Ir para conteúdo

yamaha 40 hp faixa amarela


Lairto

Posts Recomendados

Boa tarde galera,

venho aqui compartilhar com voceis o meu novo motor, um yamaha 40 hp faixa amarela 2017. Ontem foi a primeira vez que foi pro rio, naveguei 82 km medidos no gps, 2.7 horas de funcionamento, velocidade media foi de 40 km/h em meia aceleração, por duas vezes acelerei até o fim, mas não deixei passar de um minuto, pois está na fase de amaciamento, chegou no maximo 53.7 km/h. O rpm não passou de 4900, está com helice original 11x15.

Meu borco é uma semi chata de 6m, pesa uns 110 kg, com tres pessoas com 80 kg cada , 30 litros de gasolina, uma caixa de bebidas, um garrafao de agua de 5 litros, 2 baterias de 60ah, um motor eletrico .

Achei que o rendimento foi bom, pois gastei 26 lts de gosolina, mas o rpm em aceleraçao maxima ficou baixo, vou esperar amaciar pra ver como vai ficar, qualquer coisa compro um helice passo 14.

Ah, tava esquecendo, é com partida eletrica , porque puxar a cordinha dele é osso hein kkkkkk!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lairto, beeellaa compra! parabens!

acho que com o tempo ele amacia e melhora um tiquinho, mas sobre o helice, tem q ver primeiro qual a forma q sempre vai andar, se vai andar sempre nesse peso ou ate mais, pode diminuir o helice, se vai nesse peso pra menos, acho que nao esta tao ruim assim nao... agora eh amaciar o motor, ver as medias de consumo e velocidade max, mas deixa amaciar antes pra ter ideia.... sempre variando o rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Lairto, excelente aquisição, vc acertou na escolha...tenho um motor igualzinho o teu, ano 2016 e estou muito satisfeito com ele, vendi um Mercury 40 HP 3 Cil. para comprar esse novo modelo da Yamaha e não me arrependi...veja no link o conjunto que tenho atualmente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Valeu Anderson! 

O Astra não sumi não, é que fui só mais uma vez pro rio com o motor. Desta vez fui sozinho,  o rpm ficou na casa dos 5200 em aceleração total, mas por alguns segundos pois ainda está amaciando está no segundo tanque. A velocidade final chegou a 57 km, andei por voltab1,2 hrs só,  gastei 11 ltrs de gasolina,  lembrando que eu estava sozinho, com 22 litros de gasolina no tanque,  uma caixa de Isca, 2 baterias de 60 ah, e motor elétrico e uma caixa térmica com bebida. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

No meu ponto de vista os motores 40 mercury e yamaha estão em um mesmo patamar, os relatos dizem que o yamaha anda um pouco mais que o mercury e é mais leve, por esse motivo o yamaha leva um pouco de vantagem e sem falar que o mercury tem 3 carburadores. Me parece que essa versão 2017 e 2018 do yamaha esta um pouco mais economico que os anteriores, se for assim vai acabar superando o mercury. Lembrando que eu possuo um mercury 25 sea pro e adoro a marca, porém andei algumas vezes com um 40 mercury e na minha opinião acho o 40 yamaha um pouco melhor para pilotar, questão de gosto é claro. Resumindo, vc fez uma ótima compra e que venha muitas pescarias com o motor novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Thiago normalmente as helice originais vem pra usar em embarcações intermediárias de peso, se caso o conjunto seja leve ou pesado mudando o passo vc otimiza o motor conseguindo melhor desempenho e consumo.  Se não me engano o 40 yamaha manual vem com passo 15, se colocar uma 14 ele subirá em média 300rpm e se colocar uma 16 cairá 300.  Por exemplo se seu motor está andando a 50km/h a 5000rpm na carga que vc costuma levar, abaixando a hélice em 1 polegada vc subirá o RPM pra 5300 diminuindo consumo e aumentando a velocidade.  Mas isso não é uma regra, tem motors que não se tem umento signficativo aumentando RPM.   Portanto só com um tacometro e um gps pra aferir a velocidade e na água pra saber quel hélice irá ser a melhor. Fora que isso deve ser feito depois do motor amaciadoe com mistura normal. Sendo o ideal omotor andar no RPM especificado pelo fabricante.    

