Ir para conteúdo

Declaração ou Laudo Técnico


Kayro

Posts Recomendados

Boa tarde, meu amigos.

 

A questão é a seguinte: Comprei um barco de uma empresa e a declaração que eles me passaram não consta assinatura do Engenheiro Naval, e agora preciso da Declaração que a Marinha pediu, se não me engano para Registro, porém com assinatura do Engenheiro. Disseram que não é uma declaração e sim um Laudo com ART e querem cobrar R$ 400,00, o que é um absurdo, em momento algum disseram sobre este documento quando comprei o barco. Vocês sabem se podem cobrar esse valor para emitir esse laudo ou os mesmos são obrigados a fornecer?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Kayro. Para o registro da embarcação até 30 HP em algumas regiões não é necessário o ART, já outros estados sim.  Nos estados que não é necessário, você consegue registrar apenas com a declaração de construção da fábrica, que deve ser assinada pelo engenheiro ou responsável. 

Empresas que trabalham de forma totalmente correta possuem engenheiro contratado, porém são minoria, como a Calaça e algumas outras marcas. Sempre se atente antes de comprar um barco ou lancha, no final das contas com a diferença de valor em  algo que não lhe foi avisado poderia até pegar um barco maior. 

 

O ART no valor mencionado está muito bom, em alguns locais chega a ser cobrado um salário mínimo para a emissão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, passei pelo mesmo problema que voce...

 

Quando comprei o meu desconhecia este documento, e quando fui registrar na marinha a surpresa. Aonde eu comprei eles o meu barco eles me cobraram 350 no laudo com o ART.

 

Eu também acredito que é a obrigação da fabrica entregar TODOS os documentos referente ao barco, porem por desconhecimento nosso não incluímos este pedido quando vamos comprar, e ficamos meio vendidos depois, brigamos com a fabrica para eles mandarem ou ficamos sem...

 

Como para mim o mais importante é registrar acabei pagando, e vou ter que pagar uma multa na marinha pela demora do envio....

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

coloquem o nome das fabricas q vcs estao comprando...

 

a calaca me forneceu uma nota fiscal e uma folha constando os dados do barco, como umero de serie, calado, peso suportado etc... coisa bem simples e a marinha nao me exigiu mais nada... mas eh pra motor abaixo de 40hp... acima precisa do art mesmo... ate onde eu sei  marinha so exige esse laudo apos 40hp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Astra-Taranis disse:

coloquem o nome das fabricas q vcs estao comprando...

 

a calaca me forneceu uma nota fiscal e uma folha constando os dados do barco, como umero de serie, calado, peso suportado etc... coisa bem simples e a marinha nao me exigiu mais nada... mas eh pra motor abaixo de 40hp... acima precisa do art mesmo... ate onde eu sei  marinha so exige esse laudo apos 40hp.

Exatamente, @Astra-Taranis. Para o seu estado, só é necessário a declaração de construção que você recebeu juntamente com a nota fiscal para o registro na marinha, no caso para ate 30 HP, mas no caso de potência de 31 HP ou superior também é obrigatório o ART. 

 

Porém há alguns estados que são exceção, pois a marinha muda algumas regras de um estado para o outro. No Paraná por exemplo, com qualquer potência é necessário o ART, no caso, já enviamos juntamente com a nota fiscal e declaração de construção do casco, etc. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal boa tarde.

Então, na verdade, esse barco foi adquirido por um amigo meu que estava com essa dúvida e resolvi perguntar aqui no fórum, a empresa é a Pantanaltica!

Obrigado pelas informações, vou repassar para ele.

 

Abraço e obrigado novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...