa 10 pés a mais com os rolamentos S-ARB originais. Os rolamentos S-ARB da Shimano são de alta qualidade, talvez daí venha o desempenho final superior em distância de arremesso.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, João Luiz Lusardo disse:

Marcelo, meu comentário cita especificamente um teste de arremessos, em séries de 10, com o mesmo equipamento (vara, carretilha, linha e isca) no qual os rolamentos Shimano S-ARB (em uma carretilha shimano Metanium topo de linha) tiveram melhor desempenho em distância que os rolamentos híbridos abec 7 Orange Seal. Trata-se de desempenho de arremesso, não em termos de tempo que o carretel fica girando, ok? Eu troquei os ARB de todas minhas carretilhas por Abec 7 comprados nos USA, o carretel gira mais com eles, realmente, mas a questão é que isso não significa necessariamente um ganho em distância, como o teste abaixo comprova, o carretel gira mais com os orange seal mas, por outro lado, a carretilha arremessa 10 pés a mais com os rolamentos S-ARB originais. Os rolamentos S-ARB da Shimano são de alta qualidade, talvez daí venha o desempenho final superior em distância de arremesso.

Abs.

Amigo, desculpe, mas como um rolamento de melhor qualidade, que gira mais, vai ter menor arremesso ?!? Como é possível ?   Se tivesse a mesma distância, eu diria que é por causa do freio, e isso acontece mais em carretilhas com freio magnético.  Desculpe mas não me convenceu.  Sendo que este rolamento da Shimano é inferior aos Abec5 Boca bearing .  Mesmo se tivesse o mesmo arremesso em distância, a força que ele teria que colocar seria menor, pois os cerâmicos são mais livres .... Não reparei mas nem a marca dos rolamentos ele fala, pelo menos não ouvi, apenas que custaram menos de 10 dólares . Em algumas carretilhas a distância realmente não muda muito, oque muda , e oque se espera quando se troca um rolamento cerâmico é vc ter uma carretilha mais macia, e fazer menos esforço no arremesso , além de um rolamento que dura mais e exige menos manutenção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2012 eu achei um vendedor no ML que trazia os rolamentos cerâmicos ditos  ABEC 7 orange da "boca Berings". Comprei na época para uma Curado 200E7 e uma Scorpion XT1500. Rolamentos montados, fui bater uns tucunas aqui em Furnas, gostei muito do resultado, carretilha ficou mais solta pra arremessar, ou seja, eu não precisava imprimir tanta força para arremessos mais longos, arremessos curtos ficaram bem mais livres para efetuar. Talvez em distancia máxima ai ganhei uns 4 a 5 metros, não mais do que isso. Mas da quinta pescaria pra frente os rolamentos de uma das carretilhas simplesmente pararam de girar como antes, você podia soltar a regulagem da sintonia fina, soltar todo freio centrifugo que a carretilha não arremessava mais que 12 metros por exemplo. Na hora ate pensei que podia ser algum problema com a carretilha, mas por sorte os rolamentos originais estavam na bolsa de pesca, voltei então os originais e o problema acabou. Mais algumas pescarias a outra carretilha também deu o mesmo problema, que foi resolvido com a volta dos originais Shimano.

Depois de um tempo, em uma oportunidade de conversar com o amigo Eduardo Chedid, que é mestre em manutenção de equipamentos de pesca, e nesta tirei foto dos rolamentos, contei a história e ele me confirmou que os rolamentos aparentemente não eram Boca Bering, pediu inclusive para eu tirar os selos e lavar os rolamentos, que poderia ser sujeira. Foi o que fiz, e por um período mínimo eles voltaram a funcionar, depois o problema voltou. 

Então fiz esse breve relato para relatar minha experiencia com rolamento Xing Ling. kkkkk....

Hoje não compraria rolamento se não tivesse certo da sua origem, só compraria coisa boa!!

Vale ainda lembrar, que uma boa carretilha usada ai por longo período já vai perder eficiência por causa de uso e sujeira nos rolamentos, tanto é verdade que quando tiramos os rolamentos já usado por longa data e damos aquela geral, lavagem correta, lubrificação, etc, a carretilha volta a sua forma inicial, percebe-se ate uma melhora nos arremessos, então um rolamento superior pode sim melhorar ainda mais a performance da mesma.

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Leonardo Rennó disse:

Então fiz esse breve relato para relatar minha experiencia com rolamento Xing Ling. kkkkk....