Um exemplo prático meu.  Mercury 25 Seapro.  Vazio hélice original 13 máxima de 51kmm/h  a 5150rpm. 3 pessoas e tralha 38km/h 4.800 rpm. Hélice 12 paralela. Vazio 49km/h a 5.700 rpm , 3 pessoas e tralha 43km/h a 5.250rpm.  Veja que a hélice menor se deu bem qdo usando barco mais pesado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 03/04/2018 em 19:45, Guto Pinto disse:

Um exemplo prático meu.  Mercury 25 Seapro.  Vazio hélice original 13 máxima de 51kmm/h  a 5150rpm. 3 pessoas e tralha 38km/h 4.800 rpm. Hélice 12 paralela. Vazio 49km/h a 5.700 rpm , 3 pessoas e tralha 43km/h a 5.250rpm.  Veja que a hélice menor se deu bem qdo usando barco mais pesado

5.700 rpm está maravilhoso. O meu não passa de 5.550. Sabe dizer a medida do giglê? Quem acertou seu motor? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Carlos Berta disse:

5.700 rpm está maravilhoso. O meu não passa de 5.550. Sabe dizer a medida do giglê? Quem acertou seu motor? 

Carlos o o meu tá como veio de fabrica, tá com duas voltas e 1/4 na regulagem de ar/combustível, hélicem12, calço de 3cm pro motor ficar quase rente ao casco, além disso meu barco é bem leve pesa 85kg, apesar de ser uma semichata 6m borda alta e sozinho e sem nada, mas 5700 é bem alto pro motor, ele berra bem.  Vantagem no meu caso é  continuar um rpm bom mesmo com uso normal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Guto. 

O peso e formato do barco são fundamentais para o desempenho. Sem falar que usar sempre a mesma embarcação facilita muito o acerto do conjunto. Esses motores tohatsu são maravilhosos pela robustez e baixo consumo mas, como foram projetados para usar gasolina (e não esse troço brasileiro), sempre dão o que falar. A maioria dos usuários nem percebe essas oscilações do rpm. Aceleram e vão embora. Mas meu ouvido de músico é muito afiado kkk

Engraçado que o 25 americano de 400 cc funciona redondo em qualquer horário do dia. Anda só um pouquinho menos que os tohatsu's e é impressionantemente superior em economia. É uma pena que foram descontinuados. Esse seria meu sonho de consumo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Carlos Berta disse:

Olá Guto. 

O peso e formato do barco são fundamentais para o desempenho. Sem falar que usar sempre a mesma embarcação facilita muito o acerto do conjunto. Esses motores tohatsu são maravilhosos pela robustez e baixo consumo mas, como foram projetados para usar gasolina (e não esse troço brasileiro), sempre dão o que falar. A maioria dos usuários nem percebe essas oscilações do rpm. Aceleram e vão embora. Mas meu ouvido de músico é muito afiado kkk

Engraçado que o 25 americano de 400 cc funciona redondo em qualquer horário do dia. Anda só um pouquinho menos que os tohatsu's e é impressionantemente superior em economia. É uma pena que foram descontinuados. Esse seria meu sonho de consumo

Então Carlos, eu não posso reclamar, meu SeaPro é 2008  já tá com mais de 100h e limpei carburador uma vez apenas, isso em 2012, esse ano abri a cuba e estava impecável, mesma coisa com Mercury 5hp que tb é 2008.  Ano passado comprei um Tohatsu 18 , o motor surpreeende,  ambos andam muito e bebem pouco, porém eu uso de 25 e o 18 toda semana.    Já tive Mercury Americano 15 e um 18hp XD  realmente motores muito a frente dos Tohatsu em praticidade e tecnologia, mas em termos de consumo em desempenho não ficam perto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...