Hoje não compraria rolamento se não tivesse certo da sua origem, só compraria coisa boa!!

pescador é um bicho teimoso , compra as porcarias da china e nunca dá o braço a torcer  , e ainda sai falando que é TOP ! igual os Boca ::nada::

ou voce compra coisa boa e de procedência , ou tá comprando porcaria , isso é fato

mas a grande maioria só quer mostrar o carretel girando , e dizer que colocou cerâmico e que agora tá TOP

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei como rolamento bom, paguei caro na época, mas comprei gato por lebre.

E outra, eu não sei diferenciar o original do xing ling!!...kkk

Amigo meu comprou um ABEC 5 e deu no mesmo que o meu, passou pouco tempo os rolamentos já não eram os mesmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Armando Ito disse:

tem muito enganador por aí ... por isso só compraria direto do site do fabricante , ou de pessoas idôneas como o Marcelo ou o Canali ...

qualquer comerciante Chinês encomenda 5000 pçs e manda gravar o que quiser ...

Falou tudo!!:good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o carretel gira mais é óbvio que a carretilha esta mais livre e arremessa uma maior distância.

Também é obvio que os rolamentos da Shimano S-arb são de boa qualidade, porém tem melhores no mercado, como esses em zircônia por exemplo.

É só questão de querer pagar o preço.

Eu certamente irei dar uma turbinada na minha curado, tanto em freio quanto em rolamento e não pretendo ficar "comparando" quanto tempo ela gira, não estou preocupado com isso.

Mas quero ter um bom arremesso com iscas de 4gr.

Em iscas de 15gr até uma brisa arremessa 40 metros, a grande vantagem da troca dos rolamentos e deixar a carretilha mais livre é na utilização de iscas leves, isca pesada qualquer carretilha arremessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Marcelo Mapimports disse:

Amigo, desculpe, mas como um rolamento de melhor qualidade, que gira mais, vai ter menor arremesso ?!? Como é possível ?   Se tivesse a mesma distância, eu diria que é por causa do freio, e isso acontece mais em carretilhas com freio magnético.  Desculpe mas não me convenceu.  Sendo que este rolamento da Shimano é inferior aos Abec5 Boca bearing .  Mesmo se tivesse o mesmo arremesso em distância, a força que ele teria que colocar seria menor, pois os cerâmicos são mais livres .... Não reparei mas nem a marca dos rolamentos ele fala, pelo menos não ouvi, apenas que custaram menos de 10 dólares . Em algumas carretilhas a distância realmente não muda muito, oque muda , e oque se espera quando se troca um rolamento cerâmico é vc ter uma carretilha mais macia, e fazer menos esforço no arremesso , além de um rolamento que dura mais e exige menos manutenção. 

Bom, Marcelo, a prova está no vídeo, se vc quiser pode fazer um video medindo  uma serie de arremessos de uma carretilha shimano metanium com os seus rolamentos e deoois com os originais, aí poderia comprovar o que afirma.

Com vídeos eu não discuto, eu aceito, é uma prova cabal.

Inclusive o vídeo americano mostra, ao final, que a carretilha com os rolamentos abec 7 orange seal estava com o carretel mais solto. Para mim isso comprova que tempo de carretel girando não significa um arremesso mais longo. Detalhe, no canal do youtube ele testou os rolamentos em uma Casitas e nela os rolamentos abec 7 orange seal geraram um aumento na distância de arremesso, certamente pela qualidade inferior dos rolamentos originais da Casitas.

abs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou muito chegado a me meter em assuntos mais técnicos... mas talvez eu possa contribuir de alguma forma...

Há algo sobre rolamentos que eu já andei estudando e que não vi ser citado ainda no tópico (se foi, peço desculpas)

Sobre qualidade de rolamentos, estamos todos de acordo... os de melhor qualidade, duram mais... enferrujam menos... giram com menos atrito... etc

A questão maior, MODELO-FINALIDADE, é que tem causado esse "transtorno" digamos assim... E muitos pescadores tem colocado erradamente  em suas carretilhas rolamentos que não são para a finalidade que desejam!

" Trocando em miudos":

 

1-FATO - Trocando um rolamento usado, velho, sujo, desgastado por um novo (independente do modelo) sua carretilha vai arremessar melhor

( Aqui que muitos tem se enganado por conta desse efeito --- a simples troca de um velho por um novo)

 

2- Rolamentos quem possuem menos massa ("leves", cerâmicos, que são feitos com microesferas) giram com o uso de pouca força, porém por possuir menos massa, adquirem menos inercia e por isso param de girar mais rápido.

 

"O princípio da inércia pode ser observado no movimento de um ônibus (autocarro, em Portugal). Quando o ônibus "arranca" a partir do repouso, os passageiros tendem a deslocar-se para trás. Da mesma forma, quando o ônibus já em movimento freia (trava em Portugal), os passageiros deslocam-se para a frente, tendendo a continuar com a velocidade que possuíam. A inércia refere-se à resistência que um corpo oferece à alteração do seu estado de repouso ou de movimento

Varia de corpo para corpo e depende da massa dos corpos:

Corpos com massa elevada possuem uma maior inércia.
Corpos com massa pequena possuem uma menor inércia."

https://pt.wikipedia.org/wiki/Inércia

 

Com essas características, rolamentos de menos massa são perfeitos para arremessar iscas pequenas a curtas distancias.  O pouco "peso" da isca é o suficiente para fazer o rolamento entrar em movimento... iscas leves também adquirem menos inercia e "param" no ar sob ação do vento e do peso da linha... assim o rolamento parando de girar mais rápido vai evitar muita "cabeleira"... aquelas cabeleiras que se formam quando a isca já estava  "voando" vão parar de acontecer.

 Exemplo de uso:

Recomendando: Diria que rolamentos cerâmicos de microesferas são ideias para pescadores de robalos no mangue... pescadores de bass com isca soft

NÃO recomendado: Para pescadores de grandes iscas a longas distancias

 

3 Rolamentos "pesados" ( esferas grandes de aço inox) precisam de grande força para entrar em movimento mas adquirem maior inércia por possuir maior massa e assim permanecem mais tempo girando. Essas características podem ser aproveitadas por quem quer arremessos a longas distancias usando iscas pesadas.

Recomendado: Arremesso com grandes poppers no mar...  pescadores "tarados"de grandes iscas de hélice na amazônia que querem cortar o lago todo com um único arremesso kkkk

Não recomendado: Pra iscas leves, softs, pescaria finesse...

 

Qualidade do rolamento quanto a resistência a corrosão. Lembrem-se que independente de água doce ou salgada as carretilhas ficam completamente molhadas após o uso... A parte interna não seca tão rápido quanto a externa... tudo favorece à corrosão... e se o rolamento "enferruja", já era toda as suas qualidades...

 

Como existem no mercado centenas de modelos... híbridos e etc... É normal  essa "confusão"!

Tem uma foto legal, que por si só já é bem explicativa:

 

p600_katw1e_7.jpg.3d41a52e3775a9b02e960cd46cc38f86.jpg

Tentem olhar o tamanho das esferas do modelo AIR bfs em comparação com o ZR.

Lembrar novamente também que cerâmica é mais leve que aço inox.

 

Espero ter contribuído ao tópico de alguma forma!

 

Queria agradecer ao Marcelo pelo post desse tópico bem técnico, tendo o cuidado de gravar um vídeo bem explicativo e de fácil entendimento! Agradecer a ele tb por estar trazendo ao nosso mercado essas peças pra carretilhas que até a pouco tempo dava trabalho de achar no Brasil... A primeira vez que precisei de rolamento, levei 2 meses esperando chegar de fora...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, João Luiz Lusardo disse:

Bom, Marcelo, a prova está no vídeo, se vc quiser pode fazer um video medindo  uma serie de arremessos de uma carretilha shimano metanium com os seus rolamentos e deoois com os originais, aí poderia comprovar o que afirma.

Com vídeos eu não discuto, eu aceito, é uma prova cabal.

Inclusive o vídeo americano mostra, ao final, que a carretilha com os rolamentos abec 7 orange seal estava com o carretel mais solto. Para mim isso comprova que tempo de carretel girando não significa um arremesso mais longo. Detalhe, no canal do youtube ele testou os rolamentos em uma Casitas e nela os rolamentos abec 7 orange seal geraram um aumento na distância de arremesso, certamente pela qualidade inferior dos rolamentos originais da Casitas.

abs. 

Amigo rolamentos cerâmicoa orange seal, Tem de tudo que é qualidade, como falei no video .... ! Não me convenceu pois um rolamento de maior qualidade não pode ter menor arremesso. Só isso ... Cada carretilha fica de um jeito, a distância não é o principal quesito.... Mas se não fosse melhorar , também não iria piorar, ele deveria fazer o teste com difentes pesos etc .. Enfim, cada um acredita no que quer , não estou aqui pra te convencer disso ou daquilo .  Eu já fiz vários testes, porém uso 15m para saber se melhorou ou piorou, que é a distância que mais usamos na modalidade de baitcast , e te falo que o esforço é bem menor, o arremesso é mais liso e preciso. Distância é muito relativo, porém afirmo, um rolamento de melhor qualidade terá pelo menos a mesma performance do pior, nunca inferior, oque eu vejo no vídeo, que ele não está usando um rolamento de qualidade superior ao da Shimano S-ARB . Mas acho muito pertinente seus comentários, e vou tentar fazer um video onde demonstro isso com 3 tipos de rolamentos, o original, um de qualidade superior e um de qualidade inferior ....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Beto Caranha disse:

Não sou muito chegado a me meter em assuntos mais técnicos... mas talvez eu possa contribuir de alguma forma...

Há algo sobre rolamentos que eu já andei estudando e que não vi ser citado ainda no tópico (se foi, peço desculpas)

Sobre qualidade de rolamentos, estamos todos de acordo... os de melhor qualidade, duram mais... enferrujam menos... giram com menos atrito... etc

A questão maior, MODELO-FINALIDADE, é que tem causado esse "transtorno" digamos assim... E muitos pescadores tem colocado erradamente  em suas carretilhas rolamentos que não são para a finalidade que desejam!

" Trocando em miudos":

 

1-FATO - Trocando um rolamento usado, velho, sujo, desgastado por um novo (independente do modelo) sua carretilha vai arremessar melhor

( Aqui que muitos tem se enganado por conta desse efeito --- a simples troca de um velho por um novo)

 

2- Rolamentos quem possuem menos massa ("leves", cerâmicos, que são feitos com microesferas) giram com o uso de pouca força, porém por possuir menos massa, adquirem menos inercia e por isso param de girar mais rápido.

 

"O princípio da inércia pode ser observado no movimento de um ônibus (autocarro, em Portugal). Quando o ônibus "arranca" a partir do repouso, os passageiros tendem a deslocar-se para trás. Da mesma forma, quando o ônibus já em movimento freia (trava em Portugal), os passageiros deslocam-se para a frente, tendendo a continuar com a velocidade que possuíam. A inércia refere-se à resistência que um corpo oferece à alteração do seu estado de repouso ou de movimento

Varia de corpo para corpo e depende da massa dos corpos:

Corpos com massa elevada possuem uma maior inércia.
Corpos com massa pequena possuem uma menor inércia."

https://pt.wikipedia.org/wiki/Inércia

 

Com essas características, rolamentos de menos massa são perfeitos para arremessar iscas pequenas a curtas distancias.  O pouco "peso" da isca é o suficiente para fazer o rolamento entrar em movimento... iscas leves também adquirem menos inercia e "param" no ar sob ação do vento e do peso da linha... assim o rolamento parando de girar mais rápido vai evitar muita "cabeleira"... aquelas cabeleiras que se formam quando a isca já estava  "voando" vão parar de acontecer.

 Exemplo de uso:

Recomendando: Diria que rolamentos cerâmicos de microesferas são ideias para pescadores de robalos no mangue... pescadores de bass com isca soft

NÃO recomendado: Para pescadores de grandes iscas a longas distancias

 

3 Rolamentos "pesados" ( esferas grandes de aço inox) precisam de grande força para entrar em movimento mas adquirem maior inércia por possuir maior massa e assim permanecem mais tempo girando. Essas características podem ser aproveitadas por quem quer arremessos a longas distancias usando iscas pesadas.

Recomendado: Arremesso com grandes poppers no mar...  pescadores "tarados"de grandes iscas de hélice na amazônia que querem cortar o lago todo com um único arremesso kkkk

Não recomendado: Pra iscas leves, softs, pescaria finesse...

 

Qualidade do rolamento quanto a resistência a corrosão. Lembrem-se que independente de água doce ou salgada as carretilhas ficam completamente molhadas após o uso... A parte interna não seca tão rápido quanto a externa... tudo favorece à corrosão... e se o rolamento "enferruja", já era toda as suas qualidades...

 

Como existem no mercado centenas de modelos... híbridos e etc... É normal  essa "confusão"!

Tem uma foto legal, que por si só já é bem explicativa:

 

p600_katw1e_7.jpg.3d41a52e3775a9b02e960cd46cc38f86.jpg

Tentem olhar o tamanho das esferas do modelo AIR bfs em comparação com o ZR.

Lembrar novamente também que cerâmica é mais leve que aço inox.

 

Espero ter contribuído ao tópico de alguma forma!

 

Queria agradecer ao Marcelo pelo post desse tópico bem técnico, tendo o cuidado de gravar um vídeo bem explicativo e de fácil entendimento! Agradecer a ele tb por estar trazendo ao nosso mercado essas peças pra carretilhas que até a pouco tempo dava trabalho de achar no Brasil... A primeira vez que precisei de rolamento, levei 2 meses esperando chegar de fora...

 

Amigo excelente tópico ... gostei muito do que escreveu e cai exatamente no que estou falando.  Porém também falo, que além do rolamento tudo depende do carretel, peso dele, quantidade de linha etc ... Quando falo que um rolamento de qualidade tem que ter pelo menos o mesmo arremesso do pior, eu entendo que os 2 são feitos para a mesma aplicação.  Quando peço os produtos na fábrica, eles sabem que a aplicação é carretilha de pesca, sabem que necessitam de rotação etc ... Por isso são feitos para uso nesta aplicação.  É claro que ainda não tenho vários modelos, para poder atender arremssos especificos, como por exemplo :  com pesos acima de 5g , acima de 10g etc etc , como algumas fábricas já tem. Isso ficaria muito caro e também muito específico para o cliente na hora da compra.  Então, compro um rolamento que atenda a maioria, que pesca de baitcasting que não arremessa mais que 20m. Acredito também, que pescadores que usam pesos de isca acima de 20g não precisam de algo tão específico, pois uma carretilha mediana já atenderia isso ... Enfim, muito bom poder aprender um pouco ! Agradeço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/10/2017 em 08:46, Marcelo Mapimports disse:

Amigos ... Criei este video para passar um pouco de conhecimento técnico so re rolamentos.  Percebi que existia muita dúvida e pouca informação na internet explicando as diferenças de rolamentos e suas classificações.    Espero poder ajudar com este video, e se alguém tiver algo para acrescentar, será ótimo !

 

Rolamentos que entram na qualificação ABEC não são necessariamente os que giram mais - deveria ser pela lógica da qualificação, mas não o é de fato. A qualificação ABEC se baseia no ajuste do conjunto, ou seja quanto menos folga o conjunto tem mais alta é só qualificação. Faço a seguinte comparação pega um carro com o conjunto de rodas + pneus desbalanceado e solte numa ladeira ele vai percorrer essa ladeira em xx tempo, depois pegue o mesmo carro após balancea-lo e solte na mesma ladeira ele vai descer em menos xx tempo que o não balanceado. Isso é o que acontece quando vai se trocando os rolamentos não qualificados por rolamentos qualificados - o equipamento fica com menos "vibração" e aproveita mais a energia usada para faze-lo girar!

Porém há variações de atrito e isso cria situações onde pode haver mais o menos distancia. Rolamentos com esferas de aço e "moldura de aço" com a mesma qualificação oferecem menos atrito do que rolamentos com esferas de aço diferente do aço da "moldura". Rolamentos híbridos sofrem ainda mais atrito, pois as esferas de cerâmica vão fazer atrito com uma "moldura" de aço (densidades diferentes mais atrito) e vão girar menos - e fazer mais barulho também. 

Então por que trocar? Bem se há necessidade de um rolamento mais resistente pode ser uma boa opção usar os híbridos, mas se o desejo é só performance então os de aço se portarão melhor que os híbridos. E quanto mais próximo for a classificação de aço entre a moldura e as esferas mais performance vai acontecer. 

O aço usado em rolamentos de precisão, resistência a corrosão e classificação ABEC, normalmente são conhecidos como aço liga (aço inoxidável tem adição de cromo, pois esse promove resistência a oxidação maior - não enferruja facilmente). Os rolamentos usados pela Shimano no momento, descritos com S-ARB, são feitos dessa liga e semelhantes na esfera e moldura - resultando em atrito baixo, mais performance e menos barulho.

Tecnicamente é isso o que deveria acontecer, mas a percepção de cada usuário é diferente e pode fazer a diferença nas escolhas adequadas. A meu ver o importante é que o pescador deva estar feliz com seus escolhas e tirar proveito máximo delas afinal essa é a magia de se fazer suas próprias escolhas. 

Abs

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...